Exclusivo: como era o protótipo do Fiat Uno Turbo brasileiro

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O protótipo tinha pequenas diferenças em relação ao modelo de produção definitivo (Foto: Acervo MIAU Museu da Imprensa Automotiva)   Lançado em março de 1994 o Fiat Uno Turbo foi o primeiro modelo nacional fabricado em série com turbocompressor de fábrica. Isso já o faria um modelo especial e histórico, mas há mais. Não só o nosso modelo era exclusivo do Brasil, e diferente do Uno Turbo italiano (que por uma coincidência foi lançado no Brasil, mas apenas para o público europeu, em 1985 ), como também sua produção foi baixíssima: por conta da lei de emissões da época só 2 mil unidades podiam ser fabricadas por ano, porque o motor do nosso Uno Turbo vinha da Itália e não atendia por completo as regras locais. Como sua produção só durou dois anos, até 1996, se tornou um esportivo legitimamente nacional e raro, hoje bastante disputado por colecionadores. No protótipo podem se notar pequenas diferenças estéticas em comparação com o modelo de produção (Foto: Acervo MIAU Museu da Imprensa Automotiva)   E agora o MIAU, Museu da Imprensa Automotiva, revela mais um capítulo dessa história – na verdade o prefácio: seu acervo conta com fotos inéditas e exclusivas do protótipo do Uno Turbo nacional, feitas no final de 1993 dentro da fábrica da Fiat em Betim, MG. As imagens revelam que o protótipo já trouxe praticamente todas as características do modelo de produção, como os para-choques, saias, molduras de caixas de roda na cor do carro, faróis de milha, lanternas traseiras escurecidas e rodas diamantadas aro 14. Mas há alguns detalhes estéticos interessantes que não foram aprovados e sofreram modificações diante do Uno Turbo vendido nas concessionárias. O adesivo Turbo ficava originalmente em lugar diferente e na cor azul em vez de amarelo (Foto: Acervo MIAU Museu da Imprensa Automotiva)   O que mais chama atenção é o adesivo Turbo aplicado na lateral. O protótipo foi pintado na cor Vermelho Monte Carlo, que fez parte da linha, mas o adesivo é azul enquanto para o modelo de série foi amarelo. E o mais curioso: ele ocupava toda a parte inferior da lateral traseira, da linha da porta até a caixa de roda , sendo que no modelo de produção foi transferido para o paralama dianteiro. Com isso o espaço ficou mais restrito e o tamanho do adesivo foi sensivelmente reduzido. É interessante também notar que no protótipo há um segundo adesivo mais abaixo, com os dizeres Multipoint Injection em amarelo. Apesar da mudança do adesivo Turbo esse foi mantido no mesmo local na versão final, porém em uma cor mais escura, puxada para o verde. O lugar e a cor do adesivo Turbo como foi aplicado nos modelos de produção (Foto: Acervo MIAU Museu da Imprensa Automotiva)   Na lateral se nota mais uma diferença: o protótipo não trazia a fina e discreta faixa cinza angulada aplicada na porta em continuidade à linha que separa o capô do paralama dianteiro , logo abaixo do retrovisor e próxima à base do vidro. No exterior, outra pequena particularidade alterada do protótipo para o modelo de produção está na traseira, mais especificamente no emblema Uno Turbo i.e: ele aparece totalmente pintado em vermelho no protótipo, o que sugere que seria aplicado da cor do carro. No modelo de produção não há essa diferenciação, com o emblema aplicado com as letras cromadas. Na traseira mais alguns detalhes: emblema e acabamento da luz de licença pintados na cor do carro (Foto: Acervo MIAU Museu da Imprensa Automotiva)   Outro pequeno detalhe na traseira está no para-choque: a luz de licença, que ilumina a placa, está com o acabamento pintado em vermelho no protótipo, na mesma cor do carro, sendo que na versão final o acabamento da peça é em plástico preto fosco.  Nota-se porém claramente que o para-choque do protótipo é uma peça artesanal, pois há uma clara emenda em sua lateral direita. No interior o cenário se repete. Praticamente todos os elementos do modelo de produção já estão ali – painel, bancos e volante exclusivos e cintos de segurança vermelhos. Mas o entusiasta de Uno Turbo poderá notar mais um detalhe que foi alterado: o emblema interno Uno Turbo i.e. está aplicado no console de teto, junto ao retrovisor interno , enquanto no modelo de linha desceu para ficar mais visível e foi colocado logo acima da tampa do porta-luvas, bem à direita, próximo à saída de ar. Fechando esta pequena lista de diferenças no interior pode-se notar que no protótipo o volante é todo em couro liso, mas no modelo de série a área distinta onde se apoiam os polegares é em couro perfurado. No interior outras discretas diferenças, como o local do emblema e o volante inteiramente em couro liso (Foto: Acervo MIAU Museu da Imprensa Automotiva)   Há, finalmente, mais um detalhe: a placa, GKT-0146, de Betim, MG. Essa placa era fake (pertence em realidade a um Fiat Premio SL 1991) e era usada pelo pessoal de protótipo e design da fábrica apenas para instalação em unidades protótipo e pré-série para compor o visual real de um carro de linha. A mesma placa foi usada em outra unidade do Uno Turbo, essa já de série, para produção de fotos de divulgação (Foto: Acervo MIAU Museu da Imprensa Automotiva)   Assim, essa placa fantasia foi usada em diversos carros. A mesma GKT-0146 inclusive aparece em outra unidade do Uno Turbo, esse já um modelo de série utilizado para produção de fotos de divulgação do lançamento.   saiba mais COMPARATIVO CLÁSSICO: CHEVROLET CORSA x FIAT UNO 12 OPÇÕES DE CARROS USADOS COM PREÇOS ENTRE R$ 10 MIL E R$ 20 MIL PARA ECONOMIZAR DURANTE A CRISE  



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