Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto

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Ele parece um Polo alto, mas com linhas próprias. Também fica longe do T-Cross. Esse é o Volkswagen Nivus, que chega ao mercado cheio de estilo e proposta jovial. Atraente visualmente, ele aposta numa aproximação com os cupês, mas com uma suspensão elevada e características que o convertem em um crossover. Outro ponto a favor […] © Noticias Automotivas. A notícia Novo Volkswagen Nivus reúne estilo, desempenho e conforto é um conteúdo original do site Notícias Automotivas .

Ele parece um Polo alto, mas com linhas próprias. Também fica longe do T-Cross. Esse é o Volkswagen Nivus, que chega ao mercado cheio de estilo e proposta jovial. Atraente visualmente, ele aposta numa aproximação com os cupês, mas com uma suspensão elevada e características que o convertem em um crossover. Outro ponto a favor do Nivus é o conteúdo generoso, mesmo em versões menos caras, atribuindo itens que só estão presentes, por exemplo, no T-Cross Highline, que custa muito mais. Nesta mesma versão, avaliada pelo NA, o Nivus custa R$ 98.290, porém, com o pacote Launch Edition, ele fica em R$ 99.990. Esse era o preço do T-Cross Comfortline há pouco tempo. Não é só isso, o Nivus inicia uma nova fase na VW com identidade renovada e conectividade ampliada com serviços a bordo da VW Play. Então, será que vale a pena? Por fora… É bonito. Não há o que negar em relação ao seu visual. A Volkswagen foi feliz ao criar o conjunto do crossover-cupê, deixando-o distinto do Polo não só em sua forma básica. Os faróis full LED se fundem bem com a grade ampla e com frisos estilizados. O para-choque com faróis de neblina em LED e função curva se encaixa bem no visual das molduras laterais. A grade inferior e as molduras envolventes na base da carroceria reforçam sua proposta. Olhando, dá para perceber certa semelhança com o hatch. Na traseira, as colunas inclinadas lembram os antigos hatchbacks que tínhamos no mercado nacional e evocam a memória de um fastback em especial… Nesta traseira espichada e alta, um conjunto ótico de LED num fundo escuro se destaca positivamente, indicando que o Nivus Highline é uma versão melhorada de outro carro. Suas rodas aro 17 polegadas, por exemplo, se destacam mais que no Polo GTS e não só pelo acabamento em cromo escuro. Mais longa, a carroceria elevada acabam expondo as rodas, que tem os mesmos pneus 205/55 R17. Por dentro… No interior, o painel é o mesmo do Polo, com aquele aplique em preto brilhante, promovendo as telas digitais. Apesar de dispor do Active Info Display, o Nivus foca a atenção em outra coisa. A multimídia VW Play com tela capacitiva de 10,1 polegadas tem apresentação gráfica e nitidez que superam a Discover Media tradicional. Intuitiva, ela permite rápido acesso às funções do carro, da mídia e também dos apps de serviços. Alterar as funcionalidades do cluster digital ficou mais fácil. Além disso, a conexão com o 4G do aparelho celular dá acesso aos apps a bordo. O Waze é nativo e desativa o aplicativo que está no Android Auto do smartphone. De acordo com a VW, ele utiliza antena e sistemas do carro para maior precisão. Na VW Play, ainda existem apps já instalados com o carro, oferecendo diversos serviços. Dá para ouvir um livro inteiro numa viagem ou artigos mais curtos (de cerca de 12 minutos), além de encontrar estacionamentos conveniados ou mesmo pedir refeições. Com o Sem Parar de fábrica, como outros modelos recentes da VW, pode-se pagar pedágios, estacionamentos, lanches em drive thru e combustível. A VW Play vem ainda com serviços de seguro e atendimento de pós-venda, além de gestão de mídia e arquivamento de dados (até 10 GB), entre outros. Pena que o Android Auto não seja sem fio. Tendo ainda câmera de ré, a VW Play parecia ter vida própria… Não desligava ao sair do carro e mesclava telas como num travamento. Pode ser coisa da unidade testada apenas, mas incomodou. Tirando isso, o conjunto apresentado é bem interessante. No Nivus Highline Launch Edition, o ambiente é bem completo, tendo ar digital e alavanca de câmbio padrão do Tiptronic. O que gostamos mesmo foi do volante. Com o novo padrão da VW, tem visual melhor que o anterior e uma pegada diferente. O aro tem maior espessura que o volante antigo da VW e isso faz uma boa diferença ao dirigir. Ficamos imaginando ele no Polo GTS, por exemplo, dada sua proposta de desempenho. Já o Active Info Display é o mesmo do Polo e Virtus, porém, agora sem navegação na tela. Como não há um navegador nativo, embora exista o GPS para uso do Waze, não há necessidade disso no cluster. Agradecemos também a ausência do suporte de celular. Sem posição de dirigir alta, é aí que reside a semelhança com o Polo. Os bancos possuem padronagem diferente, mas são os mesmos dos irmãos. Atrás, mesmo com a inclinação do teto, alguém com até 1,80 m ainda vai bem. Já o espaço para as pernas é o mesmo do Polo, não houve ganho, visto que a base é a mesma. Bem diferente de T-Cross e Virtus. O porta-malas é bom e vai satisfazer quem procura levar muita bagagem ou compras. Neste caso, ele atende perfeitamente. Por ruas e estradas… Dizer que é um Polo Cross não é totalmente certo, visto que a carroceria é muito mais longa. Andando, isso traz alguma diferença. Equipado com o mesmo EA211 1.0 TSI de três cilindros, duplo comando variável, turbocompressor, intercooler e injeção direta, o Nivus anda bem. Mais leve que o T-Cross, pesando 1.130 kg, o Volkswagen tem uma boa resposta ao acelerador com seus 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol. Com 20,4 kgfm a 2.000 rpm, o crossover estiloso garante uma condução prazerosa, bastando apertar um pouco mais o pedal para que a reação seja efetivada, sem pedir água. Assim como em Polo, Virtus e T-Cross, o pequeno propulsor ronca com vigor e entrega tudo de si, subindo para além de 6.000 rpm antes de mudar de marcha. Retomadas e ultrapassagem pouco exigem do 1.0 TSI, que é sem dúvidas o 1.0 turbinado mais forte do mercado. O câmbio Tiptronic de seis marchas tem boas relações e atende bem. Buscando manualmente, o sistema te dá certa liberdade para explorar os limites da faixa vermelha. Tirando o pé, o Nivus navega a 2.000 rpm em 110 km/h. Isso ajuda a ter um consumo rodoviário de 16,5 km/l. Na cidade, a força em baixa não exige mais do 1.0 TSI, aparecendo em torno de 1.500 rpm. Ali, o consumo foi de 11,2 km/l. Guiando, o Volkswagen Nivus – como já antecipamos – apresenta uma posição de dirigir semelhante à do Polo, mas o novo volante dá uma sensação melhor. Bem calibrada, a direção elétrica tem respostas muito boas, que trabalham em sintonia com uma calibragem de suspensão mais firme, apesar da missão de ser um "SUV". Nas curvas, com a traseira mais longa em relação ao Polo, o Nivus é um pouco mais neutro, não tendo tendências de inclinação exagerada, mesmo porque, apesar da proposta, não é um carro alto: tem 1,493 m de altura. Com freio a disco nas quatro rodas e todas as assistências eletrônicas, o VW Nivus tem uma boa dinâmica de condução. Os freios atendem bem e a suspensão tem uma boa calibragem. Embora mais firme, garante algum conforto, filtrando boa parte das irregularidades, apesar dos pneus largos. O controle de cruzeiro adaptativo é outro recurso encontrado no Nivus que garante muito conforto em viagem, detectando os veículos à frente e ajustando a velocidade. Além disso, a frenagem automática de emergência garante mais tranquilidade no dia a dia, em caso de vacilo na atenção, apesar do sensor de fadiga. Assim como os demais VW da MQB-A0, o Nivus é um carro bom de dirigir e agora com um toque a mais na sensibilidade ao volante. Por você… O Volkswagen Nivus tem uma boa proposta, ainda mais nesse pacote de lançamento, que realça alguns detalhes do carro, como teto e retrovisores pretos, além das rodas escurecidas, etc. O pacote oferecido é bem generoso e, para realmente ficar completo, faz falta apenas um teto solar panorâmico. Ele repete os deslizes de acabamento do Polo também, sim, é verdade. As portas são de plástico duro sem grande atenção ao acabamento, tendo apenas puxadores de cor cinza para uma leve diferenciação em relação aos irmãos e nada mais. Contudo, herda coisas boas, como difusores de ar traseiros, por exemplo. Batendo nos R$ 100.000, o Nivus está melhor que muitos SUVs do mesmo caro segmento. Só na Comfortline, a proposta supera todos em conteúdo. Mas, o Nivus trafega em outra faixa e não dá exatamente para compara-lo com os utilitários esportivos comuns. Pela primeira impressão e já avaliando, o Nivus se mostra um carro agradável e, sim, vale a pena. Medidas e números… Ficha Técnica do Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 2021 Motor/Transmissão Número de cilindros – 3 em linha, turbo, flex Cilindrada – 999 cm³ Potência – 116/128 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol) Torque – 20,4 kgfm a 2.000 rpm (gasolina/etanol) Transmissão – Automática de seis marchas com mudanças na alavanca e no volante Tração – Dianteira Desempenho Aceleração de 0 a 100 km/h – 10 segundos (etanol) Velocidade máxima – 189 km/h (etanol) Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm Consumo urbano – 11,2 km/litro Consumo rodoviário – 16,5 km/litro Suspensão/Direção Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção Elétrica Freios Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB Rodas/Pneus Liga leve aro 17 com pneus 205/55 R17 Dimensões/Pesos/Capacidades Comprimento – 4.266 mm Largura – 1.757 mm (sem retrovisores) Altura – 1.493 mm Entre eixos – 2.566 mm Peso em ordem de marcha – 1.130 kg Tanque – 52 litros Porta-malas – 415 litros Preço: R$ 98.290 (preço base) R$ 99.990 (Launch Edition) Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 2021 © Noticias Automotivas. 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