Comparativo: Renault Stepway e Hyundai HB20X duelam para ver quem sobe mais rápido a rampa do shopping

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Comparativo: Renault Stepway e Hyundai HB20X duelam para ver quem sobe mais rápido a rampa do shopping => https://revistaautoesporte.globo.com/testes/noticia/2020/08/comparativo-renault-stepway-e-hyundai-hb20x-duelam-para-ver-quem-sobe-mais-rapido-rampa-do-shopping.html

Hyundai HB20X e Renault Stepway têm estilos parecidos (Foto: André Schaun)   Se você ainda não conseguiu juntar uma grana para comprar um SUV ou não precisa de um carro tão grande, as montadoras acreditam que têm uma solução para o seu caso: os chamados hatches aventureiros. Porque, mesmo que os competentes departamentos de marketing das empresas tentem enfiar goela abaixo o conceito de "SUV subcompacto", não há certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que me convença que esses carros estejam em tal categoria. A dirigibilidade e a dinâmica são totalmente diferentes entre hatches aventureiros e utilitários esportivos. Portanto, a briga da vez é entre Renault Stepway Iconic — que nessa mais recente reestilização perdeu o nome Sandero —, tabelado a R$ 80.790 (é a opção topo de linha do modelo, que tem ainda duas variantes mais em conta), e Hyundai HB20X em sua versão única, Diamond Plus, por R$ 77.990 . Apesar de não serem propriamente baratos, oferecem bom conjunto e listas de equipamentos recheadas. Os dois são voltados para esse público que quer um toque caprichado no design, mas não se importa se o carro tem mínimas (ou nulas) capacidades off-road . O perfil da maioria dos compradores de SUVs, convenhamos. Aventureiro tem o mesmo conjunto do HB20 "civil" (Foto: André Schaun)   Molduras e costuras vermelhas são mais condizentes com a versão Sport (Foto: André Schaun)   Câmbio automático de seis marchas é mais suave que o do rival (Foto: André Schaun)   Interior é bem acabado, com peças macias ao toque e bancos de couro (Foto: André Schaun)   Não é de hoje que as marcas apostam na receita de hatches que combinam roupagem fora de estrada, suspensão mais altinha e pneus de uso misto . Se formos mais longe na história, a pioneira desse segmento foi a Gurgel, com as variantes aventureiras BR-SLX (baseada no BR-800) e Supercross (sobre o Supermini), no início da década de 1990. Já a onda mais recente dos pseudo off-road começou com uma perua, a Fiat Palio Adventure (versão da Palio Weekend), em 1999. Ao longo dos anos, o modelo evoluiu bastante. Recebeu sistema Locker, perdeu o primeiro nome, tornando-se apenas Weekend, e teve sua produção encerrada apenas em janeiro deste ano — ou seja, foram mais de 20 anos de mercado. Entre os hatches, o Volkswagen CrossFox foi o primeiro a adotar o estilo, em 2005. Sua aceitação no mercado fez com que a moda se espalhasse para diversas marcas. Deixando o histórico de lado, vejamos como se comporta a dupla deste comparativo. Olhando os dois carros lado a lado, o Stepway exibe um visual bem mais parrudo em função da altura da suspensão. Mas não se engane: o Sandero (e até o Logan) também tem esse conjunto nas versões equipadas com o CVT, assim como a opção de topo do aventureiro.  Stepway tem visual harmonioso e bom acerto de suspensão (Foto: André Schaun)    CVT que simula seis marchas é o mesmo do Duster e do Captur (Foto: André Schaun)   Por dentro, há revestimentos de couro nos tons preto e cinza claro (Foto: André Schaun)   Isso porque a Renault precisou elevar a suspensão devido ao peso da caixa de câmbio. No HB20X (ou no HB20 comum com o mesmo trem de força) ocorre a mesma coisa. Isto é: não é porque essas opções têm estilo off-road que a mecânica muda em relação às versões "civis" . Essa alta da suspensão deixa o francês mais confortável para passar em buracos, mas a carroceria oscila nas curvas em velocidades altas. Nada que chegue a incomodar. Em termos de estilo, os destaques tanto do Stepway quanto do HB20X são as skid plates (placas sob os para-choques dianteiro e traseiro) prateadas, as molduras nas caixas de rodas (que o Sandero também tem) e as barras no teto . Por dentro, o Renault traz revestimentos de couro em dois tons, preto e cinza claro, uma exclusividade da versão. O Hyundai, por sua vez, tem molduras e costuras na cor vermelha, detalhes que se encaixariam melhor na proposta da configuração Sport. Vale lembrar que os dois hatches foram renovados no ano passado — a linha do coreano bem mais profundamente que a do francês, a ponto de ser chamada internamente de segunda geração. O Stepway, apesar das mudanças mais leves, tem um visual mais bem resolvido que o do HB20X (da família em geral), que foi considerado polêmico desde o lançamento. Renault é bem mais parrudo que o Hyundai (Foto: André Schaun)   Ambos são equipados com central multimídia com tela sensível ao toque (Foto: André Schaun)   Nas ruas e estradas, o comportamento do Hyundai, equipado com motor 1.6 aspirado de até 130 cv e 16,5 kgfm de torque, é bem mais agradável. A começar pela direção elétrica com assistência variável, mais macia e amigável para manobras . No Renault, que traz sob o capô também um 1.6 16V, mas que entrega até 118 cv e 16 kgfm, a assistência é eletro-hidráulica, bem mais dura e pesada . Contudo, o que mais diferencia o desempenho de ambos é o câmbio. A montadora francesa nunca foi muito feliz com as transmissões . Primeiro foi a automática de quatro marchas, em 2011; depois, em 2015, veio o automatizado Easy-R, oferecido só no Stepway nos últimos dois anos. Apesar de o atual CVT que simula seis marchas — o mesmo conjunto dos irmãos Duster e Captur e até do primo Nissan Kicks — ser melhor que as duas tentativas anteriores, o funcionamento ainda não é tão harmonioso . Na cidade, o comportamento é até razoável por não ser exigida tanta agilidade, mas na estrada as retomadas lentas merecem atenção redobrada em ultrapassagens ou quando é preciso uma arrancada vigorosa. Na pista, o Stepway levou 7,8 segundos para ir de 40 km/h a 80 km/h e 9,7 s entre 60 km/h e 100 km/h. O HB20X fez as mesmas provas em 4,6 s e 5,7 s , respectivamente. Não que o câmbio do coreano seja uma maravilha, ainda há engasgos nas reduções. Mas a operação é mais azeitada que a do concorrente. O Hyundai se dá melhor também na aceleração de zero a 100 km/h, feita em 10,6 s , desempenho mais equilibrado. O Renault cumpre o percurso em 11,4 s , diferença quase imperceptível no dia a dia. Stepway oferece mais espaço interno, mas HB20X tem melhor dirigibilidade (Foto: André Schaun)   Já nas frenagens, a vantagem é do francês. São 41 metros para estancar vindo a 100 km/h e 14,6 m a 60 km/h, contra 43,3 m e 16,3 m do rival. O Stepway ainda ganha pontos na questão do espaço, especialmente para os passageiros do banco de trás — são 6 cm a mais de entre-eixos . Dá para levar passageiros altos com mais tranquilidade, e até três adultos no banco traseiro, no que ajuda a largura da cabine. O porta-malas também é ligeiramente maior: 320 litros contra 300 l do coreano (números oficiais). No fim das contas, a balança pesa para o lado do HB20X . Além de ser mais barato, tem peças e seguro mais em conta, gasta menos combustível, oferece equipamentos inéditos na categoria e tem cinco anos de garantia . A vantagem seria ainda maior caso a Hyundai resolvesse utilizar seu motor 1.0 turbo no aventureiro, já que não há rivais turbinados nesse segmento. Iguais, mas nem tanto A princípio, as listas de itens de série das versões de topo parecem ser bem compatíveis, ainda que o HB20X tenha chave presencial com partida no botão, item não oferecido no Stepway. Mas os equipamentos que estão fora da lista acima são os que mais chamam a atenção no coreano: sistema de alerta e frenagem autônoma a até 50 km/h e alerta de mudança de faixa, que estrearam no segmento de hatches compactos na atual linha da Hyundai. Destaque em ambos são os sistemas multimídia compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay.     *Seguro: A cotação foi feita pela Limiar Seguros (11-2506-9242) com base no perfil de um homem de 40 anos, casado, morador da zona sul de São Paulo, sem bônus.       O HB20X não facilitou para o Stepway. Além de ser mais barato, tanto na hora da compra quanto na manutenção, tem melhor dirigibilidade, mais equipamentos de série, itens de segurança inéditos no segmento e números de desempenho superiores. O Renault leva vantagem em espaço interno, design e acerto da suspensão, mas ainda assim não foi possível derrotar o coreano com todos os seus méritos, mesmo que seu estilo não seja unanimidade entre os consumidores. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. saiba mais RENAULT SANDERO AGORA SÓ TEM UMA VERSÃO CÂMBIO AUTOMÁTICO COM OS RETOQUES NA GRADE FRONTAL, FAMÍLIA HB20 1.6 É APRESENTADA NA VERSÃO 2021 TESTE: HYUNDAI HB20X ANDA MENOS E É MAIS PELADO QUE O TURBO; A SORTE DELE É QUE O ONIX ACTIV SAIU DE LINHA  



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