Comparativo: VW Nivus e Chevrolet Tracker apostam no design e na conectividade

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Comparativo: VW Nivus e Chevrolet Tracker apostam no design e na conectividade => https://revistaautoesporte.globo.com/revista/noticia/2020/08/comparativo-vw-nivus-e-chevrolet-tracker-apostam-no-design-e-na-conectividade.html

Chevrolet Tracker e Volkswagen Nivus (Foto: André Schaun)   Antes de mergulhar na disputa entre o Volkswagen Nivus e o Chevrolet Tracker , aqui vão duas considerações: o Nivus não é um SUV tradicional e muita gente considera que o Tracker também não seja (comentário recorrente nos canais da Autoesporte ); outra observação é o alto nível desse embate. Os dois subiram alguns degraus na escada do segmento de SUVs compactos (permita-me classificá-los assim) em relação aos rivais de outras marcas. Ambos adotaram motores de pequena cilindrada , são sobrealimentados e recorrem ao design e à conectividade para atrair compradores. Não é a primeira vez que um motor 1.0 chega a essa categoria (lembra do EcoSport 1.0 com compressor mecânico?), mas agora parece que o público se rendeu ao downsizing . Tracker tem cabine maior; Nivus, porta-malas maior (Foto: André Schaun)   E realmente não há razão para se queixar: a Volkswagen extraiu 128 cv de seu propulsor de três cilindros; a GM vem logo atrás, entregando 116 cavalos — esse bloco é o mesmo usado na linha Onix e Onix Plus . No quesito mecânico, essa pequena surpresa de desempenho vem acompanhada de muito conforto — transmissões automáticas convencionais (com conversor de torque) de seis marchas. Aí você diz: "Motorzinho 1.0 e câmbio automático? Então são mancos". Não são não, sobretudo o Volkswagen . Em nossa pista de testes, ficamos abaixo da casa dos 10 segundos para ir de zero a 100 km/h: marcamos 9,9 s. O Tracker foi (bem) mais lento: 11,4 s. Como Autoesporte testa carros há mais de 50 anos, então dá para fazer outra comparação, só por curiosidade. Em 1993, testamos de uma vez só o VW Gol GTI , o Ford Escort XR3 e o Chevrolet Kadett GSi . Esses três eram, à época, os esportivos mais desejados do país. No teste de pista, registraram, na mesma ordem, 10 s, 10,5 s e 11 segundos. Sacou a evolução? Em consumo de combustível , o Tracker toma a dianteira. Segundo dados do Conpet, são 9 km/l e 10,4 km/l, na cidade e na estrada, contra 7,7 km/l e 9,4 km/l do Nivus, usando etanol. Só com gasolina no tanque, o GM fica ainda melhor: 13 km/l ante 10,7 km/l em ciclo urbano. Boa ergonomia e multimídia competente. Câmbio conta com bloqueio de marcha no botão (Foto: André Schaun)   Bancos do Chevrolet Tracker (Foto: André Schaun)   MyLink 3, da GM, tem duas vantagens: os botões físicos para manuseio da central com o carro em movimento, sobretudo o botão giratório de volume, e o wi-fi 4G (Foto: André Schaun)   Atrás do volante, a sensação de vitalidade sobressai no VW. Os números justificam: são 20,4 kgfm a 2.000 rpm, enquanto o Tracker dispõe de 16,8/16,3 (E/G) na mesma rotação. Veja os dados de retomadas de velocidade desta matéria. Em todos os regimes avaliados, o Nivus obteve tempos menores. A Volkswagen optou por um ajuste de suspensão que segura mais a carroceria, sem perda do conforto. A GM apostou em um eixo dianteiro capaz de filtrar mais as oscilações da via, mas sem comprometer a segurança. No entanto, a percepção é de maior agilidade ao volante do SUV cupê baseado no Polo . VW e Chevrolet partiram para a direção com assistência elétrica e capricharam na ergonomia . Nesse quesito, não tem jeito: você terá de sentar ao volante dos dois para fazer o "teste de encaixe" no assento. O Tracker LT tem acabamento distinto da versão Premier, e deixa a desejar. Diante do Nivus, a diferença na qualidade das forrações se destaca . Por R$ 98.290, o Nivus Highline (esse aí das fotos) bate de frente com o Tracker LT (R$ 97.490). Ao contrário do que costuma fazer (com aqueles pacotes complicadíssimos), a VW simplificou a oferta de opcionais: apenas as pinturas especiais são vendidas à parte. Em nossa pista de testes, ficamos abaixo da casa dos 10 segundos para ir de zero a 100 km/h: marcamos 9,9 s. O Tracker foi (bem) mais lento: 11,4 s (Foto: André Schaun)   Tracker oferece mais espaço para quem viaja atrás e tem cintos de três pontos para todos (Foto: André Schaun)   Assoalho do porta-malas é uma tampa que pode ser posicionada em dois degraus (Foto: André Schaun)   O Tracker LT utiliza faróis halógenos, não tem sensor de estacionamento no para-choque dianteiro e vem com rodas de 16 polegadas. Não há repetidor de seta no retrovisor, mas o indicador luminoso fica no para-lama — o que pode até ser uma vantagem, por reduzir o custo da peça em caso de dano. Já o Nivus Highline traz rodas de 17 polegadas (mais bonitas e esportivas), faróis e lanternas de LED. O sistema multimídia VW Play , do Nivus, é muito superior. A interface é simples de usar, a tela é maior (10,1 pol. ante 8") e há mais recursos. Mas o MyLink 3, da GM, tem duas vantagens: os botões físicos para manuseio da central com o carro em movimento, sobretudo o botão giratório de volume, e o wi-fi 4G. Ambos os sistemas, VW Play e MyLink , estão conectados com as câmeras de ré. Entretanto, a resolução de imagem do GM deixa a desejar. Além de ser superior, o equipamento da Volks é sincronizado com sensores, exibindo em um gráfico a proximidade de obstáculos. Para quem viaja no banco traseiro , há mais espaço no Tracker. O GM, por ser um modelo maior, vence nesse quesito. O entre-eixos maior garante mais espaço para as pernas dos ocupantes, que ficam apertados no Nivus. O design de ambos agrada bastante, mas o Nivus surpreende. Tem proporções agradáveis e um vinco pronunciado em toda a lateral da carroceria (Foto: André Schaun)   No entanto, o porta-malas do VW tem maior volume : 415 litros contra os 393 l do rival. Os dois descuidam do acabamento no interior. Têm plásticos duros nas portas e um túnel central no assoalho que já poderia ter sido abolido. Aos passageiros de trás, o Tracker oferece duas portas USB no console, enquanto o Nivus conta duas saídas de ar dedicadas. O design de ambos agrada bastante, mas o Nivus surpreende. Tem proporções agradáveis, um vinco pronunciado em toda a lateral da carroceria e uma traseira matadora . O detalhe da régua em preto brilhante que conecta as lanternas é muito bonito. Apesar de riscar com facilidade, oferece um nível de requinte marcante. O Nivus é mais rico do ponto de vista tecnológico . Praticamente pelo mesmo preço do Tracker, vem com controle de velocidade adaptativo, ar-condicionado digital, aletas para trocas de marchas manuais e um belo quadro de instrumentos digital. Só o Tracker Premier conta com sistema de frenagem automática. O Tracker é um excelente carro. Mas a GM não contava com o pacote generoso do Nivus. Aliás, nem o T-Cross fica imune a ele. O estreante conta com qualidades tão convincentes que se torna um negócio melhor até dentro de casa . Nivus: Highline e Comfortline   A versão Highline reúne tudo o que de melhor o Volkswagen Nivus tem a oferecer. Além da moderna central VW Play e do ACC, o crossover cupê tem sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, crepuscular e de chuva, painel de instrumentos digital (sem a exibição do mapa do GPS), monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, seis airbags, aletas no volante para trocas de marchas e ar-condicionado digital. O modelo terá seis opções de cores: branco Cristal, preto Ninja, prata Sirius, cinza Platinum, vermelho Sunset (igual ao das fotos) e cinza Moonstone — as duas últimas criadas exclusivamente para o Nivus. A VW ainda oferece a configuração Comfortline , com o mesmo conjunto mecânico, porém com menos itens de série — sem o painel digital e o VW Play, por exemplo. Parte de R$ 85.890 e tem apenas o pacote opcional Play & Tech, de R$ 3.520, que adiciona justamente a moderna central, o ACC e o volante multifuncional revestido de couro com borboletas.     *Retrovisor direito, farol direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível. **Seguro: As cotações foram feitas pela Limiar Seguros (11-2506-9242) com base no perfil de um homem de 40 anos, casado, morador da zona sul de São Paulo, sem bônus. ***50% de entrada e saldo em 36 vezes  ****Aferição com etanol do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV).       Volkswagen Nivus Apesar do menor porte, o novato Volkswagen Nivus leva tanto a disputa interna quanto a com a nova geração do Chevrolet Tracker (que evoluiu bastante, diga-se). Apelo visual, dinâmica, tecnologia e porta-malas fazem do crosscupê da VW uma alternativa bastante interessante aos tradicionais SUVs compactos do mercado.   Chevrolet Tracker O Chevrolet Tracker foi prejudicado pela pandemia, mas agradou ao público e as vendas vão bem. Oferece bom pacote de equipamentos , é bonito, anda razoavelmente bem e maneira no consumo de combustível. Só deu o azar de chegar ao mercado poucos meses antes do Nivus.



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