Eclipse a preço de minivan, Citroën pelo dobro de um Omega CD: os loucos preços dos importados nos anos 1990

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Na Mitsubishi em 1995 um esportivo Eclipse custava o mesmo que uma pacata minivan Space Wagon (Foto: Acervo MIAU)   Com a reabertura das importações de veículos, em 1990, os importados aos poucos foram ganhando espaço no mercado brasileiro. Em 1994 veio o Plano Real e com isso a taxa do dólar era muito próxima de 1 para 1 – às vezes até menor, com US$ 1 valendo na faixa de R$ 0,95 –, o que em tese facilitava a comparação com o preço dos nacionais. Mas nessa época muitos novos importadores estavam chegando por aqui e, ao contrário das marcas já estabelecidas no País, tinham dificuldades para entender a dinâmica do mercado e ajustar suas tabelas à demanda ou à nossa realidade , o que causava curiosas disparidades. Um problema a mais foi que nessa época as alíquotas de importação variaram, sem o menor aviso ou estudo, de 20% para 70%. Assim cada carro poderia ter sido trazido com imposto maior ou menor, dependendo da data de chegada do navio, o que também bagunçava a tabela de preços levando em conta o estoque anterior do importador. Mais um exemplo difícil de entender envolvendo minivans: na Mazda o MPV era bem mais caro que um Miata/MX-5 (Foto: Acervo MIAU)   O MIAU Museu da Imprensa Automotiva possui em seu acervo cadernos de classificados de veículos de jornais dessa época , que demonstram como em meados dos anos 90 os importados não só eram em sua enorme maioria muito caros como também os valores pedidos por alguns modelos eram difíceis de entender, especialmente quando transportados para hoje em dia. Um bom exemplo vem da linha Mitsubishi. Um anúncio de varejo de julho de 1995 mostra a minivan Space Wagon 0 KM a gasolina por R$ 51.990, mais do que o cobrado por um Pajero GLX diesel, R$ 49.990 . Além disso esses mesmos R$ 52 mil podiam comprar na mesma loja um esportivo, o Eclipse. Já o outro esportivo da marca, o 3000 GT VR4, custava mais que o dobro: R$ 114.990. Na Suzuki um Swift GTI, por R$ 31.970, ficava acima de um Vitara 4x4 2P, a R$ 31.920. E na Mazda a situação se repetia, com a minivan MPV por R$ 56.000 enquanto o MX-5/Miata, o belo roadster desejado até hoje, era bem mais barato: R$ 44.288. Já a comparação com os nacionais era cruel com os importados na época em qualquer categoria. Nos populares enquanto Fusca, Gol 1000, Fiat Mille, Escort Hobby e Corsa Wind eram vendidos na faixa de R$ 7 mil a R$ 8 mil, um Renault Twingo custava R$ 13.500 e um Daihatsu Cuore R$ 12.272. O único que se aproximava um pouco mais, mesmo assim à distância, era o Lada Laika, a R$ 10.995. Um Renault Twingo custava muito mais caro que um Fiat Mille, R$ 13,5 mil contra R$ 7,9 mil (Foto: Acervo MIAU)   Nos modelos de luxo, até dentro das próprias marcas, o quadro era até pior. Na Ford um Taurus GL, por R$ 48.000, valia praticamente dois Versailles Ghia, R$ 24.629. Outras comparações seguiam desfavoráveis: um Daewoo Espero, de base mecânica GM, custava R$ 29.845, enquanto seus primos nacionais Monza e Vectra saíam por menos, na casa de R$ 23 mil e R$ 28 mil, respectivamente. E o que dizer de um Citroën XM Exclusive tabelado a US$ 77.980 (sim, dólares) enquanto um Chevrolet Omega CD 4.1 custava bem menos, R$ 42.477? Um Citroën XM Exclusive custava perto de US$ 78 mil, enquanto o nacional topo de linha da época, o Omega CD 4.1, era vendido quase pela metade, R$ 42,5 mil (Foto: Acervo MIAU)   Não foi à toa que várias marcas saíram do mercado: com esses preços e a insegurança de conseguir peças e assistência ao longo do tempo, além de uma possível maior desvalorização, os consumidores quase sempre optavam pelos nacionais. E como explicar esses valores da época hoje em dia no mercado de usados? A maioria desses importados, quando se encontra, são oferecidos na faixa de R$ 10 mil. 25 anos depois o tombo foi até maior do que se podia imaginar, ali, na metade dos anos 90. Compare você mesmo alguns preços de importados e de nacionais em meados de 1995: Alfa Romeo 164 R$ 60.000 Audi A4 2.8 R$ 78.175 BMW 325 R$ 89.500 Chevrolet Corsa Wind R$ 8.881 Chevrolet Monza GL R$ 21.111 Chevrolet Vectra GLS R$ 28.746 Chevrolet Omega GLS 2.2 R$ 34.710 Chevrolet Omega CD 4.1 R$ 42.477 Chevrolet S10 Luxo (gas.) R$ 20.011 Citroën XM Exclusive US$ 77.980 Daewoo Espero R$ 29.845 Daihatsu Cuore R$ 12.272 Fiat Mille Electronic R$ 7.899 Fiat Tipo 1.6 R$ 20.614 Fiat Tempra 2.0 16V R$ 31.574 Fiat Tempra SW R$ 34.793 Fiat Tempra turbo R$ 36.411 Ford Fiesta 2p R$ 15.541 Ford Escort Hobby 1000 R$ 8.923 Ford Escort GL 1.6 R$ 17.026 Ford Escort GLX R$ 18.500 Ford Ranger XL R$ 29.999 Ford F-1000 diesel turbo 4x4 R$ 48.191 Ford Taurus GL R$ 48.500 Ford Versailles Ghia R$ 24.629 Ford Explorer R$ 58.494 Ford Mustang R$ 60.000 Honda Civic sedã LX R$ 44.670 Honda Accord sedã EX US$ 55.000 Honda Accord wagon LX US$ 50.000 Hyundai Accent GLS 1.5 R$ 22.043 Hyundai Elantra R$ 25.691 Kia Sephia R$ 21.250 Lada Laika R$ 10.995 Mazda MPV R$ 56.000 Mazda MX-5 (Miata) R$ 44.288 Peugeot 106 R$ 12.500 Peugeot 306 R$ 23.900 Peugeot 405 R$ 24.750 Renault 19 R$ 19.500 Renault Twingo R$ 13.500 Suzuki Swift GTI R$ 31.970 Suzuki Vitara 4x4 R$ 31.920 VW Fusca R$ 8.762 VW Gol 1000 R$ 8.762 VW Gol GLi R$ 18.500 VW Santana GLSi 4p R$ 28.000 Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? 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