Etios 2015: detalhes, versões, preço, consumo, motor, ficha técnica

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O Etios 2015 chegara no ano de 2014 com mudanças importantes no hatch compacto da Toyota, que recebera alterações para reforçar sua proposta antes da chegada do Toyota Yaris. No compacto, a introdução de novos itens de conforto e tecnologia, especialmente a multimídia com DVD, GPS e uma série de recursos na então recente versão […] © Noticias Automotivas. A notícia Etios 2015: detalhes, versões, preço, consumo, motor, ficha técnica é um conteúdo original do site Notícias Automotivas .

O Etios 2015 chegara no ano de 2014 com mudanças importantes no hatch compacto da Toyota, que recebera alterações para reforçar sua proposta antes da chegada do Toyota Yaris . No compacto, a introdução de novos itens de conforto e tecnologia, especialmente a multimídia com DVD, GPS e uma série de recursos na então recente versão topo de linha Platinum, ampliaram o valor agregado do produto. Lançado em 2013 como uma aposta ousada da tão conservadora Toyota, o Etios nasceu como um projeto para a Índia, mas que também serviria ao mercado brasileiro. A ideia da Toyota era um carro com o custo de produção mais baixo possível para ter uma boa margem de lucro em mercados sensíveis aos preços como a Índia. No desenvolvimento, até o moderno Toyota Passo foi usado aqui. Contudo, a marca buscou primeiro a rentabilidade em detrimento da impressão do cliente. Afinal, se produz carros para atender aos desejos dos compradores e não ao contrário. Nesse aspecto, o Etios teria bom resultado num ambiente que ainda estava buscando mais um transporte pessoal que necessariamente um produto que lhe atendesse de forma geral, em estilo, qualidade e comidade, etc. Simplificado ao extremo na Índia, o Etios chegou ao Brasil com algumas modificações para atender o público local, que não tem o mesmo perfil social e econômico dos indianos. Fabricado em Sorocaba, o hatch tinha muitos defeitos – especialmente de qualidade – ao chegar ao mercado. No Etios 2015, boa parte dos erros cometidos pela Toyota já haviam sido corrigidos, mas ainda existiam outros a consertar. Quando chegou, a economia vinha até na pintura, inexistente dentro do cofre do motor e das partes pouco aparentes da carroceria. Mesmo o carpete do assoalho não era preso corretamente e itens básicos como retrovisores elétricos, não havia. A simplicidade extrema do painel contemplava o comprador com um display de nível de combustível e outras funcionalidades tão pequeno quanto um relógio de pulso da Casio. Difícil era enxergar o nível em um dia claro. Isso foi uma das correções feitas no Etios 2015. Central, o painel continua até hoje no mesmo lugar, porém, com telas TFT do Toyota Prius e até mais funções que o best seller Corolla . Espartano ao chegar, o hatch indo-japonês recebera novos revestimentos e um acabamento mais condizente na linha 2015, incluindo materiais mais refinados, detalhes em preto brilhante e tecidos sintéticos de boa impressão. Ainda que são forma seja simples e funcional, sempre fora um carro de boa dirigibilidade e economia. Com espaço interno condizente com sua proposta, o Toyota Etios é discreto e honesto em não tentar parecer algo que não é. Em 2015, seus motores NR de quatro cilindros em linha ainda não haviam recebido atualização, sendo o 1NR 1.3 com até 90 cavalos e o 2NR 1.5 com até 96,5 cavalos. O primeiro era só ofertado na versão X. Feito sobre a plataforma EFC ("Emerging markets Frontier Concept" ou "Entry Family Car"), o Etios tem essa variante simplificada da NBC, que sustentou vários compactos globais e japoneses da Toyota, entre eles o Passo e o Yaris. Com 3,77 m de comprimento e 2,46 m de entre eixos, o popular da marca nipônica conta com porta-malas de 270 litros, oferecendo à ocasião apenas transmissão manual de cinco marchas. Mais adiante, o Etios receberia uma caixa automática de quatro marchas e conversor de torque, sendo a mesma usada na geração 10 do Corolla, que a partir da 11 passou a ter câmbio CVT. Quadradão, o hatch tem frente com capô quase reto e vidros praticamente planos, além de faróis e lanternas grandes para ganhar volume. Tão simples em estilo, o Etios parece ter nascido nos anos 90 em termos estéticos. Pouco atraente, o modelo aposta mais no custo-benefício para atrair o comprador que necessariamente por seu visual. Na linha 2015, tinha as versões X, XS e XLS, ousando ainda na aventureira Cross – de aparência discutível – e na Platinum. Etios 2015 – detalhes O projeto do Etios 2015 é simples e suas formas são mais funcionais que elegantes. A frente é quadrada e tem faróis grandes e simples, dotados de lanternas e piscas integrados. A grade dianteira era em forma de meia-lua, tendo sido revisada após um pequeno facelift. Ela vinha na cor do carro, mas tinha barra cromada na parte superior na versão Platinum. O para-choque era envolvente e tinha espaços para os faróis de neblina, que eram oferecidos apenas a partir da versão XLS. Havia ainda uma grade inferior com boa abertura para refrigeração. Nas laterais, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas e pneus 175/65 R14, tendo liga leve com aro 15 polegadas e pneus 185/60 R15 nas versões XLS, Cross e Platinum, sendo que nessa última eram escurecidas. Os retrovisores eram na cor do carro, tendo repetidores de direção apenas a partir da XLS. As maçanetas são embutidas e não há quebra-ventos falsos nas janelas. As colunas B eram pretas a partir da versão XLS. Na traseira, vigia ampla com lavador e limpador do vidro, assim como desembaçador. Na versão Platinum, um defletor de ar cobre a parte superior da tampa. Há também um cromado sobre o logotipo da Toyota. O para-choque tinha formas mais arredondadas, sustentando a placa de identificação do veículo. As lanternas eram grandes e tinham lentes boleadas, tendo um formato verticalizado. No teto, o Etios tinha apenas uma antena pronunciada. No Etios 2015 em sua versão Cross, a coisa era bem diferente. Com design questionável, o aventureiro urbano da Toyota enchia-se de plástico para passar imagem de robustez. Na frente, os faróis ganham uma lente falsa ao lado, para ampliar seu tamanho. Já a grade era maior e tinha formato retangular com acabamento preto, sendo envolvida por uma falsa barra de impulsão em cor cinza claro. O para-choque era preto e pronunciado, tendo faróis de neblina e luzes auxiliares em uma moldura metalizada, enquanto a base tinha um protetor em cinza. O Etios Cross tinha molduras volumosas nas saias de rodas, que se conectavam aos para-choques e saias laterais. Estas últimas tinham inclusive batentes em cinza e o nome Cross em alto relevo. Na traseira, o para-choque também era volumoso e a cobertura preta envolvia até a base da tampa do bagageiro. Na parte inferior, havia uma moldura cinza que sustentava a placa. O escape era esportivo e havia um defletor de ar no teto, que ainda abrigava as barras longitudinais estilizadas que vinham no carro. As rodas de liga leve aro 15 polegadas eram diamantadas e pretas, sendo de aro 15 polegadas com pneus comuns. Por dentro, o Etios 2015 tinha um painel com instrumentação central, consistindo em velocímetro e conta-giros em dois semicírculos sobrepostos de fundo preto e azul. Esse cluster ganhou um novo display digital maior. Nele, são apresentados nível de combustível, temperatura da água, hodômetros, computador de bordo e relógio digital. Abaixo dele, o acabamento era preto fosco na versão X, sendo que as demais vinham em preto brilhante. Dois difusores de ar sobrepostos ficavam ao lado do sistema de som, que tinha formato 2din com CD player, MP3 e USB, além de Bluetooth. Na versão Platinum, havia multimídia Toyota Play. Esse dispositivo tinha tela de 7 polegadas sensível ao toque com câmera de ré, navegador GPS integrado, reprodutor de DVD/CD, TV digital e melhor gestão de mídia. Logo abaixo, fica o ar condicionado manual. O Etios tem uma tampa do porta-luvas bem grande e que envolve o difusor de ar. No lado do motorista, o volante era simples, mas podia dispor de comandos de mídia e telefonia, assim como revestimento em couro costurado. Com assistência elétrica, a direção tinha coluna ajustável em altura. Os difusores de ar laterais também eram circulares. Chama atenção o puxador para abertura do capô, sendo ele bem simples. No console, uma fonte 12V se apresenta. A alavanca de câmbio tinha pomo prateado nas versões Cross e Platinum, além de freio de estacionamento manual. As portas tinham um design mais fluido que e vinham com comandos dos vidros elétricos (one touch para o motorista). Tinha ainda comando dos espelhos elétricos próximo desses botões. O banco do motorista tinha ajuste de altura e a padronagem era bem simples na X, intermediária na XL e XLS, personalizada na Cross e couro sintético na Platinum. O etios tem ainda porta-copos e espelhos nos para-sois, bem como retrovisor dia e noite. Alças no teto e luz interna temporizada faziam parte do pacote. O banco traseiro era rebatível e tinha cintos de 3 pontos apenas nas laterais. Já o porta-malas é pequeno, tendo 270 litros, mas ainda dentro da média do segmento. Tem iluminação e pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro. O estepe fica sob o assoalho. Etios 2015 – versões Toyota Etios X 1.3 Toyota Etios XS 1.5 Toyota Etios XLS 1.5 Toyota Etios Cross 1.5 Toyota Etios Titanium 1.5 Equipamentos Toyota Etios X 1.3 – Motor 1.3 com transmissão manual de cinco marchas, ar condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura, vidros elétricos nas quatro portas com one touch para o motorista, travamento central elétrico, preparação para som com 4 alto-falantes e antena, banco do motorista com ajuste de altura, alerta sonoro de portas abertas, maçanetas com detalhes cromados, bancos e portas em tecido, banco traseiro rebatível, cintos de 3 pontos, apoios de cabeça, porta-malas com iluminação, travamento elétrico do porta-malas, abertura interna do bocal do tanque, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/65 R14, cluster com computador de bordo, relógio digital, conta-giros, retrovisor interno dia e noite, espelhos externos com controle interno, entre outros. Toyota Etios XS 1.5 – Itens acima, mais sistema de áudio com MP3/USB/Bluetooth, retrovisores na cor do carro, volante com comandos de som, bancos com revestimento em tecido e material sintético e alarme por controle remoto. Toyota Etios XLS 1.5 – Itens acima, mais faróis de neblina, acabamento interno diferenciado, retrovisores com repetidores de direção, bancos mais envolventes, volante em couro, retrovisores elétricos, entre outros. Toyota Etios Cross 1.5 – Itens acima, mais grade personalizada, para-choque reforçado com barra de impulsão, molduras pretas nas saias de rodas e laterais, detalhes em cinza, barras longitudinais no teto, defletor de ar traseiro, rodas liga leve aro 15 polegadas, pneus 185/60 R15, faróis de neblina estilizados, protetor no para-choque traseiro com detalhe em cinza, escape esportivo, bancos personalizados, entre outros. Toyota Etios Titanium 1.5 – Itens de XLS, mais rodas liga leve aro 15 polegadas escurecidas, pneus 185/60 R15, faróis de neblina, padronagem em couro, detalhes cromados, multimídia com DVD/CD/GPS/TV digital, lanternas com máscara negra, grade em preto brilhante, sensor de estacionamento, entre outros. Preços Toyota Etios X 1.3 – R$ 38.380 Toyota Etios XS 1.5 – R$ 42.620 Toyota Etios XLS 1.5 – R$ 46.220 Toyota Etios Cross 1.5 – R$ 49.190 Toyota Etios Titanium 1.5 – R$ 49.120 Etios 2015 – motor O Etios 2015 tinha os motores 1NR e 2NR, sendo eles 1.3 e 1.5 litros. Desenvolvidos a partir de 2008, sendo as variantes brasileiras exclusivas por utilizar tecnologia flex. Construídos em alumínio, possuem um projeto simples, mas que conta, por exemplo, com duplo comando de válvulas variável, sendo acionados por corrente. Trata-se de um motor que traz bobinas individuais para potenciar a queima, injeção eletrônica multiponto sequencial, além de tecnologia de pré-aquecimento de combustível para partida a frio com etanol. Tinha como característica torque em baixa rotação, próximo dos 3.000 rpm, o que garantia boas saídas, especialmente no 1.3, que dava uma percepção melhor de resposta que o 1.5, apesar da diferença de potência. O 1NR é 1.3 litro e tem 1.329 cm3 com taxa de 12:1, entregando na época 84 cavalos na gasolina e 90 cavalos no etanol, ambos a 5.600 rpm. Os torques eram de 11,9 kgfm na gasolina e 12,8 kgfm, obtidos a 3.100 rpm. No caso do 2NR, o volume é maior, tendo 1.476 cm3 e taxa de compressão de 13:1, entregando 92 cavalos na gasolina e 96,5 cavalos, igualmente obtidos em 5.600 rpm. O torque era de 13,9 kgfm nos dois combustíveis a 3.100 rpm. Ambos eram equipados com transmissão manual de cinco marchas com acionamento hidráulico da embreagem. O Etios só ganhou a caixa automática de quatro marchas com conversor de torque em 2017. O Etios ganharia ainda uma transmissão manual de seis marchas para buscar mais economia e atender as normas de emissão posteriores. Essa opção foi oferecida posteriormente em todas as versões até hoje em dia. Fora do Brasil, o Etios foi equipado ainda com 3NR-FE, mas apenas no mercado indonésio, onde foi produzido pela Toyota junto com o hatch. Sendo 1.2, ele tem 1.197 cm3 e 11,5:1, abastecido naturalmente apenas com gasolina, tendo 88 cavalos a 6.00 rpm e 11 kgfm a 4.200 rpm. Já na Índia, o Etios Liva recebeu o diesel 1ND-TV com 1.4 litro e 68 cavalos com 17,3 kgfm. Desempenho O Toyota Etios 2015 tinha um desempenho mediano e de acordo com sua proposta. O que chamava atenção era a pouca diferença entre o motor 1.3 e o 1.5, que em aceleração de 0 a 100 km/h, tinha diferença de apenas 0,5 segundo entre eles. Contudo, a diferença na velocidade final era grande, chegando a 170 km/h o 1.3 e 186 km/h no 1.5. Com câmbio manual de cinco marchas, ele conseguia render bem, mas na versão atualizada com caixa de seis marchas, rendia muito mais. Toyota Etios 1.3 – 11,8 segundos e 170 km/h Toyota Etios 1.5 – 11,3 segundos e 186 km/h Consumo O consumo do Etios 2015 não era muito bom com álcool, nem no 1.3 e muito menos no 1.5. Nenhum dos dois fazia mais que 9 km/l na estrada com o combustível vegetal. Contudo, na cidade, obtinham juntos 8,5 km/l. Na gasolina, o Etios rendia bem, como todo bom carro japonês. Na cidade, ambos faziam 12,5 km/l, enquanto na estrada chegava a quase 13,5 km/l. Assim como no etanol, a diferença entre urbano e rodoviário era muito pequena. Toyota Etios 1.3 – 8,5/9,0 km/l e 12,5/13,0 km/l Toyota Etios 1.5 – 8,5/8,9 km/l e 12,4/13,4 km/l Etios 2015 – manutenção e revisão O pós-venda da Toyota é um dos mais elogiados do Brasil e ganhador de alguns prêmios de excelência nos serviços e no atendimento. No caso do Etios 2015, o custo de revisão até 60.000 km fica em R$ 3.161,47. O valor total das revisões está dentro da média do mercado, embora na época fosse bem mais em conta entre os carros populares, custando em torno de R$ 1,8 mil contra média de R$ 2,8 mil. As revisões incluem uma inspeção em vários itens do veículo, incluindo suspensão, freios, direção, ar condicionado, motor, câmbio, parte elétrica, borrachas, portas, entre outros. Nas revisões são trocados alguns itens, como óleo lubrificante, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar da cabine, velas, correia em V, fluído de freio, entre outros. Nas revendas Toyota, vários serviços são executados, tais como balanceamento, alinhamento, cambagem, troca de pneus e rodas, funilaria e pintura, parte elétrica, higienização oxi-sanitária , instalação de acessórios, entre outros. Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total 1.3 R$ 236,47 R$ 525,00 R$ 429,00 R$ 789,00 R$ 429,00 R$ 753,00 R$ 3.161,47 1.5 R$ 236,47 R$ 525,00 R$ R$ 429,00 R$ 789,00 R$ 429,00 R$ 753,00 R$ 3.161,47 Etios 2015 – ficha técnica Motor 1.3 1.5 Tipo Número de cilindros 4 em linha 4 em linha Cilindrada em cm3 1329 1476 Válvulas 8 8 Taxa de compressão 13:1 13:1 Injeção eletrônica Indireta Flex Indireta Flex Potência máxima 84/90 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol) 92/96,5 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol) Torque máximo 11,9/12,8 kgfm a 3.100 rpm (gasolina/etanol) 13,9/13,9 kgfm a 3.100 rpm (gasolina/etanol) Transmissão Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Tração Tipo Dianteira Dianteira Direção Tipo Elétrica Elétrica Freios Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Suspensão Dianteira McPherson McPherson Traseira Eixo de torção Eixo de torção Rodas e Pneus Rodas Aço aro 14 polegadas Aço ou liga leve aro 14 ou 15 polegadas Pneus 175/65 R14 175/65 R14 ou 185/60 R15 Dimensões Comprimento (mm) 3.777 3.777 Largura (mm) 1.695 1.695 Altura (mm) 1.510 1.510 Entre eixos (mm) 2.460 2.460 Capacidades Porta-malas (L) 270 270 Tanque de combustível (L) 45 45 Carga (Kg) 400 400 Peso em ordem de marcha (Kg) 945 965 Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,33 0,33 Etios 2015 – fotos © Noticias Automotivas. 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