GP da Bélgica de F1: Eau Rouge é uma curva famosa e um sedã com motor de Nissan GT-R que nunca foi produzido

Quer ganhar dinheiro vendendo carros? Clique aqui e saiba como!

GP da Bélgica de F1: Eau Rouge é uma curva famosa e um sedã com motor de Nissan GT-R que nunca foi produzido => https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2020/08/gp-da-belgica-de-f1-eau-rouge-e-uma-curva-famosa-e-um-seda-com-motor-de-nissan-gt-r-que-nunca-foi-produzido.html

Infiniti Q50 Eau Rouge Concept nunca passou da fase de conceito (Foto: Divulgação)   O GP da Bélgica  acontece neste domingo (30) no famoso circuito de Spa-Francorchamps,  uma das pistas preferidas entre os pilotos de Fórmula 1 . E basicamente por um motivo. Ou uma curva: Eau Rouge . Água vermelha em francês, o nome surgiu pela cor do córrego que passa por debaixo do trecho. Os pilotos, no entanto, apreciam a Eau Rouge – que se emenda com outro contorno chamado Raidillon – por outra razão: é feita de pé embaixo (sem auxílio do freio) e, com um carro de F1, a velocidade pode passar dos 320 km/h . saiba mais CRIADOR DOS CARROS DE AYRTON SENNA E NELSON PIQUET LANÇA HIPERESPORTIVO MAIS LEVE QUE UM UP!   O sedã tinha visual mais apimentado que sua variante convencional (Foto: Divulgação)   A Eau Rouge ainda serviu de inspiração para uma fabricante de automóveis batizar um de seus conceitos. Patrocinadora da equipe Red Bull Racing à época, a japonesa Infiniti (marca de luxo que pertence a Nissan ) mostrou em 2014 no Salão de Detroit o Q50 Eau Rouge Concept . O sedã esportivo seria o representante da marca para encarar modelos consagrados como o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio , Mercedes-AMG C63 S, Cadillac CTS-V, BMW M3 , entre outros. Por isso que o Q50 recorreu ao motor de outro ícone da indústria: o Godzilla . Isso mesmo. Os engenheiros da Infiniti abriram espaço e enfiaram o V6 3.8 biturbo do Nissan GT-R . O designers tiveram de mexer no visual dianteiro para fazer o seis cilindros caber no cofre. A Infiniti teve de mexer no design para encaixar o motor V6 3.8 biturbo (Foto: Divulgação)   E o melhor: ainda era mais potente. O motor, segundo a marca na época, produzia 568 cv e 61,3 kgfm de torque – 15 cv a mais e 3 kgfm a menos que o Godzilla. Com tração integral, que distribuia igualitariamente o torque para as quatro rodas e uma transmissão automática de sete marchas, o zero a 100 km/h do sedã esportivo era feito "em menos de 4 segundos ", de acordo com a Infiniti – uma excelente marca até para os dias de hoje. A velocidade máxima era, digamos, contida para tamanha pujança: 290 km/h . Para acompanhar toda a volúpia de desempenho, o visual teve uma inspiração nos monopostos de F1 e um incremento de fibra de carbono no splitter dianteiro, difusor, saias laterais, spoiler integrado a tampa do porta-malas, teto e capa dos retrovisores. Os arcos de roda foram alargados em 20 mm para acomodar rodas aro 21 e o escapamento ganhou saídas duplas. O interior também passou por um tratamento esportivo e partes na tradicional cor vermelha (Foto: Divulgação)   Infelizmente sonho de um sedã com motor de GT-R e com nome de uma das mais famosas curvas do automobilismo mundial durou pouco. No Salão de Frankfurt de 2015, executivos jogaram um balde de água fria e descartaram a produção em série do Q50 Eau Rouge. O principal motivo foi o custo . O preço do esportivo não ficaria competitivo. Isso porque não é nada barato produzir o V6 3.8 biturbo do Godzilla. O motor é feito à mão no Japão até hoje . Outras explicações da época eram relativas a marketing e também resultados nas pistas de corrida. A equipe Red Bull de F1 – que levava o nome Infiniti – perdeu o reinado depois de quatro anos de títulos consecutivos de Sebastian Vettel e também de construtores. E a culpa foi para a queda de desempenho das unidades de força fornecidas pela Renault – parte, claro, da aliança Renault-Nissan. Assim como os campeonatos de Vettel e a parceria Infiniti-Red Bull, o Q50 Eau Rouge Concept ficou para a história. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. saiba mais 9 PROPAGANDAS COM CAMPEÕES DA F1: TEM ATÉ JAMES HUNT DE CHEVETTE, SENNA DE CORCEL E NIKI LAUDA DE CALOI AVALIAÇÃO: NISSAN GT-R  



AutoGarage Classificados Automotivos - Franquia Automotiva - Temos uma excelente proposta de franquia para você, acesse => http://www.autogarage.com.br

Comentários