Marca famosa nos anos 1990 vira preparadora e cria Jaguar F-Pace passa dos 300 km/h

Quer ganhar dinheiro vendendo carros? Clique aqui e saiba como!

Marca famosa nos anos 1990 vira preparadora e cria Jaguar F-Pace passa dos 300 km/h => https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2020/08/marca-famosa-nos-anos-1990-vira-preparadora-e-cria-jaguar-f-pace-passa-dos-300-kmh.html

Lister LFP traz modificações no V8 e também no visual (Foto: Divulgação)   Lembra da Lister ? Não? Aquela que criou o Storm , um superesportivo dos anos 1990 com motor V12 7.0 litros de mais de 550 cv ? Então... A empresa britânica está de volta à ativa desde 31 de janeiro de 2018 – foi comprada pela segunda vez desde a fundação em 1954. A marca assumiu seu papel de tuning focada no grupo Jaguar Land Rover (com quem tem uma ligação histórica) – assim como é a Alpina e BMW ou a ABT e o Grupo Volkswagen. O primeiro produto foi o Lister Thunder , que depois mudou de nome para Lister F-Type 666 .  Trata-se de uma versão modificada do Jaguar F-Type SVR – também na carroceria conversível. O LFT-666 , claro, tem 666 cv extraídos do motor V8 5.0 Supercharged do modelo original – que produz 575 cv . Zero a 100 km/h é feito em 3,2 segundos e o cupê consegue chegar a 335 km/h . SUV tem roda de 23 polegadas da Vossen e até um difusor traseiro (Foto: Divulgação)   Agora a companhia dá um segundo passo com a criação do Lister Stealth . Anteriormente conhecido como LFP-666 , o Jaguar F-Pace SVR passa a adotar o nome de avião bombardeiro. Assim como o F-Type, o utilitário também foi mexido para produzir 666 cv e nada menos que 89,8 kgfm de torque. Apenas 100 unidades serão vendidas. O Stealth vai de zero a 100 km/h em 3,6 segundos – bem ali na faixa dos rivais. Porém, o SUV é capaz de atingir 312 km/h de velocidade máxima – número que nem Lamborghini Urus ou Maserati Levante Trofeo conseguem. Em fase de conceito, o objetivo era alcançar os 320 km/h. Não deu... Ao menos o preço estimado de 140 mil libras esterlinas também não veio. O LFP será vendido a 110 mil libras – algo perto dos R$ 800 mil em conversão direta. O logotipo da Jaguar no volante foi trocado pelo da Lister, assim como a Alpina faz nos BMW (Foto: Divulgação)   Para chegar nesses números, a Lister instalou um intercooler personalizado e mexeu no compressor  e no mapeamento do motor. O escapamento é de aço inoxidável com ponteiras de plástico reforçado com fibra de carbono . Além do motor, o SUV esportivo traz modificações no chassi, na aerodinâmica e no visual (com novos para-choques e diversas peças em fibra de carbono). As rodas são de 23 polegadas da Vossen . Dentro, a Lister oferece uma gama de 36 cores e 90 opções de costuras .  O LFT-C também potência do demônio: 666 cv e vai a 335 km/h (Foto: Divulgação)   Jaguar, Storm e... Jaguar! A Lister Company foi fundada em 1954 por Brian Lister para competir em diversas categorias – inicialmente só na Inglaterra. A marca ficou conhecida no esporte a motor por seus carros com formas arredondadas (chamados de Knobbly) chassi próprio e mecânica de outras fabricantes – isso incluiu projetos com mecânica seis em linha da Jaguar, consagrada nos D-Type. Em 1986, a marca foi vendida ao engenheiro Laurence Pearce que transformou a Lister Company em Lister Cars . Começou a vender versões modificadas de rua do Jaguar XJS . carrões capazes de ultrapassar os 320 km/h pretendidos pelo LFP há mais de 30 anos atrás. Somente o muito especial Jaguar XJ 220  dos anos 1990 conseguiu ir (bem além) disso. Lister Storm foi o primeiro modelo próprio do fabricante (Foto: Reprodução)   A marca, entretanto, viu seu ápice em 1993 com a criação de um modelo próprio. O famoso Lister Storm era um superesportivo de rua que usava o motor V12 7.0 litros do protótipo de corrida XJR-9, que chegou a ganhar o Mundial GT da FIA em 2000. Um dos carros mais rápidos da época, o Storm acelerava de zero a 100 km/h em 4,1 s . Pesava 1.664 kg . Chegou a ter até versão de competição e correu as 24 Horas de Le Mans contra McLaren F1 GTR, Ferrari F40 LM, Jaguar XJ220S e Porsche 911 GT2. No Brasil, o superesportivo teve um proprietário famoso: Paulo Maluf. Posteriormente ele entrou na famosa coleção do falecido empresário Alcides Diniz. Após um grande hiato, a Lister foi vendida novamente em 2013. O novo dono iniciou os trabalhos um ano depois com a produção de dez Lister Jaguar Knobbly para a comemoração de 60 anos do histórico modelo de competição. Em 2016 foi a vez da reconstrução moderna do Lister Knobbly Stirling Moss . Dois anos depois, a Lister iniciava novamente o projeto de preparação de modelos da Jaguar. Ramo que atua até agora... Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. saiba mais Teste: o F-Pace SVR vale mais de meio milhão de reais? Jaguar encerra primeiro campeonato de carros elétricos  



AutoGarage Classificados Automotivos - Franquia Automotiva - Temos uma excelente proposta de franquia para você, acesse => http://www.autogarage.com.br

Comentários