Volkswagen Voyage x Chevrolet Kadett: versões "peladas" fazem duelo dos anos 1990

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Volkswagen Voyage x Chevrolet Kadett: versões "peladas" fazem duelo dos anos 1990 => https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2020/08/volkswagen-voyage-x-chevrolet-kadett-versoes-peladas-fazem-duelo-dos-anos-1990.html

Os dois têm motor 1.8 com 95 cv, porém o Voyage tem mais torque. A carroceria aerodinâmica permite ao Kadett maior velocidade máxima. (Foto: Carlos de Paula)   Reportagem publicada originalmente na Autoesporte Edição 309, em fevereiro de 1991. Em tempos de recessão econômica é natural que o interesse de todos em comprar e também em vender se volte para os produtos menos sofisticados . Por isso, Autoesporte reuniu neste teste comparativo dois automóveis de tamanho médio-pequeno , com o acabamento mais simples oferecido, que será, pelo menos durante um bom tempo, o tipo mais requisitado pelo mercado. A escolha recaiu sobre o Kadett SL e o Voyage CL , com motor 1.8 a gasolina , modelos 1991. Por terem uma diferença de preço muito pequena (Cr$ 2.215.869,00 para o representante da GM e Cr$ 2.075.281,83 para o VW, valores de 18/01/91 ), concorrem na mesma fatia de mercado. Apesar dos dois serem básicos, não são despojados. Ambos têm o mínimo de equipamentos e acessórios, que os tornam confortáveis e sem características de veículo espartano que até há pouco os modelos básicos apresentavam. Kadett tem melhor acesso e bom porta-malas, que pode triplicar com o banco traseiro repartido. (Foto: Carlos de Paula)   Estofamento em tecido , assoalho acarpetado , forração do teto pré-moldada , painel com os instrumentos indispensáveis , além de várias luzes-testemunha, ventilação forçada de três velocidades e acabamento de painel, laterais e junções, de uma maneira geral, muito bem realizado estão presentes nos dois carros. Externamente, o único que apresenta novidades é o Voyage , que conta com a nova grade comum a toda linha (grade, faróis e capô de motor), além de novas lanternas traseiras que rejuvenesceram um pouco suas linhas. Nesse aspecto, porém, o Kadett leva vantagem. Apesar de não receber nenhuma alteração para 1991, tem um desenho moderno e linhas bem mais atuais que o Voyage . E isso se reflete também no espaço interno . Apesar do Kadett ser ligeiramente mais curto pelo fato de dispor de motor e câmbio colocados transversalmente, além de um pouco mais largo, o espaço nos bancos, na frente e atrás, é maior do que no Voyage , permitindo melhor conforto aos passageiros e motorista . Voyage tem pior acesso ao porta-malas e maior espaço para bagagens. (Foto: Carlos de Paula)   Uma vantagem que leva também no porta-malas , pois sua concepção de carro dois volumes permite a retirada da tampa interna e, se necessário, o banco traseiro pode ser rebatido , ampliando bastante o volume útil de carga . No Voyage o estepe está colocado lateralmente, roubando um bom espaço do porta-malas. De resto os dois são bem similares: motor 1.800 , câmbio de cinco marchas, suspensão com molas helicoidais, independente na frente tipo McPherson e traseira semi-independente com eixo de torção. Um conjunto que, em ambos, permite bom desempenho e conforto ao rodar. E, apesar de não terem a mesma forração antirruído das versões mais caras, são razoavelmente silenciosos em qualquer situação. O consumo de combustível é um item que não pode ser desprezado. E aqui a vantagem foi do Voyage , apesar das linhas bem mais aerodinâmicas do Kadett . E isso se explica pelo maior peso do carro da GM e o torque mais elevado do carro da VW . No roteiro padrão de Autoesporte de cidade, com os dois automóveis andando juntos e os pilotos se revezando , para eliminar ao máximo as diferenças de trânsito e de maneira de dirigir, o Voyage chegou aos bons 11,14 km/l contra os 9,10 km/l do Kadett . Uma diferença respeitável de 2 km/l de gasolina . Comportamento adequado e seguro para o Voyage em curvas, mas pneus mais largos dão uma pequena vantagem ao Kadett (Foto: Carlos de Paula)   Na estrada, no roteiro padrão Autoesporte, a diferença diminuiu , o que demonstra a validade de linhas mais aerodinâmicas. Mas o Voyage continuou ganhando, com 15,94 km/l contra 14,93 km/l do Kadett – uma diferença de 1 km/l, o que demonstra a vantagem do menor peso. Em relação à autonomia a vantagem é clara do Voyage, principalmente na cidade, já que os dois carros, nas versões a gasolina, são equipados com tanques de 47 litros . No desempenho havia uma expectativa de que o Voyage seria bem melhor que o Kadett, apesar de ambos terem motor 1.800 com 95 cv de potência . É que, por ser mais leve e possuir torque 9% maior, o Voyage se demonstrava mais ágil. Mas não foi isso que nossos equipamentos de teste revelaram. Nas acelerações de 0 a 100 km/h , o Voyage foi levemente mais rápido , 11,56 s contra 11,73 s do Kadett. Mas perdeu para as acelerações de 0 a 80 km/h, com 7,77 s contra 7,64 s do carro da GM . Situação que se repetiu nas acelerações de 0 a 400 m e 0 a 1.000 m . E isso acontece por causa dos pneus 155 com que o Voyage vem equipado de série contra os 165 do Kadett , um pouco mais largos e com raio dinâmico maior. Isso faz com que nas acelerações mais fortes os pneus do Voyage percam aderência violentamente, fazendo-o perder tempo no início e, depois, se recupere. E, mesmo tentando controlar a potência no acelerador, os tempos de aceleração não melhoram . Comportamento adequado e seguro para o Voyage em curvas, mas pneus mais largos dão uma pequena vantagem ao Kadett (Foto: Carlos de Paula)   Trata-se de um erro da VW, pois os pneus da versão CL não conseguem transferir ao solo toda a potência que o motor 1.800 oferece , tornando, inclusive, o carro difícil de ser controlado em pisos molhados . É comum, mesmo acelerando pouco nessas situações, ficar derrapando com as rodas dianteiras e perder o controle direcional, o que exige uma experiência maior do motorista. Uma situação que se agrava em curvas, pois, se não for acelerado com moderação, as rodas começam a patinar e o carro a mudar sua trajetória original . Pneus 175/70 13 , como os que equipam o Voyage na versão GL , deveriam fazer parte do pacote do CL com motor 1.8 . A diferença de preço que isso acarreta é pequena e, certamente, não justifica a menor segurança que esses pneus 155 acarretam no CL 1.8. Nas retomadas de velocidade, quando a aderência dos pneus não influi, o Voyage se demonstra mais ágil . Assim, seu menor peso e as relações finais de transmissão mais curtas fazem com que seja mais rápido em qualquer situação do que o Kadett (veja quadro de resultados) e se traduz, ainda, em uma menor troca de marchas nas ultrapassagens . Na velocidade máxima, porém, o carro da GM , com seu perfil aerodinâmico melhor, acabou andando mais rápido : 172,050 km/h contra 168,733 km/h do Voyage . O comportamento de ambos em curvas é praticamente igual. Usam o mesmo tipo de suspensão e, apesar da diferença de peso , reagem da mesma forma : são neutros em curvas de alta velocidade, desgarrando de frente em curvas de baixa velocidade feitas no limite. Um comportamento seguro e adequado. O Kadett , porém, leva uma pequena vantagem por causa dos pneus mais largos, começando a desgarrar em velocidades maiores. Uma vantagem, pelo mesmo motivo, que também acabou levando nos espaços de frenagem, que foram melhores do que os do Voyage. O Voyage foi mais econômico que o Kadett em todas as situações. (Foto: Carlos de Paula)   Resumindo, nessa versão básica o Kadett e o Voyage se equivalem em muitos detalhes . A vantagem do Kadett fica por conta de um projeto mais moderno, atual e que oferece um conforto interno maior, além de ter-se mostrado mais equilibrado no conjunto carro/moto r. O Voyage, apesar de já demonstrar o peso dos anos em sua concepção geral, apresenta a vantagem de ser mais econômico, um detalhe que, nos dias atuais, pode transformar-se em fator importante na hora de comprar um carro. Desempenho Kadett SL >> Voyage CL Consumo (km/l) Cidade: 9,10 >> 11,14 Estrada: 14,93 >> 15,94 Aceleração (s) 0 a 80 km/h: 7,64 >> 7,77 0 a 100 km/h: 11,73 >> 11,56 0 a 120 km/h: 16,46 >> 16,35 0 a 400 m: 18,11 >> 18,23 0 a 1000 m: 33,70 >> 33,61 Retomada de velocidade (s) 3ª. marcha, 40 a 80 km/h: 7,61 >> 7,69 4ª. marcha, 40 a 80 km/h: 11,91 >> 10,59 4ª. marcha, 60 a 100 km/h: 11,20 >> 10,17 4ª. marcha, 80 a 120 km/h: 12,30 >> 10,81 5ª. marcha, 60 a 100 km/h: 16,89 >> 13,97 5ª. marcha, 80 a 120 km/h: 17,87 >> 14,58 Velocidade máxima (km/h) Média de quatro passagens: 172,050 >> 168,733 Melhor passagem: 173,500 >> 171,600 Espaços de frenagem (m) 60 km/h: 17,20 >> 16,55 80 km/h: 28,50 >> 32,65 100 km/h: 47,35 >> 49,45 FICHA TÉCNICA KADETT SL 1.8 Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros, gasolina Cilindrada (diâm. X curso): 1.796 cm3 (84,8 x 79,5 mm) Alimentação: Carburador de corpo duplo Relação de compressão: 8,8 Potência: 95 cv a 5.800 rpm Torque: 14,3 mkgf a 3.000 rpm Tração: Dianteira Relação de diferencial: 3,94 Relações de câmbio (manual): 1ª.) 3,55 2ª.) 1,95 3ª.) 1,28 4ª.) 0,89 5ª.) 0,71 Ré) 3,33 Suspensão dianteira: Rodas independentes tipo McPherson, triângulo inferior, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora Suspensão traseira: Rodas semi-independentes, interligadas por eixo de torção, braços longitudinais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora Freios: Duplo circuito servoassistidos. Dianteiros a disco, traseiros a tambor Direção: Pinhão e cremalheira Diâmetro de giro: 10,50 metros Pneus: 165 SR 13 Rodas: 5 ½ x 13 pol Dimensões (CxLxA): 3,99 x 1,66 x 1,39 m Entreeixos (Bitolas D e T): 2,52 m (1,40 e 1,40 m) Peso: 980 kg Tanque: 47 litros VOYAGE CL Motor: Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, gasolina Cilindrada (diâm. X curso): 1.781 cm3 (81 x 86,4 mm) Alimentação: Carburador de corpo duplo Relação de compressão: 8,5 Potência: 95 cv a 5.400 rpm Torque: 15,6 mkgf a 3.200 rpm Tração: Dianteira Relação de diferencial: 4,11 Relações de câmbio (manual): 1ª.) 3,45 2ª.) 1,79 3ª.) 1,13 4ª.) 0,83 5ª.) 0,68 Ré) 3,17 Suspensão dianteira: Rodas independentes tipo McPherson, triângulo inferior, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora Suspensão traseira: Rodas semi-independentes, interligadas por eixo de torção com função auto-estabilizante, braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos Freios: Duplo circuito servoassistidos. Dianteiros a disco, traseiros a tambor Direção: Pinhão e cremalheira Diâmetro de giro: 9,70 m Pneus: 155 SR 13 Rodas: 5 x 13 pol Dimensões (CxLxA): 4,07 x 1,60 x 1,34 m Entreeixos (Bitolas D e T): 2,35 m (1,35 e 1,37 m) Peso: 925 kg Tanque: 47 litros Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? 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