Teste: Novo Volvo XC90 evolui sem mudanças drásticas

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Teste: Novo Volvo XC90 evolui sem mudanças drásticas => https://revistaautoesporte.globo.com/testes/noticia/2020/09/teste-novo-volvo-xc90-evolui-sem-mudancas-drasticas.html

Grades, rodas e uma discretíssima mudança na parte inferior dos para-choques concentram as novidades da linha 2020 (Foto: Divulgação )   Geralmente não é uma boa notícia quando você muda tão pouco que ninguém repara. Mas, no caso do Volvo XC90 , a reestilização da linha 2020 pode ser interpretada como a evolução do ícone da nova era da marca sueca. A segunda geração do XC90 chegou em 2015 com mudanças profundas, tendo sido o primeiro carro completamente novo da Volvo desde sua aquisição pelos chineses da Geely. No entanto, o SUV manteve o perfil retilíneo e as linhas conservadoras que marcaram o modelo — e as mais de 320 mil unidades vendidas no mundo inteiro mostram que isso não é exatamente ruim. Enquanto a revolução de verdade não chega com a terceira geração (e uma inédita versão elétrica), o novo XC90 recebeu apenas algumas melhorias de sistemas e mudanças no interior só para que os consumidores identifiquem que o modelo foi renovado. E mesmo assim isso será difícil : por fora as mudanças se concentram em um novo desenho na parte inferior dos dois para-choques e na grade do radiador, agora côncava. A grade do radiador agora é côncava e com filetes verticais (Foto: Divulgação)   Por dentro a maior mudança na versão Inscription T8 avaliada por Autoesporte está na alavanca do câmbio. Ela continua sendo feita de cristal pela Orrefors , mas ganhou um visual mais elaborado. O eficiente sistema multimídia Sensus agora passa a oferecer integração para Android Auto, mas tanto ele quanto o Apple CarPlay continuam exigindo o uso de cabos . A cabine tem acabamento impecável e mistura couro, plástico emborrachado e alumínio (Foto: Divulgação)   A ausência da conexão wireless, de mais do que só duas entradas USB e de carregador de celulares por indução são os poucos pontos fraco do modelo, que vem equipado com tudo o que se espera de um SUV para sete pessoas que custa R$ 434.950 . O pacote inclui a última versão do controlador de velocidade adaptativo da marca, que, somado ao assistente de manutenção de faixa, já é capaz de conduzir o carro sozinho por alguns segundos sem intervenção do motorista — inclusive na cidade. A icônica alavanca de câmbio de cristal ganhou um novo desenho (Foto: Divulgação)   O pacote híbrido com motor 2.0 turbo a gasolina combinado a outro elétrico é mais do que suficiente para dar vigor de sobra às mais de 2 toneladas. Segundo a fábrica o zero a 100 km/h é feito em ótimos 5,6 segundos , enquanto o consumo pelo Inmetro é de 15,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada. A bateria de 11,6 kWh ocupa o lugar que seria do cardã (a tração integral é feita usando o motor a combustão na dianteira e o elétrico na traseira ) e dá autonomia de até 43 km . Mas carregá-la exigirá melhorias na infraestrutura da sua garagem. Mesmo o chamado carregador de emergência, que normalmente se liga à tomadas comuns de três pinos, nos Volvo ele exige um conector no padrão Steck, mais rara. Sueco levado Os falsos apliques do escapamento foram redesenhados. A suspensão abaixa o carro quando ele é desligado para facilitar o acesso (Foto: Divulgação)   A vasta cabine é uma das poucas do mercado a oferecer um mínimo de conforto para adultos até na terceira fileira. Os bancos com ajuste elétrico na dianteira têm aquecimento e ventilação: massagem, só no topo de linha Excellence , com quatro assentos e vendido sob encomenda. O ar-condicionado de quatro zonas possui difusores na coluna e console central para quem está atrás, e o amplo teto-solar fecha a cortina automaticamente em dias quentes caso você se esqueça após estacionar. O XC90 é um dos poucos SUVs a oferecer dignidade para adultos na terceira fileira (Foto: Divulgação)   O conservadorismo do XC90 surge em detalhes discretos como os sutis apliques de alumínio no acabamento e no quadro de instrumentos digital customizável, mas com menos firulas que os disponíveis nos concorrentes. Essa sobriedade contrasta com a mudança de personalidade que o Volvo é capaz ao optar pelo modo de condução esportivo. Nele a suspensão fica mais baixa e firme, o volante tem menos assistência e até o pedal de freio muda a dureza . Tudo para acompanhar os mais de 400 cv de potência combinada. As rodas de série são de 20", mas podem ser trocadas por aros de 22" — um opcional de R$ 30 mil (Foto: Divulgação)   A dinâmica nesta configuração sobressai o perfil corpulento do enorme SUV — parece que você está dirigindo um carro muito menor. Sair à frente do tráfego em saídas de semáforos é tão fácil quanto operar a tela vertical no console de 8,7 polegadas. Mas até aqui o conservadorismo deixa sua marca, com o trem de força gerando menos ruído que muito sedã médio 2.0 . É quase impossível identificar o novo XC90 na rua, mas certamente isso não irá impactar sua clientela ainda específica. O foco da marca na eletrificação — agora o conjunto híbrido é oferecido em todas as versões — é um caminho sem volta, assim como a compulsória velocidade máxima limitada em 180 km/h que em breve será implementada em todos os modelos. Seu posicionamento no topo da pirâmide dos SUVs mitiga alguns pontos fracos da Volvo no Brasil, sobretudo a cesta de peças com preços elevados . As mudanças não são suficientes para lhe garantir a liderança do segmento, mas, no caso do XC90, isso está longe de ser um problema. Ficha técnica Motor a combustão: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 2.0 16V, turbo, injeção direta, gasolina Potência : 320 cv a 5.700 rpm Torque : 40,8 kgfm a 2.200 rpm Motor elétrico: Traseiro, transversal, síncrono de ímã permanente Potência : 87 cv a 7.000 rpm Torque : 24,5 kgfm a 3.000 rpm Potência combinada : 407 cv Torque combinado : 65,3 kgfm Câmbio : Automático, 8 marchas, tração integral híbrida Direção : Elétrica, 11,8 (diâm. de giro) Suspensão : Independente, Braços sobrepostos(dianteira) e multibraço (traseira) com molas pneumáticas Freios : Discos ventilados (dianteira e traseira) Pneus : 275/45 R20 Dimensões Comprimento : 4,95 m Largura : 1,92 m Altura : 1,78 m Entre-eixos : 2,98 m Tanque : 70 litros Bateria : Íon-lítio, 11,6 kWh Porta-malas : 262/640 litros (fabricante) Peso : 2.354 kg Central multimídia : 8,7 pol., sensível ao toque, Android Auto e Apple CarPlay (c/fio) Garantia : 2 anos Seu bolso Revisões até 60 mil km : R$ 12.304 Cesta de peças* : R$ 69.261 *farol direito, retrovisor externo direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro do ar-condicionado, filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível (se aplicável) Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? 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