Teste: VW Nivus Comfortline - versão de entrada é boa opção para quem não se liga nas últimas tecnologias

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Teste: VW Nivus Comfortline - versão de entrada é boa opção para quem não se liga nas últimas tecnologias => https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2020/09/teste-vw-nivus-comfortline-versao-de-entrada-e-boa-opcao-para-quem-nao-se-liga-nas-ultimas-tecnologias.html

Crossover é gostoso de dirigir e tem lista de série interessante (Foto: André Schaun)   Na hora de comprar um carro, o que mais importa para você: o conforto e a tecnologia que o modelo em questão oferece ou o prazer ao dirigir? Apesar de gostar muito de acompanhar as novidades e tendências do setor, especialmente no que diz respeito a segurança e conectividade a bordo, eu sempre fui mais inclinada a torcer pelo segundo time. Porque me irrita mais guiar um carro que dê trancos nas trocas de marchas e seja lento nas retomadas do que um que não tenha regulagem do ar-condicionado em diferentes temperaturas ou conexão para meu celular na central multimídia . Tudo isso para falar que a versão Comfortline do Volkswagen Nivus pode ser uma excelente opção para quem ainda não se convenceu a pagar quase R$ 100 mil pela configuração de topo, a Highline. Ou seja, dá para economizar R$ 12.400 se você abrir mão de equipamentos que, sim, são bacanas, mas não intereferem na sensação ao volante, já que a mecânica entre as versões não muda. Comfortline parte de R$ 85.890 (Foto: André Schaun)   As duas são equipadas com o já conhecido 1.0 turbo de três cilindros , o mesmo encontrado no Polo, modelo no qual o Nivus se baseia, e no T-Cross, com o qual deve disputar atenções na família de origem alemã . Esse motor é bem espertinho: entrega um bom desempenho e agrada pelo comportamento nas ruas, com seus 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina . Mas o que contribui para essa agilidade toda é o torque de 20,4 kgfm entregue em baixa rotação, a 2.000 rpm .  Bancos são de tecido, mas a mecânica é a mesma nas duas versões (Foto: André Schaun)   Painel de intrumentos é analógio, enquanto na de topo é digital (Foto: André Schaun)   O câmbio automático de seis marchas até dá uns trancos quando é necessário acelerar mais rápido, mas, no geral, tem um casamento harmonioso com o três-cilindros. O conjunto da obra do Nivus é acertado, um carro com suspensão bem calibrada , boa dinâmica e números que agradam na pista: zero a 100 km/h feito em 9,9 segundos e bons resultados em retomada e frenagem. Já o consumo médio, de 8,5 km/l, poderia ser melhor. Porta-malas leva bons 415 litros (Foto: André Schaun)   E não é que o Comfortline seja um "carro pelado", não! Nem poderia, uma vez que o mercado não aceita mais modelos sem o mínimo conforto e segurança nessa faixa de preço . A lista de itens de série inclui direção elétrica, seis airbags, ar-condicionado, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, alerta de frenagem de emergência, trio elétrico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e som com tela de 6,5" sensível ao toque, só para citar os principais. Por fora, rodas são diferentes e não há faróis de neblina (Foto: André Schaun)   Se ainda assim você fizer questão de uma central multimídia mais moderna , compatível com Apple CarPlay ou Android Auto, o pacote opcional Play & Tech inclui a nova VW Play, com todos esses recursos em tela colorida de 10", além de ACC com frenagem de emergência e monitoramento frontal, sistema autônomo de frenagem a até 50 km/h e volante com paddle shifts, por R$ 3.520 — ainda R$ 9.150 a menos que o Highline . Você terá de abrir mão de itens como painel de instrumentos digital, partida por botão, bancos de couro, ar-condicionado eletrônico e rodas aro 17 . É para pensar, não? TESTE Aceleração 0 - 100 km/h: 9,9 s 0 - 400 m: 17 s 0 - 1.000 m: 31,2 s Vel. a 1.000 m: 168,9 km/h Vel. real a 100 km/h: 98 km/h Retomada 40 - 80 km/h (Drive): 4,3 s 60 - 100 km/h (D): 5,6 s 80 - 120 km/h (D): 7 s Frenagem 100 - 0 km/h: 37,5 m 80 - 0 km/h: 24,9 m 60 - 0 km/h: 14,1 m Consumo Urbano: 7,7 km/l Rodoviário: 9,4 km/l Média: 8,5 km/l Aut. em estrada: 488,8 km FICHA TÉCNICA Motor: Dianteiro, transversal, 3 cil. em linha, 1.0, 12V, injeção direta, turbo, flex Potência: 128 cv (E) e 116 cv (G) a 5.500 rpm Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm Câmbio: Automático, seis marchas, tração dianteira Direção: Elétrica Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) Freios: Discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.) Pneus: 205/60 R16 Tanque: 52 litros Porta-malas: 415 litros (fabricante) Peso: 1.199 kg Garantia: 3 anos Dimensões Compr.: 4,26 metros Largura: 1,75 m Altura: 1,49 m Entre-eixos: 2,56 m Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. saiba mais COMPARATIVO: VW NIVUS E CHEVROLET TRACKER APOSTAM NO DESIGN E NA CONECTIVIDADE COMPARATIVO: VW NIVUS X T-CROSS SÃO RIVAIS DE BERÇO. QUAL LEVA A MELHOR? VÍDEO: POR QUE O NIVUS NÃO É UM POLO SUV — E ISSO É UM PROBLEMA PARA O T-CROSS    



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