Dicas para usar melhor o câmbio automático do seu carro | Notícias Automotivas

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Câmbio automático O câmbio automático facilita a vida do motorista que enfrenta o trânsito diariamente, ao dispensar a embreagem e o seu pedal e dar um descanso para o pé esquerdo. + Veja quais são os 5 carros automáticos mais baratos do mercado brasileiro + Chevrolet Spin 2022 estreia nova versão com câmbio automático + Avaliação: Peugeot 2008 THP ganha o câmbio automático que faltava + Cartão de estacionamento para idoso poderá virar digital; saiba mais As transmissões automáticas podem ser do tipo convencional ou CVT. Embora o seu princípio básico de uso seja simples (bastando engatar "D" para ir para frente, "R" para marcha à ré, "P" para estacionamento e "N" para paradas prolongadas), alguns macetes e cuidados ajudam a tirar o melhor rendimento deste tipo de transmissão. Você sabia, por exemplo, que é possível recorrer a marchas baixas e poupar os freios em uma descida de serra? Ou que basta pisar fundo no acelerador para que a transmissão entenda que você precisa de desempenho? Confira a seguir algumas dicas para você dirigir melhor um carro com câmbio automático . Novo Jeep Compass S 1 de 13 Novo Jeep Compass S (Foto: Divulgação)Novo Jeep Compass S (Foto: Divulgação) Novo Jeep Compass S (Foto: Divulgação) Novo Jeep Compass S (Foto: Divulgação) //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_6097c177d0848').find('div.td-slide-item.td-item4')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("2fd525204aa6a0f941278546197027dd1"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Novo Jeep Compass S (Foto: Divulgação) Novo Jeep Compass S (Foto: Divulgação) Novo Jeep Compass S (Foto: Divulgação) //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_6097c177d0848').find('div.td-slide-item.td-item8')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("2fd525204aa6a0f941278546197027dd2"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Novo Jeep Compass S (Foto: Divulgação) Novo Jeep Compass S (Foto: Divulgação) Novo Jeep Compass S (Foto: Divulgação) //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_6097c177d0848').find('div.td-slide-item.td-item12')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("2fd525204aa6a0f941278546197027dd3"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Novo Jeep Compass S (Foto: Divulgação) Publicidade Publicidade Publicidade Freio motor Nos carros com câmbio manual, somos sempre lembrados de que é importante descer a serra engrenado, em geral usando na descida a mesma marcha que usamos para subir. Pois o mesmo é possível nos carros com câmbio automático. Essa função freio motor é identificada de diferentes formas nos indicadores de marcha. Em alguns modelos, isso é indicada por números (que apontam a marcha até onde a transmissão irá cambiar), ou por letras como "L" ou até "S", que identifica o modo esportivo do câmbio, que também pode ser usado para segurar o automóvel. O mesmo efeito pode ser obtido usando também a opção de trocas manuais, nos automóveis que contam com esta opção. Nunca guiar na banguela Uma coisa que nunca deve ser feita com o veículo automático é girar as rodas de tração por um trecho longo com o câmbio na posição "N". Nesta posição, o câmbio automático não é lubrificado, causando danos aos seus componentes internos. Deve ser evitada também a prática de passar o câmbio para "N" sempre que parar no semáforo. A função ponto-morto deve ser empregada apenas para deixar as rodas livres em caso de manutenção ou em caso de paradas prolongadas. Segurança ao estacionar Já ficou em dúvida entre usar o "P" ou o "N" ao estacionar o veículo? Pois o correto ao parar é usar a primeira opção. Isso acontece pois a função "P" tem o mesmo efeito de estacionar o carro com câmbio manual engrenado, impedindo que o veículo se mova em caso de falha no freio de estacionamento. Potência de emergência Os câmbios automáticos contam ainda com uma função chamada kick-down . Ao pisar totalmente no acelerador, o câmbio entende que o motorista precisa de força e potência máximas e comanda automaticamente o engate de uma marcha inferior. Neste caso, a transmissão só passará a uma marcha superior quando é atingida a rotação máxima do motor. Segurando na "embreagem" Uma característica dos carros automáticos é o fenômeno conhecido como "creeping", no qual o carro se move sozinho quando o câmbio está na posição "D". E muita gente se aproveita dessa característica para segurar o veículo em um declive. Essa prática é condenada pelos fabricantes, já que pode provocar o superaquecimento da transmissão. Para arranque nessas situações, use o freio normal ou o de estacionamento. Manutenção Diferente dos câmbios manuais, a transmissão automática exige trocas periódicas do lubrificante. O tipo de lubrificante e o prazo para troca podem ser consultados na documentação técnica do veículo. Rodar com o lubrificante vencido, além de afetar o desempenho, pode provocar a quebra da transmissão. 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