Avaliação: Honda CR-V 2022 amplia segurança com design atraente | Notícias Automotivas

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O Honda CR-V 2022 foi atualizado este ano e trouxe mudanças visuais sutis, porém, o destaque fica para a assistência ao condutor, ampliada com o pacote Honda Sensing. O SUV da Honda, importado do México, chega ainda com mudanças no interior, tornando a habitabilidade mais prática no dia a dia, assim como a impressão de qualidade percebida. Traz recursos como carregamento indutivo e USB reposicionados ajudam, bem como um revitalizado porta-objetos central, botão físico na multimídia e sistema de som melhorado. Na mecânica, o motor é o mesmo 1.5 VTC Turbo de 190 cavalos e 24,5 kgfm, com transmissão CVT e a tração integral sob demanda, porém, agora com Start&Stop. Preço? Altos R$ 264.900… Por fora… O Honda CR-V já tinha um visual bem atraente no modelo anterior, mas na linha 2022, ele foi revitalizado com grade redesenhada e com acabamento que acompanha os faróis full LED. Além disso, os faróis de neblina em LED deixaram o conjunto mais sofisticado, assim como o para-choque com desenho mais robusto, tendo uma moldura retangular e envolvente. Já as rodas de liga leve aro 18 polegadas são escurecidas agora e agradam visualmente, mantendo os sapatos com medidas 235/60 R18. A Honda adicionou um friso cromado nas laterais. Na traseira, o visual foi realçado com um olhar escurecido das lanternas em LED, que combinam bem com os faróis. O friso cromado ficou escurecido também. O para-choque foi redesenhado e recebeu novas ponteiras de escape, mas a melhor novidade para o exterior está no teto, o vidro panorâmico com abertura elétrica finalmente chegou. Por dentro… No interior, o Honda CR-V 2022 tem um habitáculo com muito espaço e conforto, agora mais iluminado com o teto solar panorâmico. O acabamento bege dos assentos torna o ambiente mais aconchegante. Além disso, para dar mais percepção de luxo ao interior, o CR-V 2022 recebe aplique imitando madeira no console, painel e portas. Outra novidade é o reposicionamento das duas portas USB. Agora elas ficam junto ao carregador indutivo de smartphone, sendo necessário acionar um botão para ativá-lo. Quando a luz verde se acende, o aparelho está carregado. Isso torna o uso do smartphone mais prático, mas Android Auto e CarPlay continuam precisando de cabo. Por isso, a aproximação dos conectores. Outra novidade é o porta-objeto central, sob o apoio de braço. A prancheta móvel cobre todo o espaço, você também pode deixa-lo parcial ou totalmente aberto, dobrando-se para cima. Ficou mais prático. O conjunto interno continua muito bom, com display multifuncional no painel, onde se pode guiar pela navegação do GPS nativo ou ver a força aplicada às rodas, por exemplo. A multimídia atende bem e traz câmera de ré em 180 graus e com visual do para-choque, bem como a reprodução do LaneWatch, que já existia no modelo. O câmbio com alavanca avançada é uma característica do CR-V e agora tem botão do "Idle-Stop", como a Honda chama (inclusive nas motos) o popular Start&Stop. No conforto, os bancos em couro são agradáveis, com os dianteiros tendo ajuste elétrico, inclusive lombar, bem como duas memórias para o motorista. Para quem busca espaço, o CR-V é ideal, com banco traseiro reclinado e pronto para botar a família na estrada. O espaço para as pernas é inquestionável, assim como o bagageiro. Este vem com 522 litros, mas pode ser ampliado para 1.084. Mais? Tem acionamento automático da tampa, incluindo sensor de aproximação sob o para-choque. Por ruas e estradas… O Honda CR-V 2022 preserva o bom motor L15 1.5 VTC Turbo, que tem duplo comando variável VTEC no cabeçote, intercooler e injeção direta de alta pressão. O propulsor de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, de construção em alumínio, entrega 190 cavalos a 5.600 rpm e 24,5 kgfm entre 2.000 rpm e 5.000 rpm. Bem elástico, o motor da Honda garante sempre uma boa resposta, independente da rotação no cotidiano. No trânsito urbano, por exemplo, ele gira a 1.500 rpm normalmente. Já na estrada, em cruzeiro, ele fica perto de 2.000 rpm, mas em ultrapassagens ou retomadas, o ponteiro rapidamente salta para 3.500 rpm ou mais. A reação não é totalmente imediata. O motivo é a transmissão CVT que, por melhor calibrada que seja, ainda desliza e retém uma parte do desempenho do motor, porém, isso fica apenas evidente em cruzeiro no modo Eco. Também em pequenos aclives, o ponteiro tende a subir rapidamente, buscando força do motor, sendo outra obra do CVT. No geral, porém, a condução é agradável e com boa força. Enchendo o pé ou buscando o modo Sport, o Honda CR-V 2022 responde muito bem, mesmo com algum deslize por parte do câmbio, mas suficiente para não ficar devendo nada. Com giros bem altos, a rotação passa um pouco de 6.000 rpm e corta. Também sobra em retomadas e saídas de semáforo, ainda mais impulsionado pela tração nas quatro rodas. No entanto, rodando com pé em cima, mesmo em velocidades mais altas, apenas a tração dianteira atua. Basta pressionar um pouco mais para que o AWD atue de forma imediata. Nas paradas, o Idle-Stop entra em ação para desligar o motor e sua partida é rápida, não incomodando. Ainda assim, o CR-V 2022 gastou mais que o modelo 2019, avaliado pelo NA. Em circuito urbano, o SUV da Honda fez 9,8 km/l, enquanto na estrada rendeu média de 13 km/l. O modelo também ficou 12 kg mais pesado. Além disso, durante a condução, seja urbana ou rodoviária, o Honda CR-V manteve a boa característica do rodar macio e silencioso, garantindo maior conforto no dia a dia. Outro bom atributo do CR-V é a suspensão, que suporta bem pisos irregulares, pavimentos ruins e ruas de terra bem esburacadas, gerando quase nenhum ruído de acabamento. Em realidade, apenas a cobertura do porta-malas e um ou outro cinto fazem barulho nessa situação. Na estrada, mesmo em curvas bem fechadas, o Honda CR-V 2022 agrada ao volante. O controle dinâmico da direção elétrica integrada com os controles de tração e estabilidade dão ao CR-V uma sensibilidade muito boa, ampliando o prazer ao dirigir. Ao volante, nas ultrapassagens, o condutor conta com o LaneWatch, acionado pela haste do farol ou quando liga o pisca direito, projetando a imagem da lateral do veículo com barras. Mas, novidade importante mesmo é o pacote do Honda Sensing, que trouxe controle de cruzeiro adaptativo, sendo ajustável em distância no volante. Além dele, o SUV dispõe do alerta de faixa, seja segmentada ou contínua, sendo que nessa última ele reduza a velocidade. O sistema da Honda é mais moderno que o da GM, por exemplo. Com uma câmera digital no para-brisa, o sistema centra o CR-V na faixa de rolamento, permitindo até fazer curvas bem abertas, mas rapidamente exigindo as mãos do condutor. Ele corrige levemente a saída de faixa e "sacode" o volante quando o motorista fica tempo demais sem botar as mãos na direção. O SUV tem ainda alerta de colisão com frenagem ativa. Com esse pacote, viajar com mais segurança agora é um dos atributos do CR-V, que dispõe de boa posição de dirigir e de recursos que tornam a condução mais agradável. Por você… O Honda CR-V 2022 não vem para buscar novos clientes para a marca, em realidade, ele quer manter os que já têm. O público desse produto é fiel e muda de geração. São 500 para 2021. Bem completo, o SUV não quer ostentar luxo, visto que não é sua proposta, apesar do aplique amadeirado… Como um bom SUV, daqueles para ficar um bom tempo na família, o CR-V é ideal. Ele oferece recursos como chave presencial com partida remota, faróis adaptativos, tampa do bagageiro elétrica, 2 USB atrás, saídas de ar condicionado traseiras, ar dual zone, etc. O conjunto motriz é muito bom e tem a proposta de conforto ao dirigir, bem como frugalidade na operação. Bem espaçoso e com bagageiro generoso, o Honda CR-V cumpre a missão. Já o preço reflete nossa realidade, visto que deveria estar custando bem menos. Basta olhar para o híbrido Toyota RAV4 por R$ 276.440. Mas, quem é fiel acaba pagando. Medidas e números… Ficha Técnica do Honda CR-V Touring 2022 Motor/Transmissão Número de cilindros – 4 em linha, turbo e injeção direta Cilindrada – 1.498 cm³ Potência – 190 cv a 5.600 rpm (gasolina) Torque – 24,5 kgfm a 2.000 rpm (gasolina) Transmissão – CVT com sete marchas virtuais e trocas manuais na alavanca e no volante Desempenho Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,0 segundos Velocidade máxima – 200 km/h Rotação a 110 km/h – 1.900 rpm Consumo urbano – 9,8 km/litro (gasolina) Consumo rodoviário – 13,0 km/litro (gasolina) Suspensão/Direção Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink Elétrica Freios Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB Rodas/Pneus Liga leve aro 18 com pneus 235/60 R18 Dimensões/Pesos/Capacidades Comprimento – 4.631 mm Largura – 1.855 mm (sem retrovisores) Altura – 1.689 mm Entre eixos – 2.660 mm Peso em ordem de marcha – 1.629 kg Tanque – 57 litros Porta-malas – 522 litros Preço: R$ 264.900 (versão avaliada) Honda CR-V Touring 2021 – Galeria de fotos © Noticias Automotivas. 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