Fiat Pulse 2022: preço, consumo, motores, versões, ficha técnica | Notícias Automotivas

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Em meio a tantos lançamentos todos os anos, de vez em quando o mercado automotivo recebe um modelo que promete fazer mais barulho que o normal. Esse parece ser o caso com o Fiat Pulse 2022. A marca italiana já lidera alguns segmentos, especialmente com as picapes Strada e Toro. Além disso, ela tem visto resultados cada vez melhores com o Argo, que se firmou como a maior ameaça para a dupla Onix e HB20. Mas sempre pareceu estar faltando algo para que a Fiat pisasse com autoridade em todos os territórios. Nada melhor, então, que buscar um lugar ao sol onde ninguém quer ficar de fora: o segmento de SUVs. Por outro lado, o número de concorrentes e a força de alguns deles pode dificultar bastante o caminho que ela quer traçar com essa última novidade. Será que o Pulse 2022 tem o necessário para brigar no topo? Confira todos os detalhes! Fiat Pulse 2022 – detalhes O lançamento do Fiat Pulse 2022 ocorreu em 19 de outubro de 2021, mas a expectativa em torno disso começou bem antes. E boa parte desse sentimento foi provocada por uma inteligente estratégia de marketing da marca. Enquanto a maioria dos fabricantes esconde a sete chaves tudo relacionado ao desenvolvimento de novos automóveis, a Fiat decidiu ir pelo caminho oposto, especialmente ao revelar o modelo final no BBB 21. Como parte dessa ação, ela também divulgou uma pesquisa que daria nome ao SUV que até então era chamado apenas de "Progetto 363", tendo as opções Tuo, Domo e Pulse. Além dos finalistas do reality show, mais de 380 mil pessoas participaram da escolha . Outra estratégia usada pela marca italiana foi criar uma websérie com cinco capítulos para que todos pudessem acompanhar o desenvolvimento do Pulse 2022, revelando ainda diversos aspectos de sua planta em Betim (MG). A maneira diferente com que a Fiat tratou a chegada de seu SUV não eliminou algo que sempre acontece nos meses antecedentes a qualquer lançamento: os diversos flagras pelas ruas brasileiras. Isso ficou ainda mais evidente por se tratar de um carro feito aqui mesmo no Brasil, com todos os testes de rua sendo feitos nos arredores da planta mineira e em outras localidades. Aliás, o fato de ter sido revelado meses antes deixou os engenheiros da marca bem mais tranquilos para circular com o Pulse por aí sem qualquer camuflagem. Toda essa estratégia da marca, junto com a extensa cobertura da imprensa especializada, poderia parecer um exagero se não estivéssemos falando de um modelo tão importante para o mercado nacional. Essa afirmação tem base em diversos fatores, como o fato da Fiat ser hoje a líder entre automóveis e comerciais leves, com 22,82% de participação. Além disso, o Pulse 2022 chega para brigar no segmento mais disputado e desejado por todas as marcas. Ou seja, todos querem saber como a marca líder de mercado (e com um dos melhores desempenhos do ano) vai se comportar na briga entre os SUVs compactos, onde o que não falta é concorrência pesada e grande interesse do público. Um Argo altinho ou muito mais que isso? É difícil esperar que qualquer lançamento apareça com linhas 100% inéditas, afinal todas as montadoras preferem aproveitar elementos de outros modelos e seguir sua própria identidade visual. Isso pode fazer com que alguns olhem para o novo Pulse 2022 e pensem que ele não passa de um Argo anabolizado, o que convenhamos não seria nenhum pecado. Um olhar mais atento, porém, revela que a novidade é muito mais do que isso. A dianteira do SUV certamente vai atrair olhares por ser mais alta e imponente, com uma ampla abertura na parte inferior e um ângulo de entrada de 20,4 graus. Ela mescla partes em plástico preto com contornos cromados, sem esquecer do destacado logo da marca e do Fiat Flag na grade. Na versão mais cara, a parte superior dos faróis em LED é unida com um friso, chamado pela marca de wide blade. Além disso, os faróis de neblina também são em LED e aparecem numa posição um pouco mais alta que o convencional. A parte inferior do para-choque conta com uma peça plástica que segue pelas laterais, contornando as caixas de roda, e vai até a traseira. Outras linhas marcantes aparecem no capô e na altura das maçanetas, ajudando a conferir um aspecto mais musculoso ao Pulse 2022. Com exceção da versão mais barata, as outras quatro configurações podem vir com o teto bicolor, com as cores preto ou cinza na topo de linha ou apenas preto nas demais, sempre como um opcional. A pintura usada nas rodas também é diferente dependendo da versão escolhida, sendo de 16 polegadas nas versões mais baratas, mas com acabamento diamantado nos modelos com motorização turbo (e sempre com pneus 195/60 R16). Na versão topo de linha, o modelo vem calçado com rodas aro 17 e pneus 205/50. Chegando à traseira, o Fiat Pulse 2022 apresenta lanternas tridimensionais em LED com um visual bem característico dos modelos da marca, para-choque com desenho exclusivo e ângulo de saída de até 31,6 graus. Outro aspecto que obviamente diferencia o Pulse 2022 do Argo é seu tamanho. O SUV mede 4,10 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,58 m de altura e 2,53 m de entre eixos, sendo 11 cm mais comprido, 6 cm mais largo, 8 cm mais alto e com 1 cm a mais no entre-eixos. Por outro lado, ele acabou sendo menor que o VW Nivus (seu principal concorrente), que tem 4,27 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos. O italiano ganha do alemão na largura (+ 2 cm) e na altura (+ 9 cm), mas a diferença no entre-eixos deve pesar mais. Tudo isso se reflete no espaço interno, que não será algo primoroso (afinal, estamos falando de um SUV compacto), mas suficiente para uma família com suas bagagens. Por falar nelas, ele ainda conta com 370 litros no porta-malas, contra 415 litros do Nivus. Interior tecnológico e cheio de novidades Outro pilar para o sucesso no segmento de SUVs compactos é o interior, e nisso a Fiat garante que o Pulse 2022 vai se dar bem. A marca destaca que ele tem um habitáculo inédito, com identidade própria e bom nível de acabamento. Se você for bem atento, poderá até procurar pelos easter-eggs espalhados pela cabine, incluindo desenhos com o mapa da Itália e da América Latina com trilhas off-road. Novamente é preciso destacar que não estamos falando de um interior revolucionário, mas o Pulse 2022 realmente tem materiais agradáveis ao toque e um design bem acertado em seu painel. O espaço, como já citamos, está dentro do que a categoria oferece. Além disso, os 18 porta-objetos, que totalizam 25,1 litros de armazenamento, prometem agradar a todos dentro do modelo. O volante aparece com um novo desenho, trazendo o novo logotipo da marca e acesso a diversas funções do carro. Ele também tem um nada discreto botão Sport, algo que já havia chamado atenção dos olhares mais atentos nas primeiras imagens reveladas pela marca. Pensando na versão mais cara do Pulse 2022, a cabine ainda conta com diversos outros itens interessantes. O painel 100% digital, por exemplo, tem 7 polegadas e deixa o ambiente mais tecnológico. Essa configuração ainda traz uma central multimídia com 10,1 polegadas (contra 8 polegadas das opções mais baratas), sempre com Android Auto e Apple CarPlay sem fios e o sistema Fiat Connect////Me. Essa plataforma de conectividade permite que o proprietário controle diversos recursos do carro, como abrir ou fechar as portas, ligar o ar-condicionado ou até acionar a buzina, por meio de seu smartphone, smartwatch ou usando os assistentes Google Assistant e Amazon Alexa. A plataforma ainda permite outros serviços, como agendar revisões, verificar informações (hodômetro, nível de combustível, vida útil do óleo do motor e quilometragem), definir limites de velocidade ou rodagem quando outra pessoa dirige o carro, enviar alertas de emergência, localização em tempo real, entre outros. Para tudo isso, o Fiat Connect////Me usa um chip virtual da Tim, o que ainda permite que o SUV compartilhe o sinal de internet numa rede Wi-Fi com disponibilidade para até oito conexões. A lista de equipamentos do Pulse 2022 ainda tem navegador GPS, três conectores USB (sendo um do tipo C), carregamento sem fio, conexão Bluetooth para até dois aparelhos, chave presencial, sensores de estacionamento, câmera de ré e muito mais. Um último aspecto importante diz respeito à segurança oferecida pelo SUV. Tudo começa com a nova plataforma modular MLA, com diversos aperfeiçoamentos (incluindo 87% de aços de alta e ultra-alta resistência) para garantir a integridade de seus ocupantes. Ele ainda vem com uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas que é usada pela comutação automática dos faróis, evitando que o motorista tenha que fazer isso em estradas vicinais sinuosas. O aviso de mudança de faixa usa a mesma câmera para detectar faixas de rolagem (ou seja, não vai funcionar em todas as vias brasileiras) e alertar o motorista caso o carro comece a sair do percurso normal. Outros itens de segurança oferecidos no Pulse 2022 são a frenagem autônoma de emergência (evitando colisões até 50 km/h ou diminuindo o impacto em velocidades maiores), controle de tração e estabilidade, luzes de condução diurna em LED e indicação de frenagem de emergência. Se você sentiu falta dos airbags, saiba que o novo Fiat vem com quatro airbags em todas as versões. Mas aqui é importante destacar que nem a opção mais cara acrescenta bolsas adicionais, como de cortina ou de joelho para o motorista. Segundo a marca, os airbags laterais são do tipo Side Head Torax, o que significa que as bolsas tem dimensões maiores e avançam até a altura da cabeça. Apesar dessa proteção, o modelo peca em não oferecer mais airbags como opcionais. Posicionamento de mercado A expectativa em torno do lançamento do Pulse 2022 passava, é claro, pelos preços. Se o visual externo e interno já tinha sido mostrado, os valores e conteúdo de cada versão continuavam sendo um mistério. Isso tudo acabou no dia 19 de outubro de 2021, quando a Fiat anunciou que a novidade chegaria em cinco versões custando entre R$ 79.990 e R$ 115.990 . Em outros tempos isso seria considerado caro, mas atualmente aconteceu o contrário. Levando em conta todas as novidades acima, e ainda o fato que as configurações mais caras tem o novo motor 1.0 turbo de 130 cv, pagar menos de R$ 116 mil no Pulse Impetus não parece uma ideia tão absurda. Aliás, esse é o nome escolhido para essa versão, bem pomposo por sinal. As outras versões foram chamadas de Drive e Audace, sendo que a primeira pode aparecer com o motor 1.3 Firefly (com câmbio manual ou automático). Ela ainda tem uma versão com o novo propulsor turbo, que será chamado de Turbo 200 Flex (ou T200), número que faz referência ao torque em Nm. As mais caras Audace e Impetus tem apenas o conjunto turbinado. Fiat Pulse 2022 – versões Confira a gama de versões do novo SUV da marca italiana: Pulse Drive 1.3 Flex MT 2022 Pulse Drive 1.3 Flex AT 2022 Pulse Drive Turbo 200 AT 2022 Pulse Audace Turbo 200 AT 2022 Pulse Impetus Turbo 200 AT 2022 Fiat Pulse 2022 – equipamentos Pulse Drive 1.3 Flex MT 2022 – motor 1.3 de 98/109 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. ITENS DE SÉRIE: ASR (Controle eletrônico de tração), abertura elétrica do bocal de abastecimento, airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2), alarme antifurto, alerta de não utilização do cinto de segurança (5) – motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3), alertas de limite de velocidade e manutenção programada, alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e antena, apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, barras longitudinais no teto, brake light, central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple CarPlay e Android Auto wireless, comandos de voz, Bluetooth, MP3, rádio AM/FM, entrada Auxiliar, porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C, chave canivete com telecomando para abertura das portas, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos, comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), conta-giros, desembaçador do vidro traseiro temporizado, direção elétrica, Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ESS (sinalização de frenagem de emergência), espelho no para-sol (2) – motorista e passageiro, estepe temporário, faróis em LED, Follow me home, freios ABS com EBD, gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), Gear Shift Indicator (indicador de troca de marcha), grade preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag, HCSS (sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), hodômetro digital (total e parcial), LED DRL, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), lanterna traseira em LED, limpador e lavador do para-brisa com intermitência, maçanetas na cor preta, piloto automático (cruise control), quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável, repetidores de seta laterais em LED, retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down, retrovisores externos na cor preta, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, TC+ (Electronic Locker), travas elétricas com travamento automático a 20 km/h, USB traseira (Tipo A), vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura e iTPMS (sensor de pressão dos pneus). OPCIONAIS: nenhum. Pulse Drive 1.3 Flex AT 2022 – motor 1.3 de 98/109 cv e 13,2/13,7 kgfm de torque, com câmbio CVT de sete marchas. ITENS DE SÉRIE: itens acima + câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas), maçanetas externas na cor da carroceria, retrovisores externos na cor da carroceria, console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos e modo Sport com botão de acionamento no volante. OPCIONAIS: Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação inteligente embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico. Pack Plus (R$ 4.300) – câmera traseira com linhas adaptativas, carregador wireless para smartphones por indução, Keyless Entry'n Go, partida remota via chave e teto bicolor na cor Preto Vulcano. Pulse Drive Turbo 200 AT 2022 – motor 1.0 turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de sete marchas. ITENS DE SÉRIE: mesmos itens da versão acima. OPCIONAIS: Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação inteligente embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico. Pack Plus II (R$ 6.740) – rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Keyless Entry'n Go, partida remota via chave e pintura bicolor. Pulse Audace Turbo 200 AT 2022 – motor 1.0 turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de sete marchas. ITENS DE SÉRIE: itens acima + câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, carregador wireless para smartphones por indução, Keyless Entry'n Go, partida remota via chave, paddle shifters (aletas para mudança de marcha no volante), volante com revestimento em couro, banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40), pacote ADAS com AEB (frenagem autônoma de emergência), LDW (alerta de saída de pista) e AHB (comutação automática de farol alto), retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas. OPCIONAIS: Pack Design (R$ 5.200) – rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas, bancos revestidos em couro e pintura bicolor. Pack Connect////Me (R$ 3.650) – Fiat Connect////Me, navegação inteligente embarcada e central multimídia com tela de 10,1 polegadas. Pulse Impetus Turbo 200 AT 2022 – motor 1.0 turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de sete marchas. ITENS DE SÉRIE: itens acima + bancos revestidos em couro, painel de instrumentos de 7 polegadas Full Digital, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, sistema de navegação GPS embarcado, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, sensor de estacionamento dianteiro, tapetes de carpete, teto bicolor, volante com regularem de altura e profundidade e central multimídia com tela de 10,1 polegadas touchscreen, Apple CarPlay e Android Auto wireless, comandos de voz, Bluetooth, MP3, rádio AM/FM, entrada auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C. OPCIONAL: Pack Connect////Me (R$ 2.650) – Fiat Connect////Me. Fiat Pulse 2022 – preços Veja os preços do novo modelo da Fiat: Pulse Drive 1.3 Flex MT 2022 – R$ 79.990 Pulse Drive 1.3 Flex AT 2022 – R$ 89.990 Pulse Drive Turbo 200 AT 2022 – R$ 98.990 Pulse Audace Turbo 200 AT 2022 – R$ 107.990 Pulse Impetus Turbo 200 AT 2022 – R$ 115.990 Fiat Pulse 2022 – motor As novidades apresentadas pela Fiat no Pulse 2022 não se limitaram ao visual, lista de equipamentos de conforto e nível de segurança. O modelo também chegou com uma nova gama de motores dentro da linha da marca. O principal deles, é claro, é o novo propulsor Turbo 200 Flex, que se posiciona como o 1.0 turbo mais potente em nosso mercado. A Fiat destaca que seu desenvolvimento durou mais de três anos e consumiu 30 mil horas em testes. Esse conjunto gera 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, a 5.750 rpm, e entrega 20,4 kgfm de torque (ou 200 Nm, daí seu nome T200) a 1.700 rpm. Ele vem sempre associado à transmissão automática do tipo CVT, que simula sete marchas. Cheio de predicados, o conjunto tem turbocompressor de baixa inércia, injeção direta de combustível e já está dentro das novas regras de emissões para 2022. Ou seja, esse é o grande ponto positivo do Pulse 2022. Além dele, o modelo ainda conta com o já conhecido motor 1.3 Firefly, que entrega 98 cv com gasolina a 6.000 rpm e 107 cv com etanol a 6.250 rpm, além de 13,2 kgfm a 4.250 e 13,7 kgfm a 4.000 rpm. Aqui o câmbio pode ser manual com cinco marchas ou estar associado ao mesmo CVT citado acima. Esse câmbio da Aisin oferece os modos automático, manual (com sete marchas simuladas e trocas atrás do volante ou pelo câmbio) e Sport. Esse chamativo botão vermelho no volante das versões turbinadas muda ajustes da direção, controle de estabilidade e resposta do acelerador. Fiat Pulse 2022 – desempenho Confira como se comporta o Pulse 2022 quando falamos sobre sua aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima: Pulse 1.3 MT – 11,7 segundos e 178 km/h Pulse 1.3 AT – 11,4 segundos e 177 km/h Pulse 1.0 Turbo AT – 9,4 segundos e 189 km/h Fiat Pulse 2022 – consumo Veja também os resultados de cada conjunto mecânico no consumo do SUV: CONSUMO CIDADE Pulse 1.3 MT – 9,1 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina Pulse 1.3 AT – 9,2 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina Pulse 1.0 Turbo AT – 8,5 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina CONSUMO ESTRADA Pulse 1.3 MT – 10,1 km/l com etanol e 14,7 km/l com gasolina Pulse 1.3 AT – 10,4 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina Pulse 1.0 Turbo AT – 10,2 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina Fiat Pulse 2022 – manutenção e revisão A Fiat ainda não divulgou os valores das revisões do Pulse 2022, o que vai ser especialmente interessante quando falamos sobre suas configurações turbinadas. Elas certamente serão as mais procuradas e ter um custo baixo de manutenção pode fazer a diferença contra alguns concorrentes. Além disso, o motor 1.3 Firefly agora está ligado ao câmbio CVT, além da transmissão manual de cinco marchas. Isso também pode mudar os valores de suas revisões programadas. Fiat Pulse 2022 – ficha técnica Motor Motor Firefly 1.3 Flex Motor 1.0 Turbo Tipo Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol Dianteiro transversal, Turbo e Flex Número de cilindros 4 em linha 3 em linha Cilindrada em cm3 1332 999 Válvulas 8 12 Taxa de compressão 13,2:1 10,5:1 Injeção eletrônica de combustível Multiponto Direta Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) Gasolina: 98 cv @ 6.000 rpm / Etanol: 107 cv @ 6.250 rpm Gasolina: 125 cv @ 5.750 rpm / Etanol: 130 cv @ 5.750 rpm Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 13,2 kgfm @ 4.250 rpm / Etanol: 13,7 kgfm @ 4.000 rpm Gasolina e Etanol: 20,4 kgfm @ 1.700 rpm Transmissão Tipo Manual de 5 marchas ou CVT de 7 marchas simuladas CVT de 7 marchas simuladas Tração Tipo Dianteira Dianteira Freios Tipo Disco ventilado / tambor Disco ventilado / tambor Direção Tipo Elétrica Elétrica Suspensão Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadora McPherson, independente com barra estabilizadora Traseira Eixo de torção com rodas semi-independentes Eixo de torção com rodas semi-independentes Rodas e Pneus Rodas Liga Leve aro 16 polegadas Liga Leve aro 16 ou 17 polegadas Pneus 195/60 R16 195/60 R16 ou 205/50 R17 Dimensões Comprimento total (mm) 4099 4099 Largura sem retrovisores (mm) 1774 1774 Altura (mm) 1576 1577 ou 1579 Distância entre os eixos (mm) 2532 2532 Capacidades Porta-malas (litros) 370 370 Tanque (litros) 47 47 Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 400 400 Peso em ordem de marcha (kg) 1.187 1.234 ou 1.237 Ângulos de entrada e saída (graus) 20,4 e 31 (MT) e 20,3 e 31,4 (AT) 20,3/31,4 ou 20,5/31,6 ou 20,4/31,6 Fiat Pulse 2022 – fotos © Noticias Automotivas. 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