Bentley Continental GT: fotos, detalhes, motor, desempenho | Notícias Automotivas

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O Bentley Continental GT é um dos carros esporte mais caros do mundo, sendo irmão do Flying Spur, o sedã de acesso de ultra luxo da marca britânica, sediada em Crewe, Inglaterra. Gran Turismo, o Continental GT é um produto que a marca britânica lançou em 2003 e que já está em, sua terceira geração, compartilhando a base com o irmão sedã, tendo tecnologias como sistema elétrico de 48 volts e sistema de desligamento automático do motor, por exemplo. Sua plataforma é a modular MSB, que sustenta o Porsche Panamera e o Bentley Mulliner Bacalar, além do Flying Spur. Feito em Crewe, Inglaterra, o Continental GT tem formas musculosas e elegantes, com duas portas e largas colunas C, o cupê de ultra luxo é um modelo poderoso. A arquitetura do Continental GT é bastante leve e construída em materiais compostos e ligas altamente resistentes. Em relação à geração anterior, o GT atual é 80 kg mais leve. Além disso, a carroceria recebeu painéis moldados a quente. Com folhas de alumínio moldadas e coladas, o corpo esculpido do Continental GT é também muito mais rígido e resistente a impactos. O modelo foi o primeiro carro construído com um sistema chamado Super Formed, que permite a moldada a quente de uma seção inteira do carro, que no caso são as laterais. Bentley Continental GT – desempenho e consumo É um sistema que lembra a moldagem de plásticos e também a tecnologia usada pela Tesla para construir partes inteiras de um automóvel numa única peça. Isso permite reduzir o tempo de produção e o peso do veículo. Totalmente construído em Crewe, diferente do Bentley Bentayga, o Bentley Continental GT tem em sua essência dois motores do grupo Volkswagen, visto que nenhuma das três gerações do bólido usou o lendário motor L410 de origem Rolls-Royce . Este era o famoso 6.75 V12 aspirado, que a Bentley usou no Mulsanne até 2020. No caso do Continental GT, a Volkswagen conseguiu deixar pronto seu EA398 W12 6.0 twin-turbo já em 2003. O propulsor, no caso da Bentley, é totalmente montado à mão na fábrica. Na segunda geração, a Bentley ganhou o VW EA824 V8 4.0 twin-turbo, como opção de acesso do Continental GT. Já para movê-lo, a Bentley usa uma caixa automatizada de dupla embreagem PDK da Porsche, tendo assim a tração nas quatro rodas. O W12 6.0 tem atualmente duas potências, com 635 cavalos na versão regular e 659 cavalos na Speed GT, ambas entregando 91,4 kgfm. Já o Continental GT V8 tem 550 cavalos e 78,2 kgfm. Com essa cavalaria, o luxuoso inglês vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e tem máxima de 333 km/h. No Bentley Continental Speed GT, o bólido faz o mesmo em 3,5 segundos. Já o GT V8 precisa de 3,9 segundos e máxima de 319 km/h. Para ter um desempenho tão bom, o modelo tem suspensão pneumática adaptativa. Seu consumo é de 6,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Além disso, conta com suspensão de duplo braço na dianteira e traseira, garantindo uma pegada esportiva realmente impressionante. Medindo 4,850 m de comprimento, 1,954 m de largura, 1,405 m de altura e 2,851 m de entre eixos, o cupê tem porta-malas amplo para guardar tacos de beisebol. Posicionado como a opção esportiva da Bentley, o Continental GT tem ainda uma variante conversível GTC, além das versões Speed e Mulliner, que dão ainda mais exclusividade aos clientes. Ele é um dos carros mais caros do mundo e nos EUA, o Continental GT V8 custa a partir de US$ 202.500, enquanto GTC sai por US$ 222.700. No mercado americano, o esportivo da Bentley é bem conhecido entre os ricos e está disponível em vários lugares através de rede de concessionários. Por aqui, a marca inglesa continua sem representação direta, diferente da irmã Rolls-Royce. Parte do grupo Volkswagen, a Bentley não está ligada diretamente as divisões premium do grupo alemão, como Audi e Porsche. No Brasil, vendeu tanto o Continental GT quanto o Flying Spur das duas gerações anteriores, antes de a representação ser abandonada. O cupê britânico chama atenção pelo acabamento em couro exclusivo de primeira qualidade. Também emprega itens sofisticados, como controle de cruzeiro adaptativo, estacionamento automático, multimídia com navegador e projeção para smartphones, bem como sistema de câmeras e modos de condução avançados. No painel de madeira de lei, há um display oculto atrás de três mostradores, que são bússola, termômetro e cronógrafo. Esta tela retrátil é a da multimídia com Apple CarPlay , que surge durante o funcionamento. Com cluster análogo-digital, o Bentley Continental GT conta ainda com reconhecimento de sinais de trânsito, HUD e visor noturno. O bólido tem 88 cores disponíveis e uma série de itens de personalização ao gosto de cliente. Há também as cores exclusivas dos pacotes Speed e Mulliner, usando ainda muito couro natural, assim como detalhes em aço escovado, alumínio polido e madeira. A customização interna também é impressionante e realça a proposta do carro. Os bancos em couro trançado, assim como das portas, possuem ajustes elétricos e memórias, bem como climatização com aquecimento e ventilação, ajustando-se perfeitamente ao corpo. Como 2+2, tem pouco espaço nos bancos traseiros, individuais. Bentley Continental GT – detalhes O Bentley Continental GT é um bólido com linhas volumosas, musculosas e elegantes, que busca unir o clássico com o esportivo. Na frente, os faróis full LED são circulares, assim como os repetidores de direção. A grade, no entanto, é retangular e não harmoniza com o conjunto ótico. Essa grade é cromada nas versões Mulliner e Speed, ainda que a GT V8 a apresente em preto. As rodas de alumínio forjado de 21 polegadas fazem parte do pacote e tem opções de personalização, bem como de design. Assim como a grade, o para-choque tem grade com elementos treliçados na grelha inferior, assim como nas molduras laterais. Estas são mais pronunciadas no pacote Mulliner, formando um spoiler maior. O Continental GT tem ainda frisos em alumínio envolvendo das janelas e a base das portas. Vincos pronunciados são vistos sobre os para-lamas dianteiros e os traseiros, estes mais acentuados. No GT V8, esses detalhes são em Black Piano, envolvendo inclusive os escapes com quatro saídas ovais. Esse é o mesmo formato das lanternas em LED, que são bem simples. A tampa do bagageiro é pequena e tem uma pequena extensão em preto brilhante, para se fundir com a vigia traseira. As portas grandes abrigam retrovisores volumosos e em cores contrastantes em relação à carroceria. Já os vidros laterais traseiros são acionados eletricamente, ampliando assim a área aberta na lateral. Sem teto solar ou panorâmico , o Bentley Continental GT tem um teto esculpido que desce suavemente sobre a traseira. Nas rodas, as pinças de freio geralmente são pretas e com o nome da Bentley, mas podem ser escolhidas outras cores no Mulliner. Por dentro, o Bentley Continental GT é um dos carros mais luxuosos que existem. O cluster é digital e reproduz mostradores analógicos, tendo tela de 12,3 polegadas totalmente configurável. Velocímetro e conta-giros dominam o visual. Toda a parte central do painel e o túnel da transmissão são revestidos em madeira de lei envernizada, com difusores de ar em alumínio. Na parte superior, há uma tampa retrátil de acionamento elétrico para a multimídia, que pode assim ser ocultada. Dependendo da versão, o Continental GT vem com bússola, termômetro e cronógrafo, como no caso do Speed GT, no painel de madeira, que se oculta para revelar a tela sensível ao toque do infotainment, que tem display de 12,3 polegadas. Esse dispositivo tem projeção para o Apple CarPlay, assim como visão de câmeras, navegador GPS exclusivo e funcionalidades de mídia, computador de bordo, entre outros. Entre os dois difusores centrais, há um relógio analógico. Cada saída de ar tem um botão estiloso e cromado para ajuste, sendo uma pequena contribuição do passado da Bentley para o modelo atual. A alavanca de transmissão em couro é tradicional e incorpora o botão de Parking. Na base, há um painel com inúmeras funções. Entre elas, ajustes e climatização dos assentos, bem como freio de estacionamento eletrônico , modos de condução e um botão cromado para navegação na multimídia. Há também o botão de partida, além de um porta-copos com cobertura de madeira bem próximo. O volante em couro pode ter dois tons e vem com costura contrastante, tendo comandos de mídia, telefonia e piloto automático , além de paddle shifts de alumínio. As hastes de faróis, limpadores e ajuste da coluna de direção elétrica, são cromados e chamativos. Os pedais também são exclusivos e personalizados, enquanto o painel tem couro costurado no topo e nos moldes internos do acabamento das portas. Couro também é visto no acabamento central das portas e sob o painel. Apenas o túnel tem revestimento costurado na base. No caso dos bancos, eles reproduzem o design das portas e geralmente são em couro com costuras trançadas. Uma curiosidade sobre o Continental GTC é que os bancos possuem difusores de ar quente, logo abaixo do apoio de cabeça. Isso ajuda a manter a temperatura e o conforto em viagens longas com teto aberto, dando mais prazer ao dirigir. Falando em capota, esta é acionada eletricamente e em poucos segundos se retrai ou se ergue facilmente. Ela é feita de material impermeável de primeira linha e até permite o uso consciente do ar condicionado tri zone. A vigia traseira é de vidro e o conjunto reduz o tamanho do bagageiro, mas como se trata de um carro para poucos, isso não é problema. O bagageiro longo foi descrito pela própria Bentley (representante) como espaçoso para se colocar tacos de golfe ou mesmo snowboard, etc. A tampa é acionada eletricamente , independente da versão. Bentley Continental GT – versões O Bentley Continental GT é oferecido basicamente em três versões, sendo elas GT, Speed GT e Mulliner GT, sendo a primeira a opção regular, que no V8 tem acabamento dos detalhes em preto. A Speed GT é a alternativa para maior desempenho com pegada mais esportiva . Por fim, a Mulliner é uma proposta de customização histórica, com o emprego de elementos estéticos que visam recordar o passado da Bentley em grande estilo. O Mulliner Bacalar, feito sobre o Continental GTC é um bom exemplo disso. Entre 2017 e 2018, o Continental GT teve a Supersports Series, criada para enaltecer o modelo nas pistas e com visual bem mais agressivo, porém, menos purista. Com spoilers pronunciados e pinças de freio vermelhas, o bólido tinha um W12 6.0 atualizado para alcançar 710 cavalos. Ele teve várias edições especiais, como a GT Diamond de 2007, a GTC Speed 80-11 de 2010, Design Series China, Le Mans e GT3R, por exemplo. Teve ainda cinco conceitos baseados no carro de produção, sendo o EXP 100 GT um elétrico e o Mulliner Bacalar. O Bentley Continental GT teve dois modelos de competição para a categoria GT3. Bentley Continental GT – motor O Bentley Continental GT usa os motores Volkswagen EA824 e EA398, sendo o primeiro um V8 4.0 twin-turbo de origem Audi, que entrega 550 cavalos e 78,2 kgfm. Esse propulsor é muito usado também pela Porsche e Lamborghini. Já o outro propulsor é o W12 6.0 twin-turbo, que entrega 635 ou 659 cavalos, dependendo da versão do Continental GT. Ele dispõe de 91,4 kgfm, independente da potência, sendo um emblemático motor unido com dois blocos VR6 3.0 de uso da Volkswagen. Bentley Continental GT – história O Bentley Continental GT surgiu em 2003 como sucessor dos modelos Continental R e T, feitos nos anos 90 e ainda com um antigo V12 L410 da Rolls-Royce. De linhas clássicas, esses modelos não tiveram continuidade após a separação das duas marcas de ultra luxo. Assim, aproveitando o desenvolvimento do Flying Spur como um sucessor do Continental anterior, o GT pode assim surgir compartilhando a base com o irmão sedã. Foi a primeira vez que a VW conseguirá introduzir um motor seu na marca, no caso o EA398. Essa primeira geração só teve o W12 6.0 e usando uma caixa automática de seis marchas, além de tração traseira. O Continental GT estreou com 560 cavalos. Então, em 2011, entrou em linha a segunda geração. Tal como o primeiro, o segundo Continental GT compartilhou a plataforma D1 da VW, que sustentou o sedã Phaeton, por exemplo. Foi nessa geração que surgiu o GT V8 com 500 cavalos, enquanto o W12 chegava a 625 cavalos. A produção foi até 2018, quando surgiu a geração atual. Bentley Continental GT – fotos © Noticias Automotivas. A notícia Bentley Continental GT: fotos, detalhes, motor, desempenho é um conteúdo original do site Notícias Automotivas .

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