Lei erra ao isentar todos os carros híbridos do rodízio de veículos em SP

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Todos os carros híbridos devem ter o direito de serem isentos do rodízio de automóveis de São Paulo? A lei diz que sim, mas, na opinião deste Blog Sobre Rodas , está errada. O rodízio de veículos foi criado, ainda na década de 1990, para reduzir a poluição atmosférica na cidade, que já atingia níveis críticos. Depois disso, mesmo com a melhoria nas condições ambientais, o rodízio acabou sendo mantido porque notou-se uma enorme melhoria nos congestionamentos da cidade. Assim, de medida ambiental passou a ser uma medida organizacional do trânsito, para compensar as deficiências na estrutura viária da cidade e no sistema de transporte público (e, indiretamente, também continua gerando uma redução na poluição ambiental, o que é positivo em uma cidade como São Paulo). Dentro deste enfoque de redução do trânsito, não faria sentido nenhum expandir a isenção do rodízio para os carros elétricos e híbridos. Por outro lado, se fosse só pela questão ambiental, não haveria motivo para proibir a circulação destes carros, que, teoricamente, poluem (localmente) muito menos ou nada. INCENTIVO Na verdade, foi para incentivar o uso e a compra de carros mais ecológicos que, em 2014, a cidade aprovou a lei 15997, estendendo a isenção do rodízio aos veículos movidos por energia de propulsão elétrica, a hidrogênio (nenhum a venda no Brasil hoje; leia aqui sobre o Toyota Mirai, vendido em outros mercados ) ou híbridos, "carros limpos". Toyota Mirai 1 de 38 O Mirai tem linhas típicas da Toyota, com alguns toques especiais. Entre eles, as partes pretas do pára-choque dianteiro, que escondem tomadas de ar: o trem de força produz eletricidade fazendo o hidrogênio reagir com o oxigênio obtido por ali //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_5f9c00c911bb8').find('div.td-slide-item.td-item4')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("fe27acf858b50db4f04988f9ef28b2ea1"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação O sistema híbrido ocupa espaço, então a porta-malas tem menos de 400 litros Divulgação Atrás, são apenas dois lugares, mas eles são confortáveis Divulgação Os ajustes do ar são exibidos em uma tela dedicada, localizada no console central //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_5f9c00c911bb8').find('div.td-slide-item.td-item8')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("fe27acf858b50db4f04988f9ef28b2ea2"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação A alavanca do seletor de marchas, outra semelhança com o Prius Divulgação O multimídia tem pouca conectividade Divulgação O fluxo de energia mostrado no cluster //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_5f9c00c911bb8').find('div.td-slide-item.td-item12')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("fe27acf858b50db4f04988f9ef28b2ea3"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação A água produzida é eliminada automaticamente ou quando o botão H2O é apertado Divulgação O painel se assemelha ao do Prius Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_5f9c00c911bb8').find('div.td-slide-item.td-item16')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("fe27acf858b50db4f04988f9ef28b2ea4"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Divulgação O Mirai tem linhas típicas da Toyota, com alguns toques especiais. Entre eles, as partes pretas do pára-choque dianteiro, que escondem tomadas de ar: o trem de força produz eletricidade fazendo o hidrogênio reagir com o oxigênio obtido por ali Flavio Silveira Toyota Mirai //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_5f9c00c911bb8').find('div.td-slide-item.td-item20')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("fe27acf858b50db4f04988f9ef28b2ea5"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Flavio Silveira Toyota Mirai Sergio Quintanilha Toyota Mirai Sergio Quintanilha Toyota Mirai //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_5f9c00c911bb8').find('div.td-slide-item.td-item24')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("fe27acf858b50db4f04988f9ef28b2ea6"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Sergio Quintanilha Toyota Mirai Sergio Quintanilha Toyota Mirai Toyota Mirai //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_5f9c00c911bb8').find('div.td-slide-item.td-item28')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("fe27acf858b50db4f04988f9ef28b2ea7"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Toyota Mirai Toyota Mirai Toyota Mirai em Fuji Speedway //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_5f9c00c911bb8').find('div.td-slide-item.td-item32')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("fe27acf858b50db4f04988f9ef28b2ea8"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_5f9c00c911bb8').find('div.td-slide-item.td-item36')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("fe27acf858b50db4f04988f9ef28b2ea9"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação O carro em corte revela o motor elétrico e as baterias na parte dianteira, dois tanques de hidrogênio laranja e a estação móvel de H2 (próxima foto) Toyota Mirai (Divulgação) O Mirai na pista Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Com consumo muito mais baixo do que aqueles dos carros à combustão, os elétricos, a hidrogênio e híbridos se livrariam do rodízio e poderiam circular sem restrições por não prejudicar a qualidade do ar (a princípio a medida valeria para carros até R$ 150 mil — ou seja, quase nenhum dos híbridos e elétricos vendidos hoje, mas foi expandida para todos). Uma medida positiva, mesmo considerando o número pequenos desses "carros limpos" à venda hoje, para incentivar as pessoas a investirem mais nestes veículos e ficarem livres da proibição de circular um dia por semana das 7h às 10h e das 17h às 20 h. DISTORÇÃO Mas hoje, assim como aconteceu a lei de isenções de impostos para consumidores PCD , acabou havendo um abuso e injustiças na aplicação desta lei. Modelos importados caríssimos, com sistemas híbridos leves, acabaram sendo incluídos nesta isenção do rodízio municipal. Assim, além de não ajudarem na redução do trânsito, ainda acabamos com aberrações: grandes SUVs ou sedãs de luxo que não fazem mais que 7 ou 8 km/l, na melhor hipótese uns 10 km/l, estão isentos do rodízio na cidade por serem "limpos", enquanto modelos populares que gastam muito menos que isso, compactos e pensados para o uso urbano, continuam com a limitação de circulação. +Conheça os tipos de híbridos e as vantagens de cada um +Avaliação: Toyota Mirai é o elétrico que dispensa recarga +Avaliação: Audi e-tron Sportback é SUV-cupê elétrico com dois motores e câmeras no lugar dos retrovisores Esses modelos híbridos que gastam mais do que populares com motor flex não são os híbridos plug-in como os SUVs da Volvo, ou mesmo o Toyota Corolla Hybrid , que, apesar de não ser plug-in, é um híbrido "full", que facilmente atinge marcas realmente baixas. Corolla Hybrid 1 de 44 Toyota Corolla, junto do Golf, um dos seminovos com preço do Onix 0 km Toyota Corolla, junto do Golf, um dos seminovos com preço do Onix 0 km Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_5f9c00c9370d6').find('div.td-slide-item.td-item4')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("cce52214624c2ab4b278c7bbd5edc91d1"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Roberto Assunção O seletor (híbrido) de modo de condução e modo elétrico Painel do Altis Híbrido (Divulgação) Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_5f9c00c9370d6').find('div.td-slide-item.td-item8')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("cce52214624c2ab4b278c7bbd5edc91d2"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Roberto Assunção A tela que mostra o fluxo de energia e atuação dos motores Roberto Assunção Tem alças tipo pescoço de ganso não protegidas e falta um puxador para fechá-lo Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_5f9c00c9370d6').find('div.td-slide-item.td-item12')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("cce52214624c2ab4b278c7bbd5edc91d3"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Roberto Assunção O acabamento bicolor é claro na parte mais alta. Bom, porque suja menos Roberto Assunção As dimensões não mudaram, mas o espaço interno é bom, com túnel central baixo Roberto Assunção A alavanca de câmbio. Apenas a versão tradicional, com motor a combustão, tem a opção de trocas sequencias //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_5f9c00c9370d6').find('div.td-slide-item.td-item16')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("cce52214624c2ab4b278c7bbd5edc91d4"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Roberto Assunção O painel mudou bastante e aposentou o polêmico reloginho digital, mas continua bastante conservador. O acabamento não impressiona, mas agrada, e a montagem é impecável. A tela central fica bem no campo de visão do motorista e os comandos do volante são bastante intuitivos. Falta freio de mão elétrico Foto: Divulgação Foto: Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_5f9c00c9370d6').find('div.td-slide-item.td-item20')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("cce52214624c2ab4b278c7bbd5edc91d5"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Divulgação Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_5f9c00c9370d6').find('div.td-slide-item.td-item24')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("cce52214624c2ab4b278c7bbd5edc91d6"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Divulgação Toyota vai manter paralisação em fábricas até 22 de abril //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_5f9c00c9370d6').find('div.td-slide-item.td-item28')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("cce52214624c2ab4b278c7bbd5edc91d7"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Divulgação Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_5f9c00c9370d6').find('div.td-slide-item.td-item32')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("cce52214624c2ab4b278c7bbd5edc91d8"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Corolla Híbrido (Divulgação) Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_5f9c00c9370d6').find('div.td-slide-item.td-item36')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("cce52214624c2ab4b278c7bbd5edc91d9"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Divulgação Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_5f9c00c9370d6').find('div.td-slide-item.td-item40')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("cce52214624c2ab4b278c7bbd5edc91d10"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Divulgação Funcionamento dos três motores e fluxo de energia podem ser exibido na tela central ou no cluster (Flávio Silveira) //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_5f9c00c9370d6').find('div.td-slide-item.td-item44')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("cce52214624c2ab4b278c7bbd5edc91d11"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Mas, na hora em que modelos híbridos leves (conheça aqui os tipos de híbridos ) como o Mercedes-Benz C200 EQ Boost (10,2 km/l na cidade, segundo o Inmetro, menos que 99% dos compactos) os enormes Audi Q7 (sem dados do Inmetro, mas com o qual, na prática, não superamos 7,5 km/l), Q8 e A7 Sportback  passam a ser isentos do rodízio por serem "limpos", uma grande injustiça é cometida. Audi Q8 1 de 16 Audi Q8 (Foto: Divulgação) Divulgação Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_3_5f9c00c95fddb').find('div.td-slide-item.td-item4')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("d663d3e98395d0a098598a691033f4b81"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Divulgação Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_3_5f9c00c95fddb').find('div.td-slide-item.td-item8')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("d663d3e98395d0a098598a691033f4b82"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Divulgação Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_3_5f9c00c95fddb').find('div.td-slide-item.td-item12')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("d663d3e98395d0a098598a691033f4b83"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Divulgação Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_3_5f9c00c95fddb').find('div.td-slide-item.td-item16')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("d663d3e98395d0a098598a691033f4b84"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Afinal, tem muito modelo com motor a combustão tradicional, mesmo nas categorias médio e grande, que faz mais que isso — alguns com etanol no tanque, que ainda tem a vantagem da emissão zero de CO2, que não é exatamente um poluente (mas contribui para o aquecimento global). Mercedes-Benz C 200 EQ Boost 1 de 25 Malagrine Malagrine Malagrine Sempre elegante, o interior do Mercedes Classe C traz leves modificações. Uma delas é o volante, agora com dois comandos táteis (o da esquerda para o quadro de instrumentos e o da direita para a tela central). O cluster pode ser configurado nos modos progressivo, clássico e esportivo //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_4_5f9c00c975252').find('div.td-slide-item.td-item4')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("c6f909a43b8b9e4f08f9195a2c8f7c661"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Malagrine A bela tela multimídia //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_4_5f9c00c975252').find('div.td-slide-item.td-item8')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("c6f909a43b8b9e4f08f9195a2c8f7c662"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Malagrine Mouse pad central Malagrine Novo botão de ignição Malagrine Comando tátil do quadro de instrumentos //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_4_5f9c00c975252').find('div.td-slide-item.td-item12')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("c6f909a43b8b9e4f08f9195a2c8f7c663"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Malagrine Controle do banco na porta Malagrine O cluster com visual esportivo Malagrine O cluster com visual clássico //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_4_5f9c00c975252').find('div.td-slide-item.td-item16')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("c6f909a43b8b9e4f08f9195a2c8f7c664"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Malagrine O cluster com visual progressivo Divulgação Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_4_5f9c00c975252').find('div.td-slide-item.td-item20')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("c6f909a43b8b9e4f08f9195a2c8f7c665"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_4_5f9c00c975252').find('div.td-slide-item.td-item24')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("c6f909a43b8b9e4f08f9195a2c8f7c666"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Divulgação Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade UMA NOVA REGRA Na opinião deste blog, a lei devia ser imediatamente revista e adequada à realidade do mercado. Deveria haver isenção do rodízio apenas para os elétricos, seja a bateria ou a hidrogênio, e, no caso dos híbridos, apenas para os do tipo full hybrid (sejam em série ou paralelos), e não para os híbridos leves. Ou, então, a lei deveria exigir um consumo mínimo, segundo os testes do PBEV , que justifique a isenção (pelo menos algo em torno de 20 km/l na cidade com gasolina ou 16 km/l com etanol). Afinal, o incentivo tem uma razão, e a regra não deve ser distorcida, tornando-se injusta. O post Lei erra ao isentar todos os carros híbridos do rodízio de veículos em SP apareceu primeiro em Motor Show .

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