Mercado: SUV subcompactos ou hatches?

Quer ganhar dinheiro vendendo carros? Clique aqui e saiba como!

Mercado: SUV subcompactos ou hatches? => https://www.noticiasautomotivas.com.br/mercado-suv-subcompactos-ou-hatches/

O mercado de carros compactos no Brasil está de vento em popa. Modelos como Onix  já alcançaram números expressivos antes da pandemia e novamente devem superar os 10 mil exemplares em novembro. Não é somente ele que anda bem, temos outros exemplos, como o Argo, que emplaca entre os cinco mais vendidos, apesar de seu irmão Cronos minguar nas vendas. E o Gol? Os 40 anos nas costas não tiram do popular a predileção de muitos consumidores. Contudo, embora no Top 10 de 2020 tenhamos sete hatches compactos e um sedã, o restante é SUV. As vendas desse tipo de veículo vêm crescendo e a procura, mesmo no mercado de usados, só aumenta, de acordo com dados do site UOL . No mercado, temos várias opções de SUVs e também de hatches de entrada, embora uma baixa claramente esteja relacionada com a chegada iminente de um crossover pequeno. Nesse caso, o Nissan March x Magnite. Será essa a tendência daqui a diante? Um embate entre SUVs pequenos e os hatches de entrada? Até outubro, os SUVs (no geral) responderam por 32,42% das vendas, mas em 2019 tinham apenas 26,08%. Já os hatches de entrada, como Gol, Mobi, Kwid, Uno, Etios e up!, por exemplo, tiveram suas vendas estagnadas com 12,95% contra 12,33% do ano anterior. Se você considerar os players maiores e mais caros, como Onix, Yaris, Polo, Argo, Fox, Ka, HB20, entre outros, a coisa se inverte. Caíram de 33,26% de 2019 para 29,61% este ano. Deve-se considerar que esses dados do ano passado se referem até outubro. Mesmo com poucos SUVs custando na mesma faixa de acesso dos hatches compactos premium, a maioria deles só está lá para atender os compradores PCD. O Chery Tiggo 2, por exemplo, gradualmente vai saindo dessa faixa. Abaixo de R$ 70.000, apenas aventureiros se encaixam, ficando no mesmo patamar dos hatches de entrada. Com a tendência crescente de migração, seria possível que os SUVs subcompactos ameacem seriamente as vendas dos modelos de acesso e também dos irmãos acima? A subida de preços não tem tamanho e nem documento no mercado. Modelos de 4 metros, como EcoSport e WR-V, custam acima de R$ 80 mil e já estão na casa dos R$ 100 mil. Hoje, pensar em ter um veículo dessa categoria e mesmo os irmãos acima, significa considerar de R$ 90 mil em diante para começar a brincadeira. Com o custo crescente, ainda mais com os impactos da Covid-19, está acelerando a migração destes SUVs para cima, desocupando o espaço ao lado dos hatches premium e abrindo uma lacuna para modelos menores e mais baratos. O vazio entre R$ 60 mil e R$ 80 mil é, tirando os cinco players que restam do PCD, enorme. Nesse espaço, poderia caber alguns SUVs subcompactos de até 4 metros. Tais modelos, cogitados pelo mercado, simplesmente elevariam a oferta em números expressivos. Só olhando para a Índia, temos 4 players querendo carimbo da aduana (Magnite, Kiger, Venue e Sonet). Até o japonês Raize se encaixa no perfil, apesar de não ter entrada na Índia. Com todos esses aqui, seria possível estar nessa faixa de preço, correto? Não exatamente. Novamente lembramos que tamanho não é documento e todos eles podem simplesmente chegar aqui na casa dos R$ 90 mil. Como são promessas, até realmente estarem rodando aqui, os irmãos maiores já estão muito acima dos R$ 100 mil. Entretanto, podemos ter uma ou mais exceções (espera-se) com o sucessor do Gol, um crossover barato em sintonia com a Índia (MQB-A00) que não teria outra opção a não ser concorrer com o Tiggo 2 e forçar uma revolução no mercado. Para tirar Gol, Fox e up! de uma vez e ainda incluir o Voyage na história, o novo carro precisará ser barato. Se isso funcionar de fato, podemos ver uma reação da GM e, quem sabe, de outras marcas. Com isso, a tendência é realmente acelerar o processo de redução dos hatches de entrada, mas não sua extinção devido às frotas comerciais, mas alguns dos compactos acima podem ter motivos para se preocupar. [Com informações do site UOL e Fenabrave]             © Noticias Automotivas. A notícia Mercado: SUV subcompactos ou hatches? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas .

AutoGarage Classificados Automotivos - Franquia Automotiva - Temos uma excelente proposta de franquia para você, acesse => http://www.autogarage.com.br

Comentários