Baixo custo contribuirá para mercado indiano 100% elétrico em 2030

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Sem incentivos, um carro elétrico é caro tanto aqui quanto em qualquer parte do mundo. Contudo, como um mercado sensível aos preços pode eletrificar-se 100% em uma década? Esse é o caso da Índia, onde o mercado atual é dominado por carros de baixo custo, limitados a 4 metros, assim como de motos pequenas e baratas. Num país que foi dominado pelo diesel, a eletrificação parece um desafio maior que na Europa. O motivo é que veículos elétricos são caros e precisam de uma infraestrutura para apoiá-los, caso contrário, se tornam apenas produtos de nicho. Para fomentar o mercado, os governos precisam colocar as mãos na massa e a Índia fará isso também. Entretanto, uma vantagem do país é o conceito de baixo custo, empregado à risca para tornar carros e motos acessíveis. Além disso, ajuda ainda um mercado consumidor que abraça a causa da eletromobilidade. De 2019 para cá, 380 mil veículos elétricos foram vendidos na Índia, sendo a grande maioria de motos elétricas com velocidade limitada a 40 km/h. Mas, a projeção é que em 2027, o país consuma 6,3 milhões de veículos com bateria. Para alcançar a meta, estima-se que em cinco anos, todas as baterias de chumbo-ácido usadas hoje nas motocicletas, serão trocadas por íons de lítio. Nos carros elétricos, esta última é presença garantida. No plano atual, a Índia vê surgir vários modelos elétricos baseados em carros populares, como o Tata Tigor. Praticamente todos os carros sub-4 metros terão versões elétricas nos próximos anos. Alguns dos próximos lançamentos já serão 100% elétricos, como no caso do Hyundai AX1, que deverá ser feito na Índia sem uso de motores térmicos, de acordo com o site Electric Vehicle Web. O governo indiano pretende ainda instalar 10.000 pontos de recarga pública para atender a demanda dos próximos anos, mas as empresas estão fazendo suas redes próprias, como a Tata Motors (Tata Energy) com 700 plugues pelo país. Para completar, além do maior volume produzido, os carros elétricos de baixo custo ainda terão suas baterias de lítio com custo abaixo de US$ 100/kWh, meta do mercado mundial já alcançada pelos fabricantes. A atual política tarifária do sub-4 m não deve ser alterada para beneficiar os elétricos. [Fonte: FCE /Electric Vehicle Web ] © Noticias Automotivas. A notícia Baixo custo contribuirá para mercado indiano 100% elétrico em 2030 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas .

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