Volkswagen: 75 anos de produção seriada do Fusca na Alemanha

Quer ganhar dinheiro vendendo carros? Clique aqui e saiba como!

Volkswagen: 75 anos de produção seriada do Fusca na Alemanha => https://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-75-anos-de-producao-seriada-do-fusca-na-alemanha/

Em 27 de dezembro de 1945, ainda sob escombros dos bombardeios aliados, a Volkswagen iniciava a produção seriada do Typ 1, como era conhecido internamente o icônico Beetle, o nosso Fusca. Poucos meses antes, a Segunda Guerra Mundial ainda era um fato e a Alemanha Nazista chegava ao fim. Sob o comando do major inglês Ivan Hirst, a Volkswagenwerk GmbH (sob controle britânico desde junho) iniciava a fabricação em massa do pequeno carro. Criado por Ferdinand Porsche, o ex-KdF-Wagen de 1938 agora era um carro pronto para as massas, já que apenas 630 para uso civil foram construídos durante a guerra. Com uma fábrica quase em ruínas e que ninguém queria pôr a mão (fora oferecida a fabricantes como a Ford), Hirst decidiu que ela deveria voltar a funcionar para atender ao pedido do Governo Militar Britânico na Alemanha. Este queria 20.000 veículos para apoiar seus serviços no país, destroçado pela guerra, mas não foi uma tarefa fácil. Outros 1.000 Fuscas seriam fornecidos para a Administração Militar Francesa. Mesmo conseguindo o apoio dos trabalhadores um mês antes, a Volkswagenwerk GmbH enfrentou problemas de escassez de alimentos e acomodações para os funcionários e até peças e insumos para fabricação dos veículos. No apagar das luzes de 1945, a Volkswagenwerk GmbH produziu apenas 55 exemplares do Fusca, mas no ano seguinte, 1.000 unidades eram feitas mensalmente, ainda limitadas pela falta de material e dificuldades das mais variadas. Hirst comandou brilhantemente a reconstrução da Volkswagen com um carro que ninguém acreditava que poderia dar certo. Para alimentar os operários, o major inglês introduziu a plantação de trigo nas áreas externas da enorme fábrica. Em fevereiro, os britânicos passaram o comando para o advogado Dr. Hermann Münch, Após o pedido da administração do setor britânico na Alemanha, a empresa começou a atender pedidos civis ainda em 1946, com a primeira rede de vendas estabelecida no país e em 1947, iniciou a exportação do VW Sedan. Em 1948, a Volkswagenwerk GmbH passou para mãos alemãs, sendo escolhido Heinrich Nordhoff como administrador da montadora, sucedendo então Münch (foto na galeria com operários). Ele foi o homem responsável por tornar o carro que ninguém desejava, num dos mais queridos da história e com nada menos que 21.529.464 construídos, sendo 15,8 milhões feitos em Wolfsburg. No dia 8 de outubro de 1949, a administração inglesa transferiu a empresa para a República Federal da Alemanha, sendo repassada para o governo da Baixa Saxônia, que ainda hoje detém (por lei) 20% das ações da VW. Como Fusca, o Typ 1 literalmente motorizou o Brasil, sendo líder de vendas por 24 anos e vendendo mais de 3,1 milhões de unidades. Contudo, a primazia de ter feito o último carro foi do México, onde o Vocho saiu de cena apenas em 2003. Mesmo com duas gerações posteriores, o modelo clássico do Fusca ainda é o mais emblemático e um dos ícones da história do automóvel mundial. Volkswagen Fusca 1945 – Galeria de fotos © Noticias Automotivas. A notícia Volkswagen: 75 anos de produção seriada do Fusca na Alemanha é um conteúdo original do site Notícias Automotivas .

AutoGarage Classificados Automotivos - Franquia Automotiva - Temos uma excelente proposta de franquia para você, acesse => http://www.autogarage.com.br

Comentários