Avaliação: Audi A4 2021 se atualiza, mas não se eletrifica

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O Audi A4 Sedan acumula mais de 7,5 milhões de unidades vendidas ao longo de 26 anos. De 1994 para cá muito se evoluiu e a linha 2021 trouxe novidades nas versões Prestige (R$ 229.990), Prestige Plus (R$ 259.990) e Performance Black (R$ 304.990). O design mostra a dianteira com novos faróis/para-choque junto da grade "Singleframe" crescida. Não só isso, o facelift desta quinta geração (B9) ainda rouba as atenções pela traseira, com lanternas e para-choque redesenhados. Nas laterais, as rodas de liga leve possuem 18". O estilo "dinâmico" é evidenciado pelos detalhes em preto brilhante do sobrenome Performance Black . Eles aparecem nas capas dos retrovisores, nas molduras das janelas, na régua da tampa do porta-malas, no para-choque frontal e na grade do radiador. Construído sobre a base MLB Evo , do Grupo Volkswagen , e compartilhada nos modelos A7 , A8, Q7 e Q8 , ele tem 4,770 m de comprimento e 2,822 m de entre-eixos. Ou seja, o sedã de Ingolstadt está 'pari passu' ao Mercedes-Benz Classe C de 4,686 m e 2,840 m, respectivamente, e aos rivais BMW Série 3 (4,709 m e 2,851 m) e Volvo S60 (4,761 m e 2,872 m). As dimensões do Audi A4 Sedan asseguram boa habitabilidade, reforçada pelos ótimos materiais e revestimentos empregados no acabamento e pelos detalhes em black piano. A empunhadura do volante de base achatada é elogiável e os comandos posicionados à mão aumentam a ergonomia. Muito embora a coluna de direção seja ajustável manualmente em altura e profundidade. O quadro de instrumentos totalmente digital é de 12,1" e o sistema multimídia tem tela de 10,1" sensível ao toque e uma interface bastante intuitiva de operar. O Audi Box Light é uma novidade com o carregamento de smartphone por indução e a conectividade Android Auto/Apple CarPlay sem fio. Os confortáveis bancos mesclam couro e Alcantara e os dianteiros possuem ajustes elétricos e memórias. Dois opcionais: o Head-Up Display (HUD), que projeta no para-brisas informações importantes ao motorista, como a velocidade (R$ 8.000) e o excelente áudio da renomada Bang&Olufsen 3D (também R$ 8.000). 1 de 6 Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_1_601551f04916c').find('div.td-slide-item.td-item4')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("89dbbaee5d07f932b64662346042b6ce1"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção Publicidade Quem viaja atrás dispõe de espaço para as pernas, os joelhos e a cabeça, porém, o quinto ocupante sofre por conta do túnel central elevado – isso por conta da tração integral quattro. Estão disponíveis duas entradas USB e uma de 12V para o carregamento de gadgets. Já o porta-malas de 460 litros do Audi é superior ao dos sedãs médios premium da BMW (365 litros), da Mercedes-Benz (455) e da Volvo (442). + A GM ajudou a matar o carro elétrico 20 anos atrás. Agora morrerá por ele? + Gasolina fica mais cara a partir de segunda; veja preço + General Motors planeja ser neutra em carbono até 2040 + Novo SUV derivado do Kwid, Renault Kiger é revelado por completo Rápido e afiado O motor 2.0 turbinado está conectado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas. Nas configurações Prestige e Prestige Plus, este conjunto transmite 190 cv e 32,63 kgfm possibilitando acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e chegar aos 240 km/h de velocidade máxima. Na topo de linha Performance Black avaliada, são 249 cv de potência e 37,72 kgfm de torque, fazendo-o ir da imobilidade aos 100 km/h em rápidos 5,8 segundos e cravar 250 km/h de máxima (mas ainda assim come poeira do Volvo S60 T8, nossa Compra do Ano 2021). É um casamento feliz, que seduz pelo desempenho linear quanto pela excelente atuação da caixa de dupla embreagem e os modos de condução bem definidos entre si. São eles: Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e Individual. No primeiro, surgem respostas comedidas e as marchas mudadas brevemente para auxiliar no consumo. Assumindo uma condução branda, seja na cidade ou na estrada, e ao retirar o pé do pedal do acelerador é engatado o 'ponto morto' eletrônico do câmbio cooperando na diminuição do gasto de gasolina. Também ajuda o start-stop, que desliga o motor durante breves paradas. Ele agrada em cheio pela suavidade na hora de desligar ou de religar o propulsor de 2-litros. 1 de 20 Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_601551f05e7e9').find('div.td-slide-item.td-item4')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("bf698c2dd0d20e177396a5034ae0e9ba1"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_601551f05e7e9').find('div.td-slide-item.td-item8')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("bf698c2dd0d20e177396a5034ae0e9ba2"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_601551f05e7e9').find('div.td-slide-item.td-item12')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("bf698c2dd0d20e177396a5034ae0e9ba3"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_601551f05e7e9').find('div.td-slide-item.td-item16')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("bf698c2dd0d20e177396a5034ae0e9ba4"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_2_601551f05e7e9').find('div.td-slide-item.td-item20')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("bf698c2dd0d20e177396a5034ae0e9ba5"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Já o programa Comfort deixa a direção minimamente mais firme e respostas mais diretas, ao passo que as respostas do motor ficam mais espertas. Contudo, é no mais radical Dynamic que o caráter do Audi A4 Performance Black dá as caras. Aqui, ele mostra as suas garras garantindo acelerações de tirar o fôlego e mudanças de marchas para lá de espertas. Quem preferir uma pitada a mais de esportividade pode mudar sequencialmente as marchas pelas borboletas atrás do volante ou na alavanca. Todo esse potencial é reforçado pela tração integral quattro e pelas ótimas suspensões, que o deixam pregado ao chão e filtram e absorvem bem as irregularidades do piso. Ao passar por emendas de asfalto ou por ruas mal pavimentadas não é sentido tampouco ouvido o trabalho deste conjunto. Lembre-se que esta configuração usa todas de 18" calçadas por pneus de medidas 245/40. Elogios também para o isolamento acústico da cabine. + Ford Ka usado foi o carro mais desvalorizado em 2020 + Comprar ou vender? Entenda o mercado da moto em 2021 + BMW 635CSi de Sir Sean Connery é leiloado + Exclusivo: ao volante do Porsche 911 RSR das 24 Horas de Le Mans Entre os itens de segurança, há controlador adaptativo de velocidade e park assist, além de assistente de colisão frontal e o alerta de pontos cegos – mas faltam sistemas semiautônomos mais sofisticados. Há apenas o pacote Assistance City (mais R$ 8.000), composto pelo Audi pre sense traseiro e o assistente de mudanças de faixas, e os faróis Full LED Matrix HD (R$ 12.000). Outro item cobrado à parte é a pintura (R$ 2.200). Completo, o preço vai a salgados R$ 342.690 – próximo aos de Mercedes-Benz C300 Sport (R$ 323.900), BMW 330e M Sport (R$ 319.950) e Volvo S60 Polestar Engineered (R$ 345.950), estes dois últimos híbridos e bem superiores em desempenho e consumo. Faltou ao sedã uma ajudinha da eletrificação – mesmo no exterior, só há sistema híbrido leve, de 48V. A Audi precisa correr atrás do prejuízo. FICHA TÉCNICA Audi A4 Sedan Performance Black Preço básico: R$ 229.990 (versão Prestige) Carro avaliado: R$ 342.690 AUDI A4 Sedan Performance Black Motor: quatro cilindros em linha 2.0 16V, turbo, injeção direta e indireta, duplo comando variável Cilindrada: 1984 cm³ Combustível: gasolina Potência: 249 cv de 5.000 a 6.000 rpm Torque: 37,7 kgfm entre 1.600 e 4.500 rpm Câmbio: automatizado de dupla embreagem, sete marchas Direção: elétrica Suspensão: Independente, braços sobrepostos (d) e multibraços (t) Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t) Tração: integral sob demanda Dimensões: 4,770 m (c), 1,847 m (l), 1,429 m (a) Entre-eixos: 2,822 m Pneus: 245/40 R18 Porta-malas: 460 litros Tanque: 58 litros Peso: 1.660 kg 0-100 km/h: 5s8 Velocidade máxima: 250 km/h Consumo cidade: 9,3 km/l* Consumo estrada: 11,9 km/l* Emissão de CO2: 131 g/km* Nota do Inmetro: C* Classificação na categoria: B (Extra Grande) * *estimado O post Avaliação: Audi A4 2021 se atualiza, mas não se eletrifica apareceu primeiro em Motor Show .

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