Equinox 2019: detalhes, versões, motor, consumo e fotos

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O Chevrolet Equinox 2019 chegou ao mercado nacional em seu segundo ano/modelo, antes da mudança radical que a GM faria na linha 2020, quando introduziu um novo motor e mudou totalmente os preços. Importado do México, onde é fabricado tanto em Ramos Arizpe quanto em San Luis de Potosi, o Equinox chegou como sucessor da Captiva , um SUV que foi emblemático no mercado brasileiro. Ainda feito em Ingersoll, na província de Ontário, no Canadá, bem como em Wuhan, na província de Hubei, na China, o Chevrolet Equinox até poderia ser fabricado em Alverar, distrito de Rosário, na Argentina. Embora isso seja improvável dada as circunstâncias atuais, o Equinox 2019 é um carro que chegou com muita expectativa, mas sofreu uma dura concorrência do Volkswagen Tiguan , igualmente importado do México. Oferecido nas versões LT e Premier, o SUV médio da GM tinha como destaque o propulsor potente, oriundo do Chevrolet Camaro . O propulsor LTG 2.0 Turbo da linha Ecotec tem 262 cavalos e 37 kgfm, sendo equipado com câmbio de nove marchas. Com suspensão traseira multilink, o utilitário esportivo tem porte para levar sete pessoas, mas o projeto não contemplou o enorme porta-malas de 468 litros, que até daria para dispor de dois assentos. Tendo um design imponente, o Equinox 2019 era um carro atraente, que chamava atenção por seus detalhes cromados e linhas fluidas, especialmente com as vigias traseiras grandes, ampliando o tamanho do modelo. Além de porte de carro caro, o médio da Chevrolet tem um interior amplo, com linhas sofisticados e boa ergonomia, exceto na altura do túnel e posição da alavanca. De resto, é um SUV apreciável. Bem equipado, o Equinox 2019 apresentava um pacote considerável mesmo na versão LT, sendo que na Premier tinha de tudo um pouco, incluindo estacionamento automático, câmera de ré, alerta de colisão e frenagem automática, entre outros Ele também tinha carregamento indutivo de smartphone, teto solar elétrico e panorâmico, alerta de tráfego cruzado, sistema de som Bose, bancos em couro, faróis full LED, chave presencial, MyLink com Android Auto e CarPlay, etc. Com bom valor agregado, o Equinox chegou a ter preço competitivo, partindo abaixo de R$ 130 mil e, na mudança para a linha 2020, o modelo 2019 chegou a custar R$ 127 mil nas revendas, sendo uma opção muito vantajosa por seu conjunto mecânico. Na LT, a tração era apenas dianteira, mas na Premier, o sistema era AWD, porém, com um detalhe importante. Através de um botão, podia-se mudar para apenas tração dianteira, aliviando o veículo na estrada e gerando economia. O problema era o peso maior do conjunto em relação ao LT, mas por conta do desempenho, para um veículo que faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, estava mais que aceitável. Contudo, a GM errou na dose ao oferecer o Equinox apenas 2.0. Na Volkswagen, o Tiguan tinha uma proposta mais comum, com três versões e dois motores, sendo o 1.4 TSI de 150 cavalos nas duas de base. Embora maior e mais fraco, o SUV alemão tinha uma pegada melhor. Isso fez enorme diferença em relação ao Equinox, que parecia muito mais pesado e desajeitado até certo ponto, uma vez que a calibração do 2.0 Turbo parecia ter vindo do Camaro. Ou seja, era um SUV familiar com desempenho de esportivo. Só o ronco não tinha comparação com o Tiguan R-Line 2.0 TSI de 220 cavalos, por exemplo, mas sem uma versão RS, o Equinox 2019 estava mais para um sleeper car, ou seja, engana na aparência, andando bem mais. Decerto, a GM viu que ter um sleeper car no segmento de SUVs não era uma boa ideia, diferente do que aconteceria com um sedã, hatch ou mesmo perua. Assim, na linha 2020, adicionou três versões com um novo motor. Esse é o quatro cilindros com turbo e injeção direta, conhecido como LYX, que tem 1.5 litro e 172 cavalos, que equipa as novas versões LT, Midnight e Premier AWD. A Premier AWD com motor 2.0 permaneceu na linha 2020. Sobre o futuro, o Equinox continua como uma opção interessante no mercado e pode até ser produzido na Argentina, caso a conversão para elétricos de uma das fábricas da GM no México impeça sua fabricação local, impedindo sua exportação. Como tem a mesma plataforma D2XX do Cruze, pode substituir esse em Alvear, continuando a oferta até a chegada da nova geração que, segundo rumores, será construída sobre a plataforma do Tracker, a VSS-F. O Equinox surgiu como um SUV em 2005, feito sobre a plataforma Theta e com 4,79 m de comprimento. Depois, ele evoluiu para uma segunda geração com a mesma base e design que lembrava o conceito do Prisma da GMB. Ambos era de categoria grande e tinha até motor V6, mas a partir de 2018, o Equinox passou a ter plataforma de carro médio e teve seu porte reduzido, mudando de categoria. Equinox 2019 – detalhes O Chevrolet Equinox 2019 tinha um visual fluido com linhas bem modernas e uma proposta evidentemente premium, tendo frente com faróis de LED dotados de luzes diurnas em LED e lanternas, bem como luz de posição. A grade dupla cromada tem barra na cor do carro com logotipo da Chevrolet, além de para-choques com linhas limpas, tendo faróis de neblina com repetidores de direção integrados. A parte inferior é preta e tem um pequeno spoiler. Nas laterais, o Equinox tem retrovisores cromados na versão Premier e na cor do carro na LT, além do nome do modelo nas portas dianteiras. O SUV tem ainda barras longitudinais no teto e frisos cromados nas janelas. As maçanetas apresentam acabamento em cromo e na cor do carro, enquanto a base das portas possui proteção preta e plástica. Já as rodas eram de liga leve aro 18 polegadas na versão LT com pneus 235/60 R18. Na Premier, as rodas eram aro 19 polegadas com pneus 235/50 R19. Já na traseira, o Equinox 2019 vinha com colunas D em preto brilhante, além de defletor de ar na tampa do bagageiro. As lanternas duplas em LED eram cortadas pela tampa. O para-choque tinha a parte inferior preta e a superior na cor do carro, portando lanternas de neblina e refletores, bem como friso cromado na Premier. A tampa do bagageiro tinha acionamento elétrico com sensor para o pé. Já no teto, havia um teto solar elétrico com vidro panorâmico, bem como antena em estilo barbatana. Apesar do motor, o Chevrolet Equinox 2019 não tem escape aparente, mas tem duas saídas ocultas sob o para-choque. Por dentro, o SUV da GM tinha acabamento em dois tons na versaõ Premier e em preto na LT, sendo que na primeira havia mescla de preto e cinza claro, este último no material soft do painel, portas e assentos. Além disso, havia detalhes cromados junto aos difusores de ar. O volante era igual ao do Cruze, tendo ajustes de volume e mídia em botões atrás da direção, enquanto os comandos de computador de bordo e controle de cruzeiro ficam na frente. Em couro, essa direção tinha ainda ajustes do detector de veículos. A coluna tinha ajuste em altura e profundidade, mas não muito longa neste último. O painel tinha ainda multimídia MyLink com tela de 8 polegadas e câmera de ré. Além disso, trazia de série navegador GPS com mapas em 3D na Premier, assim como sistema OnStar Exclusive, projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, USB (4) e funções do ar condicionado dual zone. Mais abaixo, ficando os comandos físicos do ar condicionado, enquanto o túnel sustentava o carregador indutivo de smartphone, botões do modo AWD e do controle de descida, assim como do freio de estacionamento eletrônico. Havia ainda bancos climatizados na versão Premier com botões no túnel, enquanto o banco do motorista tinha ajustes elétricos. Os lugares eram em tecido na LT e couro na Premier. Já nas portas, havia acabamento soft touch e couro/tecido. Na do motorista estava os comandos dos vidros elétricos one touch, retrovisores elétricos com  desembaçador e rebatimento, travas elétricas e comandos para abertura e fechamento da tampa traseira, bem como do tanque. Havia também um botão de ajuste de altura com limitador para a abertura da tampa do bagageiro, sendo bem prática em lugares de baixa altura. A alavanca de câmbio tinha detalhes cromados e botão de troca manual no alto do pomo. O cluster era analógico com conta-giros e velocímetro grandes, bem como nível de combustível e temperatura da água em tamanho menor, além de computador de bordo com funções de assistência ao condutor. No teto, alças, luzes de leitura em LED, porta-óculos, para-sois com espelhos iluminados e comando do teto solar panorâmico com persiana elétrica. O retrovisor interno era eletrocrômico e vinha com comandos do OnStar. Com saídas de ar condicionado e duas entradas USB, a traseira tinha banco bipartido com apoio de braço e ajuste do encosto, tendo todos os cintos e apoiso de cabeça, bem como Isofix e Top Tether. O porta-luvas era iluminado e resfriado. Já o sistema de som era da Bose com vários alto-falantes, sendo três apenas no painel. No bagageiro, o espaço tinha 468 litros até a altura das janelas, tendo cobertura retrátil, iluminação, ganchos para amarração e rede, além de fonte 12V. A tampa dso bagageiro era acionada por sensor sob o para-choque, assim como pela chave, comando interno ou na própria tampa, além de botão de fechamento próximo da trava. Havia ajuste interno para limite de altura perto da memória do banco do motorista, que tinha duas posições a salvar. Equinox 2019 – versões Chevrolet Equinox LT 2.0 AT Chevrolet Equinox Premier 2.0 AT Equipamentos Chevrolet Equinox LT 2.0 AT – Motor 2.0 Turbo com câmbio automático de nove marchas, mais faróis de xênon, airbag duplo, airbags laterais, airbags de cortina, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de descida, rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 235/60 R18, sensor de pressão dos pneus, lanternas em LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, retrovisores e maçanetas na cor do carro, barras longitudinais no teto, repetidores de direção externos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freio de estacionamento eletrônico, freios ABS com EDB, Isofix, cintos de 3 pontos para todos, apoios de cabeça para todos, bancos em tecido, banco do motorista com ajuste em altura, vidros elétricos nas quatro portas com one touch, travamento central elétrico, chave presencial com alarme, luzes de leitura em LED, espelho interno dia e noite com comanods do OnStar, multimídia MyLink com tela de 8 polegadas, ar condicionado automático dual zone, projeção Apple CarPlay e Google Android Auto, OnStar, câmera de ré, abertura interna do bocal do tanque, para-sois com espelhos iluminados, banco traseiro bipartido com apoio de braço central, porta-copos, Bluetooth, USB (4), volante multifuncional em couro, direção elétrica, sensor de chuva, sensor crepuscular, fonte 12V (2), porta-luvas iluminado e refrigerado, Isofix, cobertura do bagageiro, rede para bagagem, limpador e lavador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes, para-brisa degradê, alças no teto, suspensão traseira multilink, freios a disco nas quatro rodas, computador de bordo, controle de cruzeiro, cluster analógico, navegador GPS, grade dianteira ativa, Start&Stop, entre outros. Chevrolet Equinox Premier 2.0 AT AWD – Itens acima, mais faróis full LED, rodas de liga leve aro 19 polegaads, pneus 235/50 R19, frisos cromados, barras no teto cromadas, retrovisores cromados, tampa traseira com acionamento por sensor e limitador de altura, rebatimento e desembaçamento dos espelhos elétricos, bancos em couro, banco do motorista com ajuste elétricos e memória (2), bancos dianteiros climatizados, sensor de ponto cego no ponto, alerta de ponto cego, alerta de colisão, alerta de invasão de faixa, alerta de tráfego cruzado, frenagem automática de emergência, teto solar elétrico panorâmico, retrovisor interno eletrocrômico, estacionamento automático, carregador indutivo de smartphone, sistema de som Bose, tração integral, farol alto automático, sistema de cancelamento de ruído externo, entre outros. Preços Chevrolet Equinox LT 2.0 AT – R$ 142.990 Chevrolet Equinox Premier 2.0 AT – R$ 162.990 Equinox 2019 – motor   O Chevrolet Equinox 2019 era equipado somente com motor 2.0 Turbo antes da chegada do 1.5 Turbo na linha 2020. Esse propulsor LTG 2.0 faz parte da Geração III de motores da família Ecotec da General Motors. Essa família Gen III (2013) foi baseada na Família II de 1982, aquela que foi feita no Brasil de 1983 (Monza) até a Zafira (2013). Ainda assim é totalmente reprojetada e em dia com as tecnologias, existindo desde 2000, indo de 1.4 a 2.5 litros. Trata-se de um propulsor muito avançado com bloco e cabeçote em alumínio, tendo ainda turbocompressor twin-scroll com válvula wastegate e intercooler ar-ar. Além disso, tem cabeça do pistão em alumínio e válvulas refrigeradas a sódio. Seu sistema de escape é em aço inox, resistente a temperaturas de até 980 graus. Com duplo comando de válvulas variável no cabeçote, tendo assim quatro por cilindro, o LTG tem injeção direta de combustível sob alta pressão. Tendo 1.998 cm3, o LTG tem taxa de compressão de 9,5:1, o 2.0 Ecotec Turbo SIDI entrega 262 cavalos a 5.500 rpm e 37 kgfm entre 2.000 rpm e 4.500 rpm. Bastante elástico, ele fornece disposição plena na maior parte do tempo. Ele emprega a transmissão automática de nove marchas e conversor de torque, que tem ainda mudanças de marcha manuais por um botão na alavanca. O sistema é semelhante ao encontrado no Onix e de ergonomia ruim. Além disso, essa caixa automática não tem modo Sport, mas apenas a posição L que aumenta a rotação, sendo indicada apenas para fazer as trocas manuais. O Equinox 2019 não tinha nem paddle shifts, o que continua na linha 2020. Nos EUA, o Equinox teve esse motor LTG substituído pelo LSY, um conjunto semelhante, que adiciona start-stop e também desligamento automático de cilindros, reduzindo assim o funcionamento de quatro para dois, economizando combustível. Mas, não apenas isso. O LSY tem 83 mm de diâmetro dos pistões e 92,3 mm de curso, diferente do LTG com 86 mm nos dois casos. Aliás, como curiosidade, essa mesma relação deste último é a similar ao do antigo Família II 2.0 do Monza. Mais fraco, o LSY 2.0 Ecotec Turbo SIDI tem 240 cavalos e 35,7 kgfm, sendo muito provável sua chegada ao Brasil a bordo do Equinox 2021 ou 2022. Já o outro motor a gasolina, conhecido como LYX, já está disponível aqui, como 1.5 Turbo. Ele faz parte da família SGE (Small Gasoline Engine) com 1.490 cm3 e entregando 172 cavalos e 27,9 kgfm. Foi adicionado com um câmbio automático GF6-3 de seis marchas e tração dianteira ou AWD (Premier). Ainda nos EUA, o Equinox 2019 tinha um estranho motor diesel LH7 de origem Opel com duas turbinas e common rail, enregando 139 cavalos e 32,6 kgfm. Fraco diante do antigo diesel 2.0 de 163 cavalos do Cruze, saiu de cena em 2019. Desempenho Chevrolet Equinox 2.0 Turbo AT FWD – 7,6 segundos e 214 km/h Chevrolet Equinox 2.0 Turbo AT AWD – 7,6 segundos e 214 km/h Consumo Chevrolet Equinox 2.0 Turbo AT FWD – 9,1/11,2 km/l Chevrolet Equinox 2.0 Turbo AT AWD – 9,1/11,2 km/l Equinox 2019 – manutenção e revisão Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total 2.0 FWD R$ 408,00 R$ 752,00 R$ 584,00 R$ 1.020,00 R$ 564,00 R$ 752,00 R$ 4.080,00 2.0 AWD R$ 472,00 R$ 816,00 R$ 644,00 R$ 1.080,00 R$ 624,00 R$ 816,00 R$ 4.452,00 Equinox 2019 – ficha técnica Motor 2.0 Turbo Tipo Número de cilindros 4 em linha, turbo Cilindrada em cm3 1998 Válvulas 16 Taxa de compressão 9,5:1 Injeção eletrônica Direta Potência máxima 262 cv a 5.500 rpm (gasolina) Torque máximo 37 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) Transmissão Tipo Automático de 9 marchas Tração Tipo Dianteira ou integral Direção Tipo Elétrica Freios Tipo Discos dianteiros e traseiros Suspensão Dianteira McPherson Traseira Multilink Rodas e Pneus Rodas Liga leve, aro 18 ou 19 polegadas Pneus 225/60 R18 ou 235/50 R19 Dimensões Comprimento (mm) 4.652 Largura (mm) 1.843 Altura (mm) 1.695 Entre eixos (mm) 2.725 Capacidades Porta-malas (L) 468 Tanque de combustível (L) 59 Carga (Kg) 507 Peso em ordem de marcha (Kg) 1.693 Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,33 Equinox 2019 – fotos © Noticias Automotivas. 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