Toro Ultra: motor, consumo, equipamentos, preços e detalhes | Notícias Automotivas

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O inegável sucesso da Fiat Toro no mercado brasileiro fez com que a picape recebesse cada vez mais versões para atrair os consumidores. Uma dessas opções, colocada como a topo de linha na gama, é a Toro Ultra. Seu lançamento ocorreu em novembro de 2019, logo depois da marca comemorar 200 mil unidades vendidas da Toro desde 2016, quando chegou ao mercado brasileiro. Além disso, a novidade mostrou que a Fiat percebeu o desejo de seus clientes por uma versão mais exclusiva e também a oportunidade de aumentar sua margem de lucro. Confira todos os detalhes da Toro Ultra! Toro Ultra – detalhes O posto de versão mais cara na linha da picape antes era ocupado pela Toro Ranch , pensada para quem usaria o modelo para o trabalho. Já a Toro Ultra é voltada para o uso urbano, sendo que as duas oferecem o máximo de equipamentos que a Fiat pode oferecer na picape. As vendas começaram logo depois do lançamento , em dezembro de 2019 e já como modelo 2020. O preço na época era de R$ 164.990, cerca de R$ 2 mil a mais em relação à versão Ranch. A principal diferença entre as duas é o uso da capota rígida na Toro Ultra, um desejo antigo dos clientes da picape e que antes só era possível através de uma personalização independente. Essa cobertura removível veda de forma superior contra a infiltração de água, permitindo usar a caçamba como um enorme porta-malas de 937 litros. Além disso, sua abertura chega a 40 graus na vertical, sendo sustentada por amortecedores laterais com mola a gás. Existe ainda um sistema de proteção anti-furto, maçaneta de abertura interna e uma alça para o fechamento. A capota pode suportar até 100 kg de peso. Além desse item, a Toro Ultra recebeu novidades no visual externo e a adição de alguns itens no interior, se tornando ainda mais exclusiva para justificar o alto valor cobrado pela Fiat. A dianteira da picape segue como sua parte mais chamativa, especialmente pelo conjunto óptico de três andares. A porção superior, onde estão as luzes de condução diurna, dão um ar mais esportivo e refinado ao modelo da Fiat, sendo interligados por uma faixa cromada e pelo logotipo escurecido da marca. Logo abaixo aparecem os faróis e uma enorme grade preta que, juntamente com o overbumper de plástico, mostram seu lado mais robusto. Aliás, a parte inferior é toda nesse material, tendo ainda os faróis de neblina nas extremidades. O capô na Toro Ultra tem dois vincos marcantes que ajudam a tornar a dianteira mais agressiva. Já o teto conta com dois suportes em plástico que terminam no santantônio integrado, esse sim pintado na cor da carroceria e com o detalhe interessante de ter uma janela espia na lateral. Algumas novidades específicas dessa versão podem ser vistas na lateral, como os badges exclusivos, espelhos pintados de preto e o estribo lateral. Seguindo o material usado na dianteira, toda a parte inferior na lateral é revestida em plástico, incluindo as caixas de roda e as soleiras das portas. O principal vinco começa abaixo dos faróis e percorre toda a extensão do veículo, passando pela altura das maçanetas e terminando nas lanternas. As portas ainda contam com mais dois vincos que formam um sobressalto na parte inferior, completando o visual bem harmonioso da picape. As rodas são de 18 polegadas, com pneus 225/60. Mas é na parte traseira que a Toro Ultra apresenta sua maior novidade, que é a capota rígida removível batizada de Dynamic Cover. O acesso ao interior da caçamba é facilitado por sua abertura, mas obviamente a Fiat manteve a inteligente solução da abertura do compartimento em duas folhas, que acompanha a picape desde seu lançamento. Além dos detalhes já citados, a Toro Ultra não tem qualquer novidade visual em relação às outras versões, mantendo as lanternas que invadem bastante as laterais. Picape, sedã ou SUV? E o que dizer do interior? Bem, nesse ponto a versão mais cara da linha oferece o que tem de melhor para seus ocupantes. Além dos vários itens já vistos nas versões Volcano e Ranch, a Toro Ultra ainda chegou com bancos em couro com o logo da versão bordado nos encostos, tapetes em borracha e os badges identificando a versão. É difícil dizer que você está dirigindo ou andando como passageiro numa picape com a Toro Ultra na estrada, por exemplo. O motor a diesel trabalha silenciosamente com a transmissão automática de 9 velocidades, e o conforto oferecido é digno de um sedã. Tudo isso é reforçado na Toro Ultra, cuja proposta é exatamente essa: oferecer uma picape que se assemelha a um sedã ou SUV em quase todos os aspectos, mas sem deixar de lado a praticidade de um veículo 4×4. Por outro lado, as mudanças que a reestilização da Toro trará, como nova central multimídia, painel digital, piloto automático adaptativo e outros tornam mais difícil justificar o preço atual de quase R$ 184 mil, valor que pode subir ainda mais se depender da Fiat. Sem concorrência e com preços nas alturas Se você leu todo o texto até aqui já percebeu que a Toro Ultra recebeu um aumento de quase R$ 20 mil com pouco mais de 1 ano de mercado. Aliás, o primeiro reajuste veio poucas semanas depois de seu lançamento, quando seu preço subiu em R$ 3 mil e chegou a R$ 167.990. Esse valor se manteve por alguns meses, o que é uma raridade em nosso país, mas em junho de 2020 isso acabou. A Fiat anunciou a chegada da linha 2021 para a Toro, que obviamente veio acompanhada de um novo aumento. Dessa vez, a Toro Ultra subiu R$ 4 mil e chegou aos R$ 171.990. Pouco mais de 40 dias depois, uma nova tabela geral foi divulgada pela Fiat, novamente alterando o preço da versão mais cara de sua picape, dessa vez para R$ 172.990. Se você já perdeu as contas, esse era o terceiro reajuste em 7 meses. Até o final de 2020, a Toro Ultra mudou novamente seu preço sugerido, e atualmente ela custa R$ 183.790. Alguém duvida que isso vai mudar (e muito) quando a nova Toro 2022 chegar ao mercado? Mesmo gerando constantes reclamações, a Fiat não viu a insatisfação de seus clientes refletida nas vendas. É verdade que a marca não divulga as vendas específicas de cada versão, mas no geral podemos ver como a Toro reina sozinha em seu segmento. Ao final de 2020, a picape italiana havia emplacado 53.974 unidades, perdendo apenas para a Strada (80.041) entre os comerciais leves. O que impressiona é a diferença da Toro para a terceira colocada Hilux, que vendeu 32.394 unidades. Como a Toro é contabilizada dentro do segmento de picapes grandes, junto com Hilux , S10 , Ranger e companhia, podemos ver que ela obteve uma participação de 31,99% nesse grupo. Sua concorrente mais próxima, a Renault Oroch , ficou com 3,60%, um abismo que ajuda a perceber o sucesso que faz em nosso mercado. Se isso significa que a Fiat continuará colocando os preços que quiser, parece que ninguém tem qualquer dúvida. Toro Ultra – versões Toro Ultra 2.0 AT9 4×4 2021 Toro Ultra – equipamentos Toro Ultra 2.0 AT9 4×4 2021 – motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 9 velocidades e tração 4×4. ITENS DE SÉRIE: 2ª Tomada 12V; 2ª entrada USB, 6 Alto Falantes, 7 Airbags (motorista e passageiro, laterais, cortinas e joelho), ASR (Controle de Tração), Abertura elétrica do bocal de abastecimento, Acabamento com pintura em preto na moldura do rádio, saídas de ar, alça da porta e volante, Alarme antifurto, Apoia-braço central dianteiro com porta-objetos, Apoia-braço central traseiro com porta-copos, Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura, Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura, Ar condicionado digital dual zone, Badges externos da versão Ultra, Banco do motorista com regulagem elétrica (assento em 8 posições), Bancos em couro preto (vinil + couro) com gravação a laser da logo nos encostos dianteiros, Barras longitudinais no teto, Capa de Retrovisor Preto, Cargo Bag Mopar, Central multimídia com tela de 7′ touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB, Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão, Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Desembaçador do vidro traseiro, Direção elétrica, Dynamic Cover (capota rígida), ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), Engate Reboque Removível Traseiro, Espelho no para-sol lados motorista e passageiro, Estribo lateral preto, Faróis com sistema DRL, Faróis de Neblina com sistema Cornering, Follow me home, Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), Ganchos para amarração de carga na caçamba, Freios ABS com EBD, Hill Holder, Hill descent control, Iluminação interna com efeito night design, Interior escurecido, Abertura das portas e partida sem chave, Kit ferramenta, Lanterna traseira a LED, Limpador e lavador do para-brisas com intermitência, Logo da série no console central, Luzes ambiente em LED, Moldura central do painel de instrumentos e dos alto-falantes com pintura exclusiva, Para barros pneus dianteiros e traseiros, Partida remota, Piloto automático com controlador de velocidade, Porta objetos abaixo do banco do passageiro, Quadro de instrumentos com display de 7″ colorido com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional, Retrovisor interno eletrocrômico, Retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas, Retrovisores externos elétricos com memoria (Tilt down/rebatimento/luz de conforto), Revestimento de caçamba, Revestimento externo esportivo na coluna central das portas, Rodas em liga leve de 18 polegadas com pneus 225/60 R18 (prata lunar), Santoantonio integrado a capota, Segunda luz de ré, Sensor crepuscular, Sensor de chuva, Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, Skid Plate integrado ao para-choque dianteiro, Soleira metálica, Tampa traseira dupla com abertura elétrica, Tomada 12V, Travas elétricas, Tração 4×4 com seletor, Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista, Volante em couro multifuncional com regulagem de altura e profundidade, Volante com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta, Sensor de pressão dos pneus, entre outros. OPCIONAIS: nenhum. Toro Ultra – preços Toro Ultra 2.0 AT9 4×4 2021 – R$ 183.790 Toro Ultra – motor Um dos maiores acertos da Fiat Toro, e de vários outros modelos da antiga FCA por aqui, foi o uso do motor 2.0 turbodiesel. Esse propulsor trabalha de forma silenciosa, tem força de sobra e ainda apresenta um consumo muito bom. O conjunto é composto pelo motor de disposição transversal, com 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbocompressor e injeção direta. Ele entrega 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm de torque a 1.750 rotações por minuto. Com tração integral sob demanda, ele está associado ao câmbio ZF de 9 velocidades com conversor de torque. Enquanto a Toro Ultra é vendida exclusivamente com o motor a diesel, outras versões são equipadas com o motor 1.8 flex, também com 4 cilindros e 16 válvulas, mas com aspiração natural e injeção multiponto. Ele oferece a vantagem de ser bicombustível, mas apresenta números mais modestos. São 135/139 cv a 5.750 rpm e 18,8/19,3 kgfm de torque a 3.750 rpm, sendo ligado ao câmbio automático de 6 marchas. Na prática, vemos que esse conjunto sofre um pouco para levar os mais de 1.600 kg da Toro, o que resulta num desempenho inferior e num consumo mais alto, especialmente com etanol. Isso vai mudar em breve com a reestilização que a Fiat promete para a Toro, quando ela chegará com o tão aguardado motor 1.3 turboflex, que poderá entregar até 180 cv e 28 kgfm de torque. Toro Ultra – desempenho Mesmo tendo vendas interessantes com o motor 1.8 flex, a Toro apresenta um desempenho realmente empolgante apenas quando está equipada com motor 2.0 turbodiesel. A Fiat acertou ao colocar a Toro Ultra apenas com esse conjunto, já que essa versão é mais pesada que as demais movidas a diesel. Confira abaixo os números de aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima da Fiat Toro: Toro Ultra – 11,5 segundos e 188 km/h Toro Ultra – consumo Quando falamos sobre o bom consumo da Toro Ultra, é importante destacar que essa versão é a mais pesada de todas por ter a capota rígida. Ela chega a 1.950 kg, enquanto as outras versões a diesel pesam 1.871 kg. Essa diferença de quase 80 kg pode ser significativa para qualquer modelo, mas parece não ter afetado tanto a picape nessa versão. Além disso, ela mantém a boa autonomia de quase 740 km na estrada. Confira abaixo o consumo detalhado da Toro Ultra: CONSUMO CIDADE: Toro Ultra – 9,9 km/l CONSUMO ESTRADA: Toro Ultra – 12,3 km/l Toro Ultra – manutenção e revisão As revisões da Toro Ultra, e de todas as versões diesel da Toro , são feitas a cada 20.000 km. Cumprir rigorosamente essas paradas estabelecidas pela Fiat é necessário para manter a garantia de fábrica, que é de 3 anos. A marca também informa em seu site que a troca de óleo e filtro de óleo do motor devem ser feitas a cada 20.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Confira os valores de todas as revisões: 1ª revisão – R$ 780 2ª revisão – R$ 1.212 3ª revisão – R$ 1.396 4ª revisão – R$ 2.016 5ª revisão – R$ 1.068 6ª revisão – R$ 1.412 Toro Ultra – ficha técnica Motor 2.0 Turbodiesel Tipo Dianteiro, transversal e diesel Número de cilindros 4 em linha Cilindrada em cm³ 1.956 Válvulas 16 Taxa de compressão 16,5:1 Injeção eletrônica de combustível Direta Potência Máxima 170 cv a 3.750 rpm Torque Máximo 35,7 kgfm a 1.750 rpm Transmissão Tipo Automático de 9 marchas Tração Tipo Integral sob demanda Freios Tipo Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) Direção Tipo Elétrica Suspensão Dianteira Independente, McPherson, com molas helicoidais Traseira Independente, multibraço, com molas helicoidais Rodas e Pneus Rodas Rodas de liga-leve de 18 polegadas Pneus 225/60 R18 Dimensões Comprimento total (mm) 4.944 Largura (mm) 1.844 Altura (mm) 1.743 Distância entre os eixos (mm) 2.990 Capacidades Capacidade de carga (kg) 1.000 Tanque (litros) 60 Peso vazio em ordem de marcha (kg) 1.950 Vão livre do solo (mm) 202 Toro Ultra – fotos © Noticias Automotivas. 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