Hilux 2012: detalhes, motor, consumo, versões, preço, desempenho | Notícias Automotivas

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A Toyota Hilux 2012 chegou ao mercado nacional com a motorização 2.7 Flex como novidade, juntando-se aos diesel 2.5 e 3.0 litros, ambos disponíveis somente com tração 4×4. A picape média da Toyota estava ampliando a gama e adaptando-se as mudanças de mercado, buscando atender um perfil de cliente mais urbano, mas que sempre desejou ter um veículo alto e robusto para enfrentar a dureza das cidades. Fora isso, a Hilux 2012 assumiu uma atualização vigente na Ásia meses antes, empregando uma reestilização para levá-la até a próxima geração, que seria lançada poucos anos depois na Argentina. Na atualização visual, a Hilux recebeu novo capô com entrada de ar mais elaborada, assim como grade cromada redesenhada, faróis modificados e mais quadrados, bem como para-choque com linhas mais modernas. Por dentro, a Hilux 2012 recebeu mudanças no cluster, assim como na parte central do conjunto e também no volante, mais sofisticado e multifuncional. A picape ganhou ainda a versão SRV Top, que assumiu como opção mais cara da gama. Essa versão acrescentava rodas de liga leve aro 17 polegadas, bem como os desejáveis controles de tração e estabilidade, bem como distribuição eletrônica de frenagem (EDB), visto que antes existia somente os freios com ABS. A Hilux recebeu ainda uma multimídia com tela de 6,1 polegadas, Bluetooth e câmera de ré, bem como banco do motorista com ajustes elétricos, ampliando assim o conforto deste ao dirigir. Rival de Chevrolet S10 e Ford Ranger , a Toyota Hilux 2012 trouxe o motor 2TR 2.7 com tecnologia flex, possibilitando assim entregar 158 cavalos na gasolina e 163 cavalos no álcool, tendo igualmente 25 kgfm. Este motor foi servido com transmissão manual de cinco marchas e automática, mas ao contrário da versão diesel, a caixa tinha somente quatro velocidades. Já as opções diesel iniciavam no velho motor 2.5 de 102 cavalos e 26,5 kgfm. Nesse caso, apenas as versões com cabine simples e chassi-cabine usavam-no, enquanto as demais tinha o 3.0 mais moderno e potente, que fora atualizado de 163 cavalos para 171 cavalos, dado que só na geração seguinte teria 177 cavalos. Os dois propulsores também dispunham de caixa manual de cinco marchas, mas automática de cinco apenas nas versões mais caras e completas. Aliás, falando em versões, a Hilux era servida nas STD, STD Power Pack, SR, SRV e SRV Top. Fabricada em Zárate, Argentina, a Toyota Hilux é uma opção em picape muito apreciada no mercado, com alta valorização e confiabilidade mecânica comprovada, com robustez, conforto, economia e desempenho. No pós-venda, é bem atraente também, especialmente pelo atendimento da rede Toyota, que se tornou referência e elevou a imagem de qualidade da marca japonesa no mercado brasileiro. No mercado de usados, é um veículo muito procurado.   Hilux 2012 – detalhes A Hilux 2012 tinha um visual conservador e focado mais no luxo, tendo a frente com capô dotado de entrada de ar larga na parte central superior, mas inexistente nas versões Flex e Diesel 2.5, por exemplo. Com vincos pronunciados, o capô se conectava à nova grade cromada e envolvente, que tinha grelha preta com frisos horizontais. O acabamento se estendia sobre os novos faróis de lente simples com piscas e lanternas integradas. O para-choque tinha molduras laterais com faróis de neblina circulares, bem como entradas de ar laterais e grade central, sendo elevado para dispor a picape de elevado ângulo de entrada no fora de estrada. As saias de rodas eram abauladas e vincadas, enquanto os retrovisores podiam ser de cor preta, cor da carroceria ou cromados na SRV, inclusive esta com repetidores de direção. As maçanetas eram pretas ou na cor do carro. Já os estribos longos existiam segundo a versão. Nas laterais da caçamba havia adesivos do 4×4 nas versões que a tinham, enquanto as lanternas verticais tinham um friso cromado. A tampa vinha com câmera de ré e luz auxiliar de freio. A Hilux, mesmo na SRV Top, não tinha com capota marítima e nem com protetor metálico do vidro traseiro, que tinha desembaçador, mas não era basculante. Os vidros eram verdes e o para-brisa degradê. O para-choque traseiro tinha acabamento na cor do carro ou cromado, sustentando a placa, mas sem degrau rebaixado para facilitar o acesso ao compartimento de carga, que não tinha revestimento plástico. Já as rodas eram de aço ou liga leve aro 16 polegadas, com aro 17 polegadas e acabamento diamantado na SRV Top, tendo esta pneus 265/65 R17, enquanto as demais eram 265/70 R16. Vale lembrar que a Hilux 2012 nas versões de cabine simples mantinham o estilo anterior, com faróis puxados, grade e para-choques pretos, maçanetas e retrovisores, além de outros itens mais simples, como as rodas de aço sem calotas. A caçamba desta tinha 1.580 litros, enquanto a cabine dupla entregava 1.010 litros. Por dentro, a Toyota Hilux tinha o painel com modificações, empregando agora um cluster com mostradores em nova disposição. Velocímetro, nível de combustível, temperatura da água, conta-giros e hodômetros, além de parte central com multimídia dotada de tela de 6,1 polegadas com Bluetooth, USB, CD player e câmera de ré na versão SRV. Logo acima, ficava o relógio digital, enquanto o conjunto abaixo era prateado, assim como o volante multifuncional com comandos de mídia e telefonia. Ele tinha quatro raios e revestimento em couro, com ajuste em altura da coluna. Com assistência hidráulica, a direção vinha ainda com haste para o piloto automático. O acabamento prateado também era visto nas portas. Os bancos tinham acabamento em tecido ou couro, assim como nas portas. Havia vidros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores elétricos e rebatimento automático nas SRV e SRV Top, além de chave-canivete e alarme. O banco do motorista tinha ajuste em altura ou elétrico, estes nas versões mais caras. O túnel era largo e tinha um porta-copos, além de porta-objetos laterais, bem como alavanca de mudança da tração (4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida), além de alavanca de câmbio manual ou automático com seletor tipo escada. Já o ar condicionado era manual ou automático, tendo ainda porta-copos retráteis no painel e porta-luvas com iluminação. No habitáculo, alças no teto e colunas, luzes de leitura, retrovisor interno dia e noite ou eletrocrômico. Os espelhos nos para-sois eram presentes, assim como banco traseiro com apoios de cabeça e cintos de três pontos. O interior era espaçoso e tinha cinco lugares confortáveis. Hilux 2012 – versões Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SRV Top 3.0 AT Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SRV 3.0 AT Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SRV 3.0 MT Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SR 3.0 MT Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla Standard Power Pack 3.0 MT Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla Standard 3.0 MT Toyota Hilux 4×4 Cabine Simples Standard 2.5 MT Toyota Hilux 4×4 Chassi Cabine 2.5 MT Toyota Hilux 4×2 Cabine Dupla SR 2.7 MT Toyota Hilux 4×2 Cabine Dupla SRV 2.7 AT Equipamentos Toyota Hilux 4×4 Cabine Simples Standard 2.5 MT – Motor diesel 2.5 com transmissão manual de cinco marchas, mais para-choques e retrovisores pretos, rodas de aço sem calotas aro 16 polegadas, pneus 265/70 R16, ar condicionado, direção hidráulica, vidros manuais, tração 4×4, retrovisores externos com controle interno, bancos em tecido, entre outros. Toyota Hilux 4×4 Chassi Cabine 2.5 MT – Itens acima, menos caçamba de aço. Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla Standard 3.0 MT – Itens acima, mais motor diesel 3.0 e caçamba de aço. Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla Standard Power Pack 3.0 MT – Itens acima, mais vidros dianteiros elétricos, travas elétricos, sistema de áudio, alto-falantes, entre outros. Toyota Hilux 4×2 Cabine Dupla SR 2.7 MT – Itens acima, mais motor 2.7 Flex, mais vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, para-choques na cor do carro, grade cromada, rodas de liga leve aro 16 polegadas, bancos com padronagem exclusiva, rádio com CD player e Bluetooth, freios ABS, airbag duplo, entre outros. Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SR 3.0 MT – Itens acima, mais motor diesel 3.0 e tração 4×4. Toyota Hilux 4×2 Cabine Dupla SRV 2.7 AT -Itens da SR 2.7 MT, mais transmissão automática de quatro marchas, maçanetas na cor do carro, retrovisores cromados com repetidores de direção, bancos em couro, banco do motorista com ajuste elétrico, multimídia com Bluetooth/CD/USB, câmera de ré, piloto automático, entre outros. Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SRV 3.0 MT – Itens acima, mais motor diesel 3.0 e tração 4×4. Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SRV 3.0 AT – Itens acima, mais transmissão automática de cinco marchas. Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SRV Top 3.0 AT – Itens acima, mais controle de tração, controle de estabilidade, distribuição eletrônica de frenagem e rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 265/65 R17. Preços Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SRV Top 3.0 AT – R$ 141.920 Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SRV 3.0 AT – R$ 134.410 Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SRV 3.0 MT – R$ 127.260 Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla SR 3.0 MT – R$ 111.800 Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla Standard Power Pack 3.0 MT – R$ 100.720 Toyota Hilux 4×4 Cabine Dupla Standard 3.0 MT – R$ 93.260 Toyota Hilux 4×4 Cabine Simples Standard 2.5 MT – R$ 85.690 Toyota Hilux 4×4 Chassi Cabine 2.5 MT – R$ 80.160 Toyota Hilux 4×2 Cabine Dupla SR 2.7 MT – R$88.730 Toyota Hilux 4×2 Cabine Dupla SRV 2.7 AT – R$103.420 Hilux 2012 – motor A Toyota Hilux 2012 era equipada com três motores diferentes, que pertenciam as séries TR e KD. O primeiro era o propulsor Flex, com quatro cilindros em bloco de alumínio e cabeçote 16V com duplo comando variável. Era um motor bem moderno a bordo da Hilux, tendo sido lançado em 2006. Com injeção multiponto sequencial, o 2TR tinha 2.694 cm3 e entregava 158 cavalos na gasolina e 163 cavalos no etanol, ambos a 5.000 rpm. O torque era de 25 kgfm independente do combustível e obtido a 3.800 rpm. Este motor é empregado pela Hilux até os dias atuais, sendo um motor que tem consumo elevado devido ao peso da picape, embora tenha sido projetado para ela. Com transmissão manual de cinco ou automática de quatro marchas, com seletor tipo escada e sem opção manual, a Hilux 2.7 Flex tinha desempenho mediano e só era oferecida com tração 4×2. Já a série KD, que surgiu em 2000, era representada aqui pelo 2KD-FTV de 2.5 litros e o 1KD-FTV com 3.0 litros, sendo o primeiro com 2.494 cm3 e 102 cavalos a 3.800 rpm com 26,5 kgfm de 1.600 rpm e 2.400 rpm. Com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com 16 válvulas, o 2KD-FTV era um motor diesel fraco para aplicações de trabalho, como no caso da Hilux 2012 com cabine simples ou chassi-cabine. Só estava disponível com câmbio manual. Já o 1KD-FTV era o motor maior, com 2.982 cm3 e comandos de válvulas variáveis, tendo ainda injeção Common Rail, Intercooler e turbina de geometria variável, empregando uma tecnologia mais avançada. Ele entregava 171 cavalos a 3.600 rpm com torque de 35,0 kgfm nas versões manuais, por conta da transmissão, bem como 36,7 kgfm na automática, ambas em 1.400 rpm. Forte, ele dava o desempenho merecido ao veículo. A transmissão era manual de cinco marchas também, com a automática dotada de conversor de torque e cinco velocidades. Era disponibilizado somente com tração 4×4 no mercado nacional. Desempenho Toyota Hilux CS 2.5 MT 4×4 – 19,9 segundos e 154 km/h Toyota Hilux CD 2.7 AT 4×2 – 14,9 segundos e 167 km/h Toyota Hilux CD 3.0 MT 4×4 – 11,8 segundos e 180 km/h Toyota Hilux CD 3.0 AT 4×4 – 11,8 segundos e 180 km/h Consumo Toyota Hilux CS 2.5 MT 4×4 – 10,0/14,0 km/l Toyota Hilux CD 2.7 AT 4×2 – 5,0/7,1 km/l e 6,7/8,0 km/l Toyota Hilux CD 3.0 MT 4×4 – 9,5/11,2 km/l Toyota Hilux CD 3.0 AT 4×4 – 9,5/11,2 km/l Hilux 2012 – manutenção e revisão   As revisões da Hilux 2012 são feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, mas para aplicações severas, a recomendação é troca de óleo a cada 5.000 km ou seis meses. O serviço de pós-venda é considerado muito bom. Filtor de óleo, óleo lubrificante, filtro de combustível, separador de água, correias, filtro de ar, filtro de ar da cabine, fluido de freio, lubrificante da transmissão , velas, entre outros, estão na programação. Hilux 2012 – ficha técnica Motor 2.7 flex 2.5 diesel 3.0 diesel Tipo Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha Cilindrada em cm3 2694 2494 2982 Válvulas 16 16 16 Taxa de compressão 12:1 15:1 15:1 Injeção eletrônica Indireta Direta, turbo Direta, turbo Potência máxima 163/165 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol) 102 cv a 3.800 rpm (diesel) 171 cv a 3.600 rpm (diesel) Torque máximo 25,0 kgfm a 3.800 rpm (gasolina/etanol) 26,5 kgfm a 1.600 rpm (diesel) 35,0/36,7 kgfm a 1.400 rpm (diesel) Transmissão Tipo Manual de 5 marchas ou automático de 4 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas ou automático de 5 marchas Tração Tipo 4×2 ou 4×4 4×4 4×2 ou 4×4 Direção Tipo Hidráulica Hidráulica Hidráulica Freios Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Suspensão Dianteira Duplo braço Duplo braço Duplo braço Traseira Eixo rígido Eixo rígido Eixo rígido Rodas e Pneus Rodas Liga leve aro 16 polegadas Aço aro 14 polegadas Liga leve aro 17 polegadas Pneus 205/70 R16 265/70 R16 265/65 R17 Dimensões Comprimento (mm) 5.260 5.255 5.260 Largura (mm) 1.835 1.760 1.835 Altura (mm) 1.860 1.795 1.860 Entre eixos (mm) 3.085 3.085 3.085 Capacidades Caçamba (L) 1.000 1.580 1.000 Tanque de combustível (L) 80 80 80 Carga (Kg) 775 1.095 1.010 Peso em ordem de marcha (Kg) 1.685 1.715 1.960 Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,37 0,37 0,37 Hilux 2012 – fotos © Noticias Automotivas. 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