Mercedes GLB 2022: motor, versões, preço, equipamentos, detalhes | Notícias Automotivas

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Assim como praticamente todas as outras marcas no mundo, a Mercedes-Benz aposta cada vez mais nos SUVs. E com a chegada do Mercedes GLB, sua gama ficou ainda mais completa nesse segmento. A novidade foi pensada para atrair famílias maiores ao oferecer espaço interno para até sete ocupantes, além de ter um visual mais robusto e diferenciado dos outros utilitários da marca. Com interior bem tecnológico e motor 1.3 turbo, o SUV oferece uma receita diferente, mas com a mesma qualidade que os outros modelos da alemã sempre tiveram no Brasil e no mundo. Confira todos os detalhes do Mercedes GLB! Mercedes GLB – detalhes Um dos modelos mais recentes da marca alemã no mundo, o Mercedes GLB chegou com a missão de preencher o espaço entre seus irmãos GLA e GLC. Mas a ideia da Mercedes era oferecer mais do que apenas mais um utilitário. Ao analisar o mercado, a Mercedes-Benz via claramente duas coisas. A primeira era que sua linha de compactos havia conquistado um espaço importante nos principais países onde atua, surpreendendo até mesmo seus executivos mais otimistas. Além disso, ela também havia entrado de vez na onda dos SUVs, tendo um terço de sua linha dedicada a esse segmento. Parecia óbvio, então, que lançar outro modelo que unisse as duas coisas seria uma ótima ideia. Assim surgiu o Mercedes GLB, um SUV compacto que utiliza a mesma plataforma de outros modelos, como o Classe A e seu irmão menor GLA, conhecida como MFA2. O detalhe é que a marca adicionou pequenas mudanças para torná-la única nesse novo modelo, que ganhou 22 cm no comprimento e 10 cm no entre-eixos, resultando em 4.634 mm de comprimento, 1.834 mm de largura, 1.659 mm de altura e 2.829 mm de entre-eixos. Por dentro, essas alterações trouxeram um dos principais atrativos do Mercedes GLB, que são seus sete lugares. A marca garante que, diferente de outros modelos com essa configuração, seu SUV acomoda com mais conforto as duas pessoas da terceira fileira. Ao ser lançado no Brasil em regime de pré-venda, o que ocorreu em setembro de 2020, o modelo chegou apenas na versão GLB 200 Launch Edition, equipada com motor 1.3 turbo de 163 e câmbio automático de dupla embreagem com sete marchas. O preço era de R$ 299.900. Posteriormente, a Mercedes anunciou as opções GLB 200 Advance e GLB 200 Progressive , vendidas por R$ 264.900 e R$ 290.900, respectivamente. Mesmo assim, a configuração Launch Edition continua sendo vendida, mas como ano modelo 2020/21. Visual robusto e diferenciado Quando falamos sobre o desenho externo do Mercedes GLB, vemos novamente a preocupação da marca alemã em diferenciá-lo de seus irmãos GLA e GLC, especialmente na dianteira e na traseira. No geral, o GLB parece mais robusto que os outros dois modelos citados. Em sua dianteira, a grade tem o mesmo fundo preto com formato do tipo colmeia que a abertura inferior do para-choque, mas com duas barras cromadas e o logo da marca. Esse mesmo acabamento cromado aparece na parte mais baixa do para-choque, enquanto os faróis de neblina tem apenas um acabamento preto em seu contorno. Os faróis full LED tem uma composição interna chamativa e, assim como a grade, são maiores no GLB em relação ao GLA. Ainda em sua dianteira, vemos que a Mercedes-Benz reforçou a impressão de robustez do modelo pelos vincos no capô e também por outros apliques de plástico, tanto na parte inferior do para-choque quanto na área próxima à placa. Mas é na lateral do GLB que a proposta da marca para seu lançamento realmente ficava clara. Com linha de cintura elevada e teto mais alto, ele parecia apresentar as características de uma minivan. O contorno das janelas é todo cromado, detalhe também visto na parte inferior das portas. O plástico percorre toda a lateral e passa pelas grandes caixas de roda, que comportam as rodas de 18 ou 19 polegadas, com pneus 235/55 R18 ou 235/50 R19. Se você pudesse ver o Mercedes GLB ao lado de seu irmão menor GLA, perceberia claramente a diferença de tamanho, especialmente depois da coluna C, onde está a terceira fileira de bancos e um espaço razoável para as pernas desses ocupantes. Já na traseira, o SUV familiar aplicou uma receita diferente da dianteira. Em vez de apresentar lanternas maiores (como ocorreu com os faróis), elas ficaram menores que em outros SUVs da marca, e isso destaca o tamanho da traseira. O para-choque segue a mesma receita do restante da carroceria, mesclando detalhes em plástico e cromado. Ali ainda aparecem as duas saídas quadradas do escapamento, o que confere um pouco de esportividade ao modelo familiar. Um interior conhecido Ao entrar no Mercedes GLB, você verá a mesma receita usada pela marca em praticamente todos os seus modelos abaixo do Classe C e seus derivados, com grande destaque para as telas do sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que substituiu o antigo Comand. Esse sistema conta com duas telas de 10,25 polegadas, que na verdade parecem uma única tela maior. A primeira, diante do motorista, agrupa todas as informações do painel de instrumentos e é bem diferente do que estamos acostumados a ver em outros modelos por não ter o "túnel" na parte traseira. Já o outro monitor fica encarregado do sistema infotainment, sendo que o MBUX conta com memória de 8 GB de RAM, GPS integrado e diversos comandos, como mudar a iluminação ambiente do interior. Mesmo sendo conhecido, o sistema com duas telas foi renovado para equipar o GLB, ganhando novo software e gráficos mais visíveis, além de head-up display colorido e comandos de voz, que poderiam ser ativados pelo já conhecido "Hey Mercedes". No geral, o Mercedes GLB não tem muitas novidades em relação aos outros modelos da marca, oferecendo materiais de ótimo acabamento, volante multifuncional completo e bancos dianteiros com ajustes elétricos. A novidade mesmo está lá atrás, na terceira fileira de bancos. Acomodar até sete ocupantes foi a grande sacada do SUV, o que certamente chamou a atenção de quem queria ter um utilitário da marca, mas precisava de mais espaço. Como muitos duvidam do conforto desses últimos assentos, a Mercedes-Benz garantiu que os dois últimos bancos acomodam confortavelmente duas pessoas de estatura média e que o assoalho não é tão elevado, o que poderia incomodar em viagens mais longas. No geral, a lista de equipamentos do Mercedes GLB 200 Launch Edition, versão de estreia do modelo por aqui, era bem completa. Além do MBUX, ela vinha com assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego, teto solar panorâmico, rodas de 19 polegadas com pneus run-flat, entre outros. Hoje, a versão mais barata GLB 200 Advance aparece com carregador wireless, faróis full LED, MBUX, câmera de ré e rodas de 18 polegadas, ou seja, mantendo a maioria dos equipamentos visto de início. Já a configuração topo de linha GLB 200 Progressive adiciona ainda mais itens, tendo a mesma lista da versão inicial Launch Edition, incluindo as rodas de 19 polegadas. Todas as versões citadas sempre tiveram o mesmo motor 1.3 turbo, que entrega 163 cv e 25,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas. Esse motor também é usado pela Renault em alguns modelos ao redor do mundo (e em breve por aqui também), levando o SUV alemão de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atingindo uma velocidade máxima limitada de 207 km/h. A história do Mercedes GLB Antes de chegar ao Brasil, no final do terceiro trimestre de 2020, o Mercedes GLB já havia passado por muitos meses de testes em diversos locais do mundo. E, é claro, isso gerou muita expectativa em torno de seu lançamento. Em meio a tantos flagras, cada vez mais reveladores, a Mercedes-Benz também aproveitou para mostrar uma versão conceitual do GLB no Salão de Xangai, em abril de 2019 (imagem acima). Essa configuração tinha um apelo off-road, com mais revestimentos em plástico, rack de teto, iluminação dupla de LED no teto e rodas de 17 polegadas em dois tons com pneus off-road BF Goodrich. Em seu interior, esse GLB conceitual era ainda mais chamativo, com revestimento marrom por todos os lados, incluindo bancos, painéis das portas, console central, painel e volante, misturando alguns materiais diferentes e com uma chamativa costura laranja. Considerado como uma espécie de sucessor do GLK, o Mercedes GLB logo começou a tomar forma de verdade, ainda que muito do que vimos no Salão de Xangai realmente apareceu na versão final. A Mercedes-Benz também não escondia sua ideia de vender o novo SUV em diversos mercados, o que ficou claro ao anunciar sua produção em Pequim, para dar conta do enorme e crescente mercado local, mas também em Aguascalientes, México. Esse segundo local serviria para levar o GLB para os Estados Unidos, Canadá e também para a América Latina, especialmente para o nosso mercado. Após algum tempo, o lançamento mundial do Mercedes GLB ocorreu em junho de 2019, chegando para ser o oitavo compacto da marca no mundo. Totalmente baseado na filosofia de design Sensual Purity, também usada em diversos outros modelos, ele chegou carregado de expectativa. Debaixo do capô, os outros mercados além do Brasil tinham mais opções nesse SUV. Uma delas era o propulsor 2.0 turbo a gasolina, com 224 cv e 35,7 kgfm de torque, aliado à transmissão automática de oito velocidades e tração integral. A linha AMG também faria parte da vida do Mercedes GLB, sendo o primeiro esportivo dessa gama a ter sete lugares. Aliás, a marca prometeu que nosso mercado receberia o modelo na configuração AMG 35, com motor 2.0 turbo de 306 cv e 40,7 kgfm, mas isso até hoje não ocorreu. Mercedes GLB – novidades Após ser lançado na versão GLB 200 Launch Edition, com pré-venda iniciada em setembro de 2020, a Mercedes-Benz divulgou duas novas versões em março do ano seguinte, que viriam para substituir a primeira. É verdade que a Launch Edition continua sendo vendida, mas como ano/modelo 2020/21, enquanto as novas configurações Advance e Progressive são 2021/21. A primeira e mais barata é a GLB 200 Advance, que perdeu alguns itens em sua lista de equipamentos e tem um visual um pouco diferente, especialmente pelas rodas de 18 polegadas. Já o GLB 200 Progressive mantém o nível máximo de equipamentos da versão de lançamento e ainda vem com rodas maiores, de 19 polegadas. Ambos continuam usando o mesmo motor feito em parceria com a Renault, o 1.3 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm de torque, associado ao câmbio 7G-DCT de dupla embreagem e 7 velocidades. Mercedes GLB – versões Confira abaixo a linha atual do Mercedes GLB 2021 no Brasil: Mercedes GLB 200 Advance Mercedes GLB 200 Progressive Cores disponíveis: Preto Noite e Branco Polar (sólida, sem custo adicional); Branco Digital, Azul Galaxia, Preto Cosmos, Cinza Montanha, Azul Denim e Prata Iridium (metálicas, sem custo adicional). Interior: Preto ou Bege Macchiato (sem custo adicional) com acabamento em madeira preta open-pore. Mercedes GLB – equipamentos Mercedes GLB 200 Advance – motor 1.3 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas e tração dianteira. ITENS DE SÉRIE: 3ª fileira de assentos, airbags laterais, frontais, de cortina e joelho para motorista, ajustes elétricos para lombar, alarme antifurto, AMG Dynamic Select, Android Auto, apoia-braço traseiro, Apple CarPlay, ar-condicionado Thermatic, assistente de estacionamento PARKTRONIC, assistente ativo de frenagem, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, bancos Comfort, barras do teto em alumínio, câmbio automático 7G-DCT, câmera de ré, cockpit digital de 10 polegadas, compart. arrum. console C, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, encostos rebatíveis dos bancos traseiros, faróis full LED, faróis neblina dianteiros, funções estendidas do MBUX, identificação número VIN, integração para smartphones, KEYLESS GO, manuais em português, Multi-link, Pacote de estacionamento, Pacote Progressive, Pacote proteção antifurto, para-brisa com sensor de chuva, Pacote Conforto de Assentos, Pacote Iluminação e Visibilidade, pneus de verão, pneus Run-Flat, porta-copos, preparação para embarque, preparação para MB Link, quebra sol com espelho iluminado, rede compartilhada assento dianteiro, revestimento do teto em preto, rodas de 18 polegadas com pneus 235/55 R18, sensor de presença no interior, sistema multimídia MBUX, suspensão Comfort, tapetes de veludo, tela central de 10,25 polegadas, Tirefit, Touchpad, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, volante com shift-paddles, volante multifuncional em couro, Wireless Charging, entre outros. Mercedes GLB 200 Progressive – motor 1.3 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas e tração dianteira. ITENS DE SÉRIE: itens acima + acesso HANDS-FREE, assistente de aviso de saída de faixa, banco do passageiro com ajustes elétricos e memória, DISTRONIC, Pacote de espelhos, Pacote Keyless Go, Pacote de assist. à condução, porta-malas EASY-PACK, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, retrovisor antiofuscante, rodas AMG de 19 polegadas com pneus 235/50 R19, Sistema PRE-SAFE e teto solar elétrico panorâmico. Mercedes GLB – preços Veja os preços do Mercedes GLB, incluindo a versão Launch Edition que continua sendo vendida pela marca: Mercedes GLB 200 Advance 2021 – R$ 264.900 Mercedes GLB 200 Progressive 2021 – R$ 290.900 Mercedes GLB 200 Launch Edition 2020 – R$ 299.900 Mercedes GLB – motor O motor usado por todas as versões do Mercedes GLB no Brasil é sempre o mesmo 1.3 turbo, desenvolvido em parceria com a Renault e que em breve estará disponível por aqui em modelos da marca francesa. Isso fez alguns torcerem o nariz, especialmente pela diferença de preços entre um Renault e um SUV da Mercedes-Benz, mas na prática vemos que o propulsor é muito bem acertado, eficiente e com bom desempenho. Esse motor de 1,3 litro é transversal, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas, além de contar com turbocompressor, injeção direta e comando duplo de válvulas. Com 1.332 cm³, ele entrega 163 cavalos a 5.500 rotações por minuto e 25,5 kgfm de torque a 1.620 rpm, sempre movido a gasolina. Em outros mercados, o Mercedes GLB ainda é vendido com o motor 2.0 turbo de 224 cv e 35,7 kgfm de torque, com transmissão automática de oito velocidades e tração integral. Ainda existe a versão GLB 35 AMG 4Matic, que tem o mesmo 2.0 turbo, mas com 306 cv e 40,7 kgfm de torque. Nesse caso, a esportividade fala mais alto e o SUV chega aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos. Ainda existem as versões movidas a diesel (200d e 220d), sempre com motor 2.0 turbodiesel e com potência de até 190 cv. Mercedes GLB – desempenho Confira abaixo o desempenho do Mercedes GLB na versão vendida no Brasil, em tempo de aceleração até os 100 km/h e velocidade máxima: Mercedes GLB 1.3 Turbo – 9,1 segundos e 207 km/h Mercedes GLB – consumo A ideia da Mercedes-Benz era ter uma linha de SUVs mais eficiente, mesmo sem ter qualquer ajuda de um motor elétrico em alguns casos. E o motor feito em parceria com a Renault certamente ajudou nisso. Confira seus dados de consumo: CONSUMO CIDADE Mercedes GLB 1.3 Turbo – 10,1 km/l com gasolina CONSUMO ESTRADA Mercedes GLB 1.3 Turbo – 11,7 km/l com gasolina Mercedes GLB – manutenção e revisão Revisão Custo Quilometragem Preços 1.3 Turbo 10.000 km R$ 1.110 20.000 km R$ 2.540 30.000 km R$ 3.320 40.000 km R$ 2.540 50.000 km R$ 1.110 Total R$ 10.620 Mercedes GLB – ficha técnica Motor 1.3 Turbo Tipo Dianteiro, transversal e gasolina Número de cilindros 4 em linha Cilindrada em cm³ 1.332 Válvulas 16 Taxa de compressão 10,6:1 Injeção eletrônica de combustível Direta Potência Máxima 163 cv a 5.500 rpm Torque Máximo 25,5 kgfm a 1.620 rpm Transmissão Tipo Automático de 7 marchas Tração Tipo Dianteira Freios Tipo Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira) Direção Tipo Elétrica Suspensão Dianteira Independente, McPherson, com molas helicoidais Traseira Independente, multibraço, com molas helicoidais Rodas e Pneus Rodas Rodas de liga-leve de 18 ou 19 polegadas Pneus 235/55 R18 ou 235/50 R19 Dimensões Comprimento total (mm) 4.634 Largura (mm) 1.834 Altura (mm) 1.659 Distância entre os eixos (mm) 2.829 Capacidades Porta-malas (litros) 500 (5 lugares) e 130 (7 lugares) Tanque (litros) 52 Peso vazio em ordem de marcha (kg) 1.630 Vão livre do solo (mm) 135 Mercedes GLB – fotos © Noticias Automotivas. 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