S10 2017: motores, consumo, versões, preço e equipamentos | Notícias Automotivas

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A tão esperada renovação havia chegado e a S10 2017 se tornou a nova arma da Chevrolet para uma disputa cada vez mais acirrada entre as picapes. E o melhor, as novidades vieram sem nenhuma alteração nos preços. Foi assim que a nova S10 2017 foi lançada no mercado brasileiro, ela que tinha o primeiro lugar no segmento desde 1995 e sabia que essa posição estava cada vez mais difícil de manter. Para isso, a picape da Chevrolet veio com visual mais moderno, novos equipamentos e oferecendo uma versão de entrada bem equipada para ganhar ainda mais público. Confira todos os detalhes da Chevrolet S10 2017! S10 2017 – detalhes Os primeiros flagras da nova S10 2017 começaram bem antes de seu lançamento oficial, mas ainda com modelos totalmente camuflados. Ao passo que sua estreia se aproximava, porém, a picape ia revelando suas formas e novidades, especialmente nas redes sociais. O fato da picape ser um modelo mundial da Chevrolet também ajudava a descobrir o que estava sendo preparado, ao mesmo tempo que era uma enorme dor de cabeça para a montadora conseguie esconder o que viria apenas nos meses seguintes. Em abril de 2016, a marca norte-americana decidiu divulgar a primeira imagem oficial da S10 2017, revelando apenas uma parte de sua dianteira e do farol esquerdo, mas já mostrando o que viria a seguir. No mesmo mês, finalmente pudemos conferir por completo a picape, que foi revelada ao público na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Leia também sobre a S10 2015 . Novidades que saltavam aos olhos As mudanças promovidas na S10 2017 incluíram seu novo visual externo, seguindo o que a marca mostrou no conceito Colorado X-treme, exibido no Salão de Bangkok de 2016. Em sua dianteira, a picape exibia uma nova identidade visual em sintonia com os produtos mundiais da GM. A marca destacava que o objetivo era reforçar sua robustez e também apresentar ao público um veículo desejado para o uso urbano, não apenas para o trabalho. Concentrando a maioria das novidades, a parte frontal chegou com faróis completamente redesenhados e com a luz de condução diurna (DRL) em LED em algumas versões. Além disso, a grade tinha um formato mais alongado, sendo dividida em duas partes (com o logo em destaque ao centro) e com contornos cromados. O capô da S10 2017 também ficou mais musculoso, dando a impressão de ser mais alto que no modelo anterior. Com vários vincos, ele se encaixava bem no desenho da parte dianteira e na continuação até o teto. Para completar a nova "cara" da picape, a Chevrolet também colocou novos para-choques e um peito de aço na parte inferior central, reforçando ainda mais sua ideia de mostrar que a picape encarava qualquer terreno. Partindo para a lateral, a S10 2017 apresentava menos alterações, mas ainda chamando a atenção com suas novas rodas de alumínio, que variavam entre 16 polegadas nas versões mais baratas e 18 polegadas na LTZ e High Country. Além disso, os espelhos cromados com repetidores de seta, os estribos e alguns vincos bem posicionados davam à picape um visual harmônico, superando as expectativas que os primeiros flagras trouxeram. Na parte traseira, a picape tinha sua área com menos alterações, trazendo apenas uma discreta câmera de ré embutida na maçaneta, lanternas em LED (dependendo da versão) e diferentes tipos de cobertura para a caçamba para cada configuração. Ainda sendo um veículo comercial, mesmo com sua proposta cada vez mais urbana, também vale destacar que a S10 2017 tinha uma capacidade de carga que variava entre 817 e 1.232 kg, além de uma caçamba com volume entre 1.061 e 1.570 litros. Além das novidades estéticas, que obviamente foram as primeiras a serem notadas pelo público, a S10 2017 também veio com alterações na parte mecânica. Mesmo passando despercebidas para os menos interessados no assunto, elas também eram muito importantes. A marca anunciou que todas as versões da picape estavam mais eficientes, o que gerou uma economia de até 5% no consumo em relação ao modelo anterior. Isso foi alcançado graças ao uso de materiais mais leves, pneus verdes, uma nova relação do diferencial da transmissão do modelo flex, nova suspensão e novos freios. Interior mais refinado e novos equipamentos O interior da S10 2017 também mudou em alguns aspectos que trouxeram mais conforto aos ocupantes, além de apresentar um nível de equipamentos que a destacava no segmento (pelo menos em suas versões mais caras). A Chevrolet anunciou que o painel de instrumentos e o revestimento das portas foi completamente renovado, trazendo materiais de qualidade superior e do tipo soft touch. Segundo a marca, tudo havia sido inspirado no conceito X-Treme, assim como ocorreu na parte exterior. Uma das principais novidades foi o sistema OnStar, que oferecia mais de 20 serviços ao motorista (entre segurança, navegação, conectividade, concierge e emergência), além de alerta de valet (avisando quando o manobrista se afastasse muito com o carro ou superasse uma velocidade predeterminada) e alerta de rodízio. Outra mudança foi a adoção da central multimídia MyLink 2, que vinha com GPS, tela de alta resolução (de 7 ou 8 polegadas), novas funções e conexão Android Auto e Apple Carplay. Para algumas dessas funções, ainda era possível usar os comandos de voz. O conforto da S10 2017 estava num nível superior, tanto para o motorista, quanto para os ocupantes. O condutor passou a ter à sua disposição a direção elétrica, que reduzia bastante o esforço necessário em manobras quando comparada com a assistência hidráulica. Além disso, o painel de instrumentos estava mais completo e tinha uma leitura mais fácil, além de contar com um computador de bordo completo (com informações sobre navegação, velocímetro digital, dados sobre manutenção, função ECO para uma condução mais econômica e sistema de monitoramento de pressão dos pneus com alerta). Para o restante dos ocupantes, a S10 2017 ainda oferecia bancos com diferentes revestimentos, apoios de braço com novos materiais e puxadores das portas retrabalhados, tudo para tentar acompanhar a concorrência e convencer os clientes urbanos. Outro ponto muito importante para enfrentar as rivais Toyota Hilux 2018 , Ford Ranger e até mesmo a Fiat Toro 2017 (a nova pedra no sapato das picapes maiores), era oferecer uma lista de equipamentos mais recheada, algo que a Chevrolet não deixou de lado. A S10 2017 passou a vir equipada com acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisor central eletrocrômico, câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras, sensor de estacionamento dianteiro (além do traseiro), partida remota e abertura/fechamento dos vidros pela chave. Dependendo da versão, a picape norte-americana ainda poderia vir com ar-condicionado digital, banco do motorista com ajustes elétricos, lanternas e luzes de neblina, retrovisores com rebatimento elétrico, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente de descida, entre outros. Um destaque especial ainda precisa ser feito para a adoção de dois sistemas: o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal, que normalmente só poderiam ser encontrados em modelos de outras categorias e preços. O alerta de desvio de faixa usava uma câmera no para-brisas para perceber a saída involuntária da faixa correta, o que ocorria quando a manobra era feita sem o uso do pisca. Já o alerta de colisão frontal avisava o motorista sobre uma redução repentina de velocidade do veículo à frente, com base numa distância estabelecida no sistema pelo próprio condutor. Uma Toro incomoda muita gente Talvez você não se lembre disso, mas o modelo anterior da S10 fechou seu último ano (2015) com uma marca impressionante: líder de vendas no segmento há 20 anos. Sim, desde sua chegada em 1995, a picape da Chevrolet não via um concorrente à sua frente. Em 2016, seu primeiro ano com novo visual e mais equipamentos, a história começou a mudar. E a culpada tinha nome e sobrenome: Fiat Toro. Alguns acham errado colocar a picape italiana, que é menor, no mesmo comparativo, mas é assim que elas são classificadas nos ranking de vendas no país. A briga sempre foi acirrada, com a S10 vencendo em alguns meses, mas vendo a Toro emplacar mais unidades em outros. No final de 2016, porém, algo histórico havia acontecido, pois finalmente um modelo havia conseguido destronar a picape da Chevrolet. Em seu primeiro ano completo de vendas no Brasil, a Fiat Toro acumulou 41.283 unidades, abocanhando 26,50% do segmento. E outra surpresa apareceu logo depois, com a Toyota Hilux fechando o ano na segunda posição (34.031 – 21,84%), também acima da Chevrolet S10, que ficou em terceiro (26.558 – 17,05%). Essa repentina mudança certamente faria a Chevrolet se mexer nos anos seguintes, como ocorreu novamente na linha 2022 , para tentar recuperar a primeira posição, um lugar onde ela acostumou a estar com a S10. S10 2017 – novidades Além de todas as novidades citadas acima, a nova S10 2017 continuou apresentando mudanças ao longo de 2016, incluindo mais equipamentos para toda a linha e uma nova versão de entrada. Confira: Novos equipamentos para todas as versões Falando inicialmente sobre a adição de novos equipamentos, a Chevrolet anunciou em agosto daquele ano que as configurações LS, LT e LTZ aumentariam sua oferta de itens de série. As duas primeiras ganham o sistema OnStar, o que tornou possível que todas as versões tivessem essa comodidade. No caso da opção LS, o OnStar chegou com o pacote Safe (com os serviços de valet, alertas de movimento, alertas de velocidade, função siga-me e monitoramento ativo e passivo), enquanto a LT ainda tinha o pacote Protect (que incluía o retrovisor com botões, Bluetooth, serviço de emergência, notificação automática em caso de acidentes, monitoramento em rotas, entre outros). Já a configuração topo de linha LTZ ganhou o banco do motorista com ajustes elétricos, algo que antes só estava disponível na opção mais cara High Country. Nova versão Advantage Foi só no final de 2016 que a S10 2017 recebeu a já aguardada versão Advantage, que vinha com o mesmo visual atualizado do restante da linha e preço convidativo de R$ 89.990. Sempre com cabine dupla, ela tinha o motor 2.5 flex de 206 cv e câmbio manual, além da tração traseira. Para ter um preço mais baixo, obviamente ela perdia alguns itens das outras versões, mas ainda vinha com direção elétrica, ar-condicionado, faróis de neblina, multimídia MyLink com Android Auto e Apple Carplay, vidros e travas elétricos com acionamento na chave canivete, capota marítima, alerta de pressão dos pneus e rodas de liga leve de 16 polegadas. S10 2017 – versões Como de costume, a S10 2017 mantinha uma gama bem completa de versões. Suas diversas opções incluíam cinco versões de acabamento (Advantage, LS, LT, LTZ e High Country), três configurações de cabine (simples, S10 cabine dupla e chassi), dois motores (2.5 Flex e 2.8 Turbodiesel), duas transmissões (manual e automática) e dois tipos de tração (4×2 e 4×4 com reduzida). Confira como ficou a linha completa da S10 2017, já incluindo a versão Advantage que chegou posteriormente: S10 Chassi 2.8 Diesel 4×4 LS MT S10 CS 2.8 Diesel 4×4 LS MT S10 CD 2.5 Flex 4×2 Advantage MT S10 CD 2.5 Flex 4×2 LT MT S10 CD 2.5 Flex 4×4 LT MT S10 CD 2.5 Flex 4×2 LTZ MT S10 CD 2.5 Flex 4×4 LTZ MT S10 CS 2.8 Diesel 4×2 LS MT S10 CD 2.8 Diesel 4×4 LS MT S10 CD 2.8 Diesel 4×2 LT AT S10 CD 2.8 Diesel 4×4 LT AT S10 CD 2.8 Diesel 4×2 LT MT S10 CD 2.8 Diesel 4×4 LT MT S10 CD 2.8 Diesel 4×2 LTZ AT S10 CD 2.8 Diesel 4×4 LTZ AT S10 CD 2.8 Diesel 4×4 High Country AT Cores disponíveis: Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chilli e Cinza Son of a Gun, além das novidades Azul Old Blue Eyes e Preto Ouro Negro. S10 2017 – equipamentos S10 Cabine Dupla LT Flex ITENS DE SÉRIE: airbag duplo, ajuste de altura do volante, ar-condicionado, capota marítima, central multimídia MyLink2 com tela de 7 polegadas e conexão Android Auto e Apple Carplay, desembaçador do vidro traseiro, direção elétrica, faróis de neblina, freios ABS com EBD, OnStar (pacotes Safe e Protect), piloto automático, retrovisores elétricos com setas integradas, roda de alumínio de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, travas e vidros elétricos, entre outros. S10 Cabine Dupla LTZ Flex ITENS DE SÉRIE: itens acima + alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, ar-condicionado automático, assistente de partida em aclive, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, central multimídia MyLink2 com tela de 8 polegadas e GPS integrado, controle eletrônico de estabilidade, lanterna de neblina, luzes de condução diurna (DRL) em LED, painel com acabamento soft touch, rack de teto, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, roda de alumínio de 18 polegadas, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensor de estacionamento frontal, volante multifuncional, entre outros. S10 Cabine Simples LS Diesel ITENS DE SÉRIE: airbag duplo, ar-condicionado, comfort closing, direção elétrica, freios ABS com EBD, OnStar (pacote Safe), rádio com Bluetooth e USB, rodas de aço de 16 polegadas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, vidros e travas elétricos, entre outros. S10 Cabine Dupla LT Diesel ITENS DE SÉRIE: itens acima + ajuste de altura do volante, capota marítima, central multimídia MyLink2 com tela de 7 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, desembaçador do vidro traseiro, faróis de neblina, OnStar (pacotes Safe e Protect), piloto automático, retrovisores com ajuste elétrico e setas integradas, rodas de alumínio de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, entre outros. S10 Cabine Dupla LTZ Diesel ITENS DE SÉRIE: itens acima + acionamento remoto da ignição, assistente de partida em aclive, alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, controle eletrônico de estabilidade, central multimídia MyLink2 com tela de 8 polegadas, conexão Android Auto e Apple Carplay e GPS integrado, lanterna de neblina, luzes de condução diurna (DRL) em LED, painel com acabamento soft touch, rack de teto, rodas de alumínio de 18 polegadas, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro, volante multifuncional, entre outros. S10 Cabine Dupla High Country Diesel ITENS DE SÉRIE: itens acima + bancos com acabamento em material premium perfurado, lanternas em LED, rack de teto com barras transversais, roda de alumínio de 18 polegadas com desenho exclusivo e santoantônio exclusivo. S10 2017 – preços Confira abaixo os preços de lançamento da Chevrolet S10 2017, que surpreendeu o mercado ao lançar a nova linha sem aumentos nos valores: S10 Chassi 2.8 Diesel 4×4 LS MT – R$ 105.990 S10 CS 2.8 Diesel 4×4 LS MT – R$ 111.690 S10 CD 2.5 Flex 4×2 Advantage MT – R$ 89.990 S10 CD 2.5 Flex 4×2 LT MT – R$ 97.890 S10 CD 2.5 Flex 4×4 LT MT – R$ 106.590 S10 CD 2.5 Flex 4×2 LTZ MT – R$ 113.690 S10 CD 2.5 Flex 4×4 LTZ MT – R$ 120.790 S10 CS 2.8 Diesel 4×2 LS MT – R$ 105.590 S10 CD 2.8 Diesel 4×4 LS MT – R$ 123.490 S10 CD 2.8 Diesel 4×2 LT AT – R$ 131.490 S10 CD 2.8 Diesel 4×4 LT AT – R$ 144.230 S10 CD 2.8 Diesel 4×2 LT MT – R$ 127.290 S10 CD 2.8 Diesel 4×4 LT MT – R$ 139.290 S10 CD 2.8 Diesel 4×2 LTZ AT – R$ 150.190 S10 CD 2.8 Diesel 4×4 LTZ AT – R$ 160.390 S10 CD 2.8 Diesel 4×4 High Country AT – R$ 167.490 S10 2017 – motor A maior novidade na parte da motorização da S10 2017 foi a exclusão do motor 2.4 FlexPower, que entregava 141/147 cv e 22,3/24,1 kgfm de torque. Agora, a picape contava com duas opções debaixo do capô. A primeira era o propulsor 2.5 flex, com injeção direta e comando duplo de válvulas no cabeçote, entregando 197/206 cv a 6.000 rpm e 26,3/27,3 kgfm de torque a 4.400 rpm. Nessa linha, ele sempre era oferecido apenas com o câmbio manual de seis marchas, sendo que o automático só veio na S10 2018. A outra opção da picape, a mais procurada, era o motor 2.8 turbodiesel. Esse bloco também tinha injeção direta, mas contava com um turbocompressor para entregar de 200 cv a 3.600 rpm e torque de 44,9 kgfm a 2.000 rpm. Esse era o torque nas versões com câmbio manual de seis marchas, enquanto as configurações automáticas tinham 51 kgfm a 2.000 rpm. S10 2017 – desempenho Confira abaixo o desempenho de cada versão da S10 2017, na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima: S10 2.5 Flex CD – 9,1 segundos e 163 km/h S10 2.8 Diesel CS – 11,4 segundos e 180 km/h S10 2.8 Diesel CD – 10,3 segundos e 180 km/h S10 2017 – consumo Veja também o consumo de combustível que cada versão da S10 2017 oferecia, tanto nos percursos urbanos, quanto nos rodoviários: CONSUMO CIDADE: S10 2.5 Flex CD 4×2 – 5,6 km/l com etanol e 8,4 km/l com gasolina S10 2.5 Flex CD 4×4 – 5,3 km/l com etanol e 8,1 km/l com gasolina S10 2.8 Diesel CS – 8,8 km/l S10 2.8 Diesel CD 4×2 MT – 8,9 km/l S10 2.8 Diesel CD 4×2 AT – 8,9 km/l S10 2.8 Diesel CD 4×4 MT – 8,4 km/l S10 2.8 Diesel CD 4×4 AT – 8,7 km/l CONSUMO ESTRADA: S10 2.5 Flex CD 4×2 – 6,4 km/l com etanol e 9,5 km/l com gasolina S10 2.5 Flex CD 4×4 – 6,1 km/l com etanol e 9,1 km/l com gasolina S10 2.8 Diesel CS – 10,4 km/l S10 2.8 Diesel CD 4×2 MT – 10,8 km/l S10 2.8 Diesel CD 4×2 AT – 11,5 km/l S10 2.8 Diesel CD 4×4 MT – 10,4 km/l S10 2.8 Diesel CD 4×4 AT – 11,3 km/l S10 2017 – manutenção e revisão Revisão Custo Custo Quilometragem Preços 2.5 Ecotec 4×2 (4×4) Preços 2.8 Diesel 4×2 (4×4) 10.000 km R$ 468 R$ 464 20.000 km R$ 1.112 (R$ 1.132) R$ 1.128 30.000 km R$ 884 R$ 1.316 40.000 km R$ 1.132 R$ 1.128 (R$ 1.152) 50.000 km R$ 816 R$ 812 (R$ 832) 60.000 km R$ 1.180 R$ 1.636 Total R$ 5.592 (R$ 5.612) R$ 6.484 (R$ 6.528) S10 2017 – ficha técnica Motor 2.5 Ecotec 2.8 Diesel Tipo Dianteiro longitudinal, Etanol e Gasolina Dianteiro longitudinal, Turbo e Diesel Número de cilindros 4 em linha 4 em linha Cilindrada em cm3 2457 2776 Válvulas 16 16 Taxa de compressão 11,2:1 16,5:1 Injeção eletrônica de combustível Direta Direta Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) Gasolina: 197 cv @ 6300 rpm / Etanol: 206 cv @ 6000 rpm Diesel: 200 cv @ 3600 rpm Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 26,3 kgfm @ 4400 rpm /Etanol: 27,3 kgfm @ 4400 rpm Diesel: 44,9 kgfm @ 2000 rpm (51 kgfm – AT) Transmissão Tipo Manual de 6 marchas Manual 6 marchas / Automática 6 marchas Tração Tipo 4×2 ou 4×4 com reduzida 4×2 ou 4×4 com reduzida Freios Tipo Disco ventilado / Tambor Disco ventilado / Tambor Direção Tipo Elétrica Elétrica Suspensão Dianteira Braços sobrepostos, barra estabilizadora Braços sobrepostos, barra estabilizadora Traseira Feixe de molas Feixe de molas Rodas e Pneus Rodas Liga Leve aro 16 ou 18 polegadas Liga Leve aro 16 ou 18 polegadas Pneus 245/70 R16 ou 265/60 R18 245/70 R16 ou 265/60 R18 Dimensões Comprimento total (mm) 5361 5381 (CS) 5361 (CD) Largura sem retrovisores (mm) 1874 1870 (CS) 1974 (CD) Altura (mm) 1787 a 1825 1787 a 1839 Distância entre os eixos (mm) 3096 3096 Capacidades Porta-malas (litros) 1570 1570 Tanque (litros) 80 76 Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 817 a 937 1049 a 1232 Peso em ordem de marcha (kg) 1813 a 1933 1918 a 2101 Ângulo de entrada/saída (graus) 31/18 30,7/16,1 S10 2017 – fotos © Noticias Automotivas. 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