Toro 2019: motor, consumo, revisão, versões, equipamentos, fotos | Notícias Automotivas

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A Toro 2019 teve um dos anos mais movimentados de sua história até então. Ao passo que seguia como um sucesso de vendas, terminando o ano anterior atrás apenas da Strada, a picape teve uma reformulação em sua gama de versões. A marca italiana também aproveitou para lançar uma nova versão topo de linha ao apresentar a Toro Ranch, que permanece até hoje como uma opção bastante procurada. Além de tudo isso, a Fiat teve sua melhor venda da história poucos meses depois de amargar seu pior resultado desde que chegou ao Brasil, além de alcançar uma marca história na produção de sua Sport Utility Pick-up (SUP), como a montadora gosta de chamar sua picape. Confira todos os detalhes da Toro 2019! Toro 2019 – detalhes A velha história de não mexer em time que está ganhando foi seguida à risca pela Fiat por vários anos com a Toro. Como sabemos, as maiores alterações no visual só chegaram recentemente, na linha 2022. Vemos então que a Toro 2019 não teve nenhuma grande novidade em seu visual, mas se engana quem pensa que isso indica um ano tranquilo para a picape nesse período. Como destacado no início da matéria, mudanças não faltaram durante esses doze meses. As mudanças na linha 2019 Além do desembaçador do vidro traseiro como item de série para todas as versões, as principais alterações da Toro 2019 estavam em sua gama de versões, que chegou sem a versão Freedom com motor diesel e câmbio manual ou com o motor 2.4, mantendo apenas o propulsor 1.8 flex e o 2.0 turbodiesel com câmbio automático. Para a posição de modelo de entrada, a picape tinha a versão Endurance 1.8 flex com câmbio automático de seis marchas, por R$ 90.990. Sem qualquer sistema de som de série, apenas como opcional, essa configuração trazia apenas itens básicos como direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, controles de tração e estabilidade, rodas de 16 polegadas com calotas, entre outros. Para levar uma versão mais equipada, a Toro 2019 na configuração Freedom (com o mesmo conjunto mecânico) aparecia logo acima, por R$ 102.990. Ela recebeu vários novos itens de série, como faróis de neblina com moldura cromada, retrovisores elétricos com memória, ar-condicionado digital dual zone, câmera de ré, multimídia de 5 polegadas, barras longitudinais de teto, luz elevada de freio e iluminação da caçamba, apoia-braço dianteiro e traseiro, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rodas de 16 polegadas, entre outros. E se a opção fosse pelo motor 2.4, que já não existe na linha da picape, a Toro Blackjack aparecia por R$ 115.290 e ainda trazia o câmbio automático de nove marchas. Esse era o mesmo conjunto da Toro Volcano mais barata (R$ 115.990), que vinha com destravamento e partida sem chave, partida remota, banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico e sensores individuais de pressão dos pneus como novidades. Finalmente, a Toro 2019 ainda tinha duas versões com o motor 2.0 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas, além da tração 4×4. A primeira era a Freedom, que custava R$ 131.590, e trazia os mesmos equipamentos da Freedom 1.8 citada acima, mas com rodas de 17 polegadas. A versão topo de linha era a Toro Volcano 2.0 turbodiesel, que ainda agregava as rodas de 18 polegadas e custava R$ 142.990. Mas esse posto de versão mais cara durou pouco tempo, pois logo chegou a Toro Ranch. Toro Ranch traz mais estilo Em agosto de 2018, a Fiat anunciou a chegada da nova Toro Ranch , que se posicionava como a versão topo de linha acima da Volcano. Ela chegou por R$ 149.990 e trazia o motor 2.0 turbodiesel com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. Bem mais equipada por fora, a Toro Ranch 2019 vinha com rodas de liga leve de 18 polegadas, barra de teto e skid plate pintados em prata, soleira metálica, protetor do tanque de combustível e para-barros na dianteira e traseira. O uso do cromado também foi intenso, com esse acabamento aparecendo no santatônio, retrovisores, estribos laterais e no gancho de reboque. Por dentro, a Toro Ranch era ainda mais equipada e refinada, com bancos de couro com acabamento marrom e logotipo "Ranch" bordado nos encostos da primeira fileira. Esse mesmo tom dos assentos era visto nas molduras do painel e nas costuras do volante, manopla de câmbio e do freio de estacionamento. Para completar o pacote, a lista de equipamentos era bem generosa, com banco do motorista com ajustes elétricos, partida por botão ou remota através do controle, sensor de chuva, sensor crepuscular, ar-condicionado dual zone, porta-objetos refrigerado, entre outros. O visual por trás do sucesso Mesmo sem grandes alterações em seu desenho, não podemos deixar de lado o visual da Toro 2019. Num mercado que dá tanto valor ao que aparece aos olhos, como o nosso, a picape certamente deve seu sucesso aos acertos no design. Esse aspecto também ajuda a explicar o massacre nas vendas na disputa com a Renault Duster Oroch , sua única rival em tamanho. Diferente do modelo da Fiat, a picape da marca francesa não prioriza a beleza, dando mais importância à robustez, e isso praticamente a tirou de qualquer disputa no segmento. Por outro lado, a Toro 2019 continuava com suas belas linhas inspiradas no conceito FCC4, apresentado aos brasileiros no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2014. Diferente do que ocorre com a maioria das prévias apresentadas em eventos desse tipo, a picape realmente seguiu a receita visual. Seus principais destaques estavam na dianteira e nas laterais. A frente da Toro 2019 mantinha o conjunto óptico dividido em dois andares, com a parte superior abrigando a luz de condução diurna em LED e o bloco abaixo com os faróis principais. Na parte inferior do para-choque, ainda estavam os faróis de neblina cercados por uma moldura cromada. Esse estilo, com uma ampla grade dianteira, permitia a entrada de ar e também dava um aspecto mais robusto ao modelo. Os detalhes cromados também apareciam nos dois filetes ao centro dessa grade e logo acima, na união entre os DRLs. Um aspecto muito importante para que o visual de um carro seja agradável é a harmonia e fluidez entre suas linhas. E isso a Toro 2019 continuava a ter com sobras, pois sua cintura elevada casava bem com o estilo que uma picape deve ter. Sem qualquer exagero, a lateral apresentava dois vincos mais fortes, sendo o principal o que saía da caixa de roda dianteira e percorria toda a lateral, passando pela altura das maçanetas e terminando nas lanternas. O outro vinco estava na parte inferior das portas, logo acima da base em plástico que percorria toda a lateral. As rodas da Toro 2019 mudavam conforme a versão, variando entre 16 polegadas (com pneus 215/65) e 18 polegadas (225/55). Tudo isso realmente chamava a atenção nas ruas e despertava o interesse pela picape, mas não podemos deixar de citar que a diferença entre as versões era grande. Além do tamanho das rodas, a falta dos cromados e até da pintura nas maçanetas tornavam as versões mais baratas bem menos agradáveis e interessantes. Interior com erros e acertos A multimídia tinha tela pequena na Toro Volcano Como qualquer outra marca tradicional, a Fiat não economiza no compartilhamento de certos componentes entre seus modelos, mesmo que eles estivessem em segmentos (e faixas de preço) bem diferentes. Isso também aconteceu com a Toro 2019. O interior era interessante em vários aspectos, mas era nítido que algumas partes lembravam modelos mais baratos, como Argo e Cronos. Um dos aspectos mais criticados, esse sendo ainda pior do que nos outros modelos citados, era a central multimídia e sua tela de 5 polegadas. Ao ser lançada no mercado brasileiro, em 2016, a Toro topo de linha já errou ao manter o equipamento com uma tela tão pequena. Imagine então em 2019, quando a maioria dos proprietários de uma picape de mais de R$ 140 mil (valor da Toro Volcano) tinha um celular com tela maior do que a central multimídia oferecia. Além disso, ela não oferecia funções que diversos modelos mais baratos já tinham, como a conectividade com Android Auto e Apple Carplay. Por outro lado, a Toro 2019 continuava com um aspecto muito elogiado em seu interior, que era a similaridade com um SUV. Muitos compradores desse segmento estavam ali pela primeira vez e não desejavam as características de uma picape, mas sim o conforto de um veículo de passeio. Ao optar pela versão de entrada, voltada para quem ainda utilizaria a Toro 2019 para o trabalho, ela já oferecia direção elétrica, ar-condicionado, piloto automático, controles de tração e estabilidade, computador de bordo e rodas de 16 polegadas com calotas. Na outra ponta estava a Toro 2019 na versão Volcano, que agregava ar-condicionado de duas zonas, central multimídia, banco do motorista com ajustes elétricos, rodas de liga leve de 18 polegadas e muito mais. A montanha-russa nas vendas Acostumada a liderar seu segmento desde que chegou ao mercado brasileiro, a Toro 2019 teve algumas experiências inéditas em suas vendas. E elas foram tanto negativas, quanto positivas. Seu ponto baixo havia acontecido pouco antes do lançamento da linha 2019, que ocorreu em março de 2018. No mês anterior, em fevereiro, a Toro havia emplacado 3.052 unidades, seu pior resultado em 24 meses por aqui. Mesmo assim, ela liderou com folga entre as picapes médias e grandes. A volta por cima veio pouco tempo depois, em julho, quando a Toro 2019 bateu seu recorde de vendas ao colocar 6.226 unidades nas ruas. Esse mesmo sucesso afetou todas as suas concorrentes, num mês que o segmento teve alta de 18%. Outro destaque positivo alcançado pela Toro 2019 foi a marca de 100.000 unidades vendidas no Brasil, entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2018. E isso mesmo com seguidos aumentos de preço, como já estamos acostumados. Ao final de 2018, a Toro mostrou que realmente não sairia tão fácil do topo nas vendas das picapes, fechando com 58.477 unidades vendidas e um crescimento acima de 15%. Vale lembrar que a Toro 2019 foi lançada em março de 2018, por isso computamos os dados desse período. Toro 2019 – versões Toro Endurance 1.8 Flex AT6 2019 Toro Freedom 1.8 Flex AT6 2019 Toro Volcano 2.4 Flex AT9 2019 Toro Blackjack 2.4 Flex AT9 2019 Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 2019 Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 2019 Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 2019 Cores disponíveis: Vermelho Colorado e Branco Ambiente (sólidas); Marrom Horizon, Prata Melfi, Preto Carbon, Cinza Antique e Vermelho Tribal (metálicas); Branco Polar (perolizada). A versão Blackjack é vendida exclusivamente na cor Preto Carbon. Toro 2019 – equipamentos Toro Endurance 1.8 Flex AT6 2019 – motor 1.8 de 135/139 cv e 18,8/19,3 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas e tração 4×2. ITENS DE SÉRIE: ar-condicionado, airbag duplo, auxílio de partida em rampa, banco do motorista com ajustes manuais, controles de tração e de estabilidade, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro, direção elétrica, freios ABS, Isofix, travas e vidros elétricos com um toque, protetor de caçamba, preparação para rádio (fiação + 4 alto-falantes), start/stop, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, quadro de instrumentos com tela multifuncional em TFT de 3,5", volante regulável em altura e profundidade, rodas de 16 polegadas com calotas, entre outros. Toro Freedom 1.8 Flex AT6 2019 – motor 1.8 de 135/139 cv e 18,8/19,3 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas e tração 4×2. ITENS DE SÉRIE: itens acima + 2ª USB e 2ª tomada 12V, alarme, ar-condicionado digital dual zone, barra de teto longitudinal, brake light, câmera de ré, capota marítima, descansa braço dianteiro e traseiro, faróis de neblina, iluminação da caçamba, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, parafusos de segurança, para-sol com iluminação, porta-escadas, porta-óculos,  retrovisores externos com ajustes elétricos, repetidor lateral, puddle lamps e tilt down, rodas em liga leve de 16 polegadas, seis alto-falantes, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Uconnect de 5 polegadas, tapetes em carpete, volante em couro com paddle shifters e comandos de reconhecimento de voz e multimídia, entre outros. Toro Volcano 2.4 Flex AT9 2019 – motor 2.4 de 174/186 cv e 23,5/24,9 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×2. ITENS DE SÉRIE: itens acima + banco do motorista com ajustes elétricos, banco do passageiro com porta objetos abaixo do assento, entrada e partida sem chave, frisos laterais abaixo das janelas cromados, kit high tech (sensor de chuva e crepuscular + retrovisor interno eletrocrômico), luzes diurnas em LED, luzes ambiente em LED, maçanetas cromadas, moldura inferior das portas com frisos cromados, painel de instrumentos em TFT de 7 polegadas, rodas em liga leve de 17 polegadas, entre outros. Toro Blackjack 2.4 Flex AT9 2019 – motor 2.4 de 174/186 cv e 23,5/24,9 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×2. ITENS DE SÉRIE: itens da Freedom 1.8 + bancos revestidos em couro e tecido, banco do passageiro com porta objeto abaixo do assento, câmera de ré, central multimídia com tela de 6,2 polegadas, luzes diurnas em LED, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular, tapetes em carpete na cor preta, faixas decorativas no capô e na traseira, rodas de liga leve de 17 polegadas, entre outros. Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 2019 – motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. ITENS DE SÉRIE: itens da Freedom 1.8 (exceto start/stop e sistema de monitoramento de pressão dos pneus) + Hill Descent Control, protetor de cárter, Skid plate, rodas em liga leve de 17 polegadas com pneus off road, estepe com dimensão reduzida, entre outros. Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 2019 – motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. ITENS DE SÉRIE: itens da Volcano 2.4 + sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Skid plate, estepe com dimensão reduzida, protetor de cárter e rodas de liga leve de 18 polegadas. Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 2019 – motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. ITENS DE SÉRIE: itens acima + bancos revestidos em couro marrom, barra do teto, para-barros dianteiro e traseiro, proteção do vidro traseiro, protetor do tanque de combustível, retrovisores, estribos laterais, gancho de reboque removível e santantônio com revestimento cromado, rodas de liga de 18 polegadas na cor prata lunar e soleira metálica exclusiva. Toro 2019 – preços Confira abaixo os preços de lançamento da Toro 2019 (e seus valores atuais, de acordo com a tabela Fipe): Toro Endurance 1.8 Flex AT6 2019 – R$ 90.990 (R$ 83.700) Toro Freedom 1.8 Flex AT6 2019 – R$ 102.990 (R$ 89.750) Toro Volcano 2.4 Flex AT9 2019 – R$ 115.690 (R$ 100.700) Toro Blackjack 2.4 Flex AT9 2019 – R$ 117.490 (R$ 97.230) Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 2019 – R$ 131.590 (R$ 113.520) Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 2019 – R$ 142.990 (R$ 123.350) Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 2019 – R$ 149.990 (R$ 130.200) Toro 2019 – motor A Toro 2019 seguia com uma extensa oferta de motores, algo que foi reduzido nos anos seguintes e depois complementado com o novo motor 1.3 turboflex que temos na linha 2022. Em 2019, porém, as duas versões mais baratas (Endurance e Freedom) vinham com o propulsor 1.8 flex, com disposição transversal, aspiração natural e injeção multiponto. Ele entregava 135 cv com gasolina e 139 cv com etanol, sempre a 5.750 rotações por minuto, além de 18,8 ou 19,3 kgfm, respectivamente, a 3.750 rpm. Sem a oferta de qualquer versão manual, como aconteceu na linha anterior, a Toro 2019 tinha esse motor exclusivamente aliado ao câmbio automático de seis velocidades, enquanto os outros conjuntos vinham sempre com o câmbio automático de nove marchas. As versões intermediárias da Toro 2019 (Volcano e Blackjack) tinham o motor 2.4 flex, que também era transversal, naturalmente aspirado e com injeção multiponto. Mais potente, ele entregava 174/186 cv a 6.250 rpm e 23,5/24,9 kgfm de torque a 4.000 rpm. Finalmente, as opções mais caras (Freedom, Volcano e a nova Ranch) vinham com o motor 2.0 turbodiesel , este com injeção direta, entregando 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. Toro 2019 – desempenho Confira abaixo o desempenho de cada versão da Toro 2019, o que mostra sua diferença em aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima: Toro 1.8 AT6 – 12,2 segundos e 175 km/h Toro 2.4 AT9 – 9,9 segundos e 200 km/h Toro 2.0 AT9 – 10 segundos e 188 km/h Toro 2019 – consumo Veja também o consumo de cada versão, o que ajuda a explicar a preferência do público por algumas configurações específicas da Toro 2019: CONSUMO CIDADE Toro 1.8 AT6 – 6,4 km/l com etanol e 9,5 km/l com gasolina Toro 2.4 AT9 – 6 km/l com etanol e 8,7 km/l com gasolina Toro 2.0 AT9 – 10 km/l CONSUMO ESTRADA Toro 1.8 AT6 – 7,8 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina Toro 2.4 AT9 – 7,7 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina Toro 2.0 AT9 – 12,6 km/l Toro 2019 – manutenção e revisão Revisão Custo Custo Custo Quilometragem Preços 1.8 E.torQ Evo Preços 2.4 Tigershark (descontinuado) Preços 2.0 Multijet II 10.000 km R$ 412 R$ 476 20.000 km R$ 720 R$ 696 R$ 720 30.000 km R$ 672 R$ 724 40.000 km R$ 896 R$ 880 R$ 1.212 50.000 km R$ 752 R$ 716 60.000 km R$ 1.440 R$ 1.968 R$ 1.328 Toro 2019 – ficha técnica Motor 1.8 E.torQ Evo 2.4 Tigershark (descontinuado) 2.0 Multijet II Tipo Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina Dianteiro, Transversal, Turbo e Diesel Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha Cilindrada em cm3 1747 2360 1956 Válvulas 16 16 16 Taxa de compressão 12,5:1 11,8:1 16,5:1 Injeção eletrônica de combustível Multiponto Multiponto Direta Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) Gasolina: 135 cv @ 5750 rpm / Etanol: 139 cv @ 5750 rpm Gasolina: 174 cv @ 6250 rpm / Etanol: 186 cv @ 6250 rpm Diesel: 170 cv @ 3750 rpm Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) Gasolina: 18,8 kgfm @ 3750 rpm / Etanol: 19,3 kgfm @ 3750 rpm Gasolina: 23,5 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 24,9 kgfm @ 4000 rpm Diesel: 35,7 kgfm @ 1750 rpm Transmissão Tipo Automática 6 marchas Automática 9 marchas Automática 9 marchas Tração Tipo 4×2 4×2 4×2 / 4×4 Freios Tipo Disco ventilado / Tambor Disco ventilado / Tambor Disco ventilado / Tambor Direção Tipo Elétrica Elétrica Elétrica Suspensão Dianteira McPherson, barra estabilizadora McPherson, barra estabilizadora McPherson, barra estabilizadora Traseira Multilink Multilink Multilink Rodas e Pneus Rodas Aço/Liga Leve 16 polegadas Liga Leve 17 polegadas Liga Leve 17/18 polegadas Pneus 215/65 R16 225/65 R17 225/65 R17 ou 225/55 R18 Dimensões Comprimento total (mm) 4915 4915 4915 Largura sem retrovisores (mm) 1844 1844 1844 Altura (mm) 1680 1680 1743 Distância entre os eixos (mm) 2990 2990 2990 Capacidades Porta-malas (litros) 820 820 820 Tanque (litros) 60 60 60 Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 650 650 1000 Peso em ordem de marcha (kg) 1619 1704 1871 Ângulo de entrada/saída (graus) 25,7/28,3 25,7/28,3 24,8/29 Toro 2019 – fotos © Noticias Automotivas. 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