Toyota RAV4 2012: versões, preço, detalhes, motor, ficha técnica | Notícias Automotivas

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O Toyota RAV4 2012 foi o segundo ano/modelo do SUV médio da marca japonesa no Brasil com apenas uma motorização, a 2.4 litros, preservando a opção de ter tração dianteira ou integral sob demanda. Ele era rival do Honda CR-V . No ano seguinte, ele sofreria uma atualização visual e ganharia um motor 2.0, mais econômico, usado no Toyota Corolla . Contudo, o propulsor 2.4 era a única opção para os modelos 2011 e 2012, que hoje são encontrados no mercado. O RAV4 2012 tem preço médio de R$ 55.000 no mercado de usados, com algumas unidades chegando a custar R$ 65.000. Com bom porte, o SUV da Toyota é um produto robusto e de boa durabilidade, além de ser valorizado. Tendo 4,62 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,72 m de altura e 2,66 m de entre eixos, o Toyota RAV4 era um SUV maior do que realmente media, uma vez que o estepe ficava na parte externa, junta à tampa do bagageiro. Com estilo conservador, o Toyota RAV4 2012 tinha linhas bem limpas e colunas largas, reforçando sua proposta de robustez, tendo faróis duplos e mais os de neblina, assim como barras no teto e grande área envidraçada. Toyota RAV4 2012 – detalhes Na traseira, o RAV4 tinha lanternas pequenas e porta do bagageiro com abertura lateral, sustentando ainda o imenso pneu em sua estrutura. Por dentro, o bom espaço para quem vai atrás era um dos destaques do modelo. O Toyota RAV4 2012 tinha bancos em tecido, porém, portava ajustes elétricos para o assento do motorista, assim como teto solar elétrico com botão one touch e aquecimento para os dois lugares dianteiros. O SUV portava ainda rodas de liga leve aro 17 polegadas, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, ar condicionado automático, sistema de som com CD player e MP3, volante em couro, dois porta-luvas e direção elétrica. Na segurança, apesar de não ter controles de tração e estabilidade ou mesmo o assistente de partida em rampa, o Toyota RAV4 vinha com seis airbags, cintos completos e seus apoios de cabeça, bem como Isofix e Top Tether para crianças. Com suspensão multilink, o RAV4 2012 era um carro bem confortável e que trazia um conjunto motriz robusto com o propulsor 2AZ-FE 2.4 16V com 170 cavalos e bons 22,8 kgfm, mas com uma caixa automática de somente quatro marchas. Na versão 4×4, o sistema era permanente sob demanda e com opção de bloqueio da tração nas quatro rodas através de um botão no painel. Tinha acoplamento viscoso ligando o diferencial dianteiro ao traseiro por meio de eixo cardã. Nesse sistema, a tração era essencialmente dianteira, porém, havia transferência de força para trás em caso de necessidade, podendo ser mantida permanentemente nas quatro rodas com o bloqueio do acoplamento. Com isso, o RAV4 podia rodar tranquilamente com tração integral, garantindo melhor aderência e condução em pista molhada, assim como no fora de estrada, dando assim mais segurança para os passageiros e maior agilidade. Além disso, o RAV4 tinha ainda modo Sport na transmissão automática, que também permitia trocas manuais na alavanca de câmbio. Com tudo isso, o SUV da Toyota se destacava. O Toyota RAV4 2012 tinha faróis duplos com parábolas em forma de canhão, tendo ainda lanternas e piscas integrados. A grade preta com pequenos frisos e logotipo cromado da marca japonesa. O para-choque portava duas entradas de ar retangulares e uma barra central que sustentava a placa. Abaixo, vincos faziam alusão ao skid plate e os faróis de neblina circulares ficavam nas laterais, mas sem acabamento diferenciado. Nas laterais, o visual era bem limpo e trazia rodas de liga leve aro 17 polegadas com seis raios e calçadas com pneus 225/65 R17. As maçanetas e os retrovisores eram na cor do carro, repetidores de direção nos para-lamas dianteiros. Em cima, barras longitudinais, antena pronunciada e teto solar elétrico de tamanho padrão. Na traseira, as lanternas eram compactas e amendoadas, enquanto a porta do bagageiro tinha abertura lateral para a direita. Ela portava vidro amplo com limpador e lavador, assim como desembaçador. Também trazia defletor de ar na parte superior com luz auxiliar de freio em LEDs brancos. A porta tinha uma maçaneta pronunciada e o nome na lateral. O estepe era envolvido por uma capa integral, mantendo a estética e protegendo-o do clima e parcialmente do alheio, mas era de encaixe. Na tampa, havia uma estranha luz de neblina retangular, que parecia uma adaptação tosca de emergência. Já o para-choque envolvente e rebaixado tinha refletores nas extremidades. Por dentro, o painel do Toyota RAV4 2012 era volumoso e em dois níveis, sendo o superior em uma tonalidade cinza mais escura e abaixo bem mais clara. O console central era prateado, assim como a parte inferior, envolvendo o túnel da transmissão automática. Os difusores de ar eram circulares nas laterais e quadrados ao centro. Já o cluster tinha três conjuntos circulares e com luz amarela. Trazia conta-giros, nível de combustível, temperatura da água e velocímetro, além de computador de bordo com indicador de marchas e outras informações, como da tração bloqueada. Já o volante era em couro e com comandos de mídia. Ele tinha assistência elétrica e coluna de direção ajustável em altura e profundidade, bem como piloto automático em uma haste na coluna, clássica da Toyota. No centro, havia um botão para bloqueio da tração perto do volante. Outro semelhante fica no lado oposto e era do pisca alerta. No meio, o sistema de som da Toyota tinha design mais moderno que o ambiente e destoava do conjunto, mas trazia CD player com MP3 e entrada auxiliar. Alguns proprietários optaram por uma multimídia original da Toyota, vendida nas concessionárias como acessório, podendo ter até câmera de ré e navegador GPS. Loog abaixo, ficava o ar condicionado automático com display digital. Ele tinha comandos físicos circulares de boa aparência. Ao lado, ficava o porta-luvas menor, com botão para abertura da tampa. Abaixo, estava presente o outro, com volume maior e fechadura com chave. Já as portas tinham alças em "D" como puxadores e acabamento em dois tons, tendo ainda alto-falantes e tweeters. Os botões dos vidros elétricos não eram one touch, com exceção do motorista. Os retrovisores elétricos eram na porta. No console da transmissão havia um porta-copos, assim como os comandos para aquecimento dos bancos dianteiros em dois níveis. O seletor da alavanca era tipo escada com opção de mudanças manuais sequenciais, além de modo Sport. Ao lado do freio de estacionamento manual, ficava a fonte 12V e apoio de braço com porta-objeto. Os bancos era em tecido claro com ajustes elétricos para o motorista. O traseiro era tripartido com apoio de braço como encosto e porta-copos. O Toyota RAV4 2012 vinha com cintos de três pontos para todos os passageiros, assim como apoios de cabeça, Isofix e Top Tether, tendo ainda encostos traseiros reclináveis. No teto, abertura do vidro one touch e alças nas laterais. Havia ainda luzes de leitura e espelho interno dia e noite, bem como para-sois com espelhos iluminados, assim como o porta-luvas maior. O ambiente tinha tapetes em carpete e o porta-malas possuía forração em tecido, tal como iluminação. A cobertura interna era retrátil e o compartimento tinha 540 litros, podendo ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro. Havia ainda abertura interna do bocal do tanque e do bagageiro, que tinha um sistema de destrave do estepe. O RAV4 tinha ainda travamento central elétrico com chave-canivete dotada de telecomando. Em outros mercados, o SUV tinha chave presencial e botão de partida no painel, algo que viria depois por aqui. Faltava-lhe retrovisor eletrocrômico. Apesar da proposta e porte, estranhamente o RAV4 não trazia retrovisores com basculamento elétrico e muito menos bancos em couro, um item que fez a festya dos revendedores Toyota, uma vez que custava bom dinheiro para colocação. Toyota RAV4 2012 – versões Toyota RAV4 2.4 Automático 4×2 Toyota RAV4 2.4 Automático 4×4 Equipamentos Toyota RAV4 2.4 Automático 4×2 – Motor 2.4, mais câmbio automático de quatro marchas, ar condicionado automático, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, vidros elétricos, travas elétrica, retrovisores elétricos, bancos dianteiros com aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos em tecido, cintos de 3 pontos para todos, apoios de cabeça para todos, Isofix, Top Tether, teto solar elétrico, airbags frontais, airbags laterais, airbags de cortina, freios ABS, piloto automático, freios a disco nas quatro rodas, pneus 225/65 R17, rodas de liga leve aro 17 polegadas, faróis de neblina, faróis duplos, estepe externo, barras longitudinais no teto, entre outros. Toyota RAV4 2.4 Automático 4×4 – Itens acima, mais tração nas quatro rodas sob demanda com bloqueio do diferencial. Preços Toyota RAV4 2.4 Automático 4×2 – R$ 50.729 Toyota RAV4 2.4 Automático 4×4 – R$ 54.900 *Tabela Fipe junho de 2021. Toyota RAV4 2012 – motor O Toyota RAV4 2012 usava o motor 2AZ-FE como única opção, sendo um propulsor de quatro cilindros lançado em 2000 no Japão. Construído com bloco em alumínio e com camisas de pistões em ferro fundido, saiu de linha em 2018. O 2AZ tinha cabeçote de alumínio com duplo comando de válvulas com variação apenas na admissão, tendo acionamento por corrente, além de injeção eletrônica multiponto. Com 2.362 cm3, o 2.4 16V da Toyota teve uma versão 2.0, o 1AZ. Apesar de parecer mais um dos bons motores da Toyota, sua carreira foi marcada por consumo excessivo de óleo e produção de fumaça ao queimar o lubrificante nos EUA, onde foram observadas muitas reclamações. A Toyota emitiu alguns boletins técnicos de reparo gratuito na rede de concessionárias, mas recebeu diversos processos judiciais que ainda estão em trâmite por lá. Por conta disso, os carros com motores AZ tiveram a garantia estendida. Mesmo assim, o motor AZ chegou a ter versão com injeção direta de combustível e também uma variante de ciclo Atkinson para ser usada em híbridos. O propulsor chegou a ter 211 cavalos nos EUA. Aqui, o 2AZ-FE entregava 170 cavalos a 6.000 rpm e 22,8 kgfm a 4.000 rpm, que garantiam ao pesado Toyota RAV4 2012 um desempenho mediano, dado seu peso de mais de 1,5 tonelada. O consumo também não era dos melhores. Já a transmissão automática de quatro marchas com conversor de torque era obrigatoriamente longa para dar conta do porte do carro e por isso o deixava mais lento, mesmo com o modo Sport acionado. As trocas manuais ajudam pouco e o certo teria sido uma caixa de pelo menos cinco velocidades, mas o ideal mesmo seria seis velocidades. Com motor aspirado e dado a regimes altos, o nível de ruído também aumenta com o esforço. Desempenho No desempenho, o Toyota RAV4 2012 tinha uma performance mediana devido ao peso e câmbio limitado, fazendo mais de 11 segundos para ir de 0 até 100 km/h. A máxima ficava em 190 km/h, devido à transmissão longa. Com tração nas quatro rodas, mesmo com o peso adicional do sistema, o RAV4 conseguia fazer quase o mesmo tempo em aceleração e tinha a mesma velocidade final. Toyota RAV4 2.4 Automático 4×2 – 11,2 segundos e 190 km/h Toyota RAV4 2.4 Automático 4×4 – 11,4 segundos e 190 km/h Consumo No consumo, o Toyota RAV4 2012 fazia média perto de 9,5 km/l na cidade, em qualquer das versões de tração, devido ao câmbio longo, visto que tinha um bom torque e exigia poucas mudanças nesse ambiente. Contudo, na estrada, não passava dos 11,5 km/l, o que até não era ruim, dado seu peso de mais de 1,5 tonelada e com versão de tração nas quatro rodas com peso extra. No geral, é aceitável para a proposta. Toyota RAV4 2.4 Automático 4×2 – 9,4/11,5 km/l Toyota RAV4 2.4 Automático 4×4 – 9,3/11,3 km/l Toyota RAV4 2012 – manutenção e revisão As revisões do Toyota RAV4 2012 são feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro. O SUV da marca japonesa tem plano com troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de ar da cabine, filtro de combustível e velas. Também são trocados correia em V e fluido de freio, assim como as revisões podem incluir serviços extras, como troca de palhetas dos limpadores, pastilhas de freio, discos de freio, molas, amortecedores, pneus e outros itens de desgaste normal. Toyota RAV4 2012 – ficha técnica Motor 2.4 Tipo Número de cilindros 4 em linha Cilindrada em cm3 2362 Válvulas 16 Taxa de compressão 9,8:1 Injeção eletrônica Indireta Potência máxima 170 cv a 6.000 rpm (gasolina) Torque máximo 22,8 kgfm a 4.000 rpm (gasolina) Transmissão Tipo Automática de 4 marchas Tração Tipo Dianteira ou Integral Direção Tipo Elétrica Freios Tipo Discos dianteiros e traseiros Suspensão Dianteira McPherson Traseira Multilink Rodas e Pneus Rodas Liga leve aro 17 polegadas Pneus 225/65 R17 Dimensões Comprimento (mm) 4.625 Largura (mm) 1.815 Altura (mm) 1.720 Entre eixos (mm) 2.660 Capacidades Porta-malas (L) 540 Tanque de combustível (L) 60 Carga (Kg) 515 Peso em ordem de marcha (Kg) 1.525 Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,33 Toyota RAV4 2012 – fotos © Noticias Automotivas. A notícia Toyota RAV4 2012: versões, preço, detalhes, motor, ficha técnica é um conteúdo original do site Notícias Automotivas .

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