Avaliação: Volkswagen Taos é proposta premium ajustada ao Brasil | Notícias Automotivas

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Ofensiva nos SUVs, a Volkswagen não quis perder mais tempo e trouxe o Taos para completar sua atuação no segmento que mais cresce no mercado brasileiro. Posicionado acima do T-Cross, o modelo importado da Argentina chega para peitar players de peso, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Nessa missão, o Taos traz um meio-termo. Sem buscar potências elevadas ou apostar em hibridização, o VW Taos centra num conjunto já conhecido pelo consumidor, e não estamos falando apenas do motor 1.4 TSI. Tendo foco em conectividade e segurança, o Taos traz mais do mesmo num porte maior, ampliando o conforto para a família e evidentemente num preço superior: R$ 181.790. Com tudo dentro, como na Avaliação NA, o Taos Highline chega a R$ 192.470, seguindo assim o barco dos preços irreais de um mercado que sofre sua segunda crise. Vale? Vejamos. Por fora… O Volkswagen Taos não quis repetir uma receita chinesa e muito menos ser um produto conhecido na Europa. Assim, a frente expressiva não é de tão bonita, mas o difere bem destes. Os faróis de LED com tecnologia IQ.Light são atraentes, ainda mais por conectarem-se através da grade iluminada. Mas, o para-choque com vincos pronunciados destoa um pouco. Aliás, o excesso de vincos no capô parece remeter a um utilitário do passado, que não existiu. Com colunas C largas e o teto preto, o Taos Highline tem até uma boa fluidez na cabine. Atrás, as lanternas em LED não surpreendem em estilo, mas cumprem bem sua função e dão boa impressão. Já as rodas aro 18 escurecidas casam bem com o preto de teto e para-choque. Por dentro… Em seu interior, o Volkswagen Taos traz a receita já vista em outros modelos recentes da marca alemã, com um acabamento que vai, da frente para trás, perdendo importância… No próprio painel, a parte superior não é soft, mas em plástico duro. A parte central em cinza brilhante é vistosa, e o tecido costurado logo abaixo, busca reconhecer o status do produto. Você não vai encontrar esse material imitando couro no T-Cross, por exemplo. Ele é estendido também às portas dianteiras. Nesse caso, a impressão é boa. Nestas entradas dianteiras, contudo, o material na parte superior é levemente soft, mas a coisa para por aí. Seguindo para trás, o Taos repete o Jetta, trazendo plásticos em dois tons. Um deles busca imitar a tonalidade marrom-clara do painel e portas dianteiras. Pelo menos, nesse caso, a lataria do veículo foi totalmente oculta por este revestimento, diferente do sedã. De volta ao que não é novidade, o conjunto cluster-infotainment atrai a atenção, deixando esses detalhes de lado… O Active Info Display de 10,25 polegadas é o mesmo de Polo e Virtus. Já a VW Play segue o Nivus e T-Cross, com aplicativos de serviços online, e usa bem a conexão 4G do smartphone para tudo, inclusive seu Waze nativo. É preciso aí conectar Wi-Fi do smartphone no carro e igualmente o Bluetooth para as outras coisas, como ouvir as mídias do aparelho. O bom é que o carregador wireless é potente. Isso não deixará seu smartphone na mão, mas se preferir o Android Auto ou CarPlay, há três entradas USB-C para isso, basta ter um conector com duas saídas iguais. Na tela de 10,1 polegadas, vai também os comandos do ar condicionado dual zone , assim como as sete cores da iluminação em LED do painel e portas. Tem câmera de ré e ajustes do sistema de som Beats Audio, ótimo, assim como altera os modos de condução e outros dados do carro. Uma função off-road indica até a direção das rodas dianteiras. Além disso, o VW Taos Highline vem com bancos confortáveis, tendo o do motorista ajuste elétrico (com lombar), sem memória. O banco do passageiro tem ajuste em altura manual. Atrás, o espaço é muito bom para as pernas, mesmo com um motorista alto na frente. O apoio de braço e as saídas de ar pontuam. Os encostos ficam em boa posição e o teto solar panorâmico deixa o ambiente mais iluminado e agradável. Nele, as luzes de leitura são em LED, assim como a iluminação geral. Já o bagageiro é suficiente para viagens ou compras do mês , tendo 498 litros e podendo ser ampliado com o banco bipartido. Apesar do detalhe do acabamento traseiro, o resto é agradavel. Por ruas e estradas… Antes que você pense num certo SUV alemão já bem conhecido, o Taos não tem nada a ver com ele. Não se trata de um Tiguan nacionalizado (na Argentina, é claro) ou retocado. O Volkswagen Taos é um SUV que passa impressão (real) de leveza em relação ao Tiguan Allspace e também ao antigo, que era do mesmo tamanho. Com seu motor EA211 1.4 TSI de 150 cavalos a 5.000 rpm e 25,5 kgfm de 1.400 rpm a 4.000 rpm, o VW Taos tem mais força para mover seus 1.420 kg. De fato, ele é bem mais leve que as gerações do Tiguan, incluindo o 1.4 TSI. Com boa disposição, o propulsor de quatro cilindros com turbo e injeção direta sobra no dia a dia. Com relações de marcha adequadas, o Taos parece até menor ao rodar com desenvoltura, seja no modo Eco ou no Normal, ele age de forma esperada, dada a força conhecida do motor. Enchendo desde os 1.400 rpm, o 1.4 TSI garante boas arrancadas e saídas de semáforo entusiasmantes, com retomadas muito espertas, o que nos faz até desconfiar de seus números. Subindo para 5.000 rpm,  o Taos responde com se fosse um esportivo, se comportando assim com o modo Sport, que realmente o deixa mais nervoso e gostoso de acelerar. Mudando-se marchas no manual e ainda com o Sport do câmbio, lembramos que cada modo altera parâmetros de motor, câmbio, direção, sistemas, etc. Ainda que seja maior e mais pesado que o T-Cross Highline, o Taos Highline anda quase como o irmão menor, mas não "flutua" tanto como o pequeno, ao ser mais exigido. Seu motor está bem dimensionado para seu porte e proposta, garantindo ainda conforto no dia a dia. Um detalhe no Taos é que os modos de condução são ativados na central multimídia VW Play. No modo Eco, por exemplo, mesmo que o display indique esse modo como ativo, ele precisa mostrar a letra "E" no cluster, caso contrário, estará no Normal. O mesmo em relação ao Sport. Que por sua vez difere do Sport ("S") da transmissão Tiptronic, que altera apenas o câmbio. No Individual, você personaliza à vontade. Rodando na cidade, com gasolina, o VW Taos fez bons 9,9 km/l, enquanto na estrada, em cruzeiro, ele marca 13,6 km/l. Com seu tanque de 51 litros, dá quase 700 km de alcance. A 110 km/h, o novo SUV médio da VW marca 2.000 rpm, o que torna a viagem mais agradável, ainda que o ruído do 1.4 TSI seja bem perceptível ao imprimir o acelerador. Por ser tão silencioso na desaceleração, que no trânsito urbano ainda tem o Start&Stop, o Taos poderia ter filtrado mais o propulsor em regimes mais baixos de giro, com o ronco alto normal. Com direção elétrica bem responsiva e freios bem calibrados, o Volkswagen Taos tem uma pegada agradável e uma suspensão mais acertada para o conforto, assim como no T-Cross. É daí que vem a sensação de se estar em um SUV mais acertado para as condições locais. O conjunto com braços multilink na traseira agrada bastante. Tanto em ruas de piso ruim quanto na estrada sinuosa, o acerto é bom, mas a dinâmica de condução não é a mesma do Tiguan. Ainda assim, tem boa estabilidade em curvas e desvios rápidos de trajetória. Mesmo com rodas aro 18 polegadas, ele passa bem em certos pisos ruins, com apenas alguns ruídos internos. Como um projeto para mercados fora da Europa, o Taos tem um recheio menos consistente, o que o aproxima mais do T-Cross em comportamento e menos do Tiguan. Obviamente, o Taos é superior em dirigibilidade ao T-Cross e diferente do Tiguan Allspace, que tem peso superior e um conjunto mais firme. Além da boa direção oferecida, o SUV argentino traz ainda um pacote de assistência apenas bom, pois, lhe falta alerta de faixa e o controle de cruzeiro adaptativo não é Stop-Go. Também não há um Park Assist , somente assistência para estacionar com sensores de estacionamento. O T-Cross Highline completo tem. Já os faróis full LED iluminam bem e vem com a função IQ Light, para evitar o ofuscamento de outros condutores, tendo ainda iluminação extra em curvas. O alerta de ponto cego funciona muito bem, assim como o aviso de tráfego traseiro, alertando sobre carros, motos e pessoas cruzando atrás do SUV. O tilt down tem um bom delay após operação, mas os retrovisores possuem basculamento elétrico e desembaçador. Frenagem automática e detector de pedestres estão presentes. Por você… O Volkswagen Taos é uma interessante proposta premium com um ajuste mais local, tendo a seu favor, um conjunto mecânico que lhe dá desempenho e consumo bons. Além disso, vem com conectividade em dia, apesar de não ter 4G nativo, fornecendo serviços de forma remota a partir do carro. Também tem espaço e porta-malas generosos. Faltam alguns itens, é verdade, que realmente deveriam estar num carro que custa quase R$ 200 mil. Até uma tampa de acionamento elétrico poderia estar presente por esse preço. No pacote de lançamento, além de teto e retrovisores pretos, como as rodas escurecidas, traz som Beats com 8 alto-falantes e bancos parcialmente em couro. O teto solar é outro opcional. Com mais espaço e porta-malas que o líder do segmento, o Jeep Compass , o Volkswagen Taos tem atributos que merecem ser considerados por quem busca um SUV médio desse porte. Medidas e números… Ficha Técnica do Volkswagen Taos Highline 250 TSI 2022 Motor/Transmissão Número de cilindros – 4 em linha, turbo e injeção direta Cilindrada – 1.395 cm³ Potência – 150 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol) Torque – 25,5 kgfm a 1.400 rpm (gasolina/ etanol) Transmissão – Automático com seis marchas e troca manual na alavanca ou volante Desempenho Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,3 segundos Velocidade máxima – 194 km/h Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm Consumo urbano – 9,9 km/litro (gasolina) Consumo rodoviário – 13,6 km/litro (gasolina) Suspensão/Direção Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink Elétrica Freios Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB Rodas/Pneus Liga leve aro 18 com pneus 215/55 R18 Dimensões/Pesos/Capacidades Comprimento – 4.461 mm Largura – 1.841 mm (sem retrovisores) Altura – 1.626 mm Entre eixos – 2.680 mm Peso em ordem de marcha – 1.420 kg Tanque – 51 litros Porta-malas – 498 litros Preço: R$ 181.790 (preço base) R$ 192.470 (versão avaliada) Volkswagen Taos Highline 2022 – Galeria de fotos © Noticias Automotivas. 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