Hilux 2013: motor, consumo, versões, preços, ficha técnica, etc | Notícias Automotivas

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A Hilux 2013 chegou ao mercado nacional sem novidades, visto que ela já havia tido alterações no ano/modelo 2012, que perdeu o motor diesel 2KD-FTV 2.5 de 102 cavalos e a introdução da caixa automática de cinco marchas. Além de ser atualizada para as emissões do Proconve 6, a Toyota Hilux também havia adicionado mais força ao motor diesel 1KD-FTV 3.0, que passou de 163 cavalos para 171 cavalos e 36,7 kgfm contra 35 kgfm do anterior. Rival de Chevrolet S10 e Mitsubishi L200 Triton , a Hilux dessa geração era produzida em Zárate, região do Rio Paraná, perto da província de Buenos Aires, Argentina. O modelo atual continua sendo feito por lá. Oferecida com carrocerias chassi-cabine, cabine simples ou dupla, a Hilux ainda tinha as versões Standard, Standard Power Pack, SR, SRV e SRV Top. As duas primeiras carrocerias estavam disponíveis apenas com motor diesel e 4×4. Sempre manual de cinco marchas nesse caso. As versões Standard e Standard Power Pack só estavam disponíveis com cabine dupla e, assim como as primeiras, apenas com motor diesel, tração 4×4 e câmbio manual. Hilux 2013 – detalhes Na Toyota Hilux 2013, estas versões eram focadas no trabalho, especialmente em frotas de empresas ou locadoras para serviços gerais. A chassi-cabine podia receber implementos rodoviários ou específicos, como plataforma com grua. Já as versões SR, SRV e SRV Top eram destinadas aos clientes comuns, dado que aperesentam mais itens de conforto, segurança e conectividade, sendo equipadas com motores 2.7 Flex e tração 4×2 ou diesel 3.0 com tração 4×4. Tanto flex quanto diesel tinham opção de câmbios manual ou automático, ambos com cinco marchas. Apenas neste último existia a opção dos modos Eco e Sport, além de trocas manuais na alavanca de câmbio de forma sequencial. Na Hilux, o pacote de equipamentos podia oferecer faróis de neblina, rodas de liga leve aros 16 ou 17 polegadas, airbag duplo, freios com ABS e EDB, frenagem de emergência, controles de tração e estabilidade, assistente de rampa, etc. Havia ainda ar condicionado automático, bancos em couro, piloto automático, vidros e travas elétricas, sistema de som com CD ou multimídia com CD e Bluetooth, câmera de ré, retrovisores elétricos com rebatimento automático, entre outros. Leia também sobre a Hilux 2012 . Com 171 cavalos no diesel, a Hilux 2013 tinha motor flex com até 163 cavalos, sendo que o diesel era mais esperto e mais rápido de 0 a 100 km/h, visto que o 2.7 era realmente fraco para o peso da picape média. No mercado de usados, a Hilux é uma boa moeda de troca, sendo muito valorizada, especialmente na versão diesel, mesmo com alta quilometragem. Nesse caso, é preciso ficar atento se houve retífica e quais as condições reais da picape. O câmbio automático de cinco marchas é um item desejável, ainda mais por acrescentar uma marcha a mais em relação ao modelo anterior, que tinha 163 cavalos e apenas quatro velocidades. A Hilux ainda tem fama de confiável e robusta. A Hilux tinha faróis simples e grade com contornos cromados, além de para-choque dianteiro envolvente com faróis de neblina circulares. Nas laterais, rodas de liga leve aros 16 ou 17, bem como retrovisores cromados. Na caçamba, não havia opção de capota marítima, sendo adquirida à parte, assim como os estribos laterais, santantônio e proteção plástica da caçamba. Por dentro, bancos e portas em couro, volante em couro, cluster completo, multimídia com CD e câmera de ré, Bluetooth, volante multifuncional, banco do motorista com ajustes elétricos , entre outros. Hilux 2013 – versões Toyota Hilux Cabine Dupla SRV Top 3.0 AT 4×4 Toyota Hilux Cabine Dupla SRV 3.0 AT 4×4 Toyota Hilux Cabine Dupla SRV 3.0 MT 4×4 Toyota Hilux Cabine Dupla SR 3.0 AT 4×4 Toyota Hilux Cabine Dupla SR 3.0 MT 4×4 Toyota Hilux Cabine Dupla Standard Power Pack 3.0 MT 4×4 Toyota Hilux Cabine Dupla Standard 3.0 MT 4×4 Toyota Hilux Cabine Simples Standard 3.0 MT 4×4 Toyota Hilux Chassi Cabine 3.0 MT 4×4 Toyota Hilux Cabine Dupla SR 2.7 MT 4×2 Toyota Hilux Cabine Dupla SR 2.7 AT 4×2 Toyota Hilux Cabine Dupla SRV 2.7 AT 4×2 Equipamentos Toyota Hilux Chassi Cabine 3.0 MT 4×4 – Motor diesel 3.0 com transmissão manual de cinco marchas, mais tração 4×4 com reduzida, para-choques pretos, grade preta, maçanetas e retrovisores pretos, rodas de aço aro 16 polegadas sem calotas, pneus 265/70 R16, vidros verdes, para-brisa degradê, ar condicionado, direção hidráulica, banco em tecido, vidros manuais, travas manuais, retrovisores externos maiores e sem ajustes internos, conta-giros, fonte 12V, cintos de segurança de 3 pontos, roda-livre automática, apoios de cabeça, banco do motorista com ajuste em altura, porta-objetos, porta-luvas, para-sois, iluminação interna, chassi com preparação para implementos rodoviários e especiais, entre outros. Toyota Hilux Cabine Simples Standard 3.0 MT 4×4 – Itens acima, mais caçamba de carga com tampa, ganchos para amarração de carga na caçamba, caçamba sem proteção plástica, vidro traseiro térmico, retrovisor interno dia e noite, retrovisores externos com controle interno, para-choque traseiro com degrau de acesso, fechadura da tampa, entre outros. Toyota Hilux Cabine Dupla Standard 3.0 MT 4×4 – Itens acima, mais cabine dupla, cinco lugares, cintos de segurança laterais traseiros de 3 pontos, cinto central subabdominal, banco traseiro com apoios de cabeça e rebatimento, trava de segurança nas portas traseiras, alças de teto e colunas, entre outros. Toyota Hilux Cabine Dupla Standard Power Pack 3.0 MT 4×4 – Itens acima, mais sistema de som com rádio e auxiliar, vidros elétricos nas portas dianteiras, travamento central elétrico, sistema de som com quatro alto-falantes e antena, padronagem diferente dos assentos, coluna de direção com ajuste em altura, entre outros. Toyota Hilux Cabine Dupla SR 2.7 MT 4×2 – Itens acima, mais motor 2.7 Flex com transmissão manual de cinco marchas e tração 4×2, mais airbag duplo, freios ABS com EDB, cintos com pré-tensionadores, para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, grade cromada, rodas de liga leve aro 16 polegadas, vidros traseiros elétricos, retrovisores externos com ajuste elétricos, rádio com CD player e MP3, Bluetooth, bancos com padronagem exclusiva, cluster mais completo, faróis de neblina, portas com revestimento em tecido, para-sol do passageiro com espelho, entre outros. Toyota Hilux Cabine Dupla SR 2.7 AT 4×2 – Itens acima, mais transmissão automática de cinco marchas com conversor de torque e mudanças manuais na alavanca e modos de condução Eco e Sport. Toyota Hilux Cabine Dupla SR 3.0 MT 4×4 – Itens acima, mais motor diesel 3.0 com transmissão manual de cinco marchas, mais tração 4×4 com reduzida. Toyota Hilux Cabine Dupla SR 3.0 AT 4×4 – Itens acima, mais motor diesel 3.0 com transmissão automática de cinco marchas com conversor de torque e mudanças manuais na alavanca e modos de condução Eco e Sport. Toyota Hilux Cabine Dupla SRV 2.7 AT 4×2 – Itens acima, mais retrovisores cromados com repetidores de direção, maçanetas cromadas, bancos em couro, multimídia com câmera de ré, USB, controle de cruzeiro, banco do motorista com ajuste elétrico, ar condicionado automático, acabamento interno diferenciado, entre outros. Toyota Hilux Cabine Dupla SRV 3.0 MT 4×4 – Itens acima, mais motor diesel 3.0 com transmissão manual de cinco marchas, mais tração 4×4 com reduzida. Toyota Hilux Cabine Dupla SRV 3.0 AT 4×4 – Itens acima, mais transmissão automática de cinco marchas com conversor de torque e mudanças manuais na alavanca e modos de condução Eco e Sport. Toyota Hilux Cabine Dupla SRV Top 3.0 AT 4×4 – Itens acima, mais distribuição eletrônica de frenagem, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 265/65 R17, navegador GPS, para-choque traseiro cromado, entre outros. Preços Toyota Hilux Cabine Dupla SRV Top 3.0 AT 4×4 – R$ 145.580 Toyota Hilux Cabine Dupla SRV 3.0 AT 4×4 – R$ 138.050 Toyota Hilux Cabine Dupla SRV 3.0 MT 4×4 – R$ 130.560 Toyota Hilux Cabine Dupla SR 3.0 AT 4×4 – R$ 119.550 Toyota Hilux Cabine Dupla SR 3.0 MT 4×4 – R$ 113.950 Toyota Hilux Cabine Dupla Standard Power Pack 3.0 MT 4×4 – R$ 108.140 Toyota Hilux Cabine Dupla Standard 3.0 MT 4×4 – R$ 100.820 Toyota Hilux Cabine Simples Standard 3.0 MT 4×4 – R$ 90.320 Toyota Hilux Chassi Cabine 3.0 MT 4×4 – R$ 84.800 Toyota Hilux Cabine Dupla SR 2.7 MT 4×2 – R$ 87.030 Toyota Hilux Cabine Dupla SR 2.7 AT 4×2 – R$ 90.090 Toyota Hilux Cabine Dupla SRV 2.7 AT 4×2 – R$ 102.560 Hilux 2013 – motor A Hilux 2013 era equipada com duas famílias de motores, das famílias TR e KD. Este último é o propulsor diesel 3.0 litros que a picape média da Toyota empregou no mercado brasileiro, sendo um motor que não é mais produzido pela marca. Ele surgiu em 2000 e teve duas versões vendidas aqui, sendo que a 2.5 saiu de linha em 2012, ficando somente o motor maior. Chamado de 1KD-FTV, o 3.0 tinha bloco de ferro fundido com cabeçote de duplo comando de válvulas. Tendo quatro válvulas por cilindro, o 3.0 tinha quatro cilindros e injeção direta com gerenciamento eletrônico Common Rail, além de turbina de geometria variável e intercooler. Com 2.982 cm3, o 1KD-FTV tinha taxa de compressão de 15:1, entregando assim 171 cavalos a 3.600 rpm e torques de 35,0 kgfm no câmbio manual e 36,7 kgfm no automático, ambos a 1.400 rpm. O outro propulsor da Hilux 2013 era o 2TR, um propulsor que surgiu em 2006 e foi desenvolvido para ser usado somente na picape média, assim como no SUV SW4 e na minivan grande Innova, que não é vendida no Brasil. Trata-se de um motor grande para veículos mais pesados dentro da gama de carros da Toyota, tendo bloco de alumínio e também cabeçote de duplo comando com variação de tempo e abertura de válvulas de admissão. Equipado com injeção multiponto, o 2TR tem a força necessária para mover a Toyota Hilux, porém, seu consumo é elevado , apesar de toda a tecnologia envolvida, incluindo coletor de admissão em plástico e com variador de fluxo. Tendo 2.694 cm³, o 2.7 da Toyota recebeu tecnologia flex para atuar no mercado nacional, tendo assim 158 cavalos na gasolina e 163 cavalos com etanol, ambos a 5.000 rpm. Já o torque era de 25,0 kgfm nos dois combustíveis e a 3.800 rpm. A Hilux 2013 empregou o 2TR tanto com transmissão manual de cinco marchas quanto automático com cinco velocidades, ambos com tração 4×2 somente. Já o diesel passou a ter somente versões 4×4, tanto manual quanto automática. No sistema empregado, o engate da tração era feito por alavanca e tinha opções 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida, além de bloqueio do diferencial traseiro. A Hilux trocaria o 1KD pelo 1GD com 2.8 litros e 177 cavalos na mudança de geração, que ocorreu em meados dos anos 2010. Depois, esse último acabaria recebendo uma atualização radical que o levou até 204 cavalos e 50,8 kgfm. Desempenho Toyota Hilux Cabine Dupla 3.0 AT 4×4 – 13,0 segundos e 165 km/h Toyota Hilux Cabine Dupla 3.0 MT 4×4 – 11,8 segundos e 167 km/h Toyota Hilux Cabine Simples 3.0 MT 4×4 – 11,8 segundos e 167 km/h Toyota Hilux Cabine Dupla 2.7 MT 4×2 – 14,5 segundos e 165 km/h Toyota Hilux Cabine Dupla 2.7 AT 4×2 – 15,0 segundos e 165 km/h Consumo Toyota Hilux Cabine Dupla 3.0 AT 4×4 – 9,5/11,2 km/l Toyota Hilux Cabine Dupla 3.0 MT 4×4 – 9,6/11,3 km/l Toyota Hilux Cabine Simples 3.0 MT 4×4 – 9,3/11,2 km/l Toyota Hilux Cabine Dupla 2.7 MT 4×2 – 5,3/7,1 km/l e 6,9/8,2 km/l Toyota Hilux Cabine Dupla 2.7 AT 4×2 – 5,0/6,1 km/l e 6,7/8,0 km/l Hilux 2013 – manutenção e revisão A rede Toyota tem uma boa reputação no mercado e faz inspeções prévias na Hilux 2013, que tem paradas regulares a cada 10.000 km ou 12 meses, porém, em uso severo, o tempo de troca de componentes cai para 5.000 km ou 6 meses. Nesse caso, a revisão Toyota troca óleo do motor, filtro de óleo, bujão do cárter, filtro de ar do motor, filtro de ar da cabine, filtro de combustível, filtro de partículas do diesel, velas, fluido de freio, correia em V, correia dentada, etc. Também podem ser trocados itens como palhetas de limpador de para-brisa, pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freio, feixes de molas semielípticas, molas helicoidais, amortecedores, batentes dos amortecedores e buchas de bandeja. Além disso, rolamentos, buchas de barras estabilizadoras , coxins de motor e câmbio, pivôs de direção, pneus, batentes da carroceria, entre outros. Há também funilaria, pintura, higienização, alinhamento, balanceamento, cambagem, etc. A rede Toyota também realiza recall e instalação de acessórios originais ou homologados pela montadora, assim como também lavagem geral, limpeza de ar condicionado e fluido de direção hidráulica ou ar condicionado. Hilux 2013 – ficha técnica Motor 2.7 3.0 Tipo Número de cilindros 4 em linha 4 em linha Cilindrada em cm3 2694 2982 Válvulas 16 16 Taxa de compressão 12:1 15:1 Injeção eletrônica Indireta Direta, turbo Potência máxima 158/163 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol) 171 cv a 3.600 rpm (diesel) Torque máximo 25,0 kgfm a 3.800 rpm (gasolina/etanol) 35,0/36,7 kgfm a 1.400 rpm (diesel) Transmissão Tipo Manual de 5 marchas ou automático de 5 marchas Manual de 5 marchas ou automático de 5 marchas Tração Tipo 4×2 4×4 Direção Tipo Hidráulica Hidráulica Freios Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Suspensão Dianteira Duplo braço Duplo braço Traseira Eixo rígido Eixo rígido Rodas e Pneus Rodas Aço ou liga leve aro 16 polegadas Liga leve aro 16 ou 17 polegadas Pneus 265/70 R16 265/70 R16 ou 265/65 R17 Dimensões Comprimento (mm) 5.260 5.260 Largura (mm) 1.835 1.760/1.835 Altura (mm) 1.860 1.795/1.860 Entre eixos (mm) 3.085 3.085 Capacidades Caçamba (L) 1.000 1.580 (CS) 1.000 (CD) Tanque de combustível (L) 80 80 Carga (Kg) 1.095 1.010 Peso em ordem de marcha (Kg) 1.715 1.960 Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND Hilux 2013 – fotos © Noticias Automotivas. 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