Nissan Sentra 2012: motor, consumo, ficha técnica, versões | Notícias Automotivas

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O Nissan Sentra 2012 chegou com poucas novidades ao mercado, sendo basicamente a introdução da cor branco perolizado e da chave presencial I-Key com botão de partida também para a versão S. Bem equipado, o Sentra dessa geração chegava do México com preços a partir de R$ 54.990, tendo opção de transmissão manual de seis marchas ou CVT (CVVTCS ), ambas oferecidas somente com motor 2.0 Flex de 143 cavalos e 20,3 kgfm. Nessa época, a Nissan já padronizava potência e torque com o mesmo combustível, deixando o consumidor livre para escolher o que havia de mais vantajoso no mercado de combustíveis. Seu motor 2.0 MR16DE era suficiente para o desempenho proposto para o Sentra, que ainda tinha uma caixa CVT sem paddle shifts, mas com modo Overdrive Off e uma boa relação de programação com deslizamento baixo. Bem equipado, vinha com vidros e travas elétricas, rodas de liga leve aro 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos, sistema de som com tela de 4,3 polegadas e câmera de ré, volante multifuncional em couro e alarme. Leia também: Nissan Sentra 2014 e Nissan Sentra 2015 Nissan Sentra 2012 – detalhes Bancos em couro, teto solar elétrico, piloto automático, direção elétrica, ar condicionado, banco traseiro bipartido, sensor crepuscular, seis airbags, freios com ABS e computador de bordo eram alguns dos itens do Nissan Sentra. Com tamanho médio, ele media 4,56 m de comprimento e tinha 2,68 m de entre eixos, tendo suspensão traseira por eixo de torção e freios a tambor atrás, o Sentra tinha 442 litros no porta-malas, condizente com a proposta. Seu estilo, que na época chamou atenção pela campanha de marketing agressiva da Nissan, era atraente e muito jovial, diferente da posterior, mais conservadora. Por dentro,a posição da alavanca de câmbio, avançada, lembrava uma minivan. Era exatamente a mesma posição do Fiat 500 ou do Honda CR-V , assim bem cômoda no final, mas pouco esportiva. Com bom espaço interno, o Sentra garantia bom conforto ao dirigir e muita estabilidade, além de direção leve e precisa. Com o conjunto oferecido, o Nissan Sentra ia de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, mas no manual. O CVT fazia o mesmo em 10,3 segundos. Já a final encostava nos 195 km/h. Fazia 9 km/l na cidade e até 12 km/l na estrada, mas com gasolina. No etanol, fazia de 6 km/l até 8,4 km/l, isso em cidade e estrada, respectivamente. Como a maioria dos modelos japoneses – incluindo Toyota Corolla 2012 e Honda Civic 2012 – o álcool não lhe caía bem, diferente do derivado de petróleo. No mercado de usados, é um carro bom, mas perece atenção, especialmente na manutenção do câmbio CVT, assim como boa observação da suspensão e do motor. Bem valorizado atualmente, o Sentra é uma opção boa para quem quer conforto. O Nissan Sentra 2012 vinha com frente dotada de faróis simples com lentes verticais dotadas de piscas e lanternas comuns. A grade tinha acabamento preto com frisos horizontais e molduras cromadas no entorno, além do logo da marca. O para-choque liso tinha faróis de neblina circulares e uma abertura retangular para a grade inferior. Nas laterais, retrovisores e maçanetas eram na cor do carro, com frisos cromados nas portas da versão SL. Na traseira, lanternas com lentes claras e cromadas, além de moldura cromada sobre a tampa do porta-malas. O para-choque era liso e não tinha sensor de estacionamento, enquanto as rodas eram de liga leve aro 16 polegadas. Os pneus eram 205/55 R16, medida quase padrão para os sedãs médios da época. No teto, vidro elétrico de tamanho padrão e antena em estilo barbatana. Os vidros eram verdes, com para-brisa degradê e desembaçador traseiro. Por dentro, havia dois padrões de cores, sendo um preto e outro bege. No primeiro, havia um friso prateado no painel preto, assim como volante em cinza com comandos multifuncionais e couro. O console era cinza e os bancos em couro também eram pretos. No bege, havai dois tons de fato, sendo marrom na parte superior de painel, portas e no volante, com a parte inferior dos mesmos e mais os bancos em bege. O cinza permanecia no console, com a base do seletor do CVT em prata. A direção era elétrica e o volante tinha formato de meia-lua. Já o cluster tinha mostradores circulares de iluminação azul e computador de bordo. Havia velocímetro, nível de combustível, temperatura da água e conta-giros. Ao centro, havia sistema de áudio com CD player e MP3, mas na SL, um display digital de 4,3 polegadas o convertia em multimídia básica com câmera de ré. O banco do motorista tinha ajuste em altura, com o banco traseiro bipartido tendo apoio de braço central com porta-copos. No teto, alças e para-sois com espelhos iluminados, além de retrovisor dia e noite e luzes de leitura. No painel, difusores de ar verticais se apresentavam, assim como ar condicionado manual e alavanca de câmbio avançada, com seletor reto, com freio de estacionamento separado e manual. As portas tinham acabamento em tecido ou couro. Havia retrovisores com ajustes elétricos, assim como travamento central elétrico. Os cintos de segurança eram completos e tinham ainda pré-tensionadores, com ajustes de altura. A coluna de direção tinha ajuste de altura e profundidade. No porta-malas, 442 litros eram admissíveis, podendo ainda ser ampliados com o rebatimento total ou parcial do banco traseiro. O estepe ficava sob o carpete interno e havia ainda iluminação. Nissan Sentra 2012 – versões As versões do Nissan Sentra 2012 se concentravam em uma opção de entrada simples, que nem tinha rodas de liga leve, mas pelo menos tinha opção de CVT. Nas S e SL, o conteúdo correspondia ao que se esperava dele. Nissan Sentra 2.0 MT Nissan Sentra 2.0 CVT Nissan Sentra 2.0 S CVT Nissan Sentra 2.0 SL CVT Equipamentos Nissan Sentra 2.0 MT – Motor 2.0 e transmissão manual de seis marchas, mais rodas de aço com calotas aro 16 polegadas, pneus 205/55 R16, vidros verdes, para-brisa degradê, desembaçador traseiro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, limpadores de para-brisa flat blade, bancos em tecido, banco do motorista com ajuste em altura, banco traseiro rebatível, computador de bordo, ar condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, fonte 12V, porta-luvas iluminado, porta-malas com iluminação, cintos de três pontos para todos, apoios de cabeça, Isofix, luzes de leitura, para-sois com espelhos iluminados, retrovisor interno dia e noite, acabamento das portas em tecido, porta-copos, porta-objetos, sistema de som com quatro alto-falantes, rádio com CD player, MP3 e USB, Bluetooth, comandos de mídia no volante, porta-revistas, alças no teto, trava de segurança nas portas traseiras, vidros com bloqueio eletrônico, chave com telecomando, alarme, abertura interna do porta-malas e bocal do tanque, airbag duplo, freios com ABS e EDB, piloto automático, entre outros. Nissan Sentra 2.0 CVT – Itens acima, mais transmissão CVT com modos OD/Off e L. Nissan Sentra 2.0 S CVT – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 16 polegadas, chave presencial com botão de partida, volante em couro, banco traseiro bipartido com apoio de braço e faróis de neblina. Nissan Sentra 2.0 SL CVT – Itens acima, bancos em couro, airbags laterais e de cortina, teto solar elétrico, sistema de som com display digital de 4,3 polegadas, câmera de ré e sensor crepuscular. Preços O Nissan Sentra 2012 tinha preços competitivos na época e batia de frente com modelos como Chevrolet Cruze, VW Jetta e Kia Cerato , além do Hyundai Elantra. Mas, em volume, perdia para Toyota Corolla e Honda Civic. Ainda assim, partia de R$ 54.990, tendo a adição do CVT na versão básica, que realmente não era apreciável. Apenas S e SL condiziam com a proposta, sendo mais recheados, porém, até R$ 11 mil mais caros. Com preços bem espaçados, o Nissan Sentra podia cobrir uma fatia maior do mercado, que era bem disputado na época, diferente do atual, onde restaram poucos modelos e apenas um tem preço bom. Nissan Sentra 2.0 MT: R$ 54.990 Nissan Sentra 2.0 CVT: R$ 60.290 Nissan Sentra 2.0 S CVT: R$ 64.290 Nissan Sentra 2.0 SL CVT: R$ 71.990 Nissan Sentra 2012 – motor O Nissan Sentra 2012 tinha um motor da família MR, que nasceu em 2004, sendo este conhecido na Renault como M4R. Feito todo em alumínio, tinha cabeçote com duplo comando de válvulas com variação de abertura na admissão. Com eles acionados por corrente, o MR20DE apresentava ainda injeção eletrônica multiponto com reservatório de gasolina para partida a frio do sistema flex, usado somente quando havia etanol no tanque de combustível. Ainda que fosse moderno, trazia uma característica bem japonesa, os tuchos mecânicos, que ainda usavam pastilhas de aço para ajustar a posição das válvulas, necessitando assim de ajustes mecânicos, o que gera mão de obra e custo. Os motores da família MR chegaram a ter versões com turbo e injeção direta , incluindo volumes de 1.5, 1.6 e 1.8 litros, mas estranhamente a Nissan não usa essa família nos modelos menores, como March, Versa ou Kicks, que são HR. Tendo 1997 cm³, o MR20DE com seus quatro cilindros em linha, tinha 9,7:1 de taxa de compressão, entregando assim 143 cavalos a 5.200 rpm e 20,3 kgfm a 4.800 rpm. Ele vinha com uma caixa manual de seis marchas ou uma CVT X-Tronic. Esta dispunha de conversor de torque, além dos modos L e OD/Off. O primeiro era uma relação curta programada que permite ao Sentra vencer aclives acentuados ou rampas muito íngremes, usando mais a força do propulsor em baixa. Já o OD/Off significa "Overdrive Off", que retira uma das três programações básicas do CVT X-Tronic, reduzindo a relação e elevando o giro em 1.000 rpm na média, garantindo assim uma condução mais esportiva, bem como retomada mais ágil. Não havia mudança manuais no volante com paddle shifts, por exemplo, muito menos na alavanca, algo que continuou assim até a saída do Sentra do mercado nacional, onde a Nissan promete retornar com ele na atual geração mexicana. Desempenho O Nissan Sentra 2012 tinha um bom desempenho com o motor MR20DE, tanto manual quanto CVT. No primeiro caso, expolorava bem as seis marchas, conseguindo assim ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. No CVT, fazia em 10,3 segundos. Com 143 cavalos e 20,3 kgfm, atingira 190 km/h no CVT e 194 km/h no manual, o que é um bom resultado para o comportado sedã médio da marca japonesa no mercado nacional. Nissan Sentra 2.0 MT – 9,5 segundos e 194 km/h Nissan Sentra 2.0 CVT – 10,3 segundos e 190 km/h Consumo Já no consumo, o Nissan Sentra 2012 não tinha um bom consumo com etanol, algo bem peculiar e atribuído aos motores japoneses, que não são amistosos com o combustível vegetal. Assim, com etanol, fazia soemtne 6,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada. O CVT não melhorava: 6,0/8,1 km/l, respectivamente. Na gasolina, melhor, fazendo 9,0 km/l no urbano e 11,7 ou 12,0 km/l no rodoviários, manual ou CVT. Nissan Sentra 2.0 MT – 6,5/8,4 km/l e 9,0/12,0 km/l Nissan Sentra 2.0 CVT – 6,0/8,1 km/l e 9,0/11,7 km/l Nissan Sentra 2012 – manutenção e revisão O Nissan Sentra 2012 tem plano de manutenção com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro. O custo das revisões, por exemplo, ainda está disponível no site da marca japonesa, permitindo assim previsão de gastos. Nas paradas técnicas, os mecânicos verificam suspensão, direção, freios, motor, câmbio e parte elétrica para dar um parecer de serviço e providenciam troca de itens básicos da revisão, podendo fazer serviços adicionais com custo extra. No primeiro, troca-se óleo do motor, fluido de freio, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de ar da cabine, filtro de combustível, correia em V, velas, líquido de arrefecimento, palhetas dos limpadores, entre outros. Já o segundo consiste em troca de peças de desgaste natural, como pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freio, bieletas, coxins de motor e câmbio, buchas de suspensão, molas, amortecedores, batentes das torres, entre outros. A rede Nissan tem ainda serviços de alinhamento, balanceamento, cambagem, funilaria, pintura, instalação de acessórios, recall, lavagem, limpeza oxi-sanitária, atualização mecânica, entre outros. Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total 2.0 R$ 430,00 R$ 631,00 R$ 430,00 R$ 994,00 R$ 430,00 R$ 631,00 R$ 3.546,00 Nissan Sentra 2012 – ficha técnica Motor 2.0 Tipo Número de cilindros 4 em linha Cilindrada em cm3 1997 Válvulas 16 Taxa de compressão 9,7:1 Injeção eletrônica Indireta Potência máxima 143 cv a 5.200 rpm (gasolina/etanol) Torque máximo 20,3 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol) Transmissão Tipo Manual de 6 marchas ou CVT Tração Tipo Dianteira Direção Tipo Elétrica Freios Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Suspensão Dianteira McPherson Traseira Eixo de torção Rodas e Pneus Rodas Liga leve aro 15 polegadas Pneus 205/55 R16 Dimensões Comprimento (mm) 4.567 Largura (mm) 1.790 Altura (mm) 1.512 Entre eixos (mm) 2.685 Capacidades Porta-malas (L) 442 Tanque de combustível (L) 55 Carga (Kg) ND Peso em ordem de marcha (Kg) 1.315 (MT) 1.359 (CVT) Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,34 Nissan Sentra 2012 – fotos © Noticias Automotivas. 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