Sem chips, montadoras temem perder produção por regra de emissão | Notícias Automotivas

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O Proconve L7 está chegando aí e, com ele, limitações nas emissões de poluentes impostas aos carros fabricados no Brasil. Para algumas montadoras, no entanto, o relógio começa a girar. O motivo é que a partir de janeiro, os carros produzidos precisam atender as novas normas de emissão do L7, porém, muitos fabricantes ainda estão com carros parados na linha de montagem ou nos pátios por falta de chips. Estes ainda estão no padrão atual, sendo programados para serem feitos até o final de dezembro. Contudo, se os semicondutores não chegarem a tempo, a produção terá de rer recomeçada em janeiro, mas as montadoras não poderão ser comercializados. Diante disso, algumas montadoras estão pedindo que o governo que adie a entrada em vigor do Proconve L7 para poderem completar a produção parada nos três meses iniciais de 2022. A Renault pediu o adiamento por não acreditar que cumprirá a meta de completar a produção de 2021 a tempo. Já a Volkswagen disse que espera a chegada de chips para completar os carros parados nos pátios da empresa. No ABC, a VW tem 1,5 mil pessoas em layoff por causa da crise dos semicondutores. A GM anunciou que cumprirá a meta de produção e não terá problemas para atender as normas do L7. A Toyota é outra a afirmar que cumprirá com as normas do L7 em janeiro, tendo ela aumentando os turnos de trabalho com adição de um terceiro em Sorocaba. No entanto, Nissan, Honda e Caoa Chery estão cobrando ação da Anfavea nesse caso, alegando que a entidade, que reúne as montadoras, é que deveria pleitear junto ao governo federal o adiamento do Proconve L7. A Anfavea, por sua vez, diz que vem alertando o governo federal há meses sobre o problema e fala que as montadoras é que estão negociando com Brasília, pois, cada uma possui situação diferente. De fato, a escassez não atinge a todos, porém, a Anfavea tem maior poder para negociar diretamente com o governo. Diante da situação atual, se nada mudar, "milhares de carros" poderão ser finalizados em 2022 e não poderão seguir para as revendas. Mesmo que a exportação seja um pensamento válido nessa hora, os carros em questão foram montados para o mercado interno, atendendo as regulamentações nacionais. [Fonte: UOL ]     © Noticias Automotivas. A notícia Sem chips, montadoras temem perder produção por regra de emissão é um conteúdo original do site Notícias Automotivas .

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