EcoSport 2020: preço, versões, motor, equipamentos | Notícias Automotivas

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O EcoSport 2020 foi o penúltimo ano/modelo do SUV compacto da Ford. O modelo, como já se sabe, saiu de linha oficialmente no dia 11 de janeiro de 2021, após a montadora fechar suas fábricas no Brasil. Projetado no Brasil, o Ford EcoSport foi um utilitário esportivo de grande volume e o pioneiro dessa categoria quando surgiu ainda em 2003, na primeira geração. Tempos depois, teve o Renault Duster como rival. Feito sobre a plataforma do Ford New Fiesta , o EcoSport dividia a linha de montagem em Camaçari-BA com o Ford Ka e seu irmão sedã, criando assim um trio de compactos que era promissor. Ainda assim, mesmo pecando em ter um porta-malas menor que a maioria dos concorrentes e acabamento não muito elogiável, o EcoSport era um player forte no mercado e com uma legião de fãs. Pensado para o mercado nacional, a segunda geração acabou ganhando o mundo, chegando a ser produzida na Índia, Tailândia, China e Romênia, além de ser vendido também nos EUA. EcoSport 2020 – detalhes Com design em sintonia com o portfólio global da Ford, o EcoSport já estava em vias de ser substituído por uma nova geração, que supostamente teria sido mostrada em teaser nos EUA. Antes de sair de cena, o EcoSport 2020 já vinha bem equipado com o motor Dragon 1.5 Ti-VCT, que era bem moderno, ainda que aspirado. Seu bloco e cabeçote de alumínio eram altos e ele tinha três cilindros, com duplo comando variável. Com o Dragon, o EcoSport entregava 130 cavalos na gasolina e 137 cavalos no etanol. Além disso, tinha 15,6 kgfm no primeiro e 16,2 kgfm no segundo, sendo números suficientes para lhe dar um bom desempenho e com economia . Outro ponto que o EcoSport 2020 tinha a seu favor era uma caixa automática de seis marchas com conversor de torque , que substituiu o problemático Powershift de dupla embreagem, feito pela Getrag. Naturalmente, o maior defeito do EcoSport brasileiro foi não ter sido vendido com motor 1.0 EcoBoost de 125 cavalos, o que o tornaria agora um rival poderoso contra o Fiat Pulse . Já tendo sido atualizado em 2018, o Ford EcopSport 2020 era oferecido nas versões SE Direct (PCD) , SE, FreeStyle e Titanium, todas equipadas com o Dragon 1.5 e com opção manual nas duas primeiras, igualmente de seis marchas. Entretanto, havia outra versão interessante do EcoSport, que manteve seu espírito off road, a versão Storm, que tinha o velho motor Duratec Direct 2.0 Ti-VCT com injeção direta de combustível. O propulsor de quatro cilindros tinha 170 cavalos na gasolina e 176 cavalos no etanol, além de 20,6 kgfm no primeiro e 22,5 kgfm no segundo, além de câmbio automático e tração nas quatro rodas 4WD. O Ford EcoSport 2020 era um carro bem equipado para sua proposta, tinha em segurança, por exemplo, sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e Isofix, por exemplo. No conforto, ar condicionado automático, trio elétrico completo , direção elétrica e bancos com padronagem em tecido ou couro. Em entretenimento, sistema de som integrado na multimídia SYNC 2.5. Esta vinha com projeção para Android Auto e CarPlay, assim como tinha ainda aplicativos dedicados, câmera de ré e navegador GPS nativo. O estepe atrás da tampa traseira, de abertura lateral, era uma marca do EcoSport brasileiro, apesar de não ser usado nos modelos no exterior. Assim, em realidade, o Ford EcoSport tinha somente 4,06 m de comprimento e 2,52 m de entre eixos, mas crescia para 4,26 m com o pneu sobressalente preso ao exterior. Mesmo fora de linha, por conta da crise dos chips e da pandemia, o EcoSport 2020 se valorizou em vez de perder valor imediatamente e virar mico no mercado. Hoje, o EcoSport 2020 usado está tão caro quanto os rivais ainda em produção. O EcoSport 2020 tinha frente com faróis duplos e luzes diurnas em LED, grade hexagonal preta ou cinza, dependendo da versão, com para-choque tendo faróis de neblina e luzes de curva. Havia ainda uma inovação, oculta atrás da grade. Tratava-se do sistema de abertura e fechamento automático de aletas, que reduziam a entrada de ar para melhorar a aerodinâmica em alta velocidade. Com pintura em dois tons, tendo teto e colunas pretas na versão FreeStyle, por exemplo, o EcoSport podia ter ainda retrovisores na cor do carro, além de repetidores de direção nos mesmos. Outro ponto é que o EcoSport tinha ainda rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 205/60 R16, além de lanternas estilizadas e limpador do vidro traseiro, com estepe externo sem capa. As capas de pneu sobressalente do SUV da Ford podiam ser compradas em lojas de acessórios ou na rede Ford. Havia teto solar elétrico na Titanium e Storm. Por dentro, o painel do EcoSport destacava a multimídia SYNC 2.5 ou 3. Ela tinha tela de 7 polegadas ou 8 polegadas, com o ar condicionado automático posicionado abaixo. No volante, comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático . O cluster analógico era largo e tinha um bom display do computador de bordo, com mostradores bem visíveis e de fácil leitura. O conjunto frontal tinha ainda uma alça do lado do passageiro. Já a transmissão automática de seis marchas contava com botão para trocas manuais na própria alavanca ou paddle shifts no volante. Havia também o modo Sport. O freio de estacionamento era manual e os bancos tinham boa padronagem, geralmente voltada para a esportividade no caso da versão FreeStyle. Atrás, o espaço era pequeno para as pernas, mas ainda aceitável para sua proposta e porte, tendo banco bipartido e apoios de cabeça para todos, assim como Isofix. Já o bagageiro tinha 356 litros, sendo acessado por uma porta de abertura lateral. Ele tinha iluminação, forração em carpete e prancha do assoalho com regulagem. Na versão Storm, o Ford EcoSport 2020 dispunha de faixas laterais decorativas em cor grafite, assim como saias de rodas abauladas, molduras na parte inferior da carroceria e para-choques, entre outros. As rodas eram de liga leve aro 17 polegadas com pneus 205/50 R17, tendo os faróis projetores e a grade estilizada com o nome Storm em relevo, ampliavam a identidade dessa versão. Havia também um skid plate metalizado e barras no teto com rack, detalhes em grafite e estepe com capa exclusiva, que levava o nome da versão. O protetor traseiro tinha também molduras em cinza para reforçar a proposta off road. No interior, o EcoSport Storm tinha detalhes em cobre no painel, portas e nas costuras dos bancos, que tinham revestimento em couro e também o nome da versão em baixo-relevo nos encostos. EcoSport 2020 – versões Ford EcoSport SE Direct 1.5 Ti-VCT AT Ford EcoSport SE 1.5 Ti-VCT MT Ford EcoSport SE 1.5 Ti-VCT AT Ford EcoSport FreeStyle 1.5 Ti-VCT MT Ford EcoSport FreeStyle 1.5 Ti-VCT AT Ford EcoSport Titanium 1.5 Ti-VCT AT Ford EcoSport Storm 2.0 Ti-VCT AT 4WD Equipamentos Ford EcoSport SE Direct 1.5 Ti-VCT AT – Motor 1.5 e câmbio manual de seis marchas, mais rodas de aço aro 15 polegadas, pneus 205/65 R16, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente de emergência, bancos em tecido, volante multifuncional, multimídia SYNC 2.5 com Android Auto e CarPlay, entre outros. Ford EcoSport SE 1.5 Ti-VCT MT – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 15 polegadas. Ford EcoSport SE 1.5 Ti-VCT AT – Itens acima, mais câmbio automático, piloto automático e volante revestido em couro. Ford EcoSport FreeStyle 1.5 Ti-VCT MT – Itens da SE manual, mais ar-condicionado automático , câmera de ré, sensor de ré, bancos em couro e tecido, luzes diurnas de LED, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas, pneus 205/60 R16, sistema anticapotamento e assoalho ajustável do porta-malas. Ford EcoSport FreeStyle 1.5 Ti-VCT AT – Itens acima, mais câmbio automático e piloto automático. Ford EcoSport Titanium 1.5 Ti-VCT AT – Itens acima, mais SYNC 3 com tela de 8 polegadas, alerta de tráfego cruzado, alerta de ponto cego, sete airbags, entrada presencial e partida sem chave, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico , bancos em couro com ajuste lombar, som Sony Premium com nove alto-falantes, teto solar elétrico e rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus Run Flat 205/50 R17 e monitoramento de pressão dos pneus. Ford EcoSport Storm 2.0 Ti-VCT AT 4WD – Itens acima, mais motor 2.0, tração 4WD, faróis com máscara negra, lanternas fumê, capa de estepe rígida e personalizada, bagageiro de teto com barras transversais, rodas de liga leve de 17 polegadas exclusivas, grade dianteira com o nome Storm, molduras e grafismos na carroceria e bancos em couro Ebony Black. Preços Ford EcoSport SE Direct 1.5 Ti-VCT AT – R$ 68.490 Ford EcoSport SE 1.5 Ti-VCT MT – R$ 78.990 Ford EcoSport SE 1.5 Ti-VCT AT – R$ 84.990 Ford EcoSport FreeStyle 1.5 Ti-VCT MT – R$ 85.890 Ford EcoSport FreeStyle 1.5 Ti-VCT AT – R$ 91.890 Ford EcoSport Titanium 1.5 Ti-VCT AT – R$ 103.890 Ford EcoSport Storm 2.0 Ti-VCT AT 4WD – R$108.390 EcoSport 2020 – motor O Ford EcoSport 2020 tinha dois motores de famílias diferentes no portfólio global da marca americana. Um deles era o Dragon, mais moderno, enquanto o outro era o Duratec, mais antigo. O Dragon era um motor feito em alumínio e com eixo de balanceio sob o virabrequim para neutralizar as forças de movimento irregular dos três cilindros. O propulsor tinha injeção eletrônica multiponto sequencial com sistema flex por pré-aquecimento do combustível para partida a frio. Tendo 1.497 cm³, o Dragon 1.5 Ti-VCT tinha taxa de compressão de 12:1 e entregava 130 cavalos na gasolina e 137 cavalos no etanol, ambos a 6.500 rpm. Com bom torque em baixas rotações, o Dragon fez muito bem ao EcoSport, que entregava assim 15,6 kgfm na gasolina e 16,2 kgfm no etanol, ambos a 4.500 rpm.   Ele era associado com uma caixa manual de seis marchas da Getrag, mesmo fornecedor alemão da transmissão automática de seis marchas com conversor de torque. Esse câmbio tinha como missão substituir com eficiência o Powershift, que também era da Getrag. Com trocas de marchas por paddle shifts ou por botão na alavanca, o conjunto era eficiente no EcoSport e garantia um bom desempenho. Outro motor que fazia parte do pacote do Ford EcoSport 2020 era o Duratec Direct 2.0, que tinha injeção direta de combustível como destaque. Seu sistema flex tinha pré-aquecimento de combustível e cabeçote com duplo comando variável, sendo um motor com bom tempo de uso, tendo inclusive bloco de ferro fundido. Já bem conhecido no mercado, era o motor do EcoSport Storm, tendo 1.999 cm³ e taxa de compressão de 12:1. Esse motor entregava 170 cavalos na gasolina e 176 cavalos no etanol. A potência era obtida a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo era atingido a 4.500 rpm. Além disso, trabalhava com a mesma caixa automática do motor Dragon, porém, havia um sistema de tração permanente nas quatro rodas, que varia o torque entre os eixos de forma automática. Desempenho Ford EcoSport 1.5 Ti-VCT MT – 12,4 segundos Ford EcoSport 1.5 Ti-VCT AT – 11,8 segundos Ford EcoSport 2.0 Ti-VCT AT 4WD – 10,7 segundos Consumo Ford EcoSport 1.5 Ti-VCT MT – 8,3/9,0 km/l e 11,6/13,1 km/l Ford EcoSport 1.5 Ti-VCT AT – 7,1/8,6 km/l e 10,3/12,6 km/l Ford EcoSport 2.0 Ti-VCT AT 4WD – 6,0/8,0 km/l e 8,5/11,4 km/l EcoSport 2020 – manutenção e revisão O plano de manutenção da Ford tinha revisões a cada 10.000 km ou 12 meses para o EcoSport 2020. O plano de manutenção consistia em verificação de vários itens de motor, câmbio, suspensão, direção, freios, parte elétrica, entre outros. Nas revisões, eram trocados óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, velas, líquido de arrefecimento, fluido de freio, complemento de óleo da transmissão automática, filtro do ar condicionado, palhetas do limpador, entre outros. Já no caso de itens de desgaste natural, o EcoSport 2020 tinha ainda trocados pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freio, coifas, batentes das torres, molas, amortecedores, pivôs de direção, coxins de motor e câmbio, buchas de bandeja, buchas da barras estabilizadoras, pneus, rodas, rolamentos, lâmpadas, entre outros. Nas revendas Ford, há também serviços de funilaria, pintura, higienização, limpeza oxi-sanitária, instalação de acessórios, recall, lavagem, alinhamento, balanceamento, cambagem, entre outros. EcoSport 2020 – ficha técnica Motor 1.5 Dragon Ti-VCT 2.0 Duratec Direct Ti-VCT Tipo Número de cilindros 3 em linha 4 em linha Cilindrada em cm3 1497 1999 Válvulas 4 4 Taxa de compressão 12:1 12:1 Injeção eletrônica Indireta Direta Potência máxima 130/137 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol) 170/176 cv a 6.500 rpm (gasolina) Torque máximo 15,6/16,2 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol) 20,6/22,5 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) Transmissão Tipo Automática de seis marchas Automática de seis marchas Tração Tipo Dianteira Integral Direção Tipo Elétrica Elétrica Freios Tipo Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros Suspensão Dianteira McPherson McPherson Traseira Eixo de torção Multilink Rodas e Pneus Rodas Liga leve aro 16 ou 17 polegadas Liga leve aro 17 polegadas Pneus 205/60 R16 ou 205/50 R17 205/50 R17 Dimensões Comprimento (mm) 4.096/4.269 4.357 Largura (mm) 1.765 1.785 Altura (mm) 1.693 1.693 Entre eixos (mm) 2.519 2.519 Capacidades Porta-malas (L) 356 356 Tanque de combustível (L) 52 52 Carga (Kg) 550 550 Peso em ordem de marcha (Kg) 1.242 (MT) 1.310 (AT) 1.469 Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND EcoSport 2020 – fotos © Noticias Automotivas. 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