Avaliação: Novo Kwid 2023 tem fôlego e pouco conforto | Notícias Automotivas

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O Renault Kwid 2023 chegou com muitas mudanças para se adequar ao Proconve L7 e modernizar-se diante de seu principal rival, o Fiat Mobi. Pequenino e ágil, o Kwid 2023 ficou mais esperto com a nova calibração do motor 1.0 SCe, que está mais potente e oferecendo maior torque. A alteração visual com luzes de LED o coloca em sintonia com o modelo global, assim como ampliação de conectividade, sistemas de assistência e mudanças no visual. Com preço de R$ 66.690, o Kwid Intense Pack Biton 2023 foi avaliado pelo NA e mostra que algumas coisas melhoraram, mas outras, infelizmente, continuam no mesmo. Por fora… Visualmente, o Renault Kwid 2023 ganhou em expressividade, adotando luzes diurnas em LED e faróis duplos colocados mais abaixo, que dão um ar mais moderno ao pequeno. O para-choque encorpado no conjunto frontal, não tem protetor inferior para destacar nesta versão, porém, a grade tem formato mais moderno que o anterior. As rodas de liga leve aro 14 polegadas com três furos, mantém os pneus estreitos, com singelas medidas 165/70. O teto preto (Pack Biton) em contraste com o branco realça a proposta do urbano. As lanternas traseiras também receberam leve atualização com assinatura em LED. O Kwid continua com tampa do porta-malas tendo abertura somente pela chave ou interior do carro. Por dentro… O Renault Kwid 2023 apresenta um ambiente interno levemente modificado, com destaque para os comandos de mídia e telefonia na coluna de direção, trazidos de outros da marca. O cluster novo com conta-giros por luminosos não é a melhor coisa, assim como o nível de combustível, útil quando o tanque é pequeno e o combustível é o etanol. Já o velocímetro digital interpreta melhor os números reais, diferente das luzes dos demais instrumentos. O computador de bordo é básico e acionado da velha forma, pelo visor. A multimídia com tela de 8 polegadas é uma boa, com projeção para Android Auto e CarPlay, porém, em nosso aparelho móvel Samsung S10, a função não ativou. Câmera de ré, contudo, se fez presente com sua lente no centro do losango. Abaixo, o ar condicionado é suficiente e o slot com USB e fonte 12V tem até a forma do carrinho. O porta-luvas tem bom tamanho e iluminação, porém, falta luz mesmo é no porta-malas, "enorme" com 290 litros. Por isso, o espaço para as pernas atrás, é tão reduzido… Conteúdo simplificado num futuro modernizado, onde você encontra botão de Start&Stop e abertura do bagageiro. Da mesma forma, vidros elétricos sem touch ficam no painel. Do puxador para se abrir o capô ao botão do Bluetooth, o Kwid 2023 tem uma singular mistura do extremamente útil com a tecnologia contemporânea, vista apenas em carros mais caros. A padronagem dos bancos é razoável, mas faltam itens que somente em sua proposta acabam de fora, como vidros elétricos traseiros, mais espaço para pernas e vidros one touch. Subcompacto, ele é feito para cinco pessoas, desde que seja bem magras e de estatura mediana. O bagageiro tem bom espaço para compras e algumas malas, com 290 litros. Por ruas e estradas… O Renault Kwid 2023 ficou mais esperto. O subcompacto ganhou três cavalos na gasolina e cinco no etanol, o combustível usado pela frota de imprensa da Renault. Seu pequeno propulsor 1.0 SCe teve alterações mais significativamente que apenas aumentar a potência e o torque, ganhando até desligamento automático do motor, o Start&Stop. Esse motor tem uma boa resposta ao acelerador, mas desde que seja gradual, sentindo o aumento de força na condução. Basta não força-lo que ele atende bem no ciclo urbano. Mantendo a rotação na casa dos 2.000 rpm, o 1.0 SCe entrega agilidade e boas retomadas em meio aos carros da cidade, garantindo também consumo de 10,6 km/l com o etanol fornecido no tanque cheio do carro de avaliação. Em tempos de crise de abastecimento, ter um carro frugal é uma boa ideia, mas somente com a gasolina, não avaliada nesta matéria. Com etanol, os números de casa e rua próximos. Fez 10,6 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Na rodovia, o 1.0 SCe é suficiente apenas para o ato de deslocar-se de um ponto A para um ponto B. Não disposto para reagir em rotações mais altas, o 1.0 SCe reclama alto quando passa dos 3.000 rpm e seu ruído típico indica esforço para entregar o que deve. Com 0 a 100 km/h em pouco mais de 13 segundos, rapidez não é seu forte. Em subidas de serra ou com lotação quase máxima, o Kwid 2023 ainda sente ausência de outros números. São 71 cavalos à 5.250 rpm e 10,0 kgfm à 4.600 rpm, usando álcool. Na gasolina, 68 cavalos e 9,4 kgfm para a mesma função. O corte na rotação fica pouco acima de 5.000 rpm. Na estrada, qualquer ultrapassagem exige muito além de 3.000 rpm, cobrindo mesmo as luzes com mais de 4.000 rpm para retomada na rodovia, isso sem trânsito. Rodando a 110 km/h, o Kwid 2023 fica na casa dos 3.500 rpm, com cada parte do luminoso representando 500 rpm na escala. Se parar ou reduzir muito a velocidade, como no intenso trânsito do trecho de serra da rodovia dos Imigrantes, será preciso paciência do condutor e de terceiros, dentro ou fora do carro… O câmbio, com cinco marchas, tem engates com alguma precisão, mas são mais suaves nas mudanças que o do Logan, por exemplo. A embreagem tem bom curso do pedal. Já os freios possuem pedal baixo e curto em curso, sendo ainda muito próximo do pedal do acelerador. A atuação é moderada e cumpre seu papel no pacote proposto. No caso da direção elétrica, ela é muito leve e apresenta progressividade razoável, mas chama atenção por funcionar plenamente com o motor desligado. Outro detalhe é na partida, que faz o carro estremecer e um ruído bem chato se fazer no cofre adiante. Com suspensão elevada, o Kwid 2023 manterá a eficiência no consumo com pneus estreitos 165/70 R14, tendo ainda um conjunto robusto para suportar as vias péssimas do país. Lembrando um pouco a proposta do Volkswagen Fusca no passado, o Renault Kwid 2023 também salta em alguns pisos bem ruins, e também tem estabilidade ruim. Pneus finos com suspensão alta e dotada de alguma maciez para oferecer conforto, fazem o pequeno Kwid 2023 não só se inclinar muito nas curvas, mas produzir alguns ruídos mecânicos indesejáveis. Por isso, a sensação a bordo é de ser mais um transporte que automóvel, um veículo para ir e vir, sem preencher a ficha para estar entre os carros mais agradáveis de dirigir no mercado. Com pneus dobrando em curvas mais apertadas, alguns socos secos em pisos esburacados, onde o desvio pode lhe custar a vida ou aquele bloquete ruim de desafiar, o Kwid segue bem. Outro ponto de ter altura livre do solo elevada e pneus finos é a suscetibilidade diante dos ventos laterais. Numa estrada a 100 km//h, é preciso ir "bolinando" para não virar o barquinho, que sem vento lateral, já não é tão estável assim. Para a estrada, o Kwid definitivamente não nasceu, mas a enfrenta com alguma disposição. Na cidade, ele está em sua casa e ali conhece cada parte, não gerando surpresas quanto ao rodar. Por você… O Renault Kwid 2023 na versão Intense tem um pacote bom para enfrentar o Fiat Mobi, seu principal rival. Ele mostra boa conectividade, vista no test drive de lançamento. Entre seus itens ele tem medidor de pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, airbags laterais e alerta de cinto até no banco traseiro, fazem parte. Seu propulsor de três cilindros ficou mais esperto e está suficientemente dimensionado para a missão de levar um dos menores e mais baratos carros do mercado nacional. Falta espaço e várias outras coisas, mas com preço acessível em relação aos valores dos demais modelos, o Renault Kwid 2023 não tem maiores pretensões e assim ele é honesto. Medidas e números… Ficha Técnica do Renault Kwid Intense 2023 Motor/Transmissão Número de cilindros – 3 em linha, flex Cilindrada – 999 cm³ Potência – 68/71 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol) Torque – 9,4/10,0 kgfm a 4.250 rpm (gasolina/etanol) Transmissão – Manual de 5 marchas Desempenho Aceleração de 0 a 100 km/h – 13,2 segundos Velocidade máxima – 156 km/h Rotação a 110 km/h – 3.500 rpm Consumo urbano – 10,6 km/litro (etanol) Consumo rodoviário – 12,1 km/litro (etanol) Suspensão/Direção Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção Elétrica Freios Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB Rodas/Pneus Liga leve aro 14 com pneus 165/70 R14 Dimensões/Pesos/Capacidades Comprimento – 3.680 mm Largura – 1.579 mm (sem retrovisores) Altura – 1.479 mm Entre eixos – 2.423 mm Peso em ordem de marcha – 820 kg Tanque – 38 litros Porta-malas – 290 litros Preço: R$ 66.690 Renault Kwid Intense 2023 – Galeria de fotos

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