Mercedes AMG: a história, os modelos e seus motores | Notícias Automotivas

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Mercedes AMG é a denominação mais recente da AMG Motorenbau und Entwicklungsgesellschaft mbH sob controle da Mercedes-Benz. A empresa de engenharia automotiva ganhou fama e atraiu a atenção da Daimler-Benz. Com 55 anos de história, a AMG fez muito mais que apenas preparar motores, ela criou uma divisão de performance da Mercedes-Benz que deu poder aos carros de luxo da marca alemã. Igualmente germânica, a AMG criou um laço comercial tão estreito com a Daimler, que foi adquirida em 1999, passando a se tornar uma divisão da Mercedes-Benz. Apenas em anos recentes, a denominação mudou para Mercedes AMG, assim como surgira a Mercedes-Maybach e Mercedes-EQ. Mercedes AMG – detalhes Forjando motores para carros de corrida, hoje a Mercedes AMG desenvolve não só os motores mais fortes para os carros da marca, como também os próprios carros são modificados na linha de montagem. Com propulsores assinados pelo engenheiro-montador, cada motor da AMG foi construído para ser o melhor de sua classe e não decepcionar os clientes em hipótese alguma. A Mercedes AMG vai além dos carros da estrela de três pontas. Ela também fornece motores preparados para a Aston Martin, Lotus e Pagani. Do motor 2.0 mais potente do mundo a um dos últimos V12 ainda em produção, a Mercedes-AMG  tem uma seleção de carros e motores para nenhum entusiasta de esportivos botar defeito. Com uma linha separada de produtos, ela concorre direta com a BMW M, Audi Sport e Jaguar Land Rover SVO, assim como a Volvo Polestar. Apenas com as duas primeiras é que a disputa tem maior valor, pois, assim como a alemã, reproduzem linha de esportivos similar, com cada uma buscando sobrepor a outra. Os modelos da Mercedes AMG são atualmente divididos em seis plataformas: MFA2, MRA1/2, SL, G, GL e EVA, esta última elétrica. O grupo de motores envolvidos nesses produtos começa pelo M139, um 2.0 Turbo com 387 ou 421 cavalos, passando então para o seis em linha 3.0 M256 de 367 a 435 cavalos. Já o V8 4.0 M177 biturbo é polivalente, com potências de 476, 485, 510, 571, 585, 612 e 639 cavalos. Ele é o motor mais trabalhado na AMG, sendo o último "V" em produção da marca. Todos os M139, M256 e M177 são montados à mão e recebem assinatura. A AMG não faz mais motor V12, com os últimos ainda em estoque. Mercedes AMG – modelos atuais Quais Mercedes são AMG? A gama atual da Mercedes AMG é composta por hatch , sedãs, cupês, conversíveis, peruas e SUVs, incluindo ainda dois modelos elétricos e um utilitário 4×4. Estão listados no portfólio da AMG, as classes A hatch, A Sedan, CLA, CLA Shooting Brake, C Coupé, C Cabriolet, E Sedan, E Coupé, E Cabriolet, E Touring, CLS, GT, SL, EQE, EQS, GLA, GLB, GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé, GLS e G. Modelos AMG com a plataforma MFA2 Eles usam os motores M260 e M139, sendo o primeiro um quatro cilindros 2.0 com turbocompressor e injeção direta, entregando 299 cavalos e 40,6 kgfm. Ele trabalha com uma caixa de dupla embreagem AMG Speeedshift 7G-Tronic, tendo ainda tração nas quatro rodas 4MATIC. O conjunto é oferecido nos modelos "35" como intermediários entre as versões Sport e AMG 45 e 45 S. Estas possuem o motor M139, um 2.0 Turbo com 387 cavalos e 48,8 kgfm, mas nas versões "S", o poder sobe para 421 cavalos e 50,9 kgfm. Ele é o motor 2.0 litros de maior potência por litro no mercado mundial. Nos modelos 45 e 45 S, o M139 trabalha com uma caixa de dupla embreagem com oito marchas e a tração 4MATIC+ permite o modo drift, com 100% de força nas rodas traseiras. Dos modelos pequenos, baseados na plataforma MFA2, estão listados os modelos abaixo: Mercedes AMG A 35 4MATIC Mercedes AMG A 45 4MATIC+ Mercedes AMG A 45 S 4MATIC+ Mercedes AMG A 35 4MATIC Sedan Mercedes AMG CLA 35 4MATIC Coupé Mercedes AMG CLA 45 4MATIC+ Coupé Mercedes AMG CLA 45 S 4MATIC+ Coupé Mercedes AMG CLA 35 4MATIC Shooting Brake Mercedes AMG CLA 45 4MATIC+ Shooting Brake Mercedes AMG CLA 45 S 4MATIC+ Shooting Brake Mercedes AMG GLA 35 4MATIC Mercedes AMG GLA 45 4MATIC+ Mercedes AMG GLA 45 S 4MATIC+ Mercedes AMG GLB 35 4MATIC Modelos AMG com a plataforma MRA/MRA2 Os carros da Mercedes AMG com a plataforma MRA, ainda possuem motorização a combustão e são de porte maior, com mecânica baseada nos motores M256 e M177, sendo o primeiro um seis em linha 3.0 e o segundo, o V8 4.0 litros. O M256 é um 3.0 hibridizado que substituiu o M276, que era um V6 3.0 biturbo, sendo o novo motor também biturbo e entregando 367 cavalos na versão 43 e 435 cavalos na 53. Ambos têm motor elétrico de 22 cavalos e usam sistema MHEV (EQ Boost). A gama AMG sobre a MRA contempla ainda o motor V8 4.0 biturbo com 476 cavalos na 63 e 510 cavalos na 63 S. Em modelos maiores, como o E 63/63 S, a potência do V8 biturbo chega a 571 ou 612 cavalos. O AMG GT 4 portas é um caso a parte e tem 585 cavalos na versão 63 e 639 cavalos na 63 S. Destaque mesmo é o AMG GT 63 S E-Performance com até 843 cavalos, sendo um plug-in com motor elétrico traseiro de 204 cavalos (temporários, pois, normalmente é 95 cavalos) no eixo traseiro. É o AMG mais potente atualmente, indo de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. A transmissão de dupla embreagem é a AMG Speedshift 9G-TCT com nove velocidades e tração nas quatro rodas. Há somente duas exceções para o 4MATIC, o AMG GT 43, que tem tração somente na traseira . Na plataforma MRA, porém, é importante frisar que, os Mercedes AMG C 63 Sedan e Touring não são mais produzidos. O famoso sedã que peitava o M3, indo de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, por ora, morreu. Dos modelos médios e grandes, baseados na plataforma MRA, estão listados os modelos abaixo: Mercedes AMG C 43 4MATIC Coupé Mercedes AMG C 63 4MATIC Coupé Mercedes AMG C 63 S 4MATIC Coupé Mercedes AMG C 43 4MATIC Cabriolet Mercedes AMG C 63 4MATIC Cabriolet Mercedes AMG C 63 S 4MATIC Cabriolet Mercedes AMG E 53 4MATIC+ Mercedes AMG E 63 S 4MATIC+ Mercedes AMG E 53 4MATIC+ Touring Mercedes AMG E 63 S 4MATIC+ Touring Mercedes AMG E 53 4MATIC+ Coupé Mercedes AMG E 53 4MATIC+ Cabriolet Mercedes AMG CLS 53 4MATIC+ Coupé Mercedes AMG GT 43 Mercedes AMG GT 43 4MATIC+ Mercedes AMG GT 53 4MATIC+ Mercedes AMG GT 63 4MATIC+ Mercedes AMG GT 63 S 4MATIC+ Mercedes AMG GT 63 S 4MATIC+ E-Performance Mercedes AMG GLC 43 4MATIC Mercedes AMG GLC 63 4MATIC+ Mercedes AMG GLC 63 S 4MATIC+ Mercedes AMG GLC 43 4MATIC Coupé Mercedes AMG GLC 63 4MATIC+ Coupé Mercedes AMG GLC 63 S 4MATIC+ Coupé Mercedes AMG: modelos GL Eles utilizam uma plataforma diferente para SUV , maior e derivada da antiga base da DaimlerChrysler, que deu origem a modelos da Jeep, por exemplo. Não é a mesma base, mas uma evolução da mesma nestes SUVs da Mercedes-AMG. Os modelos GLE e GLS utilizam motores 3.0 seis em linha com EQ Boost e 435 cavalos na 53, além de V8 4.0 biturbo com 571 ou 612 cavalos, este último na versão 63 S. São SUVs grandes e rápidos, que vão de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, como no caso do GLE 63 S. Isso tudo com mais de 600 cavalos, que a AMG conseguiu extrair do V8 M177. O maior modelo, o GLS 63 tem 612 cavalos e nem é descrito com 63 S, sendo essa a única opção do V8 4.0 biturbo para o modelo de sete lugares, indo de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Mercedes-AMG GLE 63 4MATIC+ Mercedes-AMG GLE 63 S 4MATIC+ Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+ Coupé Mercedes-AMG GLE 63 4MATIC+ Coupé Mercedes-AMG GLE 63 S 4MATIC+ Coupé Mercedes-AMG GLS 63 4MATIC+ Mercedes AMG: modelos SL A plataforma do SL é própria dele, que pode se considerar um privilegiado no portfólio da Mercedes-AMG ao lado da Classe G. Remontado aos anos 50, o produto é um dos ícones da marca e agora somente como um esportivo AMG. Essa é a primeira vez que o SL é vendido apenas como AMG, sendo chamado R232 por derivar do anterior R231. Outra novidade é a tração 4MATIC+ como item de série no SL. Mesmo assim, essa opção tem função drift com tração apenas nas rodas traseiras, herança do clássico SL. Roadster, o SL 55 tem um V8 4.0 M177 com 476 cavalos, porém, o SL 63 tem o mesmo motor, mas com 585 cavalos, uma potência similar ao do AMG GT 63. Esta última opção, tem aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e final de 315 km/h. Mercedes-AMG SL 55 4MATIC+ Mercedes-AMG SL 63 4MATIC+ Mercedes AMG: Geländewagen Mercedes AMG G 63 O Mercedes-AMG G 63 é o herdeiro do modelo conhecido como Geländewagen, sendo um utilitário 4×4 da marca que existe desde 1979 e se tornou um dos veículos militares mais difundidos no mundo. Preferido em lugares como a Rússia, o G3 atual ainda está na terceira geração do modelo, cuja quarta geração já foi apresentada. Com o M177 e a caixa de dupla embreagem AMG 9G-TCT, o G 63 tem chassi de longarinas reforçado para suportar a performance do conjunto. Mercedes-AMG G 63 Mercedes AMG: modelos com a plataforma EVA A plataforma EVA sustenta os modelos EQE e EQS, ambos disponíveis na Mercedes-AMG com propulsão 100% elétrica, tendo dois motores (um em cada eixo) e potência combinada de 476 cavalos no EQE 43 e 625 cavalos no EQE 53. Este último pode alcançar 687 cavalos no modo overboost por alguns segundos, indo de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e com autonomia de 518 km. No EQS 53, a potência é de 658 cavalos, alcançando 761 cavalos no modo overboost. Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Mercedes-AMG EQE 43 4MATIC Mercedes-AMG EQE 53 4MATIC+ Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ Mercedes AMG – modelos antigos 30 AMG – Um dos raros AMG movidos a diesel, o C 30 CDI AMG surgiu na geração W203 com um cinco em linha de 231 cavalos, mas durou dois anos (2002 a 2004). 32 AMG – Esta série da AMG tinha o motor M122 V6 3.2 com 355 cavalos, que equipou modelos como C 32 AMG e SLK 32 AMG, sendo ambos equipados com compressor. 43 AMG – Aqui, estão os antigos C 43, E 43, GLC 43, GLE 43 e SLC 43, todos com V6 3.0 biturbo entre 367 e 401 cavalos. 45 AMG – A série 45 basicamente serviu aos modelos A 45 e GLA 45, com o M133 2.0 turbo de 360 ou 381 cavalos (4MATIC). 55 AMG – O SLK 55 AMG tinha um V8 M152 4.0 aspirado com 415 cavalos no roadster alemão. Teve ainda muitos outros modelos 55 AMG, como C 55, CLK 55, E 55, CL 55, CLS 55, G 55, S 55, SL 55 e ML 55. 55 AMG Kompressor – Eram os modelos SLK 55 e G 55 equipados com um V8 5.4 com compressor que teve de 476 a 517 cavalos. O M113 chegou a equipar o S 55 AMG com 360 cavalos. 63 AMG 5.5 – O motor M157, um V8 5.5 biturbo equipou os modelos E 63, S 63, M 63, G 63, GL 63, GLE 63, GLS 63, CLS 63 e SL 63, feitos a partir de 2009. Tinha de 585 a 685 cavalos. 63 AMG 6.2 – O M156 é um V8 6.2 biturbo que equipou vários carros da AMG nos últimos anos, sendo eles Mercedes AMG C63S, C63, CLK 63, CL 63, E 63, S 63, ML 63 e o famoso SLS AMG. Este teve o V8 5.5 de 571 a 631 cavalos, mas o SLS AMG teve mais uma versão, sendo essa elétrica e chegou a 816 cavalos. 63 AMG 6.3 V12 – Apenas os modelos S 63, G 63 e CL 63 tiveram o V12 6.3 da AMG, sendo ele aspirado e com 450 cavalos. 65 AMG – Chamado M275, o V12 6.0 biturbo da AMG se tornou icônico no G 65, equipando ainda os S 65, SL 65 e CL 65, tendo ele 630 cavalos e produzido até recentemente. Mercedes AMG – história A Mercedes-AMG GmbH nasceu em 1999 com a compra da AMG por parte da então DaimlerChrysler. Com sede na pequena cidade alemã de Affalterbach, a empresa manteve seu centro administrativo no país após a aquisição. Na época, a DaimlerChrysler assumiu o controle acionário da AMG, que até então era uma empresa independente, que preparava os carros da Mercedes-Benz, assim como a Alpina fazia com a BMW, por exemplo. Em 2005, a Mercedes-AMG teve sua totalidade de ações compradas pela ainda DaimlerChrysler, resultando numa subsidiária da Mercedes-Benz. Ainda assim, demoraria mais de uma década que a definição de marca atual. Antes, os carros da AMG eram todos Mercedes-Benz com a classe e o tipo de motor, para então surgir a designação AMG, como Mercedes-Benz A 45 AMG. Hoje, é Mercedes-AMG A 45. Nascida em 1967, pelas mãos de Hans Werner Aufrecht  e Erhard Melcher , a AMG é a sigla para Aufrecht, Melcher e Großaspach, este último o nome da cidade natal de Aufrecht. Inicialmente, a AMG preparava blocos de motor de competição, porém, nos anos 70, começou a desenvolver pacotes de atualização e preparação para os carros de rua da Mercedes-Benz. Como customizadora, ela seguiu os passos da Alpina e paralelamente mantinha sua atividade de engenharia das pistas de corrida. Teve ainda as opções Black Series e o SLS AMG Electric Drive, sendo este último com 750 cavalos e 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Com o passar do tempo, a AMG se especializou em Mercedes-Benz e construiu relação próxima com a marca, até esta adquirir seu controle no final dos anos 90. Hoje, o desafio da Mercedes-AMG não é mais preparar motores V6 e V8, como inicialmente, mas atuar com a eletrificação, algo bem distinto do que fazia até pouco tempo. Mercedes AMG – fotos

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