Palio 2010: versões, motores, equipamentos e consumo | Notícias Automotivas

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O Palio 2010 chegou ao mercado nacional mantendo a velha carroceria do projeto 178, ainda sendo a mesma de 1996, mas atualizada em estilo para seguir adiante. O hatch ainda era a peça principal da Fiat para combater modelos como a VW Gol , Chevrolet Corsa , Ford Fiesta , Renault Clio e Peugeot 207 , por exemplo. Feito em Betim, Minas Gerais, o Palio 2010 chegou nas versões Economy, ELX e 1.8 R, esta última alusiva ao clássico Fiat Uno 1.5 R dos anos 90. Equipado com três motores e duas opções de câmbio, o hatch compacto da Fiat compartilhava a plataforma com os modelos Fiat Siena , Fiat Strada e Fiat Palio Weekend . Retocado, o Palio de primeira geração já estava com os dias contatos, pois, na ocasião, a Fiat já testava a segunda geração, baseada na plataforma do Novo Uno. Palio 2010 – novidades O Palio 2010 chegou com frente, sendo a última atualização completa do modelo antes da geração, admitindo novo capô, assim como faróis maiores e com projetor circular na lente anterior. A grade foi ampliada e ocupou até o para-choque, sendo cortada pela barra central que sustentava a placa, tendo ainda novas molduras inferiores. Na traseira, novas lanternas em forma de meia-lua deixaram o conjunto mais horizontalizado e limpo, com tampa do bagageiro redesenhada, assim como o para-choque. Dependendo da versão, foram adicionadas saias laterais e até defletor de ar na tampa do porta-malas. No Palio 1.8 R, os faróis e lanternas tinham máscara negra, bem como faixas decorativas. Novas rodas de liga leve foram adicionadas. Por dentro, o Palio 2010 ganhou um novo quadro de instrumentos de fundo preto nas versões ELX 1.0 e 1.4, tendo velocímetro, conta-giros, nível de combustível digital, medidor de temperatura da água e computador de bordo. Outra novidade foi a chegada da versão ELX 1.8 com ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve de 15 polegadas, computador de bordo e vidros e travas elétricas. No Palio 2010, o motor Fire foi atualizado e a versão 1.0 ganhou 8 cavalos, tendo 73 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, além de 9,5 kgfm no primeiro e 9,7 kgfm no segundo. Já o 1.4 Fire tinha 85 cavalos na gasolina e 86 cavalos no etanol, entregando ainda 12,4 kgfm no derivado de petróleo e 12,5 kgfm no combustível vegetal. Na versão ELX, assim como no esportivo 1.8 R, o Palio 2010 tinha motor GM Família I em duas versões, sendo uma para o câmbio automatizado Dualogic. Nesse caso, o 1.8 da GM entregava 112 cavalos na gasolina e 114 cavalos no etanol, com 17,8 kgfm no primeiro e 18,5 kgfm no segundo. Já em relação ao câmbio manual, o motor dispunha de 113 cavalos no primeiro e 115 cavalos no segundo, tendo o mesmo torque com etanol, mas 18 kgfm na gasolina. O modelo tinha transmissão manual de cinco marchas e o sistema automatizado Dualogic da Magneti Marelli, que equipou também o Chevrolet Meriva como Easytronic. Palio 2010 – detalhes O Palio 2010 tinha frente com faróis duplos e projetores circulares, tendo lentes com formato de meia-lua, enquanto a grade frontal tem duas partes com acabamento preto ou cromado. No para-choque, a base tem molduras plásticas pretas com faróis de neblina com acabamento cromado, enquanto a parte central tem placa de registro do veículo. As portas têm maçanetas e retrovisores na cor do carro, tendo ainda saias laterais e o teto tem antena pronunciada junto ao para-brisa. Atrás, a tampa do bagageiro tem spoiler na parte superior da vigia, que tinha vidro térmico, vidros verdes e para-brisa degradê. Já as lanternas traseiras tinham formato de meia-lua e posição horizontal, empregando pequenas lentes circularem internamente. O para-choque traseiro era limpo, com suporte para placa, enquanto as rodas de liga leve podiam ter aros 14 ou 15 polegadas. No interior, o painel tinha acabamento escurecido na parte inferior, com cluster analógico de fundo branco destacando a temperatura da água, assim como velocímetro e conta-giros. No display digital ficava o nível de combustível e o computador de bordo, enquanto luzes-espia se faziam presentes no quadro de instrumentos. Ao centro e elevado, havia um sistema de som Connect com CD player, MP3 e USB, tendo logo abaixo dois difusores de ar quadradões, assim como os comandos físicos do ar condicionado. A alavanca tinha pomo cinza para se destacar, enquanto os pedais eram comuns. Na direção hidráulica, o volante era bem simples, não tendo comandos elétricos para mídia ou telefonia, muito menos piloto automático. Entre os bancos, freio de estacionamento com acabamento cinza e porta-copos duplo com copo removível e fonte 12V ao lado. Os bancos tinham padronagem de acordo com a respectiva versão e motorização. O espaço atrás era apertado, com banco incorporava dois apoios de cabeça e cintos de três pontos apenas nas extremidades. No teto, luzes de leitura frontal, iluminação interna, retrovisor dia e noite, para-sois com espelho, alças de teto e um bagageiro com 290 litros, revestido em tecido. O espaço podia ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro, tendo estepe oculto sob o piso maleável. Na frente, o banco do condutor tem ajuste de altura, assim como os cintos de segurança. No porta-luvas, espaço mediano para coisas do dia a dia. O Palio 2010 na versão 1.8 R tinha carroceria de duas ou quatro portas, incluindo faróis escurecidos, grade cromada, molduras inferiores do para-choque em cinza, rodas de liga leve aro 15 polegadas exclusivas, faixas decorativas nas laterais e retrovisores em cinza. Saias laterais e lanternas traseiras fumê faziam parte do pacote, assim como faixa cinza na tampa, mesma cor do defletor de ar no teto. Havia ainda escape esportivo e colunas B em preto. Na versão Economy, a carroceria tinha versões de duas e quatro portas, com faróis, grade e para-choque do modelo anterior, assim como as lanternas verticais. O painel eram o antigo, de linhas mais simples e bem básico, com acabamento igualmente simplório. Versões Fiat Palio Economy 1.0 MT 2P Fiat Palio Economy 1.0 MT 4P Fiat Palio ELX 1.0 MT 2P Fiat Palio ELX 1.0 MT 4P Fiat Palio ELX 1.4 MT 4P Fiat Palio ELX 1.8 MT 4P Fiat Palio ELX 1.8 Dualogic AMT 4P Fiat Palio 1.8 R MT 2P Fiat Palio 1.8 R MT 4P Equipamentos Fiat Palio Economy 1.0 MT 2P – Motor 1.0 e câmbio, para-choques na cor do carro, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/70 R14, maçanetas e retrovisores na cor do carro, bancos em tecido, painel com fundo branco e vidros verdes. Opcionais : ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica, rádio com CD player, rodas de liga leve 14 polegadas, airbag duplo e sistema de freios ABS. Fiat Palio Economy 1.0 MT 4P – Itens acima mais 4 portas. Fiat Palio ELX 1.0 MT 2P – Itens acima, mais visual atualizado, faróis duplos, direção hidráulica, rodas de liga leve de 14 polegadas e computador de bordo. Opcionais : ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rádio com CD player, airbag duplo e sistema de freios ABS. Fiat Palio ELX 1.0 MT 4P – Itens acima, mais quatro portas. Fiat Palio ELX 1.4 MT 4P – Itens acima, mais motor 1.4 litro. Fiat Palio ELX 1.8 MT 4P – Itens acima, mais motor 1.8 litro, retrovisor elétrico, rodas de liga leve, rádio/CD/MP3 com entrada para USB e spoiler traseiro esportivo. Opcionais : ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, airbag duplo, freios com ABS, retrovisor elétrico, rodas de liga leve, rádio/CD/MP3 com entrada para USB e spoiler traseiro esportivo. Fiat Palio ELX 1.8 Dualogic AMT 4P – Itens acima, mais câmbio automatizado Dualogic de cinco marchas, com trocas manuais e modo Sport. Fiat Palio 1.8 R MT 2P – Itens acima, mais rodas exclusivas, faixas decorativas, spoiler traseiro, faróis e lanternas escurecidos, entre outros. Fiat Palio 1.8 R MT 4P – Itens acima, mais quatro portas. Preços Qual o valor de um Palio 2010? Estes são os preços do modelo quando foi lançado 0km: Fiat Palio Economy 1.0 MT 2P – R$ 24.290 Fiat Palio Economy 1.0 MT 4P – R$ 25.860 Fiat Palio ELX 1.0 MT 2P – R$ 28.930 Fiat Palio ELX 1.0 MT 4P – R$ 30.520 Fiat Palio ELX 1.4 MT 4P – R$ 32.940 Fiat Palio ELX 1.8 MT 4P – R$ 34.970 Fiat Palio ELX 1.8 Dualogic AMT 4P – R$ 38.030 Fiat Palio 1.8 R MT 2P – R$ 39.990 Fiat Palio 1.8 R MT 4P – R$ 41.590 Palio 2010 – motor Os motores do Fiat Palio 2010 eram das famílias Fire e GM Família I, sendo ambos desenvolvidos na década de 80. O primeiro é um propulsor da Fiat lançado em 1985 na Itália, mas aqui ele chegou somente em 1999, substituindo o velho motor Fiasa, cujo projeto remontava os anos 70. Construído numa linha de produção mais automatizada, o Fire é sigla de Fully Integrated Robotized Engine, tendo bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio com comando de válvulas simples. Acionado com correia dentada, o comando de válvulas acionada duas por cilindro, gerando assim bom torque em baixa rotação. Tendo injeção eletrônica multiponto e sistema flex com tanquinho para o injetor de partida a frio de gasolina, o Fire era oferecido no Palio 2010 em duas versões. O Fire 1.0 recebeu atualização mecânica, fazendo com que ganhasse 8 cavalos na gasolina, passando assim de 65 para 73 cavalos, sendo a potência anterior mantido no Fiat Uno Mille . Com etanol, a potência subiu para 75 cavalos, ambos a 6.250 rpm. Já os torques foram para 9,5 kgfm no primeiro e 9,7 kgfm no segundo, ambos a 4.500 rpm. No caso do Fire 1.4, o mesmo também tinha quatro cilindros em linha com oito válvulas, tendo 1.368 cm³ ante os 999 cm³ do Fire 1.0. Dispondo de taxa de compressão alta, este entregava no Palio 2010, potência de 85 cavalos no derivado de petróleo e 86 cavalos no combustível vegetal, ambos a 5.750 rom. Os torques eram de 12,4 kgfm no primeiro e 12,5 kgfm no segundo, ambos a 3.500 rpm, provendo assim mais força em baixa rotação. Para as versões ELX e 1.8 R, o Palio 2010 tinha o motor GM Família I, oriundo de 1982. Diferente do Família II, que chegou ao Brasil com o Chevrolet Monza, este tinha tamanho menor, mas usava a mesma arquitetura. Ele foi desenvolvido para os carros compactos da Opel, no caso do Corsa A e só chegou ao Brasil em 1994 no Chevrolet Corsa B, tendo bloco de ferro fundido com cabeçote de alumínio tendo comando simples e duas válvulas por cilindro. Com quatro cilindros em linha, o GM Família I era chamado FlexPower pela Chevrolet e na Fiat entregava 112 cavalos na gasolina e 114 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm, quando na versão com câmbio Dualogic. Já os torques eram de 17,8 kgfm no primeiro e 18,5 kgfm no segundo. Com transmissão manual, a potência na gasolina era de 113 cavalos e no etanol chegava a 115 cavalos, na mesma rotação. Na força, o torque subia para 18,0 kgfm na gasolina e mantendo no etanol, igualmente a 2.800 rpm. Com correia dentada, o GM Família I tinha injeção eletrônica multiponto com sistema Flex por tanquinho. Já a transmissão manual do Palio 2010 tinha embreagem monodisco a seco, assim como a automatizada Dualogic, ambas com cinco velocidades. Neste último, um sistema eletromecânico acionava simultaneamente embreagem e troca de marchas, garantindo assim conforto. Também tinha um modo manual para trocas na alavanca e modo Sport. Desempenho Fiat Palio 1.0 MT – 15,2 segundos e 157 km/h Fiat Palio 1.4 MT – 11,8 segundos e 167 km/h Fiat Palio 1.8 MT – 9,4 segundos e 190 km/h Fiat Palio 1.8 Dualogic AMT – 9,4 segundos e 190 km/h Consumo Fiat Palio 1.0 2010 – 8,8/10,3 km/l e 12,3/15,0 km/l Fiat Palio 1.4 2010 – 7,4/9,8 km/l e 9,5/12,8 km/l Fiat Palio 1.8 2010 – 6,5/8,0 km/l e 9,5/11,6 km/l Fiat Palio 1.8 Dualogic 2010 – 6,5/8,0 km/l e 9,5/11,6 km/l Palio 2010 – manutenção e revisão O Palio 2010 tem plano de manutenção e revisão com intervalos de 10.000 km ou 12 meses, tendo preços fixos na rede Fiat, que não divulga mais publicamente seus preços. Na revisão tem troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de ar condicionado, líquido de arrefecimento, velas, correia em V, correia dentada, fluido de freio e palhetas do limpador do para-brisa. Há também troca de itens de desgaste natural, como pastilhas de freio, lonas de freio, discos de freio, molas, amortecedores, coxins de motor e câmbio, buchas de balança, pivôs de direção e batentes das torres, entre outros. Nas revendas existem ainda serviços adicionais, como funilaria, pintura, alinhamento , balanceamento, cambagem, recall, instalação de acessórios, lavagem, limpeza oxi-sanitária, entre outros. Palio 2010 – ficha técnica Motor 1.0 8V 1.4 8V 1.8 8V Tipo Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha Cilindrada em cm3 999 1368 1796 Válvulas 2 2 2 Taxa de compressão 12,15:1 10,35:1 10,5:1 Injeção eletrônica Indireta Indireta Indireta Potência máxima 73/75 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol) 85/86 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol) 112-113/114-115 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol) Torque máximo 9,5/9,7 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol) 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol) 17,8-18,0/18,5 kgfm a 2.800 rpm (gasolina/etanol) Transmissão Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas e automatizada de 5 marchas Tração Tipo Dianteira Dianteira Dianteira Direção Tipo Hidráulica Elétrica Elétrica Freios Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros Suspensão Dianteira McPherson McPherson McPherson Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção Rodas e Pneus Rodas Aço aro 14 polegadas Aço ou liga leve aro 14 polegadas Liga leve aro 15 polegadas Pneus 165/70 R14 ou 175/70 R14 185/60 R14 185/60 R15 Dimensões Comprimento (mm) 3.827 3.827 3.827 Largura (mm) 1.634 1.634 1.634 Altura (mm) 1.433 1.433 1.433 Entre eixos (mm) 2.373 2.373 2.373 Capacidades Porta-malas (L) 290 290 290 Tanque de combustível (L) 48 48 48 Carga (Kg) 400 400 400 Peso em ordem de marcha (Kg) 940 981 1.025 (MT) 1.030 (AMT) Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND ND Palio 2010 – fotos

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