Gol Plus 1995 a 2008: gerações, detalhes, preços | Notícias Automotivas

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O Gol Plus foi uma versão do hatch compacto da Volkswagen a partir de 1995, indo até 2008, passando pelas gerações Gol G2 , Gol G3 e Gol G4 . A versão Plus tinha sempre um conteúdo melhor que as versões de entrada, tendo em geral, o chamado "kit visibilidade", que consistia em lavador, limpador e desembaçador traseiro, assim como vidros verdes. Também ajustes internos dos retrovisores externos e ar quente, podendo ter ainda direção hidráulica, ar condicionado, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas, entre outros. O Volkswagen Gol Plus teve ainda motores 1.0 8V, 1.0 16V e 1.6 8V, tendo três famílias diferentes de propulsores, sendo elas CHT (AE-1000), EA111 (AT-1000) e EA827 (AP-1600). A Plus se iniciou numa época em que o Gol mudou de geração pela primeira vez e seguiu até chegar ao modelo 2003, quando teve três opções de motor, mas não exatamente todos os citados acima. Gol Plus – detalhes O Gol Plus foi uma versão que foi da mudança de geração do Gol do quadrado para o G2, saindo da Autolatina e deixando para trás o vetusto motor da Renault, o Cléon-Fonte vendido como Ford CHT. Ele passou ainda pelo AP-1600 já na geração G3, inclusive com tecnologia flex, além do AT-1000, o 1.0 da família EA111, tendo versões 8V e 16V. O Plus saiu de um pacote básico no Gol 1000i, passando pelo G3 "com tudo dentro", onde ressurgiu com 16V e depois chegou a ter três opções de motor. Contudo, a simplificação do Gol com o G4, o Plus também perdeu conteúdo e praticamente voltou aos anos 90, oferecendo poucos itens. No mercado, o Gol Plus ainda é uma opção atraente para quem busca um carro simples, com baixo custo de manutenção e econômico, especialmente se estiver em condições excelentes, como no vídeo abaixo. Gol Plus – preços Gol Plus 1995 – R$ 6.910 Gol Plus 1996 – R$ 7.455 Gol Plus 1997 – R$ 7.778 Gol Plus 1998 – R$ 8.419 Gol Plus 1999 – R$ 8.657 Gol Plus 2000 – R$ 8.626 Gol Plus 2001 – R$ 9.570 Gol Plus 2002 – R$ 10.251 Gol Plus 2003 – R$ 13.014 Gol Plus 2004 – R$ 13.597 Gol Plus 2005 – R$ 14.310 Gol Plus 2006 – R$ 14.077 Gol Plus 2007 – R$ 14.475 Gol Plus 2008 – R$ 17.723 (*) Tabela Fipe – Julho/2022. Gol Plus – G2 O Gol Plus G2 surgiu a partir do conhecido Gol 1000i, que aproveitou as sobras de motores CHT da Ford em fim da Autolatina, sendo usado com injeção monoponto, diferente do Ford Escort Hobby , que era carburado. O hatch da VW tinha visualmente para-choques pretos, logo "Plus", rodas de aço aro 13 polegadas com calotas metálicas, limpador e lavador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, vidros verdes e retrovisores externos com controle interno. Vidros traseiros basculantes, maçanetas e retrovisores pretos, bem como frisos pretos, pneus 155/80 R13, banco traseiro bipartido, ventilador, bancos em tecido cinza, volante de dois raios, entre outros. O Gol Plus G2 tinha motor AE-1000 com 49,8 cavalos e 7,3 kgfm, com o qual começou em 1995. Contudo, o propulsor foi trocado pelo AT-1000 da família EA111 no modelo 1998. Com ele, o Gol Plus G2 passou a ter 62,5 cavalos e 9,1 kgfm, sendo essa a única alteração de grande monta no modelo, que passou logo para a geração G3. Gol Plus – G3 O Gol Plus continuou com a atualização G3, tendo versões de duas ou quatro portas, além de motorização AT-1000 16V e conteúdo muito melhor com as características incomuns dessa "geração" do Gol. Assim como outras opções do Gol G3, o Gol Plus também pôde ser adquirido com quase tudo dentro, o que foi um salto enorme para a versão, até então resumida em poucos equipamentos e caracterizada pela simplicidade. O Gol Plus G3 podia ser equipado com bem mais que o tal "kit visibilidade", tendo entre os vários opcionais, rodas de liga leve aro 14 polegadas com pneus 185/60 R14, faróis de neblina, faróis duplos e grade e retrovisores na cor do carro. O Plus podia ter também defletor de ar no teto na cor do carro, assim como escape esportivo. Por dentro, essa versão do Gol tinha painel moderno para a época, com possibilidade de airbag duplo. Já o cluster tinha conta-giros, tendo ainda sistema de áudio com toca-fitas, tendo ainda vidros elétricos nas quatro portas com comandos no painel, além de retrovisores elétricos e travas elétricas. Chave canivete com comando de travas e vidros, tendo bancos com padronagem em dois tons, tendo ainda banco do motorista com ajuste em altura e cintos com pré-tensionadores, além de freios ABS com EDB. O motor AT-1000 16V tinha 999 cm³ com duplo comando no cabeçote, tendo 70 cavalos e 9,4 kgfm, além de câmbio manual de cinco marchas. Em 2003, o Gol Plus G3 teve ainda as opções de motor 1.0 8V e 1.6 8V. No primeiro, o AT-1000 8V entregava 65 cavalos e 9,1 kgfm, enquanto o 1.6 8V (AP) tinha 97 cavalos e 14,1 kgfm. Nessa mesma época, o 1.0 16V atingia 76 cavalos e 9,7 kgfm, com a chegada do Total Flex a partir do 1.6 8V já em fins de 2003, passando a ter 99 cavalos no álcool. Gol Plus – G4 Já o Gol Plus G4 surgiu da simplificação do Gol, perdendo motores 1.0 16V e 1.6 8V, ficando apenas com o 1.0 8V, porém, flexível em combustível . Com 68 cavalos na gasolina e 71 cavalos no etanol, mantendo o câmbio manual de cinco marchas. Mais simples, o Gol Plus G4 tinha para-choques em parte na cor do carro e em parte preta, com faróis escurecidos. Tendo rodas de aço aro 14 polegadas com pneus 185/60 R14, bem como calotas exclusivas. Dentro, o volante de três raios já não comportava mais airbag do motorista, assim como não havia mais airbag do passageiro e nem cintos pré-tensionados. Com painel simples, tendo cluster compacto no estilo do VW Fox, além de difusores de ar circulares, preparação para som, porta-copo, tendo o chamado kit visibilidade, mais vidros elétricos, travas elétricas, ar condicionado e direção hidráulica, todos opcionais. Findando o Gol G4, a versão Plus deixou de ser oferecida com a mudança de geração do Gol, passando o G4 a ter versão única, encerrando assim a carreira do Plus. Gol Plus – motor O Gol Plus teve motores AE-1000, um Ford CHT com injeção eletrônica e 49,8 cavalos a 5.800 rpm e 7,3 kgfm a 3.500 rpm, com o AT-1000 (EA111) tendo 62,5 cavalos a 5.400 rpm e 9,1 kgfm a 3.800 rpm. No G3, esse propulsor teve adição do 1.0 16V, que tinha 70 cavalos a 5.750 rpm e 9,4 kgfm a 4.500 rpm, passando depois para 76 cavalos a 6.000 rpm e 9,7 kgfm a 4.500 rpm. Com tecnologia flex, no etanol entregava 71 cavalos e na gasolina com 68 cavalos, ambos a 5.750 rpm e com torques de 9,7 kgfm no primeiro e 9,4 kgfm no segundos, ambos a 4.250 rpm. O motor 1.6 (AP-1600) foi incluído no Gol Plus ainda como G3 e com 97 cavalos a 5.750 rpm e 14,1 kgfm a 3.000 rpm, com tecnologia flex adicionando 99 cavalos e 14,3 kgfm no etanol. A transmissão era manual de cinco marchas com embreagem de acionamento mecânico. Gol Plus – fotos

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