Gol Special: anos, detalhes, fotos, motor, consumo | Notícias Automotivas

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O Gol Special era uma versão de entrada da geração G2 que foi vendida durante o período da geração G3, dando assim continuidade ao modelo anterior, uma prática bem conhecida no mercado. O Special foi uma forma de reduzir o preço de entrada do Gol com a geração anterior, sendo algo que a Fiat fez muito com o Fiat Palio e Fiat Siena , por exemplo. Bem simples, o modelo era baseado na versão 1.0, tendo motor EA111 AT-1000 com 8V, porém, no Gol G3 ele acabou tendo uma versão Special chegou a ter motor 1.6 8V. Que ano saiu o Gol Special? A versão durou inicialmente de 1999 a 2005, atendendo essas duas gerações e sendo substituída pelo Gol G4 , e entre 2016 e 2017, o Gol Special voltou na forma do hatch com 2 ou 4 portas. Com proposta bem frugal, foi uma opção interessante e que teve até versão com quatro portas, mas era a carroceria de duas portas a mais conhecida e difundida no mercado. Gol Special – detalhes O último Gol Special foi lançado no final de 2014 como modelo 2015, ainda na geração Gol G6 do hatch, que havia retornado com duas portas, veio com a proposta de ser uma opção de entrada. Assim como no início, nos anos 90, o Gol Special da geração G6, era igualmente bem simples e nem tinha limpador traseiro, muito menos lavador e desembaçador. Ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e travamento central das portas eram opcionais, mas também tinha, por exemplo, faróis duplos com máscara negra. Rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, maçanetas e retrovisores pretos, enquanto por dentro, o Gol Special tinha cluster com conta-giros, bancos em tecido, preparação para som, banco traseiro rebatível e retrovisores com controle interno, entre outros. Os citados limpador, desembaçador e lavador do vidro traseiro custavam na época R$ 500, enquanto vidros e travas custavam R$ 780. A direção hidráulica custava R$ 1.200 e o ar condicionado tinha preço de R$ 2.230, que poderiam ser adquiridos individualmente. Seu motor era o EA111 1.0 MPI de quatro cilindros com duas válvulas por cilindro e 72 cavalos na gasolina, com 76 cavalos no etanol, com torques de 9,7 kgfm no primeiro e 10,6 kgfm no segundo. Ele ia de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e tinha máxima de 163 km/h, fazendo 7,7 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, ambos com etanol, enquanto com gasolina fazia 11,6 km/l no urbano e 13,9 km/l no rodoviário. Tendo 3,89 m de comprimento e 2,47 m de entre eixos, tendo 285 litros e espaço interno mediano, especialmente na versão de duas portas, com o ruim acesso ao banco traseiro. Gol Special – gerações anteriores Além dessa geração, o Gol G2 foi o primeiro a ter a versão Gol Special, mas sob as vendas do G3, sendo o modelo anterior com preço menor. Na época, o Gol Special G2 tinha motor EA111 AT-1000 com 1.0 litro e oito válvulas, entregando 54 cavalos e 8,5 kgfm, tendo câmbio manual de cinco marchas. Tinha para-choques pretos, assim como grade, retrovisores e maçanetas, tendo ainda rodas de aço aro 13 polegadas sem calotas, pneus 155/80 R13, vidros manuais, travas manuais,  retrovisores externos sem controle, bancos em tecido e banco traseiro rebatível. Com vidros brancos, sem para-brisa degradê ou mesmo ar quente, o Gol Special era desprovido de quase tudo o que não fosse obrigatório por lei, buscando assim custar o menos possível para ser produzido e ainda dar um lucro para a montadora . O conteúdo era muito pobre, praticamente transformando o carro em um mero transporte pessoal, em tempos onde era difícil ter um carro novo para consumidores de baixa renda, sendo ainda um "luxo" para a maioria. No G3, o Gol Special passou a ter para-choques de cor cinza, com protetores pretos, bem como retrovisores e maçanetas nesta mesma cor. Continuava a ter como opcionais itens básicos, como limpador e lavador traseiro, vidros verdes, desembaçador traseiro, para-brisa degradê, banco do motorista com ajuste em altura, conta-giros, fontes 12V e ar quente, por exemplo. Bancos com textura única, volante de três raios, ventilador de três velocidades, suporte para rádio, entre outros, tendo o painel da geração G2, apesar de ser externamente um G3, que assim durou uma década a bordo do Gol. Nessa época, o motor 1.0 MPI tinha 57 cavalos e 8,6 kgfm, passando depois para 65 cavalos e 9,1 kgfm, mas chama atenção o fato de ter existido um Gol Special com motor 1.6 litro. Entre 2002 e 2003, a VW quis encerrar a carreira do Gol G2 com uma versão Special tendo motor AP 1.6 de 99 cavalos e 14,4 kgfm. Desprovido de itens básicos, porém, não obrigatórios, o Gol Special 1.6 andava bem e era bem econômico, por ser leve e ter pneus 155/80 R13. Gol Special – preços Volkswagen Gol Special 2016 2 portas – R$ 41.590 Volkswagen Gol Special 2016 4 portas – R$ 41.846 Volkswagen Gol Special 2005 – R$ 13.581 Volkswagen Gol Special 2004 – R$ 11.658 Volkswagen Gol Special 2003 – R$ 11.340 Volkswagen Gol Special 2002 – R$ 11.031 Volkswagen Gol Special 2001 – R$ 10.730 Volkswagen Gol Special 2000 – R$ 10.434 Volkswagen Gol Special 99 – R$ 9.840 Volkswagen Gol Special 98 – R$ 9.194 (*) Preços da tabela Fipe – agosto/2022. Gol Special – equipamentos Gol Special 2 portas 1.0 MPI Flex – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, mas airbag duplo, freios com ABS e EDB, para-choques na cor do carro, rodas de aço aro 14 polegadas com calotas, pneus 175/65 R14, vidros verdes, bancos dianteiros basculantes, vidro térmico traseiro e desembaçador traseiro. Para-brisa degradê, maçanetas e retrovisores sem pintura, bancos em tecido, banco traseiro rebatível, cintos de três pontos nas laterais, painel com conta-giros, ar quente, ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, travas elétricas , retrovisores com controle interno e fonte de 12V. Gol Special 2 portas 1.0 MPI Flex – Itens acima, mais portas traseiras com travas de segurança para crianças e vidros manuais. Gol Special – motor O motor do Gol Special era o EA111 de quatro cilindros, sendo este construído em bloco de ferro fundido com cabeçote em alumínio e duas válvulas por cilindro, tendo comando de válvulas único. Tendo injeção eletrônica multiponto, o 1.0 MPI entregava 72 cavalos na gasolina e 76 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm. Já o torque era de 9,7 kgfm no primeiro e 10,6 kgfm no segundo, ambos a 3.850 rpm. O câmbio era o MQ-200 de cinco marchas com embreagem de acionamento hidráulico. O sistema flex era por pré-aquecimento, garantindo assim partida a frio mais eficiente em dias de baixa temperatura. Gol Special – desempenho Volkswagen Gol Special 2P 1.0 – 13,4 segundos e 163 km/h Volkswagen Gol Special 4P 1.0 – 13,4 segundos e 163 km/h Gol Special – consumo Volkswagen Gol Special 2P 1.0 – 7,7/9,6 km/l e 11,6/13,9 km/l Volkswagen Gol Special 4P 1.0 – 7,7/9,6 km/l e 11,6/13,9 km/l Gol Special – fotos

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