VW comemora 65 anos da ferramentaria na Anchieta | Notícias Automotivas

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Diferente de outras empresas do setor, a Volkswagen é uma companhia orientada pela engenharia e vem sendo assim desde o início de sua jornada, especialmente aqui no Brasil, onde a fábrica da Anchieta completou 65 anos de operação em 2 de setembro. Essa área da operação da VW é responsável pela produção dos automóveis através de maquinário especificamente desenvolvido para a função, chegando mesmo a unidade Anchieta a desenvolver ferramental para a produção dos modelos ID.3 e ID.4, mas para Zwickau, Alemanha. Nesse caso, foram exportadas ferramentas de peças estampadas de painéis internos de laterais, caixas de roda e reforços de portas dos dois modelos elétricos. Em seus 65 anos, a operação de engenharia também o fez para fábricas instaladas na Argentina, México, Irã, China e Hungria. O projeto Tarek teve ferramental desenvolvido na Anchieta para Argentina e México, locais onde o Taos é produzido. Hoje a planta histórica tem a linha de montagem no padrão MQB, reduzindo assim os custos de produção e de desenvolvimento de produto. Miguel Sanches, vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, diz: "Inovação e empreendedorismo são as características que, aliadas à sua capacidade técnica, fazem da Ferramentaria um parceiro de confiança dentro do Grupo Volkswagen". Sanches destaca: "A área, além de atender as várias fábricas do Grupo, está hoje estruturada para atender outros clientes no mercado. Este perfil contribui para expandir suas atividades e gerar novas receitas". A ferramentaria da Anchieta só começou a funcionar em 1958, com a chegada de uma prensa, que demandou enorme esforço logístico para vencer a subida da estrada de ferro Santos-Jundiaí, exigindo até mesmo a remoção de trilhos. De lá, as partes foram divididas em três carretas até chegar na região onde fica a fábrica. Até então, a Kombi era feita com ajustes apenas e com 50% de material nacional. Com a prensa de 94 toneladas, o Fusca passou a ser feito em São Bernardo do Campo. De lá para cá, foram desenvolvidas várias ferramentas para flangear, soldas a ponto, CNC, Konzernframer (armação de múltiplas carrocerias), solda a laser, grafagem e usinagem. Volkswagen – Galeria de fotos

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