Avaliação: É possível usar o Ford Mustang Mach 1 no dia a dia? | Notícias Automotivas

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Tudo era diferente anos atrás, sendo natural ter um V8 para o dia a dia ou o lazer em família. Uma lista regida pelos Ford Galaxie 500, Landau, Maverick GT ou pelo Dodge Charger R/T. Tempos saudosos, mas quem manda hoje é o downsizing e a eletrificação. Mesmo assim, vamos experimentar a fragrância de andar diariamente com um oito cilindros dispostos em "V" naturalmente aspirado e seu ronco borbulhante, seja indo ao trabalho ou em simples tarefas cotidianas. Seria possível conviver? Escolhemos o Ford Mustang Mach 1, única versão à venda no Brasil por R$ 566.300, e recheado de aperfeiçoamentos voltados ao desempenho por compartilhar diversos componentes com os Shelby GT350 e GT500, assim como o Bullitt – versão homônima do filme de 1968 trazendo o lendário astro Steve McQueen. Ford Mustang Mach 1 - Externas 1 of 12 Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_7_634d4b293ea19').find('div.td-slide-item.td-item4')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("db2acd21c8e349fd1b7a5d5883cf7fe61"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_7_634d4b293ea19').find('div.td-slide-item.td-item8')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("db2acd21c8e349fd1b7a5d5883cf7fe62"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção O porta-malas surpreende //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_7_634d4b293ea19').find('div.td-slide-item.td-item12')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("db2acd21c8e349fd1b7a5d5883cf7fe63"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Publicidade Publicidade Publicidade + Superesportivo Ford GT tem edição limitada em tributo a Le Mans + Ford Maverick híbrida desembarca no Brasil em 2023; assista ao teaser + Nova Ford Transit atinge 1.000 unidades vendidas no Brasil + Ford investe em engenharia; Mustang Mach-E é testado no Brasil Como é o Ford Mustang Mach 1 por fora? O pony car – cupê de quatro lugares, com o capô longo e a traseira curta – debutou a versão esportiva Mach 1 em 1969. É uma das mais icônicas do carro idealizado por Lee Iacocca . Separados por 53 anos, as semelhanças do clássico para o atual surgem no spoiler dianteiro, nas entradas de ar circulares (em 1969, trazia luzes auxiliares), no apêndice aerodinâmico sobre a tampa do porta-malas e nas lanternas divididas em três seções. Tudo seguido à risca! Ford Mustang Mach 1 1969 (Foto: Divulgação) O estilo provocativo vai de encontro aos logotipos alusivos nos para-lamas frontais, na faixa sobre o capô, e na traseira, enquanto as belas rodas de 19" calçam pneus Michelin Pilot Sport 4 S de medidas 255/40 na dianteira e 275/40 atrás. Uma novidade da linha 2022 são os cinco tons perolizados: cinza Catalunha, verde Fuji, laranja Delhi, azul Estoril e roxo Zolder. 1 of 6 Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_8_634d4b2940579').find('div.td-slide-item.td-item4')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("b8b514a7e6bee1ef20ba633c6657ffaa1"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Foto: Divulgação Foto: Divulgação Publicidade Da aviação, o número Mach 1,00 é igual à velocidade do som. Ou seja, 1.216 km/h ao nível do mar, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). E a  título de curiosidade, também em 1969, quando foi lançado o Mach 1, a Grumman venceu a concorrência com o projeto do que se tornaria o F-14 Tomcat, com suas asas de geometria variável para atingir velocidades supersônicas. Aliás, o F-14A (de Alpha) é o do filme Top Gun – Ases Indomáveis de 1986. Ele te veste As enormes portas exigem espaço para realizar a abertura e é preciso atenção em vagas de prédio/shopping para não deixar uma marca no veículo vizinho. A boa posição de dirigir é conquistada com mínimos ajustes e à frente você enxerga o longo capô. A ergonomia Mustang Mach 1 – substituiu o Black Shadow (leia nossa avaliação ) – é exaltada pelos comandos à mão, além de transmitir melhor visibilidade traseira que no Chevrolet Camaro SS Coupé . A plaquinha Mach 1 no painel referencia modelo 1969. A placa com o número de série aparece acima do porta-luvas (Foto: Roberto Assunção) O interior ainda contempla bancos em couro com aquecimento/ventilação, multimídia SYNC 3 de 8" com Android Auto/Apple CarPlay e áudio da Bang&Olufsen composto por 12 alto-falantes mais subwoofer (falantes de graves) totalizando 1.000 W de pura potência sonora. O 2+2 oferece 2,720 m de entre-eixos (2,812 m no Camaro SS ) e lá atrás somente adultos de baixa estatura ou crianças se acomodam confortavelmente, enquanto o porta-malas de 382 litros é suficiente para acomodar as compras do supermercado e as malas do final de semana – no Chevrolet Camaro SS Coupé são 208. Ford Mustang Mach 1 - Internas 1 of 16 A posição de dirigir é baixíssima, como se deve, com a alavanca de câmbio e o freio de mão mais altos no console central (Foto: Roberto Assunção) Os bancos têm linhas laranjas, como as da carroceria, e o ajuste elétrico é apenas longitudinal (Foto: Roberto Assunção) Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_9_634d4b2941527').find('div.td-slide-item.td-item4')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("b42da9a51c1227a5579642a47c5089191"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Algumas das muitas opções e informações do painel 100% digital – toque de modernidade em meio a elementos retrô (Foto: Roberto Assunção) Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_9_634d4b2941527').find('div.td-slide-item.td-item8')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("b42da9a51c1227a5579642a47c5089192"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção Os seletores de modos de condução/direção (Foto: Roberto Assunção) //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_9_634d4b2941527').find('div.td-slide-item.td-item12')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("b42da9a51c1227a5579642a47c5089193"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção Foto: Roberto Assunção //print_slider_ads(jQuery('#td_uid_9_634d4b2941527').find('div.td-slide-item.td-item16')); //googletag.cmd.push(function() { googletag.display("b42da9a51c1227a5579642a47c5089194"); }); --> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Como é o dia a dia? O propulsor V8 5.0 naturalmente aspirado descarrega 483 cv a 7.250 rpm e torque de 556 Nm (56,7 kgfm) a 4.900 rpm. Com ordem de detonação dos cilindros de 1-5-4-8-6-3-7-2 tudo é entregue no pé e sem o famigerado turbolag (atraso antes do turbocompressor pegar para valer) dos motores atuais. Uma receita clássica e norteada ao desempenho, mas que permite uma convivência tranquila e aconselhado para quem já possui experiência com esportivos de tração traseira. O Ford Mustang Mach 1 promove usabilidade e os modos de condução Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e o customizável My Mode alteram determinados parâmetros, como as respostas do motor/transmissão, das suspensões adaptativas MagneRide® e da direção, a qual pode ser configurada separadamente por meio de uma tecla no painel. + Conheça o 1º carro elétrico de Henry Ford desenvolvido em 1913 + Avaliação: Ford Ranger FX4 exibe visual aventureiro e refinado + Ford Bronco 2023 recebe edição limitada baseada no modelo de 1966 + Arquivo: Ford disponibiliza imagens históricas; veja como acessar Ao trafegar no modo Normal as reações são comedidas e a transmissão automática troca brevemente as dez marchas – a 47 km/h estamos com a sétima engatada – ao passo que o volante fica leve ao esterço. A musicalidade produzida pelo sistema de exaustão do Shelby GT500 com as quatro saídas perfuradas de 4,5" embala o trajeto fazendo você desligar o poderoso sistema de som. O Line Lock possibilita fazer burnout e derreter os pneus traseiros (Foto: Roberto Assunção) Assim como as portas são generosas, as dimensões não são pequenas, com 4,788 m de comprimento e 1,915 m de largura, o que exige atenção nas avenidas com faixas de rolamento estreitas. O corpo do Ford Mustang Mach 1, dependendo da vaga, exige realizar algumas manobras a mais e faltou os sensores de estacionamento dianteiros para ajudar a vida do motorista. O conjunto de suspensões filtram e absorvem muito bem as irregularidades do asfalto sem transmitir batidas secas e o pony car não enrosca com facilidade nas valetas ou nas lombadas. Apenas necessário ter atenção aos buracos para não danificar as rodas ou os largos pneus de perfil 40. Foto: Divulgação A barra anti-torção vem do Mustang Bullitt, enquanto as barras estabilizadoras são 4% maiores na dianteira/8% na traseira, buchas e braços de suspensão traseira do Shelby GT500. Isso associado a caixa de direção precisa contribui em uma dirigibilidade cirúrgica, mesmo ao andar em baixa velocidade pela forma que responde aos comandos. Puro Heavy Metal A o trocar para o programa Esportivo a conversa muda de tom e indo ao Esportivo+, o Ford Mustang Mach 1 mostra as suas garras. As reações ficam acessas e nos momentos de pé cravado no pedal do acelerador é possível ouvir o ar sendo admitido pelo sistema de indução "Open Box Air" com o filtro cônico do Ford Mustang Bullitt da mesma maneira que apresenta o corpo de borboletas maior, o coletor de admissão e o sistema de arrefecimento do motor e do radiador emprestados do Shelby GT350. O propulsor V8 5.0 Coyote naturalmente aspirado despeja 483 cv de potência (Foto: Divulgação) As entradas de ar circulares na dianteira estão lá para possibilitar uma melhora de 50% na refrigeração do propulsor e de até 75% na transmissão. Além disso, as tomadas nas extremidades do para-choque frontal cumprem a função de beneficiar a passagem de ar e aumentam em 25% o downforce. Foto: Divulgação Os 17 cv a mais que o Ford Mustang Black Shadow totalizam 483 cv de potência e com relação peso-potência de 3,7 kg/cv e peso-torque de 31,4 kgfm/kg faz de 0 a 100 km/h rápidos 4,3 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima. + Compra do Ano 2023/SUV 4×4: Ford Bronco Sport + Compra do Ano 2023 – Picape Monobloco: Ford Maverick + Compra do Ano 2023/Esportivo: Ford Mustang Mach-1 + Avaliação: Ford Ranger Black é pra quem não usa 4×4. Vale a pena? As mudanças/reduções do câmbio automático de dez marchas são (muito) rápidas e ao trocar manualmente na faixa de 7.000 rpm é emitido um estampido pelas saídas de escape. Entretanto, cuidado para não se empolgar além da conta, pois ao exigir do pedal do acelerador registramos um consumo de 2,1 km/l ao passo que foi de até 6,1 km/h trafegando sem trânsito – o propulsor de oito cilindros em "V" não possui o sistema de desativação de cilindros. Como o próprio nome diz, o programa Pista é recomendado ao uso em circuitos e libera todo o poderio da fera. E o controle nas frenagens garantido pelos freios da renomada Brembo de 15" com pinças de alumínio de seis pistões de 36 mm e pastilhas voltadas para o desempenho – no Black Shadow, focadas no conforto. Foto: Divulgação Veredicto Já falei outras vezes, que o Ford Mustang Mach 1 é um esportivo sensorial. Afinal, trata-se de um carro construído para quem gosta de dirigir e de saborear os velhos tempos. Uma receita  clássica muito bem temperada fruto da competente engenharia norte-americana . Lá fora, a sétima geração foi apresentada recentemente (confira aqui todos os detalhes ). Como mencionamos, o consumo pode assustar por conta do preço dos combustíveis. Entretanto, em um mundo ideal, com a gasolina mais em conta, o Ford seria a escolha de quem deseja esportividade associada a uma boa usabilidade. E ele até traz os sistemas semiautônomos à direção em prol da segurança. Mesmo com um desempenho de arrancar sorrisos, o Ford Mustang Mach 1 é civilizado e se transforma ao toque de um botão. Todavia, em um contexto geral ele pode ser o seu companheiro do dia a dia. O melhor de tudo é que vale cada centavo! FICHA TÉCNICA FORD MUSTANG MACH 1 Preço básico: R$ 566.300 Carro avaliado: R$ 566.300 Ford Mustang Mach 1 Motor: oito cilindros em "V" 5.0, 32V, injeção direta e indireta, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape Cilindrada: 5037 cm³ Combustível: gasolina Potência: 483 cv a 7.250 rpm Torque: 56,7 kgfm a 4.900 rpm Câmbio: automático, dez marchas Direção: elétrica Suspensões: MacPherson (d) e multi-link (t) Freios: discos ventilados (d/t) Tração: traseira Dimensões: 4,788 m (c), 1,915 m (l), 1,379 m (a) Entre-eixos: 2,720 m Pneus: 255/40 R19 (d) e 275/40 R19 (t) Porta-malas: 382 litros Tanque: 60 litros Peso: 1.783 kg 0-100 km/h: 4s3 Vel.máxima: 250 km/h Consumo cidade: 6,1 km/l Consumo estrada: 8,8 km/l Emissão de CO²: 197 g/km Nota do Inmetro: D Classificação na categoria: D   MAIS NA MOTOR SHOW: + Quatro novos SUVs: motivos para comprar (e para não comprar) + SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar) + Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe + Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8 + Carro por assinatura vale a pena? 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