Peugeot 205 completa 40 anos; confira a linha do tempo | Notícias Automotivas

Quer ganhar dinheiro vendendo carros? CLIQUE AQUI!

Peugeot 205 completa 40 anos; confira a linha do tempo => https://motorshow.com.br/peugeot-205-completa-40-anos-confira-a-linha-do-tempo/

A Peugeot lançou o 205 em 24 de fevereiro de 1983. Para a marca do leão, este modelo a consolidou na era moderna (até então), tanto em termos de produto, marketing como automobilismo. A história do 205 se confunde com a de Jean Boillot, membro do conselho de administração da Peugeot no final da década de 1970. Em um momento difícil para a empresa, ele surgiu com o projeto de um novo carro pequeno que seria muito mais do que urbano. Peugeot 205 – Foto: Divulgação O modelo inaugurou alguns aspectos que seriam encontrados em futuros carros da marca como, por exemplo, a grade com barras horizontais e a faixa entre as luzes traseiras. No Brasil, o compacto desembarcou em 1992 e foi vendido até 1998. Peugeot 205 O primeiro dos "200" veio em pequeno número ao Brasil entre 1992 e 1998. Tinha 3,70 m de comprimento e motor 1.4 de 75 cv, além de uma divertidíssima (hoje valorizada) versão GTi 1.9 de 130 cv. + Peugeot produz 208 na Argentina com 212 cv de potência; conheça + Stellantis oferece o elétrico Peugeot e-2008 por assinatura no Brasil + Peugeot Oxia: conceito futurista único chegou a rodar no Brasil em 1988 + Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20 Movido a diesel Ele foi o primeiro carro a receber a nova família de motores XU, nomeadamente o XUD7. Trata-se de um propulsor a diesel de quatro cilindros de 1.769 cm3 com 60 cv – equivalente aos sues homólogos a gasolina, mas com consumos muito inferiores (3,9l/100km em média). O hatch também adotou barras de torção na traseira, a fim de liberar mais espaço no compartimento de passageiros. De 45 a 200 Cavalos A linha do carro recebeu uma gama variada de motores – de 45 a 200 cavalos de potência! – e uma caixa de velocidades automática, opção rara na época. Desde o seu lançamento em 1983, ele veio com quatro motores a gasolina e um diesel. No ano seguinte, a gama foi aumentada para incluir as opções GTI e Turbo 16, assim como uma carroçaria de 3 portas. Peugeot 205 – Foto: Divulgação Em relação às versões, havia desde as mais acessíveis, como a Junior de 1986 com assentos em jeans, até às mais premium, como a Lacoste ou a Gentry. Competição O esporte a motor foi um caminho adotado para promover o 205 e a marca, claro. Em 1984, a Peugeot entrou na categoria rainha do Campeonato do Mundo de Ralis, o famoso "Grupo B", com o 205 Turbo 16. Em 1985 e 1986, o 205 Turbo 16 permitiu ao leão conquistar o título mundial de construtores e Timo Salonen (1985) e Juha Kankkunen (1986) conquistar o título de pilotos. Com a não existência de mais categorias no "Grupo B", no final de 1986 a Peugeot entrou com o 205 T16 no Paris-Dakar. Desafio ganho em 1987 e 1988, onde o 205 T16 foi adaptado e venceu o famoso rally-raid, primeiro nas mãos de Ari Vatanen, depois conduzido por Juha Kankkunen. Peugeot 205 – Foto: Divulgação Fim da linha Em 1998, após 15 anos e 5.278.050 unidades produzidas, o Peugeot 205 saiu de linha. Ele construiu as bases para os modelos 206, 207 e, hoje, o 208. Veja abaixo a linha do tempo: 24 de fevereiro de 1983: Lançamento da versão de 5 portas do Peugeot 205 1984: lançamento do Peugeot 205 de 3 portas e do Peugeot 205 GTI 1.6 105bhp, comercialização do Peugeot 205 Turbo 16, primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis (Finlândia) 1985: o Peugeot 205 Turbo 16 é Campeão do Mundo de Ralis (com Timo Salonen), o milionésimo Peugeot 205 sai da fábrica de Mulhouse 1986: lançamento do Peugeot 205 Cabriolet, do GTI 115 e 130bhp, o Peugeot 205 Turbo 16 é Campeão do Mundo de Ralis (com Juha Kankkunen) 1987: o Peugeot 205 recebe um novo painel, o Peugeot 205 Turbo 16 vence o Paris-Dakar 1988: lançamento do Peugeot 205 Rallye, segunda vitória do Peugeot 205 Turbo 16 no Paris-Dakar 1989: lançamento do Peugeot 205 Roland Garros 1990: ligeira reestilização (indicadores e luzes traseiras), lançamento do Peugeot 205 Diesel Turbo (78bcv) 1993: Fim da produção do Peugeot 205 GTI 1995: Fim da produção do Peugeot 205 Cabriolet 1998: o Peugeot 205 é substituído pelo Peugeot 206 MAIS NA MOTOR SHOW: + Avaliação: Volvo XC60 é o senhor da eficiência; vale a pena? + SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar) + Fórmula 1: Sainz lidera manhã de testes; Alonso segue no top 3 + Fórmula 1: confira todos os novos carros para a temporada 2023 + Teste rápido: Volkswagen Polo 2023 está pior… mas melhor + Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens + Teste rápido: GWM Haval H6 GT PHEV seduz pela construção e pela dirigibilidade + GM planeja novo SUV do Onix no Brasil, diz site + Carro Usado: Renault Kwid é econômico ao extremo; vale a pena? + Novo BMW X1 é oferecido por assinatura; veja como funciona + Confira quais são os carros 0km mais baratos do Brasil em 2023 + Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass + Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus + Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross + Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20 + Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe O post Peugeot 205 completa 40 anos; confira a linha do tempo apareceu primeiro em Motor Show .

Seja nosso franqueado e trabalhe revendendo veículos seminovos (até 40% desconto) e 0KM (até 20% desconto), entre em contato conosco => http://www.repassesdecarros.com.br

Comentários