Avaliação: Grand Cherokee, um clássico eletrificado | Notícias Automotivas

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Por Rafael Poci Déa Na década de 1990, o Grand Cherokee  era sonho de consumo do brasileiro. Famoso entre celebridades e jogadores de futebol, a geração ZJ (1993-1998), na versão Limited, seduzia pela carroceria com linhas quadradas e detalhes dourados, pelo luxo embarcado e, principalmente, pelo motor V8 5.2 de 212 cv e quase 400 Nm. Esta unidade foi usada nas quatro últimas gerações do Jeep, mas, nesta quinta encarnação (WL), o clássico virou um híbrido plug-in. Com o sobrenome 4xe (como no Compass), ele é o mais luxuoso modelo da marca no Brasil , com números de desempenho expressivos, muito luxo e espaço – além de proporcionar um consumo de 19,3 km/l tanto na cidade quanto na estrada. A nova geração do Jeep tem 4,914 metros de comprimento e 2,964 de entre-eixos, com preço sugerido de R$ 569.990 – ou seja, veio para brigar na mesma faixa de Volvo BMW X5 e Volvo XC60 . Apesar de ser maior que o Commander, o Grand Cherokee leva cinco passageiros, e não sete. Obviamente, o pacote de itens de série é extenso : • inclui oito airbags, • teto panorâmico, • bancos dianteiros com ajustes elétricos, • memórias, • aquecimento e resfriamento, • carregador por indução, • direção regulável eletricamente, • ACC com função stop & go, • e assistente de manutenção em faixa. Além disso, há cluster de 10,25", heap-up display de 10", central multimídia de 10,1", retrovisor digital com 11,8" e tela até para o carona (de 10,25"). (Divulgação) Há muito espaço na cabine e um porta-malas de 580 litros (Crédito:Divulgação) Câmeras mostram tudo que acontece ao redor do SUV para evitar acidentes na cidade e raspadas no off-road, onde honra o nome da marca com um avançado sistema de tração 4×4. Abaixo da tela, comandos por botões tradicionais, essenciais ao sacolejar no uso off-road. (Crédito:Divulgação) Powertrain O motor 2.0 turbo  com injeção direta, família Hurricane, estreou na Ram Rampage, mas aqui está associado a dois propulsores elétricos  para produzir números combinados de 380 cv e 637 Nm, permitindo ao utilitário esportivo atingir 100 km/h em 6,3 segundos – impressionante para o porte e peso de 2.466 quilos deste Grand Cherokee. O câmbio é automático de oito marchas e, em nosso contato em trechos urbanos, o SUV mostrou-se extremamente silencioso , não só devido ao uso da eletricidade, mas também graças ao emprego de vidros acústicos e sistema de cancelamento de ruídos. A calibração é típica de carro norte-americano: suspensões bastante macias que filtram e absorvem muito bem as imperfeições do asfalto ou da estrada de terra, enquanto a direção assistida eletricamente é rápida ao esterço. Com 25,7o de ângulo de ataque e 26,6o de saída, além de uma altura em relação ao solo de ótimos 21,4 cm , o Grand Cherokee não toma conhecimento das lombadas ou valetas, enquanto as rodas aro 20 com pneus de perfil 50 ajudam a manter o conforto. A tração é 4×4, mas, com baixa carga no pedal do acelerador, o motor traseiro é responsável pela propulsão – e o Jeep pode rodar até 29 quilômetros sem emissões. Embora não seja um carro de volume, este é um Jeep para subir no olimpo dos modelos da marca. (Divulgação) Acima, o comando giratório da transmissão, com o seletor de terreno bem ao lado, e as saídas de ar e muitas tomadas USB Jeep Grand Cherokee 4xe Preço básico R$ R$ 569.990 Carro avaliado R$ 569.990 Motores:  dianteiro, quatro cilindros em linha 2.0, 16V, injeção direta, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape + motor elétrico dianteiro + motor elétrico traseiro Tipo:  híbrido plug-in Combustível:  gasolina + eletricidade Potência: 272 cv a 5.250 rpm + 45 cv + 136 cv = 380 cv Torque: 400 Nm a 3.000 rpm + 53 Nm + 265 Nm = 637 Nm Câmbio:  automático sequencial, oito marchas Direção:  elétrica Suspensões:  McPherson (d) e multilink (t) Freios:  discos ventilados (d) e discos sólidos (t) Tração:  4xe AWD, com modos 4×4 permanente (Lock) e 4×4 Low (reduzida) Dimensões:  4,914 m (c), 1,968 m (l), 1,799 m (a) Entre-eixos:  2,964 m Pneus:  265/50 R20 Porta-malas:  580 litros Tanque:  72 litros Peso:  2.466 kg 0-100 km/h:  6s3 Velocidade máxima:  206 km/h Consumo na cidade:  19,3 km/l Consumo na estrada:  19,3 km/l Autonomia elétrica:  29 km (PBEV) Emissão de CO2  158 g/km Consumo nota  A Nota do Inmetro:  A Classificação na categoria:  A (Fora de Estrada Grande) O post Avaliação: Grand Cherokee, um clássico eletrificado apareceu primeiro em Motor Show .

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