Le Mans, F1 e mais: descubra o legado da Gulf e sua coleção de carros históricos | Notícias Automotivas

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Com um legado que vai além do mercado de combustíveis, a Gulf se tornou amplamente reconhecida pela presença global em postos de gasolina , produtos automotivos e pela marcante atuação nas corridas de carros. Sua notoriedade foi conquistada desde os primeiros passos no Texas, onde a petrolífera foi pioneira na perfuração offshore em 1910, durante o boom do petróleo, passando pela inauguração do primeiro posto de gasolina da história, em Pittsburgh, em 1913 e chegando nos dias de hoje, como uma marca amada por muitos. Aos poucos, a Gulf ganhou destaque e o logotipo laranja e azul se tornou cada vez mais familiar. Com uma evolução rápida, a empresa expandiu seus negócios para outros polos petrolíferos e continentes. A entrada da Gulf no universo da velocidade Após sucesso em suas empreitadas, a Gulf voltou seu olhar para algo que se tornaria sua maior paixão: o automobilismo . Em 1936, decidiu patrocinar o Mormon Meteor, um avançado carro de corrida que quebrou recordes de velocidade nas planícies salinas de Bonneville, Utah. Mantendo-se no automobilismo também nas décadas seguintes, a marca fechou acordos importantes, como a Gulf-Miller e a Gulf-JW Automotive. No período, a equipe se tornou lendária, competindo com os carros de corrida Ford GT40 , Porsche 917 e Mirage , vencendo as 24 Horas de Le Mans e recebendo honras em diversos campeonatos. Na mesma época, as icônicas cores azul-celeste e laranja da Gulf marcaram presença em um dos filmes mais clássicos com essa temática, o icônico "Le Mans", estrelado por Steve McQueen e seu Porsche 917. Assim, a Gulf se tornou uma marca respeitada, acumulando uma coleção impressionante de carros icônicos. O sucesso que rendeu uma coleção especial Uma das evidências do sucesso da Gulf é sua herança, representada pela coleção intitulada ROFGO Gulf Heritage , que visa preservar a riqueza das corridas, compartilhando-a com os apaixonados fãs do esporte. O acervo, composto por 37 carros com as emblemáticas pinturas ou logotipos da Gulf , abrange uma impressionante variedade de modelos que competiram em diversas modalidades, desde corridas de resistência até a renomada Fórmula 1, incluindo também carros da Fórmula Indy e da série Can-Am. Conheça alguns dos carros lendários que pertencem ao acervo ROFGO Gulf Heritage Audi R8 O Audi R8 conquistou seu lugar nas páginas da história como um dos melhores carros esportivos de todos os tempos, com cinco vitórias consecutivas em Le Mans entre 2000 e 2005. Porsche 917 O Porsche 917 desafiou regulamentações da FIA com um motor de 4,5 litros, superando a limitação de três litros. Com a equipe Gulf-JWAE, conquistou vitórias, incluindo triunfos em Le Mans. O chassi 026 também se destacou com vitórias em Ímola e um segundo lugar em Le Mans. Porsche 908/3 Projetado para circuitos sinuosos em resposta às regras esportivas de 1968, o Porsche 908/3 conquistou vitórias, assegurando o primeiro Campeonato Mundial da Porsche. O chassi 012, inicialmente nas cores da Gulf, continuou sua trajetória sob a equipe Joest Racing, competindo por mais quatro temporadas com seu motor original de três litros. Ford GT40 O Ford GT40 é um lendário carro de corrida, que nasceu em 1962 quando Henry Ford decidiu que a Ford deveria participar diretamente nas corridas. O modelo venceu as 24 Horas de Le Mans em 1966 e 1967, tornando-se um dos carros mais lendários da história das corridas de automóveis. Aston Martin DBR9 007 O DBR9 007, carro de corrida baseado no DB9 de estrada, trouxe a Aston Martin de volta às competições internacionais. Venceu a classe LMGT1 nas 24 Horas de Le Mans em 2007 e 2008, além de ter uma estreia bem-sucedida nas 12 Horas de Sebring. Aston Martin Vantage GTE A AMR estreou este modelo em 2012 no Campeonato Mundial de Resistência da FIA, competindo na classe GTE-Pro. Baseado no V8 Vantage, enfrentou forte concorrência, obtendo destaque com um terceiro lugar em Le Mans e uma vitória em Xangai. Em 2013, venceu na classe GTE-AM, demonstrando sua versatilidade. Tyrrell 007 O Tyrrell 007, introduzido em 1974 para substituir modelos anteriores da equipe na Fórmula 1, foi utilizado pela equipe Tyrrell. O piloto Jody Scheckter conquistou três vitórias no mesmo ano, levando a equipe ao terceiro lugar no Campeonato de Construtores. Lamborghini Gallardo GT3 O Lamborghini Gallardo GT3, versão de competição baseada no modelo de estrada, apresenta motor V10 com mais de 600 cavalos. Utilizado pela Gulf Racing nas séries Blacpain em 2010 e 2011, o carro continuou em competições, como as 12 Horas de Abu Dhabi e as 24 Horas de Dubai. McLaren M8B O McLaren M8B, notável pela sua cor amarelo-alaranjada e asa traseira, dominou a temporada de 1969 da Can-Am, vencendo todas as 11 corridas e conquistando 11 poles sob a liderança de Bruce McLaren e Denny Hulme. Estabelecendo um recorde de perfeição, o M8B demonstrou um desempenho incrível na competição. McLaren M8D Apelidado de 'Batmobile', o McLaren M8D entrou na Can-Am em 1970 após o trágico acidente de Bruce McLaren e foi equipado com um potente motor. O M8D teve um ano dominante, vencendo nove das 10 corridas da temporada, e Denny Hulme conquistou o campeonato, deixando sua marca na história da Can-Am. McLaren M16 O McLaren M16, carro de corrida da Fórmula Indy, conquistou sua primeira vitória na Indy 500 em 1972 com o modelo M16B, pilotado por Mark Donohue. O chassi M16B-2, com pintura Gulf, é um ícone das corridas da Indy e faz parte da incrível coleção. McLaren M23 O McLaren M23, usado na Fórmula 1 em 1973, combinou elementos vencedores de carros anteriores, conquistando poles, vitórias e levando a McLaren ao terceiro lugar no Campeonato de Construtores. O modelo voltou a aparecer em 2018, conquistando o segundo lugar no Grande Prêmio Histórico de Mônaco. McLaren F1 GTR Short Tail O McLaren F1 GTR Short Tail, versão de corrida do McLaren F1, estreou em 1995 nas 24 Horas de Le Mans, conquistando 1º, 3º, 4º e 5º lugares e registrando a maior velocidade máxima do ano, atingindo 281 km/h. Em 1996, atingiu 330 km/h, também em Le Mans. McLaren GTR F1 Longtail O McLaren F1 GTR Longtail foi desenvolvido para competições de resistência na categoria GT. A equipe Gulf McLaren, com o carro #2 pilotado por Bscher e Nielsen, teve um desempenho notável em 1996, conquistando o título de campeã. McLaren MP4-12C O MP4-12C, lançado em 2011, é um supercarro com motor V8 biturbo. Sua versão de competição, GT3, estreou em 2011, conquistando vitórias que incluem o Campeonato Mundial de GT1 da FIA. Carros GT3 customizados pela Gulf Racing tiveram bom desempenho, estabelecendo recordes em corridas de resistência. Ford Mirage M1 O Ford Mirage M1, derivado do GT40, competiu nas 24 Horas de Le Mans nos anos 70. Conquistou três pódios em cinco corridas, incluindo um terceiro lugar em 1975, desempenhando um papel importante na história da lendária corrida, como um dos construtores especializados a vencer. Gulf Mirage GR8 O Gulf Mirage GR8 foi desenvolvido para vencer as 24 Horas de Le Mans. Em sua estreia em 1975, conquistou uma vitória histórica com Derek Bell e Jacky Ickx ao volante, encerrando a parceria com a Gulf Oil. O carro também alcançou um segundo lugar em Le Mans em 1976, sendo um ícone das corridas de resistência. Porsche Kremer K8 O Porsche Kremer K8, evolução do Porsche 962 CK6, competiu em corridas de destaque, incluindo as 24 Horas de Le Mans em 1994 (6º lugar), e em eventos, como as 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring em 1995. Brabham BT25 Indycar O Brabham BT25 IndyCar foi desenvolvido para as 500 Milhas de Indianápolis em 1968 e 1969. Em 1969, Peter Revson conquistou um quinto lugar, saindo do último lugar no grid. O carro também teve sucesso em corridas da United States Automobile Club "Indycar", incluindo algumas vitórias. Brabham BT26 1969 na Fórmula 1, venceu com Jacky Ickx no Grande Prêmio da Alemanha em Nürburgring. A equipe Brabham teve sucesso em várias corridas durante a temporada, incluindo participação na categoria Tasman Formula. Após 1969, o BT26 foi aposentado e exibido no Donington Museum. Mercedes-Benz Transporter O Mercedes-Benz 0317 foi o transportador da equipe Gulf-JW Automotive em 1971, usado para levar os Porsche 917 da equipe para Le Mans Mercedes-AMG GT3 O Mercedes-AMG GT3, conhecido por sua competitividade, confiabilidade e desempenho impressionante, recebeu uma edição especial com a icônica pintura Gulf, integrando esta incrível coleção. O post Le Mans, F1 e mais: descubra o legado da Gulf e sua coleção de carros históricos apareceu primeiro em Motor Show .

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