Avaliação: Volkswagen Tiguan é nem fraco, nem forte, simplesmente mediano => https://motorshow.com.br/avaliacao-volkswagen-tiguan-e-nem-fraco-nem-forte-simplesmente-mediano/
Por Flávio Silveira Na Europa, o Tiguan de cinco lugares, que não é vendido no Brasil faz um bom tempo, mudou e se eletrificou. Aqui, seguimos com o velho Tiguan Allspace, versão de sete lugares, com o mesmo motor a combustão produzido no México – mas com retoques discretos no visual e na cabine e ajustes mecânicos (que não agradam a todos). Visualmente, destacam-se os faróis "inteligentes". Além de assinatura em LED visualmente forte (uma barra de LED corta a frente, acompanhando a grade), têm um sistema com modos cidade e estrada, indicadores de direção "dinâmicos" e canhões de luz que se alternam e se adaptam às curvas, velocidade e condições. Na cabine, o SUV médio-grande segue quase igual, fazendo jus ao nome ("todo espaço"). Com 2,79 metros de entre-eixos, leva muito bem cinco pessoas, tem as portas traseiras enormes para facilitar o acesso e ainda carrega 686 litros de bagagem. E, ocasionalmente, duas crianças se acomodam bem na terceira fileira, rebatível. Mas a idade do projeto pesa no design, como no sistema multimídia com tela pequena. As mudanças são pontuais – volante com comandos sensíveis ao toque (eram mais fáceis antes), luzes coloridas… + Volkswagen aposta em carros híbridos flex no Brasil e cogita produção nacional de elétricos + Volkswagen vai investir R$ 16 bilhões na América Latina até 2028 Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação No passado, quem levava o Tiguan Allspace 1.4 reclamava do desempenho e quem comprava o 2.0, elogiava (muito: era um Golf GTI em versão SUV). Agora, por R$ 278 mil (sem o teto panorâmico), ele tem o mesmo motor – mas que, para se ajustar aos limites de emissões, perdeu potência (e não pouca). Ficou com 186 cv e 300 Nm, quase a média entre a antiga calibração (220 cv e 350 Nm) e a aposentada opção 1.4 TSI (150 cv e 250 Nm). Para tentar compensar, a transmissão é a AQ450 de oito velocidades, uma a mais (e automática convencional, não de dupla embreagem como antes). Mas ela ajuda só a reduzir o consumo, um ponto negativo do antigo 2.0: agora o SUV faz razoáveis 9,2 km/l na cidade (1 a mais), e 11,3 km/l na estrada (1,7 a mais). No desempenho, porém, não tem milagre. De empolgante, ele passou a apenas mediano, com 0-100 km/h em 9 segundos (bem mais perto dos 9,5 do 1.4 do que dos 6,8 do antigo 2.0). E ainda perdeu a tração integral, que dava uma ajuda na lama e garantia melhor dinâmica. Para quem tem/teve um Allspace 1.4, portanto, a troca será um upgrade. Mas, para quem gosta daquela pegada única do antigo 350 TSI, será decepcionante. Concorrentes Jeep Commander Overland: R$ 289.990 Chery Tiggo 8 PRO PHEV: R$ 239.990 VW Tiguan Allspace R-Line 300TSI Preço básico R$ 278.990 Carro avaliado R$ 288.990 Motor: dianteiro, quatro cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando variável, turbo, injeção direta Combustível: gasolina Potência: 186 cv de 4.500 rpm Torque: 300 Nm de 1.500 rpm a 4.000 rpm Câmbio: automático sequencial, oito marchas Direção: elétrica Suspensão: MacPherson (d) e multilink (t) Freios: disco ventilado (d) e disco (t) Tração: dianteira Dimensões: 4,728 m (c), 1,839 m (l), 1,661 m (a) Entre-eixos: 2,790 m Pneus: 235/50 R19 Porta-malas: 686 litros (sete lugares: 216) Tanque: 60 litros Peso: 1.585 kg 0-100 km/h: 9s0 Velocidade máxima: 215 km/h Consumo cidade: 9,2 km/l Consumo estrada: 11,3 km/ Nota do Inmetro: C Classificação na categoria: C (Extra Grande) O post Avaliação: Volkswagen Tiguan é nem fraco, nem forte, simplesmente mediano apareceu primeiro em Motor Show .
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