Avaliação: Discovery Sport 2024, taí um SUV com versatilidade máxima | Notícias Automotivas

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Avaliação: Discovery Sport 2024, taí um SUV com versatilidade máxima => https://motorshow.com.br/avaliacao-discovery-sport-2024-tai-um-suv-com-versatilidade-maxima/

Por Flávio Silveira Antes mesmo do lançamento mundial, o Discovery Sport , ainda em projeção, foi capa da revista MOTOR SHOW : revelamos aqui, em primeira mão, que ele seria fabricado em Itatiaia , na primeira fábrica do grupo JLR fora da Inglaterra . No lançamento oficial do SUV, ainda europeu, andamos em meio ao gelo da Islândia, e ele se saiu muito bem. Agora, oito anos depois, fomos e voltamos de São Paulo à fabrica carioca , com mais um passeio por trechos de terra nas redondezas, revisitar o modelo e conferir como ficou a sua linha 2024. A fábrica inaugurada em 2016 sofreu bastante com o tombo do mercado brasileiro, e em 2023 produziu apenas 2.300 carros, quase um décimo da capacidade máxima anual instalada na fábrica hoje, de 24.000 unidades . + Novo Discovery Sport chega ao mercado com leves atualizações Mas ela continua firme e forte, esperando por tempos melhores, enquanto produz em SKD o Discovery Sport e o Range Rover Evoque , que compartilham a mesma plataforma PTA. Enquanto o primeiro usa só motor flex, o segundo tem também opção a diesel (40% das vendas). Após tantos anos e só um facelift, o SUV continua com um design surpreendentemente atual. •  Agora, ganha teto contrastante e novas grade, detalhes externos e rodas. •  Dentro da cabine, com acabamento acima da média e teto panorâmico gigante, as mudanças são mais perceptíveis: volta o cluster TFT, há nova soleira e, o mais notável, multimídia maior com tela curva de 11,4" (o que é bom). •  O multimídia "roubou" os comandos físicos de ar, volume, modos de direção, etc. (o que é ruim). •  A terceira fileira de bancos continua opcional. Ao volante, como no design, ele envelheceu pouco. As mecânicas são quase as mesmas , com a versão flex sendo a mais potente: são 250 cv e 360 Nm, com 0-100 em 8,1 segundos, enquanto o câmbio melhorou, segurando menos as marchas. Já a opção a diesel MHEV tem o mesmo câmbio de nove marchas e motor de 204 cv, mas leva vantagem no torque, de 430 Nm – importante no off-road. Por ser híbrida leve, tem isenção do rodízio em São Paulo e incentivos como desconto no IPVA, dependendo do estado . O mesmo sistema, com motor elétrico de 140 Nm, garante arrancadas e retomadas mais ágeis, sem aquele retardo que é característico dos motores turbodiesel (apenas em algumas situações há uma certa demora, mas que ocorre por culpa da transmissão e é fácil de corrigir com trocas sequenciais) e um 0-100 km/ h em 8,6 segundos. Então, o Discovery D200 MHEV acaba sendo mais "leve" e gostoso de guiar . E, se custa mais, ele consome menos: fizemos mais de 12,5 km/l na estrada a 120 km/h. Seja diesel, seja flex, o Discovery Sport é um 4×4 com valentia off-road acima da média, capaz de atravessar alagamentos de até 60 cm de profundidade e com um seletor de terreno que ajusta o carro à situação. Tudo isso é combinado a um ótimo nível de conforto, seja pra ir ao shopping ou à fazenda. Sendo assim, concorre tanto com SUVs de luxo 4×2 (pra quem não precisa disso) quanto com modelos "raíz" como SW4 e Pajero (pra quem precisa). Mas o maior calo no seu pé certamente é o Jeep Commander, que tem preço bem mais atraente… mas acaba de somar ao motor a diesel um beberrão 2.0 turbo. Mas não garante o mesmo status e não tem a mesma tecnologia para o uso off-road. (Fotos Divulgação) Entre as mudanças da linha 2024, a volta do quadro de instrumentos digital, que estava em falta, e a nova central multimídia com tela maior e melhor – mas que "roubou" alguns comandos que antes eram físicos, sacrificando a praticidade em nome da estética. Acima, a nova alavanca de câmbio. Abaixo, o espaço na segunda fileira de bancos Discovery Sport D200 SE R-Dyn. Preço básico R$ 434.490 Carro avaliado R$ 466.490 Motor:  quatro cilindros em linha 2.0, 16V, turbodiesel, MHEV (sistema híbrido leve) Combustível:  diesel Potência:  204 cv a 3.750 rpm Torque:  430 Nm (g) de 1.750 a 2.600 rpm Câmbio:  automático sequencial, nove marchas, aletas no volante Direção:  elétrica Suspensão:  MacPherson (d) e multilink (t) Freios:  disco ventilado (d) e disco sólido (t) Tração:  integral sob demanda, modos off-road Dimensões:  4,597 m (c), 1,896 m (l), 1,727 m (a) Entre-eixos:  2,741 m Pneus:  235/50 R20 Porta-malas:  454 litros (157 com sete ocupantes) Tanque:  65 litros Peso: 2.028 kg (7 assentos) 0-100 km/h:  8s6 (5 assentos) / 8s9 (7 assentos) Velocidade máxima:  209 km/h Consumo na cidade:  10,7 km/l Consumo na estrada:  12,9 km/l Nota do Inmetro:  D Classificação na categoria:  B (Fora de Estrada Grande) O post Avaliação: Discovery Sport 2024, taí um SUV com versatilidade máxima apareceu primeiro em Motor Show .

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