Avaliação: Citroën C3 elétrico é pop, ágil, e em breve por aqui => https://motorshow.com.br/avaliacao-citroen-c3-eletrico-e-pop-agil-e-em-breve-por-aqui/
Texto adaptado Flávio Silveira Reportagem Luca Cereda Como o clássico 2CV, o C3 nasceu com vocação popular. Depois, o arquétipo do Citroën compacto e acessível adotou um design mais moderno, maximizou a habitabilidade e até tentou ser premium. Mas, na 4a geração, volta às origens: é um popular com ares de "micro-SUV" que briga, no Brasil, com Fiat Mobi e Renault Kwid (com vantagem: foi Compra do Ano 2024 na categoria). Agora, tem a missão de democratizar a propulsão elétrica – não só na Europa, onde já estreou na versão a bateria avaliada, mas também no Brasil, onde foi flagrado em testes e deve chegar em breve na faixa de R$ 100 mil. Sim, o preço precisa ser esse, pois, se não chegar perto disso, será mais difícil de emplacar. Afinal, este novo C3 foi criado para ser um elétrico "pop" . Sendo compacto, esse valor não é para todos, mas é a meta para a difusão dos elétricos. Neste caso, ele é possível graças à receita industrial inédita no grupo, que envolve modelos de outras marcas – como o(s) herdeiro(s) elétrico(s) do Fiat Panda/Uno . + Citroën C3 Aircross cresce e tem opção elétrica na Europa; descubra as diferenças + Citroën Basalt: novo SUV cupê da marca chegará em 2024 Sua a plataforma é a Smart Car . Global, está não apenas na Europa, mas em mercados como Índia e Brasil, embora com características específicas. Gera economia significativa , pois serve a modelos a combustão ou eletrificados, de subcompactos a SUVs médios. Menos sofisticada que a E-CMP/STLA Small de modelos com Peugeot 208 e Jeep Avenger, estreia com bateria de fosfato de ferro-lítio de 44 kWh no lugar das usadas até agora pelo grupo, de níquel-manganês-cobalto . Isso reduz o preço final, mas reduz autonomia (320 quilômetros no ciclo europeu) e velocidade de carregamento. (Divulgação) (Divulgação) No design externo, o C3 elétrico é diferente do modelo a combustão brasileiro, que foi simplificado para reduzir custos. Na cabine, ele tem painel com "dois andares" (no alto). Abaixo, o seletor do câmbio/carregador sem fio, um easter egg ("divirta-se") e a curiosa tela do cluster, que reflete dados projetados nela (Divulgação) (Divulgação) (Divulgação) Na cabine, o painel é dividido em duas partes. • A superior mostra elementos mais "técnicos" (quadro de instrumentos e multimídia) e foi pensada para minimizar interferências na visão do grande para-brisa. • A inferior é revestida por tecido inspirado em capas de sofá. Pena que o "infotainment" da versão de entrada não exista: é um dock para celular com conexão por NFC. Como na versão a combustão já vendida no Brasil, as similaridades com SUVs não aparecem só nas proporções da carroceria – frente reta, capô alto, bom porta-malas… – mas também na posição de condução "altinha": o ponto H (a distância da pelve do motorista até o asfalto) é de 60 cm. E, mesmo calculando a distância que separa o assento do assoalho, sobem-se uns degraus, passando de 27 cm da última geração para 30. São números consistentes com mais uma evolução do C3, que, de SUV, também tem rodas grandes e carroceria alta (com bons 16,5 cm de vão livre do solo). Os 113 cv de potência são suficientes para andar com agilidade em meio ao trânsito , mas foram "ajustados" para conter o consumo e maximizar a autonomia: como nos rivais citados, de modo racional, a máxima é limitada a 135 km/h e o 0-100 km/h leva cerca de 11 segundos. E o ë-C3 não deixa de ser um Citroën : apesar da economia, não abre mão de características típicas de design e de conteúdo . Entre os itens de série, por exemplo, traz a suspensão Advanced Comfort , com batentes hidráulicos que suavizam as respostas em superfícies irregulares (mas não deveremos ter em nossa provável versão nacional, por uma questão de custos). (Divulgação) Citroën ë-C3 MAX Preço na Europa (avaliado) R$ 158.000 Preço Estimado no Brasil (básico) R$ 109.000 Motor: dianteiro, elétrico, síncrono, ímãs permanentes Combustível: eletricidade Potência: 113 cv (83 kW) Torque: 260 Nm Câmbio: automático, caixa redutora com relação fixa Direção: elétrica Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t) Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t) Tração: dianteira Dimensões: 4,02 m (c), 1,76 m (l), 1,58 m (a) Entre-eixos: 2,54 m Pneus: 205/50 R17 Porta-malas: 310 litros Bateria: fosfato de ferro-lítio, 44 kWh Peso: 1.450 kg 0-100 km/h: 11 segundos Velocidade máxima: 135 km/h (limitada) Consumo médio: 6,1 km/kWh (Europa) Autonomia: 320 quilômetros (na Europa, ciclo WLTP) Recarga máxima: 11 kW AC e 100 kW DC O post Avaliação: Citroën C3 elétrico é pop, ágil, e em breve por aqui apareceu primeiro em Motor Show .
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