Avaliação Duster Turbo: robustez e altura livre do solo fazem do SUV uma boa compra | Notícias Automotivas
Avaliação Duster Turbo: robustez e altura livre do solo fazem do SUV uma boa compra => https://motorshow.com.br/avaliacao-duster-turbo-robustez-e-altura-livre-do-solo-ainda-fazem-do-suv-uma-boa-compra/
Por Flávio Silveira Derivado dos antigos Logan/Sandero, o Duster , como eles, nasceu de um projeto de baixo custo (da romena Dacia)para disputar o segmento de SUVs compactos – em busca do mesmo sucesso dos irmãos sedã e hatch. Com porte respeitável, quase de SUV médio (tem praticamente o mesmo tamanho do Jeep Compass), espaço de sobra (o entre-eixos é maior que no Jeep) carroceria com formas de SUV de verdade e até tração 4×4 (tirada de linha só no Brasil), o modelo se tornou um sucesso. Vendido há quase 15 anos sem mudanças significativas, já chegou perto da liderança de vendas, mas hoje está longe dela – embora ainda tenha um público fiel . • Um fator que atrapalhava as vendas, em muitos momentos, eram as opções mecânicas : até 2022, era preciso optar entre a fraca versão 1.6 (manual ou CVT) e a 2.0 com o velho câmbio automático de quatro marchas e consumo alto. • Muitos consumidores acabavam optando por modelos rivais , ainda que menos espaçosos. • A solução chegou tarde, apenas na linha 2022, e só nos modelos top, como o avaliado : o motor 1.3 turbo, desenvolvido junto com a Mercedes-Benz . E, pior, bem quando sua oferta ficou mais interessante, começaram a surgir pistas da nova geração, que estreou na Europa. Então, em vez de comprar o SUV agora, muitos preferem esperar a nova geração chegar aqui, provavelmente já no ano que vem. + Renault mira em elétricos esportivos para impulsionar lucros; entenda + Novo Renault Kangoo 1.6 SCe Flex chega às lojas; veja o que traz o furgão Hoje, este Renault parte de R$ 125.890 na opção Intense Plus 1.6 manual e chega a R$ 143.890 na Iconic Plus automática com o mesmo motor – ou R$ 157.990 na versão Iconic com o motor "certo". E quem decidir levar o Duster 1.3 pra casa agora não vai se arrepender . O motor turbo flex tem 170 cv e 270 Nm, o que garante um desempenho empolgante, com acelerações e retomadas imediatas e vigorosas (até demais: na cidade, ativei o modo Eco pra andar no ritmo mais lento do trânsito e economizar combustível, chegando a boas marcas de 6 a 7 km/l com etanol). Ajuda na boa dirigibilidade o câmbio CVT com oito marchas simuladas, que une eficiência e conforto de rodagem e evita o efeito "enceradeira". (Divulgação) (Divulgação) (Divulgação) (Divulgação) (Divulgação) (Divulgação) A escolha deste cenário para as fotos não é "forçar a barra" como nas propagandas dos hatches fantasiados de SUV: o Duster tem ótima altura livre do solo e robustez acima da média, garantindo ao seu motorista valentia para encarar um cotidiano de estradas rurais ou mesmo pequenas aventuras, mesmo que sem o 4×4. A cabine, ampla e funcional, tem espaço de sobra para até cinco passageiros e suas bagagens Na linha 2025, o SUV traz mudanças visuais e nos equipamentos. • Tem novos faróis e lanternas em LED, • grade renovada, • barras de teto e "extratores" com novos desenho e cores, • retrovisores em preto brilhante e laranja, • rodas aro 17" com desenho inédito, • e novas padronagens dos bancos e painel, • além de ganhar sensor de chuva e carregador por indução. A versão top ainda pode ser equipada com o Pack Outsider , de R$ 1.800, que inclui faróis auxiliares no para-choque (com molduras cinza e frisos laranja). Um belo visual, ainda simpático e robusto. Internamente , todas as versões trazem agora o console elevado no lugar do apoio de braço, um novo desenho do cluster e mais entradas USB, além de seis airbags. Os botões do ar-condicionado são bonitos e fáceis de usar , e ainda há fácil acesso para câmera, travamento das portas e outras funções básicas. Ele ainda não adotou a plataforma RGMP, por enquanto exclusiva do Kardian no Brasil. Então, ao volante, apesar do ótimo desempenho, continua com pontos negativos . • A posição de dirigir, por exemplo, é problemática: a coluna de direção precisava ter um ajuste mais amplo de profundidade (além de o sistema de assistência elétrica ainda ser meio pesado, não muito melhor que o antigo eletro-hidráulico), • seu consumo rodoviário não é nenhuma maravilha por causa da aerodinâmica ruim (mas ainda satisfatório: fiz cerca de 9 km/l na estrada, a 110 km/h e com etanol no tanque). Para compensar, o SUV tem a robustez garantida pelas boas suspensões e pela altura livre do solo acima da média, além das qualidades já apontadas. Mesmo prestes a mudar, é uma ótima compra. Renault Duster Iconic Plus 1.3 TCe Preço básico R$ 125.890 Carro avaliado R$ 161.690 Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, comando continuamente variável, injeção direta, turbo, start-stop Combustível: flex Potência: 162 cv (g) e 170 cv (e) a 5.500 rpm Torque: 270 Nm de 1.600 a 3.750 rpm Câmbio: automático CVT, opção sequencial, oito marchas simuladas Direção: elétrica Suspensão: MacPherson (d) e eixo de torção (t) Freios: discos ventilados (d) e tambores (t) Tração: dianteira Dimensões: 4,376 m (c), 1,832 m (l), 1,693 m (a) Entre-eixos: 2,673 m Pneus: 215/60 R17 Porta-malas: 475 litros Tanque: 46 litros Peso: 1.353 kg 0-100 km/h: 9s2 Velocidade máxima: 190 km/h Consumo na cidade: 10,8 km/l (g) e 7,7 km/l (e) Consumo na estrada: 11,5 km/l (g) e 8,4 km/l (e) Nota do Inmetro: C Classificação na categoria: A (SUV Grande) O post Avaliação Duster Turbo: robustez e altura livre do solo fazem do SUV uma boa compra apareceu primeiro em Motor Show .
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