Avaliação: veja como é o novo elétrico chinês Zeekr X, em testes no Brasil | Notícias Automotivas

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Avaliação: veja como é o novo elétrico chinês Zeekr X, em testes no Brasil => https://motorshow.com.br/avaliacao-veja-como-e-o-eletrico-zeekr-x-em-testes-no-brasil/

Reportagem Alessio Frassinetti Tradução e edição Flávio Silveira Difícil lembrar de um período tão cheio de novidades no mundo automotivo. Não são só novos modelos, mas novas marcas, a maioria do Oriente, ansiosas por acabar com a percepção de baixa qualidade associada aos automóveis feitos na China – como a Zeekr , parte da gigante Geely, também dona da Volvo e da Lotus. O modelo X , "primo" do Volvo EX30, chega depois do sedã 001 à Europa,  onde o testamos , mas deve ser o primeiro no Brasil , onde já foi flagrado em testes e deve estrear ainda este ano. Seus 4,43 metros de comprimento o colocam no segmento de SUVs médios  e, como todo elétrico a bateria (BEV) com plataforma tipo skate, tem longo entre-eixos (2,75 m), com bom espaço nas duas fileiras de bancos – mas ao custo de um porta-malas de só 362 litros. + Montadora chinesa GAC anuncia investimento de R$ 5,6 bilhões no Brasil + Montadoras querem elevar imposto de importação para carros chineses no Brasil; entenda A cabine é muito bem construída: •  montagens e acabamentos de qualidade, •  quadro de instrumentos de 8,8", •  sistema de infotainment de 14,6", •  head-up display de 24,3" com realidade aumentada: as informações podem ser sobrepostas aos veículos da frente, deixando os avisos e as instruções bem mais intuitivos e imediatos. Mas a impressão é que os chineses não perderam o hábito de se "inspirar" em outras marcas: as funções são todas muito semelhantes (senão idênticas) às dos Tesla , do "modo sentinela" aos jogos disponíveis, incluindo o inusitado "Modo Festa", que sincroniza as luzes externas do carro com a trilha de áudio. A bateria tem capacidade de 69 kWh, com células de NMC (níquel-manganês-cobalto), e a versão de entrada traz o mesmo motor elétrico traseiro do Volvo, com 272 cv e 343 Nm (0-100 km/h em 5,6 segundos). Já a variante que avaliamos, com dois motores, tem 428 cv e 543 Nm (0-100 km/h em 3,8 segundos). A de apenas um motor tem cerca de 440 quilômetros de autonomia no ciclo chinês, e a com dois, só 400 – pelo padrão do Inmetro, deve dar menos de 300 quilômetros (mas ao menos aceita carregamentos de 150 kW DC e 22 kW AC). (Divulgação) (Divulgação) A base mecânica é a plataforma SEA-E do grupo Geely, já empregada com modificações pelo Volvo EX30 e pelos Smart #1 e #3. Ele pode ter tração traseira ou integral, com potências de 272 e 428 cv, respectivamente (Divulgação) (Divulgação) (Divulgação) Minimalista, o painel é dominado por telas: o cluster tem 8,8" e a central, 14,6". No volante, alavancas tipo joystick. No apoio de braço, fica o carregador por indução, a coluna B é funcional, com indicador de funções , e o logo traseiro é iluminado Desempenho •  Em movimento, a sensação de controle é boa, mas a calibragem da suspensão, como de costume nos chineses, tende a ser demasiadamente macia . •  A versão mais potente é verdadeiramente estimulante em desempenho longitudinal: a forma como ganha velocidade surpreende  e, assim que nos familiarizamos com as reações, a tração integral passa a ser inspiradora. • Uma leve pressão no acelerador basta para equilibrar o carro nas curvas  – e nas saídas delas, aproveitando a resposta imediata dos motores elétricos. O crossover consegue somar bem a isso características de um carro prático para o uso diário  – e é na cidade que se percebe a verdadeira alma do modelo. A absorção das suspensões é notável : você pode passar por valetas e buracos sem raspar – o que, aliado ao bom isolamento acústico, eleva o nível de conforto. Habitabilidade, tecnologia e desempenho são características positivas  deste modelo que alguns podem subestimar, dada a marca quase desconhecida e sua origem. Mas, considerando as qualidades dos demais modelos do grupo Geely, é uma realidade bastante sólida. Resta saber os preços que serão praticados no Brasil. Na Europa, custa o equivalente a R$ 279 mil, o que nossos colegas italianos consideram muito. Aqui, seria competitivo. Zeekr X Motores:  elétricos, um por eixo, síncronos Combustível:  eletricidade Potência combinada:  428 cv (ou 315 kW) Torque:  543 Nm Câmbio:  automático, caixa redutora fixa com relação fixa Direção:  elétrica Suspensões:  MacPherson (d) e multilink (t) Freios:  discos ventilados (d) e discos sólidos (t) Tração:  integral Dimensões:  4,43 m (c), 1,83 m (l), 1,56 m (a) Entre-eixos:  2,75 m Pneus:  n/d Porta-malas:  362 litros Bateria:  íons de lítio, 69 kWh Peso:  1.960 kg 0-100 km/h: 3,8 segundos Velocidade máxima:  180 km/h Consumo médio:  5,7 km/kWh (Europa) Autonomia:  400 quilômetros (na Europa) Recarga máxima:  22 kW AC e 150 kW DC O post Avaliação: veja como é o novo elétrico chinês Zeekr X, em testes no Brasil apareceu primeiro em Motor Show .

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