Motor do Renegade, Compass e Commander fica menos potente para atender lei de emissões; entenda | Notícias Automotivas
Motor do Renegade, Compass e Commander fica menos potente para atender lei de emissões; entenda => https://motorshow.com.br/proconve-l8-nova-regra-de-emissoes-entra-em-vigor-no-brasil-veja-o-que-muda/
O motor 1.3 turboflex adotado pelos modelos da Jeep, como o Renegade, Compass e Commander, ficou menos potente. No site da marca, o propulsor aparece com 176 cv, antes era 185 cv – ou seja, 9 cv a menos de potência. O motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, que equipa o Compass Limited TD350 e o Commander Overland TD380, foi retirado de linha e deve ser substituído pela opção 2.2 turbodiesel de 200 cv. Esses são exemplos, segundo o site AutoSegredos, das mudanças previstas devido ao novo estágio do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) , chamado de L8, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2025. Ele adota mudanças para a indústria automotiva nacional, com o intuito de reduzir a emissão de poluentes, como o seu nome sugere. As regras têm como base a Resolução 492 de 2018 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) . + Menos eletrificação e mais combustão? Europa quer combater multas a montadoras por emissões de CO2 Menos Emissões O primeiro estágio do L8 determina uma queda, em média dos veículos de cada marca, para 50 mg/km de Nmog + Nox – emissão de gases orgânicos não metano para automóveis e óxidos de Nitrogênio. Há mais duas fase de redução, previstas para 2027 (40 mg/km de Nmog + Nox) e 2029 (30 mg/km de Nmog + Nox). Para se ter uma ideia, na L7 a média era de 80 mg/km de Nmog + Nox. Isso deve representar a saída de linha de algumas opções do mercado ou mudanças nos carros para atender aos parâmetros e equilibrar a média de emissões como visto acima com a Jeep. As montadoras irão homologar os seus veículos e em 2026 elas devem entregar uma média corporativa nos limites estabelecidos. Eletrificação Mesmo sendo uma média para atender os requisitos de emissões, a eletrificação deve ocorrer com mais intensidade na gama das marcas. "É uma tendência e que deve colaborar [para a redução de emissões] e compensar os demais produtos [que poluem mais]", afirma afirma Raquel Mizoe, diretora de Leves e Emissões da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), com exclusividade ao site MOTOR SHOW. OBD Entre outras mudanças, destaque também para a otimização do sistema OBD (On Board Diagnostics), que monitora em tempo real as emissões dos carros. "Há um aumento no número de monitores para checar se o carro está emitindo ou não determinada quantidade de gases. Quando há uma divergência, ele acende a luz no painel e pede para o consumidor ir verificar o que está acontecendo." Stellantis O site MOTOR SHOW questionou a Stellantis, dona da marca Jeep, sobre o motivo da alteração das motorizações. Até a publicação deste conteúdo, a montadora não respondeu. O espaço segue aberto para esclarecimentos. O post Motor do Renegade, Compass e Commander fica menos potente para atender lei de emissões; entenda apareceu primeiro em Motor Show .
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